Anda di halaman 1dari 46

1

Unidade 6 Reproduo

IV - MEIOSE

Cromossomas
2

O Homem que possui 46 cromossomas nas clulas somticas (todas as clulas no sexuais) e possui gmetas (clulas sexuais) com 23 cromossomas, cada um deles com origem num cromossoma de cada par de cromossomas homlogos, mantendo desta forma, uma informao gentica semelhante

Cromossomas
3

Caso no ocorresse a meiose para formar estes gmeta, no momento da fecundao (juno do gmeta feminino com o masculino), em vez de um ovo com 46 cromossomas formar-se-ia um ovo com 92 cromossomas, aumentando este nmero sempre que ocorresse fecundao

Meiose
4

Os descendentes possuem caracteres comuns entre si e tambm com os progenitores, de acordo com a espcie a que pertencem, mas apresentam tambm diferenas significativas em consequncia, nomeadamente, dos fenmenos de fecundao e meiose que ocorrem.

Meiose
5

Manuteno do no de cromossomas da espcie. Aumento da variabilidade gentica (clulas formadas so geneticamente diferentes entre si e da clula progenitora). Ocorre em clulas diplides. Cada clula diplide d origem a 4 clulas haplides - Processo de formao de gmetas e esporos. Ocorrem duas divises celulares.

Meiose
6

Diviso I diviso reducional - reduz o nmero de cromossomas de 2n para n. Diviso II diviso equacional - consiste numa mitose nas duas clulas haplides resultantes da primeira diviso.

Meiose
7

DIVISO II

Separao dos cromossomas homlogos

DIVISO I

Duplicao do DNA

Separao dos cromatdios irmos

Meiose
8

Duplicao do DNA

Diviso 1
Separao dos cromossomos homlogos.

Diviso 2
Separao dos cromatidios irmos.

Meiose I ou diviso reducional


9

Profase I Metafase I Anafase I Telofase I


n

2n n Diplide Haplides

Meiose II ou diviso equacional


10

Profase II Metafase II Anafase II Telofase II

n
n

n n Haplides Haplides

11

ETAPAS DA MEIOSE

Interfase
12

Fase que antecede a Meiose Subdivide-se em G1, S e G2 Caracterizada pela replicao do DNA. O centrossoma tambm duplica. No final desta fase, cada cromossoma constitudo por dois cromatdios, ligados pelo centrmero.

Profase I(incio)
13

Etapa mais longa e complexa. (ocupa cerca de 90% do tempo global da meiose) O ncleo aumenta de volume Fraca espiralizao da cromatina; Os cromossomas apresen-tam-se finos e longos. Os centrolos migram para os plos da clula

Profase I
14

Os cromossomas homlogos emparelham, originando os bivalentes ou dadas cromossmicas. Sinapse justaposio dos cromossomas gene a gene.

Profase I
15

Espiralizao da cromatina os cromatdeos passam a ser visveis e os bivalentes passam a chamar-se ttradas cromatdicas (cada bivalente constitudo por 4 cromatdios e dois centrmeros);

Formao de pontos de quiasma (pontos de cruzamento entre cromos-somas homlogos) e ocorrncia de crossing-over.

Profase I Crossing-over
16

O crossing-over corresponde troca de segmentos entre cromatdios de cromossomas homlogos. Este fenmeno um dos responsveis pela variabilidade gentica.

Profase I
17

Os cromossomas encurtam ainda mais. Os cromossomas homlogos afastam-se, mantendose unidos pelos pontos de quiasma. Os centrolos atingem os plos formando-se o fuso acromtico. A membrana nuclear e o nuclolo desorganizamse. No ocorre alterao no nmero de cromossomas, nem no teor de DNA.

Metafase I
18

Disposio aleatria dos cromossomas homlogos de cada bivalente na placa equatorial. O alinhamento dos cromossomas no plano equatorial feito pelos pontos de quiasma. No ocorre alterao nem no nmero de cromossomas, nem na quantidade de DNA.

Anafase I
19

Ascenso polar dos cromossomas homlogos (reduo cromossmica); Rompimento dos pontos de quiasma ainda existentes; Migrao aleatria dos cromossomas para os plos.

Anafase I
20

Cada cromossoma, formado por dois cromatdeos, migra para um dos plos da clula. o nmero de cromossomas reduzido para metade, assim como a quantidade de DNA.

Telofase I
21

Cromossomas-filhos atingem os plos; Desaparecimento do fuso acromtico; Reorganizao da membrana nuclear; Descondensao dos cromossomas; Reaparecimento dos nuclolos.

Telofase I
22

Cada ncleo com metade do nmero de cromossomas do ncleo diplide inicial. Da diviso I resultam dois ncleos haplides, tendo cada cromossoma dois cromatdeos. No ocorre alterao no nmero de cromossomas, nem no teor de DNA.

Meiose I
23

CITOCINESE Clulas animais - formao de um anel contrctil e estrangulamento do citoplasma. Clulas vegetais - formao de parede e membrana celular a partir da fuso de vesculas do Complexo de Golgi. INTERFASE (INTERCINESE) Estado transitrio no qual no h replicao de DNA (no h fase S)

Meiose I diviso reducional


24

Profase II
25

Compactao dos cromossomas e desaparecimento do invlucro nuclear e nuclolos; Migrao dos centrolos e formao do fuso acromtico; Ligao dos centrmeros s fibrilas do fuso acromtico.

Metafase II
26

Os cromossomas dispem-se no plano equatorial da clula formando duas placas equatoriais. No h alteraes na quantidade de DNA, nem no nmero de cromossomas.

Anafase II
27

Rompimento/ clivagem dos centrmeros ascenso dos cromossomas-filhos; Os cromossomas-filhos so geneticamente diferentes devido aos fenmenos de crossing-over. Cada cromossoma filho formado por um cromatdio. H reduo da quantidade de DNA para metade, no existindo alterao no nmero de cromossomas.

Telofase II
28

Os cromossomas-filhos atingem os plos; Reaparecimento da membrana nuclear e nuclolos; Descondensao da cromatina. No ocorre alterao nem na quantidade de DNA, nem no nmero de cromossomas.

Citocinese
29

Quatro clulas-filhas haplides, com cromossoma de cada par de homlogos.

um

Meiose II - diviso reducional


30

31

Meiose I
32

Meiose II
33

Meiose I e II
34

Meiose I e II
35

Meiose
36

Meiose
37

Meiose vs Mitose
38

Mitose vs Meiose
39

MITOSE
Ocorre apenas uma diviso. Formam-se 2 clulas Formam-se

MEIOSE
Ocorrem duas divises sucessivas.
quatro clulas

geneticamente iguais.

geneticamente diferentes.

As

clulas-filhas

possuem

o As clulas-filhas possuem metade


do nmero de cromossomas da clula-me. Ocorre em clulas germinativas

mesmo nmero de cromossomas da clula-me. Ocorre em clulas somticas. Uma clula produzida por mitose, em geral, pode sofrer nova mitose.

(para a produo de gmetas ou


esporos). Uma clula produzida por meiose no pode sofrer meiose.

Mitose vs Meiose
40

MITOSE

MEIOSE
possibilidade de crossing-over (profase I). H formao de ttradas cromatdicas e quiasmas. Na metafase I, os cromossomas homlogos dispem-se na zona equatorial, cujo plano definido pelos pontos de quiasma. A

No h formao de ttradas H emparelhamento dos homlogos, com


cromatdicas, nem de quiasmas. Na metafase, os cromossomas colocam-se na zona equatorial cujo plano definido pelos centrmeros. Na anafase os centrmeros

metafase II equivalente da mitose.

dividem-se
plos

ascendem

aos Na anafase I h separao dos homlogos,


cada um com 2 cromatdeos. A anafase II h separao cromossomas. dos cromatdeos dos

Comparao da quantidade de DNA


41

R. assexuada vs R. sexuada
42

Mitose
43

Meiose
44

Mitose vs Meiose
45

FIM
46

Anda mungkin juga menyukai