Anda di halaman 1dari 25

Universidade Estadual de Maring

Uma anlise sobre os aspectos da

Ponto 01
Sexo: Determinado por fatores biolgicos. Gnero: Determinado por fatores sociais. Identidade de gnero: Como nos reconhecemos. Orientao sexual: Como nos sentimos em relao afetividade/sexualidade.

Identidade de Gnero

Independente do sexo, um ser humano pode ter a identidade de gnero de mulher, de homem [...], lembrando que a identidade de gnero uma construo social, e no um signo fsico ou biolgico. (KOTLINSKI)

Orientao Sexual
Bissexuais

Heterossexuais
Homossexuais

Assexuados

Ponto 02
Uma Dos

introduo a homofobia.

aspectos homofbicos no mbito escolar.

Homofobia

Inferiorizao de homossexuais.

Viso heteronormativa: questo histrica.


Viso patolgica da homossexualidade: CID 10 (1985). Aes homofbicas: medo de ser homossexual.

A homofobia no ambiente escolar


Em uma sociedade como a nossa, qualquer um que saia da norma heterossexual imediatamente tratado com descaso, desprezo, humilhao e at com violncia fsica. isso o que chamamos de homofobia. _ Lula Ramires, mestre em educao pela USP.

A homossexualidade uma das principais causas de bullying nas escolas.

Os alunos so ignorados ou impedidos de participar de atividades em grupo, seus objetos so furtados, so alvos de piadinhas e xingamentos.

Uma pesquisa intitulada Juventudes e Sexualidade, realizada pela Organizao das Naes Unidas para a Educao, a Cincia e a Cultura (UNESCO) no ano 2000 e publicada em 2004, foi aplicada em 241 escolas pblicas e privadas em 14 capitais brasileiras. Os dados da pesquisa revelam que:

"Juventudes e Sexualidade"
Meninos que no gostariam de ter um colega de classe homossexual.

39.60% 60%

Pais que no gostariam que seus filhos tivessem um colega de classe homossexual.

35.20% Professoras(es) que afirmaram no ter conhecimento suficiente para lidar com a questo da homossexualidade em sala de aula.

A instituio escolar, ao classificar os sujeitos pela classe social, etnia e sexo, tem historicamente contribudo para (re)produzir e hierarquizar as diferenas.
Alm de instigar o respeito e tolerncia entre os alunos, falar sobre o assunto uma forma de garantir a permanncia e o acesso Educao - como previsto na lei - a realmente todos os cidados.

Ponto 03

Transexualidade e transfobia. Aspectos jurdicos da redesignao do estado sexual. O direito de se casar.

Transexualidade

A transexualidade se manifesta quando o indivduo nasce com um corpo de homem ou mulher, mas tem o seu aspecto psicolgico do sexo oposto, ele se v num corpo diferente do que deseja ser. Existem cirurgies plsticos especializados e dedicados ao procedimento de mudana de sexo, os requisitos para tal esto expressos no Art. 4 da resoluo n 1.482/1997. No Art 5 da referida resoluo se indica os locais em que as cirurgias devem ser realizadas que seriam os hospitais universitrios ou hospitais pblicos, com o fim

A seleo dos pacientes para a cirurgia de transgenitalismo obedecer a avaliao de equipe multidiciplinar constituda por:

mdico psiquiatra, cirurgio, endocrinologista, psiclogo e assistente social; ser maior de 21 anos; apresentar ausncia de caractersticas fsicas inapropriadas para a cirurgia.

Transfobia

A transfobia refere-se discriminao contra as pessoas transexuais e transgneros. Seja intencional ou no, a transfobia pode causar severas consequncias para quem sofre esta discriminao. As Pessoas transsexuais tambm podem ser alvo da homofobia, tal como as pessoas homossexuais podem ser alvo de transfobia, por parte de pessoas que incorretamente no distinguem identidade de gnero de orientao sexual.

Um exemplo o caso de Roberta Ges Luiz em So Jos do Rio Preto, interior de So Paulo. Esta entrou com processo de adoo de uma criana do qual os cuidados a foram entregues pela sua prpria me, uma menor de idade que no tinha condies de cuidar do recm-nascido. O Tribunal de Justia, a negou a guarda da criana com a justificativa de que "Roberta e o companheiro, so pessoas de bem, tm condies financeiras, mas no formam um casal normal."

Aspectos jurdicos da redesignao do estado sexual.

A alterao do registro civil do transexual submetido a cirurgia ainda no regulamentada por norma. H uma omisso legislativa ao se tratar desse caso.
O cdigo civil de 2002 estabelece que toda pessoa tem direito ao nome. O nome existe para uma perfeita e exata identificao de uma pessoa na sociedade, no para causar-lhe constrangimentos e situaes vexatrias e preconceituosas. O nome da pessoa deve ser compatvel com sua nova situao em decorrncia da cirurgia.

A lei dos registros pblicos embora no possui um dispositivo especfico para tratar da matria, tambm permite a alterao do registro ora em anlise. A referida lei traz a impossibilidade de registro de prenomes suscetveis de exposio ao ridculo.

Artigo 58 da lei 6015: O prenome ser definitivo, admitindo-se, todavia, a sua substituio por apelidos pblicos notrios.

Artigo 55 da lei 6015: Quando o declarante no indicar o nome completo, o oficial lanar adiante do prenome escolhido o nome do pai, e na falta, o da me, se forem conhecidos e no o impedir a condio de ilegitimidade, salvo reconhecimento no ato. Pargrafo nico. Os oficiais do registro civil no registraro prenomes suscetveis de expor ao ridculo os seus portadores. Quando os pais no se conformarem com a recusa do oficial, este submeter por escrito o caso, independente da cobrana de quaisquer emolumentos, deciso do Juiz competente.

No h como negar que uma pessoa que se submeteu cirurgia de redesignao sexual, com a consequente mudana de seus aspectos fsicos exteriores , no se encontre em condio vexatria ao mostrar seus documentos.

Mesmo frente s limitaes e restries legais, vem a Justia decidindo favoravelmente, sendo autorizada a alterao tanto do nome como do sexo, sob o fundamento de que nada mais razovel, humano e justo, que se agrupe o indivduo no gnero sexual que melhor se identifique, maior conforto e convenincia lhe traga, constituindo-se tudo isto num direito subjetivo seu.

O direito de se casar

A cirurgia, ainda que modifique as caractersticas anatmicas, orgnicas e aparentes do sexo, no altera o cdigo gentico do indivduo, que corresponde s caractersticas do sexo cromossomtico. No haveria a transformao da situao biolgica, mas exclusivamente a tentativa de correo de uma inaptido psicolgica. No haveria inverso da natureza, mas mudana de uma forma de viver.

Nos julgamentos no feita qualquer referncia sobre a possibilidade ou no da ocorrncia de casamento. Por evidente que no difcil figurar a hiptese de algum que, desconhecendo a condio de transexual de seu parceiro, tendo-o como pertencente ao sexo registral, venha com ele a contrair matrimnio.

Arrola como condies para o casamento a diversidade de sexo, o consentimento e a celebrao por autoridade competente, porm se houver a omisso do transexual, o matrimnio se torna anulvel.

Referncias Bibliogrficas

QUEEN, Mariana. Homossexualidade e homofobia na escola: como lidar? Revista eletrnica Abril. jun de 2011. Caderno Secad/MEC. Gnero e Diversidade Sexual na Escola: reconhecer diferenas e superar preconceitos. Braslia, maio de 2007.

GARCIA,

Emerson. Transexualismo e registro civil das pessoas naturais. Revista Juridica Consulex. So Paulo, 2009
JUSTINO,

Denise. Transexualismo. Revista Juridica Consulex, So Paulo. 2009.


VIEIRA,

Tereza Rodrigues. A biotica e o direito adequao de sexo do transexual. Revista Juridica Consulex, So Paulo. 2009.
SZANIAWSKI,

Elimar. Limites e possibilidades do direito de redesignao do estado sexual So Paulo: Editora

Disciplina: Pesquisa Jurdica.


Orientadora: Prof. Valria S. Galdino Cardin. Alunos: Joo Henrique Guirado, Julia Maria Tasso, Marina Hinobu e Mariana Alvarenga.

Turma 01 matutino.

Anda mungkin juga menyukai