Anda di halaman 1dari 11

Luciana Boing Marina T.

Bauler

A indstria da construo civil ocupa uma posio de grande destaque na economia nacional, haja vista a significante parcela do PIB do pas pela qual responsvel, superior a 15%, e gera cerca de 15 milhes de empregos no Brasil, direta ou indiretamente. A construo civil possui uma demanda de materiais expressiva quando comparada s demais indstrias. A quantidade de materiais utilizadas em um metro quadrado de construo chega prximo a 1 tonelada de materiais. E com o consumo alto de materiais, vem tambm, a gerao de resduos. Embora a frase indicando que se joga fora 1 predio a cada 3 construdos carea de consistncia, a construo civil precisa melhorar sua eficincia em utilizar os materiais.

Dicionrio Michaelis: Privao de uma coisa que possua, dano, prejuzo, mau xito, desgraa. Tcnico: Perda toda quantidade de material consumida alm da quantidade teoricamente necessria, que aquela indicada no projeto e seus memoriais, ou demais prescries do executor, para o produto sendo executado. Segundo Koskela (1992): perdas pode ser definido como tudo aquilo que consome recursos mas no agraga valor. Alarcon (1997): so consideradas perdas todos as atividades que exigem tempo e dinheiro sem agregar valor ao produto e, estas, devem ser eliminadas ou

Joo H. R. Oliveira: pode-se conceituar perdas como sendo tudo que gera custos, porm no adiciona valor ao produto/servio. Antonio Bornia: perda o valor dos bens e servios consumidos de forma anormal ou involuntria. Do ponto de vista da contabilidade de custos, um termo mais correto para as atividades que no agregam valor seria desperdcio (o esforo monetrio que no agrega valor ao produto da empresa e nem serve para suportar diretamente o trabalho efetivo. Heineck: entende-se como perda a total falta de aproveitamento da potencialidade da construo civil para atingir custos menores e maior satisfao do cliente.

O desperdcio se origina de todas as etapas do processo de construo civil, que so: planejamento, projeto, fabricao de materiais e componentes, execuo e uso e manuteno.

Os desperdcios na Construo Civil so decorrentes de um processo formado de vrias etapas e composto de diferentes empresas e pessoas. Como se torna muito difcil esta anlise completa, restringe-se unicamente a etapa de execuo das obras de Construo Civil. Segundo SERPELL (1993), os fatores que influenciam, ou seja, geram desperdcios podem ser identificados como:
1. Deficincias de Projeto e Planejamento; 2. Ineficincia da gesto Administrativa; 3. Mtodos ultrapassados e/ou inadequados de Trabalho; 4. Pouca vinculao da obra com outras atividades; 5. Problemas com recursos humanos; 6. Problemas com segurana dos trabalhadores; 7. Deficincias nos mtodos de controle de custos .

Para reduzir as perdas na construo de edificaes necessrio conhecer sua natureza e identificar suas principais causas.
Perdas por superproduo Perdas por substituio Perda por espera Perdas por transporte Perdas no processamento em si Perdas no movimento Perdas nos estoques Outras Perdas pela elaborao de produtos defeituosos

1. Perdas segundo sua Natureza

Perdas Inevitveis 2. Perdas segundo seu controle

Perdas Evitveis

3. Perdas segundo sua origem

No existem dados confiveis para efetuar a comparao entre o setor da Construo Civil e demais setores. Sabe-se que a Construo Civil destaca-se por ser um dos setores onde o desperdcio alto, porm graas aos progressos a partir de investimentos feitos nos ltimos anos, o setor apresenta ndices de desperdcios considerveis. A mdia de desperdcios na Construo Civil no Brasil varia entre 20% e 30% . Outro dado crtico que o tempo de perda de mo de obra dos serventes podem atingir at 50%.

As empresas de construo civil vm sendo criticadas por pertencerem a um setor desperdiador de recursos. Principalmente, quanto ao uso dos materiais, a gerao de entulho algo sempre debatido nos meios de comunicao. As perdas acontecem em diferentes fases de um

Anda mungkin juga menyukai