Anda di halaman 1dari 30

DONS DO ESPRITO SANTO

I. DEFINIO DE DONS ESPIRITUAIS


Ora, h diversidade de dons, mas o Esprito o mesmo. E h diversidade de ministrios, mas o Senhor o mesmo. E h diversidade de operaes, mas o mesmo Deus que opera tudo em todos. Mas a manifestao do Esprito dada a cada um, para o que for til. Porque a um pelo Esprito dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Esprito, a palavra da cincia; E a outro, pelo mesmo Esprito, a f; e a outro, pelo mesmo Esprito, os dons de curar; E a outro a operao de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espritos; e a outro a variedade de lnguas; e a outro a interpretao das lnguas. Mas um s e o mesmo Esprito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer. (I Corntios 12:4-11).

I. DEFINIO DE DONS ESPIRITUAIS

Eles devem ser distinguidos do dom inicial do prprio Esprito


(Atos 2:38; 10:45; 11:17, I Corntios 12:4).

I. DEFINIO DE DONS ESPIRITUAIS


Os dons espirituais tambm no devem ser confundidos com habilidades ou talentos naturais. A pessoa nasce com certas capacidades que podem ser desenvolvidas. Dons espirituais no so, por outro lado, um produto de nascena mas do poder do Esprito Santo.

DONS DO ESPRITO SANTO

II. TIPOS DE DONS ESPIRITUAIS. So listados os tipos de dons espirituais nas seguintes passagens: Romanos 12:5-8 Efsios 4:11-12 I Corntios 12:8-10, 28-29.

II. TIPOS DE DONS ESPIRITUAIS.

Vrias classificaes tm sido sugeridas:


A. Administrativo - funcional - sinal. B. Edificao - autenticao. C. Permanente - temporrio.

II. TIPOS DE DONS ESPIRITUAIS.


Alguns dos dons foram determinados como sinais (Lnguas, Milagres, Cura, etc..). Outros dons permitem a igreja operar de forma mais ordenada (ajudas, governos), ou abenoa a alguns com suprimentos especiais (mostrando misericrdia, etc.). Um grande nmero de dons concernentes ao ministrio da palavra (ensino, profecia, etc.).

II. TIPOS DE DONS ESPIRITUAIS.


OBS:Podemos ver uma grande nfase do Esprito em ensinar a igreja quando entendemos que a maior parte dos dons se concentram no ministrio da palavra.

(Apostolado, Ensino, Profecia, Cincia e etc).

II. TIPOS DE DONS ESPIRITUAIS.


Repare no texto de Efsios 4:11 na verso da Bblia VIVA:

Alguns de ns recebemos um talento especial como apstolos(enviados); a outros Ele concedeu o dom de serem capazes de pregar bem; alguns tm a habilidade especial de ganhar pessoas para Cristo, as ajudando a crer nEle como seu Salvador; outros, ainda, tm o dom de cuidar do povo de Deus, como um pastor faz com seu rebanho, e dirigi-lo e ensinlo nos caminhos de Deus. (Biblia VIVA)

DONS DO ESPRITO SANTO

III. OS DONS DO ESPRITO FORAM DADOS A QUEM?


Todos os crentes tm dons espirituais (I Pedro 4:10, I Corntios 12:7), contudo correto dizer que os dons foram dados igreja. Nem todos os cristos so membros de uma das igrejas do Senhor, mas vontade de Deus que eles sejam.

III. OS DONS DO ESPRITO FORAM DADOS A QUEM? ONDE POR EM PRTICA?


Na igreja o lugar apropriado para o exerccio dos dons do Esprito. Os dons foram dados igreja para seu desenvolvimento espiritual Em Efsios 4:8-12; note o versculo 12; I Corntios 12:14-31; note os versculos 27- 28). Os dons so dados aos santos individualmente, de forma que a assemblia como um todo seja abenoada.

III. OS DONS DO ESPRITO FORAM DADOS A QUEM?


PARA QUE?
Cada dom para o corpo de Cristo como um todo. Ns no recebemos os dons para o nosso prprio benefcio, mas para o benefcio do corpo. Assim como o corpo humano h uma interdependncia entre os membros. O bem do corpo deve ser o fator controlador no exerccio de qualquer dom espiritual. Este o tema central em I Corntios captulos 12-14.

DONS DO ESPRITO SANTO

IV. O REGULAMENTO DOS DONS DO ESPRITO.

Vamos analisar o texto de I Corntios 14:27-35

IV. O REGULAMENTO DOS DONS DO ESPRITO.


Se, porm, algum falar em lngua, devem falar dois, no mximo trs, e algum deve interpretar. Se no houver intrprete, fique calado na igreja, falando consigo mesmo e com Deus. Tratando-se de profetas, falem dois ou trs, e os outros julguem cuidadosamente o que foi dito. Se vier uma revelao a algum que est sentado, cale-se o primeiro. Pois vocs todos podem profetizar, cada um por sua vez, de forma que todos sejam instrudos e encorajados. Os espritos dos profetas esto sujeitos aos profetas. Pois Deus no Deus de desordem, mas de paz. Como em todas as congregaes dos santos

(1Co 14:27-33)

IV. O REGULAMENTO DOS DONS DO ESPRITO.


O preceito geral permitir que o amor para com os outros controle as nossas aes. Mencionando o regulamento dos dons espirituais notaremos que isto implica em aqueles que possuem dons espirituais poderem control-los (I Corntios 14:32-33). Aqueles que perturbam os cultos de adorao com aes descontroladas no podem atribuir o seu comportamento ao poder do Esprito de Deus.

DONS DO ESPRITO SANTO

V. O PERIGO DOS DONS ESPIRITUAIS.


Enquanto os dons do Esprito forem dados com o objetivo de ser uma bno eles podero ser abusados. Contrrios aos frutos do Esprito, eles podem produzir orgulho. s vezes aonde h uma multido de dons espirituais pouco existe da graa (Compare I Corntios 1:7 com 3:1-3). Considere os seguintes pontos.

V. O PERIGO DOS DONS ESPIRITUAIS. 1. Os dons espirituais so dados a algum para benefcio de outros. Portanto, notrio que a aquisio de um dom espiritual no assegura uma bno pessoal.

V. O PERIGO DOS DONS ESPIRITUAIS.


2. Os dons espirituais no so nenhuma marca segura que algum filho de Deus. Judas e Balao receberam dons espirituais.

V. O PERIGO DOS DONS ESPIRITUAIS.


3. A possesso de dons espirituais, ao contrrio da possesso do fruto do Esprito, de maneira nenhuma prova que a nossa vida Crist est agradando a Deus (I Corntios 13:1-3). Aqueles que manifestam o fruto do Esprito esto caminhando perto de Deus. O mesmo, nem sempre pode ser dito daquelas pessoas que possuem dons espirituais.

V. O PERIGO DOS DONS ESPIRITUAIS. 4. Os dons espirituais podem expor-nos a certas tentaes quando no so regulados pelo amor. Os Corntios usaram os dons como meio de autoglorificao.

V. O PERIGO DOS DONS ESPIRITUAIS.

VIDEO I
APRENDENDO A FALAR EM LNGUAS TELECURSO 2000
http://www.youtube.com/watch?v=-NRm0Y6JrTQ

V. O PERIGO DOS DONS ESPIRITUAIS.

VIDEO II
MANIFESTAES ABSURDAS COM DAVID WILKERSON
http://www.youtube.com/watch?v=sQhuVEb7wIE

DONS DO ESPRITO SANTO

V. CONCLUSO De maneira nenhuma devemos menosprezar os dons espirituais, mas, devemos ficar atentos queles que abusam dos dons ou confiam neles como prova de aceitao pessoal para com Deus.

V. CONCLUSO Busque a compreenso atravs de um relacionamento com Deus leia a bblia, ore, seja cheio do Esprito, entenda que Ele soberano para dar os dons, portanto, cuide de colocar seus dons em prtica para assim, abenoar a muitos.

Autor: Pr Ron Crisp Traduo: Albano Dalla Pria Reviso e Editorao: Tales HenriqueFonte: www.obreiroaprovado.com

Anda mungkin juga menyukai