Anda di halaman 1dari 82

CURSO DE PRINCPIO BSICO DE PREVENO DE INCNDIO

A Histria do Fogo
Como tudo comeou...
Durante muitos sculos, a humanidade dependeu de fenmenos naturais, como as descargas eltricas sob a forma de raios, por exemplo, para obter o fogo. Com o tempo, o homem aprendeu a fazer o fogo e a us-lo em seu benefcio.Conhecer o segredo do fogo passou a ser fator de superioridade sobre quem no possua esse conhecimento Hoje em dia muito fcil obter o fogo o tempo todo e raramente ou nunca nos damos conta do que estamos fazendo. No h dvida de que o fogo um elemento extremamente til ao homem. Porm, ainda hoje,o fogo um fenmeno que, s vezes, escapa ao nosso controle e acarreta conseqncias desastrosas.

O QUE FOGO? UMA REAO QUMICA DENOMINADA COMBUSTO, NA QUAL SO NECESSRIOS O COMBUSTVEL (VAPORES OU GASES) E O AR (OXIGNIO) QUE SE MISTURAM EM UM PERCENTUAL ADEQUADO, NA PRESENA DE UMA FONTE DE IGNIO.

O NOSSO AR
O AR
1% 21%

78% OXIGENIO NITROGENIO OUTROS GASES

NO EXISTIR FOGO EM AMBIENTES COM MENOS DE 13 % DE O2

Elementos do Fogo

1. CALOR

a Forma de energia que eleva a temperatura. gerada da transformao de outra energia, atravs de processo:

fsico ou qumico

Elementos do Fogo

2. COMBUSTIVEL toda substncia capaz de queimar e alimentar a combusto. PODEM SER: Liquido - Petrleo Solido - Madeira Gasoso GLP

Elementos do Fogo
3. COMBURENTE o elemento que possibilita a vida as chamas e intensifica a combusto. O OXIGENIO, o elemento mais conhecido,contudo h outros gases inflamveis.

Elementos do Fogo
4. REAO EM CADEIA

Chamado de Tetraedro do Fogo.

a queima de substncias da mesma natureza. a unio dos trs elementos (calor,combustvel,comburente) gerando uma reao qumica. Quando o calor irradiado das chamas atinge o combustvel, suas partculas pequenas, combinam com o comburente e queimam irradiando,outra vez o calor,formando um ciclo.

O que um incndio?

todo o fogo descontrolado.

Causas de incndios

Falta de Preveno, Falha na Rede Eltrica, Estocagem de Material inadequado, Negligncia no Trabalho, Acidentes de Trabalho, Aes Criminosas, Vazamento de Gs, Bales, Fogos de Artifcios, Causas Naturais (Sol,Vento).

Mtodos Preventivos

So mtodos utilizados a fim de evitar um princpio de incndio, temos alguns deles abaixo: Fazer manuteno peridica na parte eltrica e nos equipa-mentos que forem necessrios para evitar o atrito entre as peas ou o desgastes das mesmas; No faa ligaes eltricas improvisadas, chame um eltri-cista qualificado; Nunca use tomadas defeituosas; No sobrecarregar a rede eltrica;

Mtodos Preventivos

No guarde equipamentos eltrico sem antes resfriar; Evite acumulo de lixo ou entulho combustvel; Manter o material de combate incndio sempre em boas condies, de acordo com o planejamento ou necessidade de cada empresa; Dar treinamento a todos os funcionrios direcionado preveno e combate a incndios.

EXPLOSO a queima de gases ou partculas slidas em altssima velocidade. Temos os tanques de combus-tveis,que misturadas com o oxignio explodem de manei-ra desastrosas.

Curiosidade - Voc sabia!!!


Fumaa: uma mistura de gases, partculas slidas e vapores de gua. A cor da fumaa, serve de orientao prtica, indica o tipo do material que est sendo decom-posto na combusto.

A fumaa negra ou cinza escura: originria de combusto incompletas, geralmente produtos derivados de petrleo,tais como: graxas, leos, pneus, plsticos, etc.

A fumaa branca ou cinza clara: nos indica que uma queima de combustvel comum. Ex. madeira,tecido, papel, capim, etc.

A fumaa amarela ou vermelha : nos indica que est queimando um combustvel em que seus gases so altamente txicos. Ex. produtos qumicos.

CLASSES DE INCNDIO
D

CLASSE A:

SO OS QUE OCORREM EM MATERIAIS DE FCIL COMBUSTO COM A PROPRIEDADE DE QUEIMAREM EM SUA SUPERFCIE E EM PROFUNDIDADE,E QUE DEIXAM RESDUOS.EX.: TECIDOS,MADEIRA,P APEL

CLASSE B:
SO OS QUE OCORREM EM PRODUTOS CONSIDERADOS INFLAMVEIS,QUE QUEIMAM SOMENTE EM SUA SUPERFCIE, NO DEIXANDO RESDUOS.EX.: LEOS,GRAXA,TINTAS .

CLASSE C:
SO OS QUE OCORREM EM EQUIPAMENTOS ELTRICOS ENERGIZADOS.EX.: FIOS,ELETRODOMST ICOS ENERGIZADOS,TRANS FOR-MADORES.

CLASSE D:
SO OS QUE OCORREM EM METAIS PIROFRICOS. EX.: SDIO,MAGNSIO,ZINCO.
OBSERVAO :

MATERIAIS QUE REQUEREM AGENTES EXTINTORES ESPECFICOS.

FORMAS DE COMBUSTO

PONTO DE FULGOR
a temperatura Mnima em que um combustvel comea a desprender vapores inflamveis,que em contato com uma fonte de calor, se incendeiam; porm se retiramos a fonte de calor o fogo se extingue. conhecida como: COMBUSTO INCOMPLETA

FORMAS DE COMBUSTO

PONTO DE COMBUSTO
quando a queima produz calor e chama e se processa em ambiente rico em comburente. conhecida como: COMBUSTO COMPLETA

FORMAS DE COMBUSTO

PONTO DE IGNIO
a combusto gerada de maneira natural,podendo ser pela ao de bactrias que fermentam materiais orgnicos, produzindo calor e liberando gases,ou apenas a combusto em contato com o oxignio do ar. Conhecida como :

COMBUSTO ESPONTNEA

TRANSMISSO DE CALOR

Transmisso de Calor
1.
CONDUO

E a transferncia de calor atravs de um corpo slido de molcula a molcula. Quando dois ou mais corpos esto em contato,o calor conduzido atravs deles como se fosse um s corpo.

O AQUECIMENTO DA GRELHA NA CHURRASQUEIRA

Transmisso de Calor
2. CONVECO a transferncia de calor pelo prprio movimento da mistura de elementos diversos , de massas de gases ou lquidos.

Esse o fenmeno de incndios em edifcios.

Transmisso de Calor
3. RADIAO E a transferncia de calor pr ondas de energia calorifica que se deslocam atravs do espao. A RADIAO SOLAR

Processo de Extino de Incndio


1.

ABAFAMENTO

o processo em que a retirada do elemento comburente oxignio inibe a manuteno da chama.

Processo de Extino de Incndio


2. RESFRIAMENTO
(Retirada do calor)
o processo de utilizao da gua em forma de jatos slidos ou neblinas,fazendo uso de esguichos mecnicos.
Esguicho universal

Processo de Extino de Incndio

3. ISOLAMENTO
o processo que consiste em retirar do ambiente, o material incandescente ou o material ainda no contaminado pelo o fogo.

AGENTES EXTINTORES
SO DENOMINADOS AGENTES EXINTORES OS PRODUTOS UTILIZADOS NA EXTINO E PREVENO DE INCNDIOS.SO UTILIZADOS ATRAVS DE EQUIPAMENTOS ESPECIALIZADOS OU INSTALAES ADEQUADAS,CUJA FINALIDADE PROPORCIONAR A PROJEO DOS AGENTES CONTRA O FOGO.

TIPOS DE AGENTES EXTINTORES


EXTINTOR DE GUA : A SUBSTNCIA MAIS
DIFUNDIDA NA NATUREZA; O AGENTE EXTINTOR MAIS ANTIGO E MAIS UTILIZADO NO INCNDIO DE CLASSE A.

EXTINTORES DE GS CARBNICO(CO2): UM
GS MAIS DENSO(PESADO) QUE O AR,SEM COR,SEM CHEIRO,NO VENENOSO,MAIS ASFIXIANTE;UTILIZADO EM CLASSES B E C.

EXINTOR DE P QUMICO SECO: SO


SUBSTNCIAS CONSTI-TUDAS DE BICARBONATO DE SDIO;UTILIZADO EM CLASSE B E C.

EXTINTORES

Os extintores destinam-se ao combate imediato e rpido pequenos focos de incndio, no devendo ser considerados como substitutos de sistemas de extino mais complexos, mas sim como equipamento adicional. Os extintores so fabricados em vrios tamanhos e tipos, cada um para atender uma ou mais classes de incndios. Para maior proteo, conhea os tipos bsicos de extintores e como us-los.

OBSERVAO :

A) gua Pressurizada - indicado para classes de incndio tipo "A". Dentro do cilindro existe gs junto com gua sobre presso, quando acionado o gatilho, a gua expelida resfriando o material, tornando a temperatura inferior ao ponto de ignio. o mais utilizado, tem baixo custo e fcil de ser encontrado.

CAPACIDADE: 10 LITROS No deve ser utilizado em ALCANCE MDIO: 10 METROS classes de incndio tipo "C", TEMPO DE DESCARGA: 60 SEG.

pois pode acarretar choque eltrico.

Extintor de gua Pressurizada

Discriminao de Peas:

1. Lacre 2. Suporte da trava 3. Mangueira de descarga 4. Anel de empatao 5. Bico de sada 6. Trava de segurana 7. Anel de vedao da haste 8. Haste 9. Arruela da haste 10. Mola da vlvula 11. Bucha do tubo sifo 12. Tubo sifo 13. Recipiente 14. Porca 15. Parafuso do gatilho 16. Espiga 17. Anel oring 18. Corpo da vlvula 19. Gatilho da vlvula 20. Cabo da vlvula 21. Indicador de presso 22. Pra da haste

gua Pressurizada COMO US-LO


1 - Leve o extintor ao local do fogo, 2 - Colocar-se a uma distncia segura, 3 - Retire o grampo, 4 - Atacar o fogo dirigindo o jato para a base do fogo. MODO DE EXTINO: RESFRIAMENTO E ABAFAMENTO.

OBSERVAO:
CAPACIDADE : 2,4 E 6Kg. ALCANCE DO JATO: 2,5METROS TEMPO DE DESCARGA: 25 SEG.

B) Gs Carbonico (CO2) - indicado para classes de incndio tipo "C" mas pode tambm ser utilizado em incndio tipo "B". Dentro do cilindro contem dioxido de carbono, um agente extintor inodoro e no txico, no condutor de eletricidade, de baixssima temperatura, que recobre o fogo em forma de uma camada gasosa, isolando o oxignio indispensvel combusto, extinguindo o fogo por abafamento.

Extintor de Dixido de Carbono (CO2).


Discriminao de Peas : 1. Trava 2. Mangueira 3. Punho 4. Suporte do punho 5. Difusor 6. Suporte da Trava 7. Lacre 8. Miolo da Vlvula 9. Oring superior do miolo 10. Oring inferior do miolo 11. Oring da haste 12. Quebra Jato 13. Bujo 14. Disco de Segurana 15. Arruela de Cobre 16. Cinta Plstica 17. Porca do parafuso 18. Parafuso de fixao do gatilho 19. Gatilho da vlvula 20. Cabo da vlvula 21. Haste 22. Mola 23. Corpo da vlvula 24. Tubo Sifo 25. Cilindro

Gs Carbonico (CO2)
COMO US-LO
1 - Levar o extintor ao local do fogo,

2 - Retire o grampo,

3 - Retire o difusor, e segurando o punho,


4 - Atacar o fogo, dirigindo o jato para a base do fogo, movimentar o difusor. MODO DE EXTINO: RESFRIAMENTO E ABAFAMENTO

OBSERVAO:
CAPACIDADE: 4,6,8 E 12Kg. ALCANCE DO JATO: 5METROS TEMPO DE DESCARGA: 15SEG.P/EXTINTOR DE

C) P Qumico Seco - indicado para classe de incndio tipo "B" mas pode ser utilizado em incndio tipo "C". Dentro do cilindro existe um composto qumico em p, normalmente Bicarbonato de Sdio ou Potssio, etc, com um gs propulsor, normalmente Dixido de Carbono ou Nitrognio. Ao entrar em contato com as chamas, o p se decompe, isolando rapidamente o oxignio indispensvel combusto e extinguindo o fogo por abafamento. No txico e no deixa resduos.

Extintor de P Qumico
Discriminao de Peas:

1. Lacre 2. Suporte da trava 3. Mangueira de descarga 4. Anel de empatao 5. Bico de sada 6. Trava de segurana 7. Anel de vedao da haste 8. Haste 9. Arruela da haste 10. Mola da vlvula 11. Bucha do tubo sifo 12. Tubo sifo 13. Recipiente 14. Porca 15. Parafuso do gatilho 16. Espiga 17. Anel oring 18. Corpo da vlvula 19. Gatilho da vlvula 20. Cabo da vlvula 21. Indicador de presso 22. Pra da haste

P Qumico Seco

COMO US-LO
1 - Levar o extintor ao local do fogo,
2 - Empunhar o esguicho e retirar o grampo,

3 - Atacar o fogo, acionando o dispositivo de descarga, procurando cobrir toda a rea atinginda com movimentao da mo.
MODO DE EXTINO: ABAFAMENTO

LOCALIZAO E SINALIZAO DOS EXTINTORES


OS EXTINTORES DEVERO SER COLOCADOS EM
LOCAIS: a) DE FCIL VISUALIZAO, b) DE FCIL ACESSO, c) ONDE HAJA MENOS PROBABILIDADE DE O FOGO BLOQUEAR O SEU ACESSO. DEVER SER PINTADA DE VERMELHO UMA LARGA REA DO PISO EM BAIXO DO EXTINTOR,A QUAL NO PODER SER OBSTRUDA POR FORMA NENHUMA.ESSA REA DEVER SER NO MNIMO DE 1,00m x 1,00m(um metro x um metro).

OS EXTINTORES NO DEVERO TER SUA PARTE SUPERIOR A MAIS DE 1,60m (um metro e sessenta centmetros)

LOCALIZAO DE EXTINTORES

MANUTENO

A MANUTENO COMEA COM O EXAME PERIDICO E COMPL DOS EXTINTORES E TERMINA COM A CORREO DOS PROBLEMAS ENCONTRADOS, VISANDO UM FUNCIONAMENTO SEGURO E EFICIENTE. REALIZADA ATRAVS DE INSPEES, ONDE SO VERIFICADOS a) LOCALIZAO, b) ACESSO, c) VISIBILIDADE, d) RTULO DE IDENTIFICAO, e) LACRE E SELO DA ABNT, f) PESO, g) DANOS FSICOS, h) OBSTRUO NO BICO OU NA MANGUEIRA, i) PEAS SOLTAS OU QUEBRADAS E j) PRESSO NOS MANMETROS.

INSPEO
AS INSPEES OCORREM:
SEMANAIS : VERIFICAR ACESSO,VISIBILIDADE E SINALIZAO. MENSAIS : VERIFICAR SE O BICO OU A MANGUEIRA ESTO OBSTRUDOS.OBSERVAR A PRESSO DE MANMETRO (SE HOUVER),O LACRE E O PINO DE SEGURANA. SEMESTRAIS : VERIFICAR O PESO DO EXTINTOR DE CO2 E DO CILINDRO DE GS COMPRIMIDO, QUANDO HOUVER.SE O PESO DO EXTINTOR ESTIVER ABAIXO DE 90% DO ESPECIFICADO,RECARREGAR. ANUAIS : VERIFICAR SE NO H DANO FSICO NO EXTINTOR,AVARIA NO PINO DE SEGURANA E NO LACRE,RECARREGAR O EXTINTOR. QUINQUENAIS : FAZER O TESTE HIDROSTTICO,QUE A PROVA A QUE SE SUBMETE O EXTINTOR A CADA 05 ANOS OU TODA VEZ QUE O APARELHO SOFRER ACIDENTES,TAIS COMO: BATIDAS,CORROSO.

MANGUEIRAS DE INCNDIO
O EQUIPAMENTO DE COMBATE A INCNDIO, CONSTITUIDO DE UM DUTO FLEXVEL DOTADO DE JUNTAS DE UNIO,DESTINADO A CONDUZIR GUA SOB PRESSO. HIDRANTES SO DISPOSITIVOS COLOCADOS NAS REDES DE DISTRIBUIO QUE PERMITEM A CAPTAO DE GUA PELOS BOMBEIROS,ESPECIALMENTE DURANTE O COMBATE A INCNDIOS.

MANGUEIRAS
Confeccionada em fibra sinttica, tecedura (conj.de fios)paralela, com revestimento interno (tubo), produzida com um composto de borracha vulcanizada. Medindo 15 mts e 30 mts(no maisusada)

TIPOS DE HIDRANTES
HIDRANTES PBLICOS : SO
HIDRANTES DA REDE DE DISTRIBUIO PBLICA,PARA CAPTAO DE GRANDE QUANTIDADE DE GUA PELOS BOMBEIROS,PARA O COMBATE A INCNDIOS. OS HIDRANTES PBLICOS PODEM SER DE COLUNA OU SUBTERRNEOS. HIDRANTES DE COLUNA : SO HIDRANTES INSTALADOS NOS PASSEIOS PBLICOS,SO DOTA-DOS DE JUNTAS DE UNIO PARA CONEXO COM MANGOTES OU MANGUEIROTES. HIDRANTES SUBTERRNEOS : SO

Equipamento para Combate a Incndio


Hidrante

Os abrigos dos hidrantes geralmente alojam mangueiras de 15 ou 30 metros e bicos que possibilitam a utilizao da gua em jato ou sob a forma de neblina, tipo Universal. As mangueiras devem permanecer desconectadas - conexo tipo engate rpido devem estar enroladas convenientemente e sofrer manuteno constante. Deve ser proibida a utilizao indevida das instalaes de hidrantes. Ex: Lavar pisos

Equipamento para Combate a Incndio Hidrante


Como utilizar os hidrantes de parede
1) Abra a caixa de incndio. 2) Segure o esguicho da mangueira retirando-o da caixa de incndio. 3) Abra ento o registro. 4) Aps esticar bem a mangueira, dirija o jato de gua para a base do fogo.

TIPOS DE HIDRANTES

HIDRANTES PARTICULARES INDSTRIAIS : OS H DRANTES PARTICULARES PODEM SER ALIMENTADO POR CAIXA DGUA ELEVADA OU POR SISTEMA SUB TERRNEO;PODEM SER DE COLUNA OU PAREDE.

REGISTRO DE RECALQUE
UMA EXTENSO DA REDE HIDRULICA,CONSTITUDO DE UMA CONEXO (INTRODUO) E REGISTRO DE PARAGEM EM UMA CAIXA DE ALVENARIA FECHADA POR TAMPA METLI-CA.

ESGUINCHOS
SO PEAS QUE SE DESTINAM A DAR FORMA,DIREO E ALCANCE AO JATO DGUA,CONFORME AS NECESSIDADES DA OPERAO.OS TIPOS SO: ESGUINCHOS DE CANHO,PESCOO DE

BRIGADA DE INCNDIO

BRIGADA DE INCNDIO

um grupo organizado de pessoas, voluntrios ou no, treinado e capacitado para atuar na preveno e no combate a um princpio de incndio, bem como na evacuao do local e na prestao de primeiro socorros, dentro de uma rea preestabelecida.

Como agir em caso de

Incndio

Se perceber indcios de incndios (fumaa, cheiro de queimado, etc.), aproxime-se a uma distncia segura para ver o que est queimando e a extenso do fogo.

D o alarme pelo meio disponvel a todos os ocupantes.

Telefone para o Corpo de Bombeiros - Tel.: 193.

Se no souber combater o fogo, ou no puder domina-lo, saia do local, fechando todas as portas e janelas atrs de si, mas sem tranca-ls, desligando a eletricidade e alertando os demais ocupantes.

No perca tempo tentando salvar objetos, salve sua vida.

Mantenha-se vestido, pois sua roupa protege o corpo contra o calor e a desidratao.

Procure alcanar o trreo usando a escada, sem correr. Jamais use o elevador, pois normalmente a energia cortada, e voc poder ficar preso.

Se sua vestes pegar fogo, no corra. Isso s faz aumentar a chama. Role no cho ou procure se envolver com um cobertor ou cortina para abaf-lo.

Se ficar preso em meio a fumaa, ponha um pano molhado cobrindo o nariz e a boca. Ande de rastros, pois o ar perto do cho mais respirvel.

Ao passar de um cmodo com a porta fechada, para outro, toque a porta e observe suas frestas antes de abri-la. Se estiver quente ou se a fumaa estiver saindo pelas frestas sob presso no abra.

Se a porta estiver fria e no houver fumaa, abra-a usando-a como escudo e so penetre no outro cmodo se tiver certeza de que poder atravess-lo e de que este o caminho certo mais rpido e seguro para a sua fuga.

Se no puder sair, mantenha-se junto ao cho e prximo de uma janela. Sinalize a sua presena.

Atire pela janela o que puder queimar facilmente (papis, tapetes, cortinas, etc.), mais com cuidado para no machucar quem estiver na rua combatendo o fogo.

Se houver fumaa no cmodo, deixe-a escapar abrindo uma janela ou quebrando o vidro, se ela for fixa.

evitar:
Manter as instalaes em bom estado, para evitar sobrecarga, mau contato e curtocircuito. - No usar tomadas e fios em mau estado ou de bitola inferior recomendada. - Nunca substituir fusveis ou dijuntores por ligaes diretas com arames ou moedas. - No sobrecarregar as instalaes eltricas com vrios utenslios ao mesmo tempo, pois os fios esquentam e podem ocasionar um incndio. - Nunca deixe ferro eltrico ligado quando tiver que fazer alguma outra coisa, mesmo que seja por alguns minutos, pois isto tem sido causa de grandes incndios. - Observe se os orifcios e grades de ventilao dos eletrodomsticos (como T.V., vdeo e forno de microondas) no se encontram vedados por panos decorativos, cobertas, etc. - No deixar lmpadas, velas acesas e aquecedores perto de cortinas, papis e outros materiais combustveis. - Se a casa ficar desocupada por um perodo prolongado, desligue a chave eltrica principal.
-

Acidentes com G.L.P


- Manusear botijes de gs com cuidado, evitando que caiam ou sofram pancadas. - Os botijes devem ser guardados em locais bem limpos, bem ventilados, livres de leo e graxa, protegidos contra chuva, sol, e outras fontes de calor. ESCAPE ROMPE A 78o - Botijes de gs domsticos no devem ficar juntos do fogo, mas fora da casa e conectados com tubulaes metlicas. - Caso o gs esteja instalado dentro de casa e ele vier a 15% GASOSA vazar, no risque fsforo no acenda ou apague luzes. Chame os bombeiros e se possvel retire o botijo da sua casa. Abra as portas e janelas, corte a energia no 85% LIQUEFEITO relgio e fique longe do local onde o gs est vazando. - Ao instalar um novo botijo use espuma de sabo para testar se h vazamentos. Jamais use fogo para tal propsito, mas lembre-se: o sabo no deve ser usado para vedar vazamentos. - Ao acender um forno de fogo, riscar primeiro o GLP 13KG. fsforo e abrir o gs depois. OBS.: CHEIRO DO GS - Se a casa ficar desocupada por um perodo CHAMA-SE : ETIL MERCAPTANO prolongado, feche o registro de gs.

Acidentes Gerais

- Jamais deixe crianas trancadas ao sair de casa. Em caso de


incndio, ou outra emergncia, elas no tero como fugir. - NO SOLTAR BALES, os mesmos podem provocar grandes incndios. - No soltar fogos de artifcios, podem explodir acidentalmente na mo do usurio, mutilando-o ou queimando-o. - Grande quantidade de papis, papeles e outros materiais de fcil combusto no devem ser estocados em locais abertos, prximo a reas de circulao de pessoas, mas sim guardados em recintos fechados. - Aps utilizar uma fogueira na mata, camping, etc., jogar gua na mesma e cobrir com areia. - Ter cuidado com bolas (bales) de gs para crianas, muitas vezes enchidos com hidrognio. No fumar perto deles, o que pode causar exploses e vrias queimaduras. - No fumar na cama, pois o fumante pode adormecer e o cigarro provocar um incndio. - No jogar inflamveis, gasolina, lcool, etc. nos ralos, podem causar acmulo de gases provocando exploses - Nao avivar chamas de churrasqueiras e braseiros jogando lcool ou outros inflamveis em cima deles.

ASSENTO PERIGOSO

Obrigada.

Anda mungkin juga menyukai