Anda di halaman 1dari 25

SELEO SEXUAL

A LGICA DA PAIXO

A EVOLUO DO SEXO

A vida uma dana de parceiros vrus e hospedeiros orqudeas e insetos polinizadores serpentes e salamandras venenosas machos e fmeas

# Seria o sexo um enigma brilhante e glorioso?


1. 2. 3. 4.

Por que paves arrastam caudas to grandes, mas suas fmeas no? Por que um formigueiro contm milhares de operrias fmeas estreis, todas servindo a uma nica rainha frtil? Por que os machos possuem espermatozides pequenos e mveis, enquanto as fmeas possuem gigantescos vulos imveis? Por que existem machos e fmeas?

A EVOLUO DO SEXO

Pesquisas recentes tem apontado o sexo como uma valiosa adaptao evolutiva.

oferece aos organismos sexuais vantagens competitivas sobre queles que se reproduzem sem machos e fmeas. No entanto, embora o sexo oportunize benefcios, ele gera conflitos de interesses. O resultado desta dinmica ininterrupta so animais moldados em diferentes aspectos (desde sua anatomia at seu comportamento).

# Seriam algumas partes da psicologia humana o resultado da presso evolucionria do sexo?

SEXO PARA QU?

Fazemos sexo porque queremos ter filhos, ou porque nos faz sentir bem (ou ambas as coisas) Contudo, quais seriam suas vantagens evolutivas?

O sexo um modo ineficiente de reproduo (organismos assexuados podem ter filhotes por sua conta).

Haveria de se esperar que se membros assexuais e sexuais de uma espcie vivessem lado a lado, os assexuais logo afogariam os sexuais com sua taxa explosiva de nascimento.
Alm disso, o gasto energtico do sexo imenso (expondo os machos, em muitos casos, sob o risco de serem atacados por um predador).

SEXO PARA QU?

Por que o sexo um sucesso, apesar de todas suas desvantagens?

O sexo vence os parasitas.

ESPERMA E VULO

As vantagens do sexo fizeram com que ele aparecesse dezenas de vezes em muitas linhagens

plantas, animais, algas vermelhas, etc.

Embora o sexo tenha evoludo independentemente vrias vezes, a maioria dos gametas mostra-se muito parecida:

vulos grandes e imveis espermatozides pequenos e nadadores # Tal mecanismo mostra-se popular porque funciona extremamente bem.

ESPERMA E VULO

A seleo natural selecionou vulos com tamanhos cada vez maiores (alimentao da diviso celular aps a fertilizao) Os espermatozides evoluram para serem pouco mais do que engradados mveis de genes (aumentando exponencialmente seu nmero de representantes). Desequilbrio entre os sexos:

Macho gasto energtico mnimo Fmea excessivo dispndio energtico (acrescentado por um iminente risco de morte) # conflitos primrios e secundrios

INVESTIMENTOS MATERNOS

Uma vez que um animal nasce, ele pode crescer em uma grande famlia ou se encontrar rfo.

Criar os filhos pode ser to crucial para o sucesso reprodutivo de um animal quanto encontrar um parceiro para acasalar.
Em muitas espcies mes e pais trabalham juntos para criar os filhos. Contudo, conflitos de interesse podem ameaar os laos familiares:

Macho perde muito tempo criando os filhotes (tendo menos probabilidade de propagar seus genes)
# Seria o infanticdio algo lgico sob o ponto de vista evolutivo?
1.

Sociedade dos lees

SELEO SEXUAL

Vrias teorias surgiram tentando definir quais caractersticas seriam mais relevantes para chamar ateno do outro sexo.

Algumas delas explicam que os indivduos buscam similaridade de caractersticas, ao contrrio do que se pensava (busca por parceiros com caractersticas diferentes e opostas).

SELEO SEXUAL

Padres na seleo de conquistas entre animais:

mecanismos

especializados

de

atrao

* porte fsico (imponente agressividade e fora) * colorao da plumagem e penas * sonorizao * exibicionismo (dana de corte) * exalao odorfera (cheiro com significado biolgico) * cuidado parental (dependncia da prole aps o nascimento)

SELEO SEXUAL
Trata de todo um conjunto de estratgias naturais e instintivas desenvolvidas pelos mais diversos grupos de machos objetivando a conquista das fmeas. aparncia bem-estar (sade)

# o processo de acasalamento resulta da competio intra-especfica (promovida por dois ou mais indivduos do mesmo gnero).

SELEO SEXUAL
A seleo sexual pode tomar duas formas principais:

# Seleo intra-sexual membros do sexo menos limitado competem por acesso ao sexo limitante.
Objetivo expulsar ou matar possveis concorrentes (fmeas se mantm passivas).

# Seleo inter-sexual machos competem para serem escolhidos pelas fmeas. Objetivo excitar ou atrair o sexo oposto.

SELEO SEXUAL

Na seleo intra-sexual, os adornos dos machos conferem vantagens reprodutivas (mesmo sem a interveno da preferncia das fmeas e de seleo inter-sexual).

a fmea de pavo escolhe acasalar-se com o macho que apresente plumagem mais atraente para ela.

Sob certas circunstncias, a seleo sexual segue um ritmo distinto da seleo natural.

SELEO SEXUAL

O que define quem acasala com quem , ainda, uma questo em aberto.
Em se tratando da espcie humana, mais de 90% dos indivduos que se casam foram influenciados por tendncias sociais e/ou distribuio de riquezas.

SELEO SEXUAL

O que importante para a escolha de parceiros?

Que mudanas evolutivas podem decorrer de preferncias sexuais?

Como ser a tendncia gentica?

Como ela varia?

SELEO SEXUAL

Buss e Schmitt (1993), propuseram a Teoria das Estratgias Sexuais. Nela, relatam dados empricos de uma extensa pesquisa realizada em vrios pases do mundo. Acreditam que a escolha de parceiros pode ser feita de diferentes formas. Estratgia de curto e longo prazo.

Se baseiam no imperativo biolgico de que as escolhas e preferncias de parceiros sexuais so influenciadas pela busca de melhores genes para futuros filhos.

SELEO SEXUAL

A Teoria da Estratgia Sexual tem como principal caracterstica a concepo de estratgia como inata nos seres humanos, sendo essa mesma estratgia utilizada para indicar a natureza dos comportamentos humanos de acasalamento (no envolvendo aes conscientes ou premeditadas).

Para a mulher, a seleo sexual de extrema importncia.

preferncia na discriminao de machos de maior valor gentico (mais fora muscular, mais inteligncia)

minimiza-se, assim, a perda de tempo em investimentos custosos e de pouco retorno.

SELEO SEXUAL

Homem tendncia a seguir a estratgia de curta durao (menos onerosa).

# Busca de uma maior quantidade de parceiras.

Contribuio para a procriao somente seu esperma.

SELEO SEXUAL

Pesquisas no Brasil revelam que mes que possuem muitos filhos e que so pobres investem mais naqueles que podem sobreviver (detentores de melhores caractersticas), deixando de lado os filhos mais fracos.

Os machos de nossa espcie, recentemente, passaram a cuidar de seus filhotes seguindo a estratgia de longo prazo (inclusive com mulheres psmenopusicas).

Alterao de um padro evolutivo que perdurava por milhes de anos.

SELEO SEXUAL

Os homens demonstram suas aptides (musculatura, capacidade intelectual e financeira), como atributos de conquista associadas s caractersticas biolgicas (incessante produo de espermatozides), para intensificar suas relaes.

ampliao do nmero de parceiras (disseminao da espcie).

As mulheres so avaliadas pela fisionomia, beleza e estruturao corprea (indicativos de padro gestacional adequado multiplicao).

Evidenciao da capacidade de manuteno do desenvolvimento da prole (do feto), durante os meses de gestao e de ateno materna aps o nascimento.

SELEO SEXUAL

Sob o ponto de vista da seleo sexual (desconsiderando a afinidade entre os seres - monogamia)), seria o indivduo humano masculino um organismo procriador em srie. Caberia ao indivduo feminino (obedecendo critrios fisio-evolutivos) a ovulao, fecundao, gestao e o cuidado parental. Resta, porm, a seguinte pergunta: A atividade sexual est desvinculada da reproduo no ser humano, ou este ainda um imperativo biolgico que impulsiona nosso desejo? Existem teorias que procuram explicar e identificar padres de escolha de parceiros sexuais nos seres humanos.

CARACTERES SEXUAIS SECUNDRIOS

So diferenciaes que podem ocorrer concomitantes ao nascimento ou ao longo do desenvolvimento de organismos superiores com reproduo sexuada.

Homens presena de massa muscular, ombros largos, plos (corpo e rosto), mandbula grande, voz grave e pomo de ado.

Mulheres crescimento dos seios, presena de plos (pubianos e axilares), alargamento da bacia e o incio da menstruao.

SELEO SEXUAL

Recentemente, a teoria da seleo sexual tem sido criticada afirmando-se que os indivduos no competem fortemente por oportunidades de acasalamento, e sim que a funo do sexo principalmente social.

Evidncias utilizadas nestes trabalhos, no entanto, tem sido altamente criticadas por possurem dados factuais incorretos.

PELO BEM DO GENE

Lees infanticidas, pssaros adlteros ... Seria a vida animal baseada no egosmo sexual? Se a evoluo consiste em uma competio entre indivduos para sobrevivncia e reproduo, faz pouco sentido ajudar os outros. Em muitos casos, a evoluo tem produzido animais que desistiram de sua prpria luta pelo sexo (sociedade das abelhas).

# Sacrifcio individual em prol de um bem maior coletivo (aptido inclusiva). aumenta a capacidade do grupo orgnico perpetuar-se (embora no aumente as prprias chances daquele animal se reproduzir). * Auxlio para explicar o modo de vida de insetos, pssaros e mamferos.

O AMOR, NO A GUERRA

O conflito evolucionrio entre os sexos s vezes leva violncia dos machos sobre as fmeas, mas no necessariamente.

Se as condies forem corretas, o sexo pode promover uma existncia tranqila tornando-se muito mais do que uma questo de sobrevivncia dos genes, mas um instrumento mantenedor da paz.

Anda mungkin juga menyukai