Anda di halaman 1dari 10

Antigo Testamento I

SEMINRIO TEOLGICO BATISTA SUL MARANHENSE Maio de 2012 Prof. Silas Waldemir Souza Chaves

ARRANJO DO ANTIGO TESTAMENTO NA BBLIA HEBRAICA


LEI (Torah)

Genesis Exodo Levtico Nmeros Deuteronmio

PROFETAS (Nebhiim)

Anteriores: Josu, Juzes, Samuel, Reis Posteriores: Isaas, Jeremias, Ezequiel, Os Dozes

ESCRITOS (Kethubim)

Poticos: Salmos, Provrbios, J Cinco Rolos (Megilloth): Cnticos, Rute, Lamentaes, Eclesiastes, Ester. Histricos: Daniel, Esdras-Neemias, Crnicas

O PENTATEUCO
Os cinco livros de Moiss so variavelmente conhecidos como a Lei, ou Tor (apalavra hebraica para Lei), a Lei de Moiss, os cinco livros da Lei e o Pentateuco. A palavra Pentateuco se deriva das palavras gregas penta (cinco) e teuchos (rolo ou livro).

O Pentateuco
GNESIS Este livro fornece o fundamento para a Bblia inteira em sua histria e teologia. Seus primeiros onze captulos apresentam uma viso extensa de eventos primevos: a obra de Deus da criao, a queda do homem, o juzo do dilvio e a disposio das naes. H uma mudana sbita no captulo 12, quando Deus escolhe um nico homem atravs de quem traria salvao e bno a todas as naes. O restante de Gnesis traa a histria de Abrao e seus descendentes: Isaque, Jac e Jos.

O Pentateuco
XODO Os descendentes de Jac mudam-se de Cana para o Egito e sofrem so a escravido de um novo fara. Aps um perodo de quatrocentos anos, clamam a Deus por livramento. Deus responde investindo Moiss com poder diante do Fara e cria dez pragas devastadoras. Aps sua redeno na Pscoa, os israelitas deixam o Egito, atravessam o mar e caminham para o monte Sinai. Ali Deus revela sua lei pactual e lhes d um modelo para a construo do Tabernculo.

O Pentateuco
LEVTICO - Agora que o povo foi redimido e libertado, deve ser separado para Deus a fim de viver de um modo santo. Deus ministra instruo para o sistema sacrificial e para o sacerdcio. O restante de Levtico ensina ao povo como tornar-se cerimonial e moralmente puro. A nfase posta na santificao, no servio e na obedincia.

O Pentateuco
NMEROS Ainda no monte Sinai, o povo recebe diretrizes adicionais antes de prosseguir rumo terra prometida de Cana. Quando se acham nos limites da entrada da terra, sua f se desagrega e Deus os disciplina, fazendo-os vaguear pelo deserto at que aquela gerao incrdula morresse. A nova gerao ento alcana Moabe, o umbral para a terra de Cana. aqui que Deus comea a instruir o povo que estava apara receber a terra por herana.

O Pentateuco
DEUTERONMIO Moiss se encontra na reta final de sua vida, e Josu designado seu sucessor. Em suas mensagens de adeus gerao que crescera no deserto, Moiss lembra do tratamento divino no passado, rev a necessidade de justia e integridade no presente e revela o que sucederia no futuro prximo e distante. Moiss ento abenoa o povo e do monte Nebo contempla a Terra Prometida antes de morrer.

Anda mungkin juga menyukai