Anda di halaman 1dari 12

*

HPV- Papiloma vrus humano


Academicas: Ana Maria, Etiane, Ellen Suelen Leice Santana

Macap 2012

*
*O
HPV, vrus do papiloma humano, conhecido como uma das doenas sexualmente transmissveis de maior prevalncia no mundo. Predominante em mulheres no inicio da vida sexual. Os vrus do papiloma humano (HPV) tem tropismo para o epitlio escamoso da pele e mucosas, onde provocam leses proliferativas de diferente potencial de malignidade. So conhecidos mais de 70 tipos diferentes do vrus, cada um com sede preferencial e potencial maligno distinto. As leses induzidas pelo HPV mais conhecidas so as verrugas, o papiloma da laringe, o condiloma acuminado e os tumores ano genitais. * Algumas verrugas morfologicamente so extremamente grandes de aspecto verrucoso com mltiplas projees digitiformes lembrando uma couve-flor, outras so relativamente lisas ou planas.

A infeco por Papilomavrus humano uma leso na regio genital causada pelo Papilomavirus Humano (HPV - Human Papilloma Viruses). Caracteriza-se pelo aparecimento de verrugas com aspecto de couve-flor e de tamanhos variveis nos rgos genitais. Pode ainda estar relacionada ao aparecimento de alguns tipos de cncer, principalmente no colo do tero, mas tambm no pnis ou no nus. Porm, nem todo caso de infeco pelo HPV ir causar cncer.

* Agente causador * Papilomavrus humano

(HPV). Vrus DNA no cultivvel da famlia do Papovavirus. Com mais de 70 sorotipos. Esses agentes ganharam grande importncia epidemiolgica e clnica por estarem relacionados ao desenvolvimento de cncer. Os grupos dos sorotipos com maior poder de oncogenicidade so 16, 18, 31 e 33, quando associados a outros fatores.

* No existe forma de preveno 100% segura, j


que o HPV pode ser transmitido at mesmo por meio de uma toalha ou outro objeto. Calculase que o uso da camisinha consiga barrar entre 70% e 80% das transmisses, e sua efetividade no maior porque o vrus pode estar alojado em outro local, no necessariamente no pnis, mas tambm na pele da regio pubiana, perneo e nus.

No existe forma de preveno 100% segura, j que o HPV pode ser transmitido at mesmo por meio de uma toalha ou outro objeto.

* Clnico, * Epidemiolgico e * Laboratorial

* O tratamento pode ser clnico (com medicamentos)


ou cirrgico: cauterizao qumica, eletrocauterizao, crioterapia, lase ou cirurgia convencional em casos de cncer instalado

* Encaminhar para o tratamento; * Fazer acompanhamento da mulher aps o tratamento; * Orientar o casal sobre a possibilidade de cicatrizes provocadas

pelo tratamento; * Realizar exames ginecolgicos no 3 e no 6 ms aps a concluso do tratamento; * Nas recidivas, encaminhar a mulher para colposcopia; * Orientar e encaminhar a mulher para realizar colpocitologia (Papanicolau), anualmente aps o tratamento e na ausncia de recidivas; * Reforar orientao para preveno de outras DST e HIV, AIDS; * Estimular uso de camisinha nas relaes sexuais. * Promover educao em sade nas UBS e outros locais.

* * BRASIL. Ministrio da Sade. DST-AIDS: condiloma

acuminado ou HPV. Disponvelem:<http://www.aids.gov.br/data/Pages/LU MIS0352EE7CPTBRIE.htm>. Acesso em: 21 Agostos 2012. * http://www.webartigos.com/artigos/hpvpapilomavirus-humano. * BRTAS, P.C.A.; GAMBA, A.M. Enfermagem e sade do adulto. Ed. Brasileira, Manole: So Paulo, 2006.

* BARE, B. G.; SMELTZER, S. C.; BRUNNER e SUDDARTH.


Tratado de Enfermagem Mdico Cirrgico. Editora Guanabara Koogan. Ed 10. Rio de Janeiro, 2005.

Anda mungkin juga menyukai