Anda di halaman 1dari 58

O Apocalipse revela que h uma hora de juzo... O juzo final, o juzo de Deus.

Dizendo, em grande voz: Temei a Deus e dai-lhe glria, pois chegada a hora do seu juzo; e adorai aquele que fez o cu, e a terra, e o mar, e as fontes das guas.

Quando ocorrer o juzo final?

Haver recompensa?

Quantos iro participar deste juzo?

Ser antes, durante ou depois do milnio?

Tu, porm, por que julgas teu irmo? E tu, por que desprezas o teu? Pois todos compareceremos perante o tribunal de Deus.

No Santurio Terrestre havia trs classes de ofertas ou sacrifcios:


1. Contnuo xodo 29:38-42 Era para benefcio do povo assim como Cristo morreu por todos. 2. Ofertas individuais diversas Levtico 1:2-4 Smbolo da aceitao pessoal de Cristo. 3. O Dia da Expiao Levtico 16:27-30 Smbolo do juzo e da erradicao do pecado.

Como fazia o pecador do Antigo Testamento para conseguir perdo de seus pecados?

Se qualquer pessoa do povo da terra pecar por ignorncia, por fazer alguma das coisas que o Senhor ordenou se no fizessem, e se tornar culpada; ou se o seu pecado em que ela caiu lhe for notificado, trar por sua oferta uma cabra sem defeito pelo pecado que cometeu e por a mo sobre a cabea da oferta pelo pecado e a imolar no lugar do holocausto...

...ento, o sacerdote, com o dedo, tomar do sangue da oferta e o por sobre os chifres do altar do holocausto; e todo o restante do sangue derramar base do altar.

Que uma alegoria para o tempo presente, em que se oferecem dons e sacrifcios que, quanto conscincia, no podem aperfeioar aquele que faz o servio. Consistindo somente em comidas, e bebidas, e vrias ablues e justificaes da carne, impostas at ao tempo da correo. Mas, vindo Cristo, o sumo sacerdote dos bens futuros, por um maior e mais perfeito tabernculo, no feito por mos, isto , no desta criao...

...nem por sangue de bodes e bezerros, mas por seu prprio sangue, entrou uma vez no santurio, havendo efetuado uma eterna redeno. Porque, se o sangue dos touros e bodes, e a cinza de uma novilha esparzida sobre os imundos, os santifica, quanto purificao da carne, Quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Esprito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificar as vossas conscincias das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo?

O profeta Jeremias evidencia o fato de que esses pecados eram perdoados e ficavam no Santurio e o contaminavam.

O pecado de Jud est escrito com um ponteiro de ferro e com diamante pontiagudo, gravado na tbua do seu corao e nas pontas dos seus altares.

Depois do acmulo dos pecados durante o ano, que se fazia no Dia da Expiao?

Isto vos ser por estatuto perptuo: no stimo ms, aos dez dias do ms, afligireis a vossa alma e nenhuma obra fareis, nem o natural nem o estrangeiro que peregrina entre vs. Porque, naquele dia, se far expiao por vs, para purificarvos; e sereis purificados de todos os vossos pecados, perante o Senhor.

Com essa cerimnia, encerrava-se o ciclo religioso do ano para Israel, smbolo do fim dos tempos.

Que declarao do Novo Testamento demonstra que essa cerimnia era smbolo do juzo que haveria de realizar-se no cu?

Era necessrio, portanto, que as figuras das coisas que se acham nos cus se purificassem com tais sacrifcios, mas as prprias coisas celestiais, com sacrifcios a eles superiores. Porque Cristo no entrou em santurio feito por mos, figura do verdadeiro, porm no mesmo cu, para comparecer, agora, por ns, diante de Deus; nem ainda se oferecer a si mesmo muitas vezes, como o sumo sacerdote cada ano entra no Santo dos Santos com sangue alheio.

Ora, nesse caso, seria necessrio que ele tivesse sofrido muitas vezes desde a fundao do mundo; agora, porm, ao se cumprirem os tempos, se manifestou uma vez por todas, para aniquilar, pelo sacrifcio de si mesmo, o pecado. E, assim como aos homens est ordenado morrerem uma s vez, vindo, depois disto, o juzo, assim tambm Cristo, tendo-se oferecido uma vez para sempre para tirar os pecados de muitos, aparecer segunda vez, sem pecado, aos que o aguardam para a salvao.

JUZO INVESTIGATIVO NO CU

Segundo o profeta Daniel o que se realizaria no cu antes da volta de Jesus?

Continuei olhando, at que foram postos uns tronos, e o Ancio de Dias se assentou; sua veste era branca como a neve, e os cabelos da cabea, como a pura l; o seu trono eram chamas de fogo, e as suas ro-das eram fogo ardente. Um rio de fogo manava e saa de di-ante dele; milhares de milhares o serviam, e mirades de mirades estavam diante dele; assentou-se o tribunal, e se abriram os livros.

LIVROS DO CU
1. MEMORIAL Malaquias 3:16 Boas Aes

2. PECADOS Mateus 12:36-37 Atos Pecaminosos 3. VIDA Apocalipse 21:12-15 Nomes dos que aceitaram a Jesus

O Juzo comea pelos que esto escritos no Livro da Vida.

Porque a ocasio de comear o juzo pela casa de Deus chegada; ora, se primeiro vem por ns, qual ser o fim daqueles que no obedecem ao evangelho de Deus?

Porque Deus h de trazer a juzo todas as obras, at as que esto escondidas, quer sejam boas, quer sejam ms.

Qual a base para esse juzo?

Falai de tal maneira e de tal maneira procedei como aqueles que ho de ser julgados pela lei da liberdade.

Tinha grande e alta muralha, doze portas, e, junto s portas, doze anjos, e, sobre elas, nomes inscritos, que so os nomes das doze tribos dos filhos de Israel.

LEI DE DEUS Registros do Cu

SATANS
Acusador Apocalipse 12:10

JESUS CRISTO
Advogado I Joo 1:7-9

FIM DA GRAA...

Continue o injusto fazendo injustia continue o imundo ainda sendo imundo; o justo continue na prtica da justia, e o santo continue a santificar-se. E eis que venho sem demora, e comigo est o galardo que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras.

Sabeis tambm que ele se manifestou para tirar os pecados, e nele no existe pecado.

Ento, ser, de fato, revelado o inquo, a quem o Senhor Jesus matar com o sopro de sua boca e o destruir pela manifestao de sua vinda.

SEGUNDA FASE DO JUZO


Durante o milnio juzo de comprovao

Vi tambm tronos, e nestes sentaram-se aqueles aos quais foi dada autoridade de julgar. Vi ainda as almas dos decapi-tados por causa do testemunho de Jesus, bem como por causa da palavra de Deus, tantos quantos no adoraram a besta, nem tampouco a sua imagem, e no receberam a marca na fronte e na mo; e viveram e reinaram com Cristo durante mil anos.

Quem so os que sero julgados na Segunda fase do juzo final?

Ou no sabeis que os santos ho de julgar o mundo? Ora, se o mundo dever ser julgado por vs, sois, acaso, indignos de julgar as coisas mnimas? No sabeis que havemos de julgar os prprios anjos? Quanto mais as coisas desta vida!

Esse juzo para benefcio dos santos que glorificaram a Deus ao comprovar a sua justia nos seus juzos.

TERCEIRA FASE DO JUZO


Fim dos mil anos

Satans solto...

Como era ilustrada, no servio do Santurio, a erradicao final do pecado?

Mas o bode sobre que cair a sorte para bode emissrio ser apresentado vivo perante o Senhor, para fazer expiao por meio dele e envi-lo ao deserto como bode emissrio.

Havendo, pois, acabado de fazer expiao pelo santurio, pela tenda da congregao e pelo altar, ento, far chegar o bode vivo. Aro por ambas as mos sobre a cabea do bode vivo e sobre ele confessar todas as iniqidades dos filhos de Israel, todas as suas transgresses e todos os seus pecados; e os por sobre a cabea do bode e envi-lo- ao deserto, pela mo de um homem disposio para isso. Assim, aquele bode levar sobre si todas as iniqidades deles para terra solitria; e o homem soltar o bode no deserto.

Nota: Esse bode (Azazel) abandonado sua prpria sorte e destruio, representa Satans, quando toda mancha de rebelio e pecado ser definitivamente extirpada.

Como descreve o Apocalipse a ltima parte do juzo profetizada pelos smbolos do Santurio?

Ento, a morte e o inferno foram lanados para dentro do lago de fogo. Esta a segunda morte, o lago de fogo. E, se algum no foi achado inscrito no Livro da Vida, esse foi lanado para dentro do lago de fogo.

Quanto, porm, aos covardes, aos incrdulos, aos abominveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idlatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe ser no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte.

Que pensais vs contra o Senhor? Ele mesmo vos consumir de todo; no se levantar por duas vezes a angstia.

Como ser aps os juzos de Deus?

E vi novo cu e nova terra, pois o primeiro cu e a primeira terra passaram, e o mar j no existe.

Ento, ouvi grande voz vinda do trono, dizendo: Eis o tabernculo de Deus com os homens. Deus habitar com eles. Eles sero povos de Deus, e Deus mesmo estar com eles.

E lhes enxugar dos olhos toda lgrima, e a morte j no existir, j no haver luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram. E aquele que est assentado no trono disse: Eis que fao novas todas as coisas. E acrescentou: Escreve, porque estas palavras so fiis e verdadeiras.

Anda mungkin juga menyukai