Anda di halaman 1dari 13

Derrame pleural tuberculoso

Em nosso meio comum considerar que todo derrame pleural seja tuberculoso,desde que no haja prova da existncia de outra doena como ICC, neoplasia, pneumonia, infarto pulmonar ou trauma...

Derrame pleural tuberculoso


Patogenia: A patogenia controversa, no existindo uma nica explicao aplicvel a todos os casos. Teoria clssica: Ruptura de foco parenquimatoso para a cavidade pleural de indivduo altamente alergizado. Ocorre em uma primoinfeco que o ndulo de inoculao pequeno e subpleural. Porm... Presena de leses parenquimatosas compatveis com TB aparecem em cerca de 20%dos casos,logo a teoria clssica no poder aplicada em todos os casos.

Derrame pleural tuberculoso


Clnica: Acomete todas as idades,entretanto predomina em jovens. Seu incio costuma ser agudo com febre, dor tosse, malestar, calafrios e sudorese noturna, no entanto algumas vezes evolui com poucos sintomas e de forma mais insidiosa. Dados semiolgicos dependem do volume do liquido. Costuma ser unilateral e no reicidivar.

Derrame pleural tuberculoso


Diagnstico: PPD pode ser ou no positivo, porm a positividade pode induzir a falsa suspeita da natureza tuberculosa, uma vez que em nosso meio o nmero de pessoas exposta ao bacilo de Koch, sem que a doena tenha se instalado grande. Exame do lquido pleural: - O aspecto do lquido seroso ou serofibrinoso, com tons amarelados, paramente serossanguinolento. - Densidade alta(acima de 1016) . - Protenas acima de 3g/dl.

Derrame pleural tuberculoso


- Glicose normal ou baixa. - Predomnio de cls mononucleares ou polimorfonucleares na primeira semana. - LDH no costuma estar muito elevada, embora nas efuses mais antigas possa atingir valores maiores que 1000U/dl e at 3000U/dl nos empiemas tuberculosos. - ADA maior que 50U/dl. - Cls mesoteliais so raras - BAAR costuma ser negativo.

Derrame pleural tuberculoso


Biopsia pleural Agulha de Cope a mais utilizada. Demonstrao de granuloma caseoso. Positividade acima de 85%. Padro ouro.

Derrame pleural tuberculoso


Tratamento - Esquema RIP. - Para evitar seqelas, o procedimento mais adequado o esvaziamento completo do derrame em uma ou mais toracocenteses, seguido de fisioterapia precoce.

Derrame parapneumnico
50% das pneumonias bacterianas so acompanhadas de derrame pleural. Divididos em trs fases evolutivas: - Fase exudativa. - Fase fibropurulenta. - Derrame organizado. Derrames parpneumnicos podem complicar e tornarem-se empiemas e necessitar de procedimento cirrgico.

Derrame parapneumnico
Critrios de derrame complicado: pH: maior que 7,2. Glicose menor que 40mg/dl. LDH maior que 1000U/dl. Bacteriologia positiva. A maioria dos derrames parapneumnicos, particularmente os pneumoccicos, so tratados no primeiro estgio, por isso em grande parte dos casos a toracocentese torna-se desnecessria.

Derrame parapneumnico
- Excees seriam, a pneumonia estafiloccica,
(envolvimento pleural frequente, grave e precoce), as pneumonias estreptoccicas no-pneumoccicas, as pneunonias por gram negativos e as pneumonias por anaerbios. As trs acima frequentemente formam empiemas. Indicao de toracocentese: Derrame volumoso ( maior que 10mm no Laurell) Derrame complicado. Empiema.

Derrame neoplsico
Se dividem em primrios ou secundrio. Primrio - Mesotelioma maligno responsvel pela maioria dos derrames dessa natureza. - lquido costuma ser e aspecto viscoso e de colorao varivel; amarela, avermelhada ou verde-castanho. um exudato com predominncia linfocitria, glicose e pH baixos.Costuma ter nveis da acido hialurnico baixos. - Procedimentos aumentam a probabilidade de implantes tumorais na cicatriz.

Derrame neoplsico
Metasttico - Principais stios de origem: carcinoma brnquico e o adenocarcinoma de mama. - Costuma ser um derrame pleural reicidivante. - O lquido costuma ser serosanguinolento ou ser fbrinoso, leucocitos varism de 1000 a 10.000/mm3, com mdia linfocitria de 75%. Quanto mais crnico e extenso o comprometimento pleural neoplsico, maiores ser os nveis proticos e ra LDH e menores os da glicose e do pH, ao mesno tempo aumenta a positividade citolgica e histopatolgica - Marcadores tumorais como o CEA e o TPA podem estar positivos.

Derrame neoplsico
- Citologia o recurso mais til no derrame neoplsico metasttico. - Doenas neoplsicas podem tambm causar derrame por obstruo linftica, significando pior prognstico. Tratamento: - Pleurodese - Em casos refratrios: derivao pleuroperitoneal, ou em casos selecionados a abraso pleural mais pleurectomia. - Pacientes com expectativa de vida curta: toracocenteses de repetio.

Anda mungkin juga menyukai