Anda di halaman 1dari 36

Parafilias

Parafilia (perverso)

etimologia da palavra
"para:

de paralelo, ao lado de "filia: de amor , apego .

Portanto, para estabelecer-se uma Parafilia, est implcito o reconhecimento daquilo que convencional (estatisticamente normal) para, em seguida, detectar-se o que estaria "ao lado" desse convencional

Chama-se parafilia a atividade sexual na qual a resposta (desejo, excitao e orgasmo) ocorre normalmente, contudo o indivduo necessita, para obteno da sua excitao, de um objeto ou prticas no usuais. Fisiologicamente um indivduo normal; apenas o elemento ergeno de sua excitao no o usual. Existem diversas modalidades e variaes. So consideradas prticas sexuais aceitas quando no provocam danos a outras pessoas ou aos costumes sociais. Nota-se que a prtica da parafilia ocorre mais no sexo masculino.

DSM-IV: sexualidade caracterizada por impulsos sexuais muito intensos e recorrentes, por fantasias e/ou comportamentos no convencionais, capazes de criar alteraes desfavorveis na vida familiar, ocupacional e social da pessoa por seu carter compulsivo. Trata-se de uma perturbao sexual qualitativa CID.10: esto referidas como Transtornos da Preferncia Sexual, o que no deixa de ser absolutamente verdadeiro, j que essa denominao reflete o principal sintoma da Parafilia.

Est configurada a Parafilia quando h necessidade de se substituir a atitude sexual convencional por qualquer outro tipo de expresso sexual, sendo este substitutivo a preferida ou nica maneira da pessoa conseguir excitar-se. Assim sendo, na Parafilia os meios se transformam em fins, e de maneira repetitiva, configurando um padro de conduta rgido o qual, na maioria das vezes, acaba por se transformar numa compulso opressiva que impede outras alternativas sexuais.

Zoofilia
prtica do ato sexual com animais das mais diferentes espcies como aves, ces e eqinos, embora outros animais possam ser utilizados. Em algumas regies do Brasil, a prtica de atos sexuais com animais fato comum. , entretanto, circunstancial, desaparecendo to logo o indivduo tenha a oportunidade de um relacionamento heterossexual. Outras vezes, a excitao sexual obtida pela simples observao da cpula de animais, fato que ocorre com certa freqncia nas regies de criaes de animais eqinos, como os haras, ou em zonas de atividade pecuria.

Voyeurismo

obteno do prazer atravs da observao de pessoas nuas ou de prticas sexuais com o desconhecimento da (s) outra (s) pessoa (s).

O risco e o mistrio provocam maior excitao. Na maioria das vezes, o voyeurista masturba-se durante a observao. Geralmente, so homens solteiros que apresentam dificuldades no relacionamento com pessoas do sexo oposto, por medo de rejeio.

Travestismos

o prazer obtido pela utilizao de roupa do sexo oposto. Muitos travestis tm comportamento heterossexual e, freqentemente, so casados e tm filhos. Geralmente a parceira compartilha deste comportamento. Existe um grupo de travestis que tm comportamento homossexual quando travestidos.

Sadomasoquismo

No sadismo, a excitao sexual obtida infligindo dor ou sofrimento moral a outra pessoa, com ou sem consentimento. A intensidade do sofrimento infligido, capaz de provocar a excitao sexual, vai desde pequenos arranhes, at tortura e morte.

No masoquismo, o prazer e a excitao sexual so obtidos atravs do recebimento de sofrimento fsico ou moral, determinado por outra pessoa. Uma situao muito comum a associao de sadismo e masoquismo (sadomasoquismo), na qual o indivduo obtm prazer sexual recebendo ou ocasionando sofrimento.

Episdios de sadomasoquismo, de leve intensidade e com parceiro confivel, nos quais o sofrimento ocorre mais na fantasia, se constituem prtica comum. A utilizao de algemas, vestimentas de couro, chicotes e objetos de tortura fazem parte do arsenal de dramatizao ou realizao de uma relao sexual sadomasoquista.

Pedofilia

o desejo homo ou heterossexual de um indivduo adulto por crianas e/ou pradolescentes.

Os pedoflicos so pessoas tmidas e incapazes de manter relaes sexuais com pessoas adultas.
A pedofilia feminina, embora exista, mais rara.

Necrofilia

Distrbio grave no qual o prazer obtido atravs de relaes sexuais com cadveres. Os necrfilos quase sempre so psicticos que no se interessam por relaes sexuais normais. Muitas vezes, esses indivduos matam sua vtima para, em seguida, ter relao sexual com ela.

Em alguns casos o necrfilo pede parceria que finja que est morta ou que fique completamente imvel durante a relao sexual

Fetichismo
A excitao sexual obtida atravs de objetos ou de partes do corpo que no sejam relacionadas com as caractersticas sexuais primrias e secundrias (seios, vagina, pnis, etc). Os objetos de fetiche so incorporados ao ato sexual atravs da masturbao ou de uma relao a dois. Sem eles no ocorre a excitao (sapatos de saltos altos, ligas, meias, calcinhas, etc). Os fetichistas geralmente so tmidos, solitrios, com dificuldade de comunicao social, e colecionadores dos objetos do fetiche.

Causas diversas tm sido apontadas como geradoras do comportamento fetichista, como a transferncia da angstia e do sentimento de culpa associados a sua atividade sexual, para objetos que simbolizem seu interesse ertico. No considerado uma disfuno sexual e, portanto no necessita de tratamento, salvo se o comportamento causar prejuzo a algum ou s normas sociais vigentes ou ainda comprometer a sade geral da pessoa, suas relaes interpessoais e/ou o mbito laboral.

Exibicionismo

a exposio compulsiva dos rgos genitais, para pessoa de outro sexo, em ocasio imprpria, com a inteno de despertar desejo sexual, excitao e gratificao sexual em si prprio. raro entre as mulheres. A masturbao pode ocorrer durante ou aps a exposio. De modo geral, os homens que utilizam esta prtica so tmidos, tm dificuldade de relacionamento com o sexo oposto e medo do contato sexual. No praticam estupro e costumam fugir assim que so vistos. A exposio genital um gesto programado e estudado para impactar mulheres desconhecidas. A satisfao ertica parece vir do choque ou desgosto que o ato causou.

Coprofilia e coprofagia

Caracteriza-se pela preocupao exagerada com a fezes e seu envolvimento com a relao sexual. Outras vezes, o prazer sexual obtido atravs da evacuao ou de sua utilizao para sujar objetos e paredes com fezes.

Ainda comum a ingesto de fezes durante o ciclo de resposta sexual

Urofilia

Tambm conhecida como chuva dourada.

Prazer e excitao sexual obtidos com o contato pelo corpo ou ingesto de urina

Frotteurismo

a atitude de um homem que para obter prazer sexual, necessita tocar e esfregar seu pnis em outra pessoa, completamente vestida, sem o consentimento dela, excitando-se e masturbando-se nessa ocasio. Isso ocorre mais comumente em locais onde h grande concentrao de pessoas, como metrs, nibus e outros meios de locomoo pblicos.

Apotenofilia

A obteno da excitao e orgasmo decorre do desejo de ser amputado.


Tais pessoas ficam obcecadas em encontrar um modo de ter parte de corpo amputada, seja no hospital com um mdico, ou em casa, sozinho.

Belonofia

Excitao sexual obtida com o uso de agulhas.

Clismafilia (enema)

o prazer obtido com a aplicao de lquidos dentro do reto, atravs do nus. A palavra enema derivada do grego e significa pr para dentro.

Fisting

uma forma intensa de sexo que envolve a insero da mo e s vezes o antebrao no reto.
Tambm praticado com a introduo da mo na vagina. Essa prtica tem crescido nos ltimos tempos com a variedade de vdeos pornogrficos desse tipo.

Hipoxifilia

Envolve a excitao sexual pela privao de oxignio, obtida por meio de compresso torcica, sufocao com saco plstico, mscara ou substncia qumica.

Infantilismo

uma forma de prazer sexual por meio de aes que imitem bebs e crianas pequenas, na qual implica em ser tratado como tal.
Nessa prtica comum o uso de fraldas, chupetas, roupas de bebs para adultos, mamadeiras...

A parafilia deve se diferenciar de prticas sexuais alternativas. Critrios

Implicar

em Implicar em psicolgica Implicar em relacionais Persistir por

efeitos deletrios na sade fsica efeitos deletrios na sade problemas laborais e/ou ao menos seis meses

Algumas estratgias/prticas alternativas adotadas por casais

Alguns casais podem aparecer com relato de experincias sexuais alternativas, tanto como prtica instaurada ou como desejo.
devemos estar atentos queixa e demanda, j que as prticas em si podem fazer parte do repertrio de regras e acordos funcionais ou, por outro aldo, podem configurar sofrimento para o casal ou um dos membros Apesar de tratar-se de uma avaliao difcil, uma dica atentarmos para o sofrimento psquico. Discusso de limites pessoais e culturais pode ser necessria Rearranjamentos de acordos e regras tambm

Atentar para a sade geral do casal importante: educao sexual (preveno de DSTs; violncia, etc)

Troca de casais
Geralmente casais maduros e estveis; estatus scio-econmico maior H consentimento de ambos; menor manifestao e sentimento de cimes Locais: clubes ou grupos que realizam festas Quanto avaliao da qualidade do casamento antes de terem iniciado relacionamentos extraconjugais: a maioria (44,2%) dos "swingers" avaliaram-no como de qualidade mdia 28,8% como excelente 25% acima da mdia 1,9% abaixo da mdia.

Os "swingers" referiram como razes predominantes para manterem um casamento aberto: tornar mais tolervel um casamento insatisfatrio, aumentar a satisfao de um j satisfatrio seguir uma opo filosfica. (estudo pioneiro do mdico especialista em sexologia Jos Murta Cadima Portugal, 2003) Variaes: Voyerismo de casal: Observao de outros casais fazendo sexo Exibicionismo de casal: Deixar-se observar por outros casais enquanto fazem sexo

Sexo em grupo
Diferente

do sexo entre casais, pois o casal envolve-se em intercurso sexual com pessoas que podem no ter um relacionamento estvel o fato do outro ser solteiro pode aumentar a insegurana dos membros da dade pouco controle sobre o outro

Sexo a trs

Um terceiro acrescentado, sendo visto como um instrumento a ser utilizado pelo casal H um certo controle do outro Possui variaes: voyerismo e exibicionismo (ao terceiro ou a um mebro da dade) Permite experincias bissexuais

Instrumental ertico
Pnis

e vaginas artificiais Vibradores: consolo e massageadores clitorianos Roupas e filmes erticos Pomadas secativas de mucosas Anis de ereo Esferas anais e vaginais Anis anais

Tcnicas e filosofias sexuais


Tantrismo
Surgida

na ndia, h 5 mil anos, o Tantra uma filosofia matriarcal, onde a mulher considerada uma divindade. Em snscrito, Tantra significa "o que conduz ao conhecimento". O sexo tntrico uma forma de adiar ao mximo o orgasmo, para obter prazer prolongado. Segundo os praticantes, este um processo que vai elevar o nvel do sexo, segurando o orgasmo cada vez mais. Toda a energia retida, quando liberada, ser uma exploso nuclear. Adeptos prtica dizem ter conseguido at 24 horas de contato sexual ininterrupto

pompoarismo

O pompoar uma arte milenar originria do tamil ou tamul, dialeto do Sirilanka e sul da ndia.
Bolas tailandesas

Significa o comando mental sobre o msculo pubococcgeo e os grande e pequenos lbios da vulva, que trata e previne doenas como:

incontinncia urinria, prolapso do tero, bexiga e reto, fortalece os msculos vaginais aumentando o prazer da mulher, Aumenta a capacidade de lubrificao vaginal

Kama Sutra

O Kama Sutra traz um conjunto de regras sobre a prtica do amor, segundo os princpios da filosofia indiana, que eleva o sexo a uma experincia sexual magnfica. As exigncias fsicas para realizao das posies do Kama Sutra o tornaram famoso, pois algumas parecem perfeitas acrobacias e outras, lembram as posies usadas na yoga. O livro no apenas um manual de posies. Alm de descrever, detalhadamente, 64 formas de amar, consideradas essenciais, pretende tambm ser um guia para desenvolver o erotismo e sensualidade de ambientes, situaes e pessoas. Velas e leos aromticos, comidas afrodisacas, perfumes e msicas, fazem parte de todo o ritual. Nos prprios desenhos que ilustram o manual, fcil perceber como estavam sempre enfeitados com tecidos leves, coloridos e sensuais e cheios de adornos como colares e brincos.

O Kama Sutra hoje o mais conhecido livro do amor. Embora seja um livro sobre sexo, preciso considerar que o livro enfatiza a arte e os modos que uma pessoa deve praticar o sexo, envolvendo todos os cinco sentidos: audio, tato, viso, paladar e olfato, alm da mente e da alma. O autor relata detalhadamente as instrues corretas para a excitao da mulher pelo parceiro, incluindo a importncia do homem fazer a mulher atingir o orgasmo, seja pela ato sexual em si ou atravs de carcias.

Anda mungkin juga menyukai