Anda di halaman 1dari 64

Regio Centro-Oeste

Regio Geoeconmica Estados Caractersticas geogrficas rea Populao Densidade Indicadores IDH mdio PIB PIB per capita

Centro-Sul e Amaznia MT, MS, GO e DF

1.606.371,505 km 13.269.517 hab. IBGE/2006 8,26 hab./km

0,792 PNUD/2000 R$ 116.172.406 mil IBGE/2003 R$ 9278,4 IBGE/2003

Mapa fsico da Regio Centro-Oeste do Brasil.

Mapa Hidrogrfico

Centro-Oeste umas das cinco grandes regies em que dividido o Brasil. composta pelos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Gois e pelo Distrito Federal. A Regio Centro-Oeste dividida em quatro unidades federativas: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Gois e Distrito Federal, onde fica Braslia, a capital do pas. Com uma rea de 1.606.371,505 km, a Regio Centro-Oeste um grande territrio, sendo a segunda maior regio do Brasil em superfcie territorial. Por outro lado, a regio menos populosa do pas e possui segunda a menor densidade populacional, perdendo apenas para a Regio Norte. Por abrigar uma quantidade menor de habitantes, apresenta algumas concentraes urbanas e grandes vazios populacionais.

Os indgenas foram os primeiros habitantes da Regio Centro-Oeste. Depois chegaram os bandeirantes. Eles descobriram muitas minas de ouro e fundaram as primeiras vilas: Vila Real do Bom Jesus de Cuiab, atual capital do Estado de Mato Grosso, e Vila Boa, hoje a cidade de Gois. Surgiram arraiais que se tornaram cidades importantes. A descoberta de diamantes deu origem a vilas chamadas corrutelas.

Os fazendeiros de Minas Gerais e de So Paulo, tambm povoaram a regio. Eles organizaram grandes fazendas de criao de gado. Para defender as fronteiras do Brasil com os outros pases, foram criados fortes militares. Entre eles, destaca-se o Forte de Coimbra, hoje a cidade de Corumb. Em volta desses fortes surgiram povoados. O povoamento aumentou com a construo de estradas de ferro e, mais tarde, com o aparecimento das rodovias e das hidrovias. A construo de Braslia como sede do governo brasileiro, tambm contribuiu para o povoamento e o desenvolvimento scio-econmico da Regio CentroOeste.

Como em quase todo o territrio brasileiro, o relevo da regio marcado por unidades suaves, raramente ultrapassando mil metros de altitude. O relevo da Regio Centro-Oeste composto por trs unidades dominantes: Planalto Central Planalto Meridional Plancie do Pantanal

Planalto Central O Planalto Central um grande bloco rochoso, formado por rochas cristalinas, sobre as quais se apiam camadas de rochas sedimentares. Existem trechos em que as rochas cristalinas aparecem livres dessa cobertura sedimentar, surgindo a um relevo ondulado. Nas reas em que as rochas cristalinas esto cobertas pelas camadas sedimentares, so comuns as chapadas, com topos planos e encostas que caem repentinamente e recebem o nome de serras. Nestas regies, as chapadas possuem a denominao de chapades. As chapadas esto presentes na maior parte da regio, e em Mato Grosso podem ser citados a Chapada dos Parecis, a oeste, e a Chapada dos Veadeiros, a nordeste; em Gois, pode ser citado a Chapada dos Veadeiros, ao norte; na divisa com o Nordeste destaca-se o Espigo Mestre, que funciona como divisor de guas da bacia do Tocantins e da bacia do So Francisco.

Pantanal O Pantanal uma plancie inundvel de formao recente, cuja altitude mdia de aproximadamente 110 metros. , portanto, uma depresso relativa situada entre os planaltos Central, Meridional e relevo prandino. Periodicamente, a Plancie do Pantanal inundada pelo Rio Paraguai e seus afluentes. O relevo da plancie tem duas feies principais: Cordilheiras: Pequenas elevaes que no sofrem inundaes; Baas ou lagos: Partes mais baixas, de formatos circulares, inundadas durante a estao chuvosa, formando lagoas.

Planalto Meridional O Planalto Meridional se estende da Regio Sul at os Estados de Mato Grosso do Sul e Gois. Nele so encontrados os solos mais frteis de todo o CentroOeste a terra roxa que aparece em forma de manchas no sul de Gois e em Mato Grosso do Sul.

Clima O clima da regio Centro-Oeste do Brasil tropical, quente e chuvoso, sempre presente nos Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Gois. A caracterstica mais marcante deste clima quente a presena de um vero chuvoso, entre os meses de outubro e maro, e um inverno seco, entre os meses de maio e setembro. O noroeste da regio, ocupado pela Amaznia, abrangido pelo clima equatorial, e o restante pelo clima tropical. As temperaturas, so mais altas do que no sul. O inverno apresenta temperaturas acima de 18C; durante o vero, a temperatura pode alcanar temperaturas superiores a 25C. Existe declnio sensvel de temperatura quando ocorre o fenmeno da friagem, que a chegada de uma massa polar atlntica que atravs do vale do rio Paraguai, atinge todo o oeste dos Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

As chuvas, alm de concentradas em apenas uma estao do ano, se distribuem irregularmente na regio, atingindo-se mais de 2.500 mm a noroeste de Mato Grosso e reduzindo-se a pouco mais de 1.200 mm grande parte do territrio. Os meses de vero so midos, porque nessa poca, a Plancie do Pantanal uma das reas mais quentes da Amrica do Sul, e por esse motivo, forma um ncleo de baixa presso que atrai os ventos midos conhecidos como alsios de nordeste. A chegada desses ventos corresponde s chuvas fortes que caem na regio. O norte da regio, de altas temperaturas e grande quantidade de chuvas, engloba caractersticas do clima equatorial. No restante da regio, o efeito da continentalidade faz com que o clima tropical aparea mais seco, e por conseqncia, a paisagem vegetal revele densidade menor, apresentando sob a forma de cerrado.

A Regio Centro-Oeste drenada por muitos rios, agrupados em trs grandes bacias hidrogrficas: Bacia Amaznica:, em Mato Grosso, para onde se deslocam rios colossais, como o Xingu, ou rios que formam principais afluentes do rio Amazonas, como o Juruena e o Teles Pires que formam o rio Tapajs; Bacia do Tocantins-Araguaia, ocupando o norte e o ponto mais a oeste de Gois e o extremo leste de Mato Grosso; Bacia Platina, subdividida em suas bacias hidrogrficas: a bacia do rio Paran e a bacia do rio Paraguai, no restante da regio.

Bacia do Rio Paran Na divisa com os estados de Minas Gerais, So Paulo e Paran, o Centro-Oeste banhado pelo rio Paran e por um de seus formadores, o Rio Paranaba, no extremo sul de Gois. A poro sudeste da regio drenada por afluentes menos extensos da margem direita do rio Paran, como os rios Verde, Pardo, Ivinhema, Amamba e Iguatemi.

Rio Paraguai. A maior bacia hidrogrfica em extenso da regio Centro-Oeste a bacia do Rio Paraguai, que nasce na Chapada dos Parecis, no Estado de Mato Grosso. Seus principais afluentes so os rios Cuiab, Taquari e Miranda. A bacia do Rio Paraguai ocupa uma imensa baixada que forma a Plancie Paraguaia, na qual a parte alagada composta pelo Pantanal Mato-grossense. Como o clima da regio intercala estaes secas e estaes chuvosas, essa plancie fica coberta por um lenol de gua durante aproximadamente seis meses. Nos meses secos, as guas represam-se em pequenas lagoas semicirculares, chamadas de baas. Quando as cheias so mais violentas, as baas ampliam-se e ligam-se umas com as outras atravs de canais chamados de corichos.

O norte de Gois e o leste do Estado de Mato Grosso, so banhados pelas nascentes dos rios que formam a Bacia do Tocantins. Na divisa da Regio Nordeste com o Estado de Gois, estendendo-se at o Estado de Tocantins, na Regio Norte, destaca-se o Espigo Mestre, que funciona como divisor de guas separando a bacia do Tocantins, no oeste, e a bacia do rio So Francisco no leste.

Vegetao

No Centro-Oeste existem formaes vegetais bastante diferentes umas das outras. Ao norte e oeste aparece a Floresta Amaznica, praticamente impenetrvel, composta por uma vegetao densa e exuberante. A maior parte da regio, entretanto, ocupada pelo cerrado, tipo de savana com gramneas altas, rvores e arbustos esparsos, de troncos retorcidos, folhas duras e razes longas, adaptadas procura de gua no subsolo. O cerrado no uniforme: onde h mais rvores que arbustos, ele conhecido como cerrado, e no cerrado propriamente dito h menos arbustos e rvores, entre os quais se espalha uma formao contnua de gramneas.

Em Mato Grosso do Sul, existe uma verdadeira "ilha" de campos limpos, conhecidos pelo nome de campos de Vacaria, que lembram vagamente o pampa gacho. A regio do Pantanal, sempre alagvel quando das cheias de vero, possui uma vegetao tpica e muito variada, denominada Complexo do Pantanal. A aparecem concentradas quase todas as variedades vegetais do Brasil: florestas, campos e at mesmo a caatinga. Podem ser identificadas ainda as matas galerias em alguns trechos do cerrado, que se caracterizam por serem densas apenas nas margens dos cursos d'gua ao longo dos quais se desenvolvem e cuja umidade as mantm. A floresta tropical que existia na regio est praticamente extinta.

Demografia

Com 13.219.840 habitantes, conforme dados recentemente estimados pelo IBGE em 2007, a Regio Centro-Oeste pouco povoada. Sua populao total menor que a de estados como Rio de Janeiro, Minas Gerais ou Bahia, cujas superfcies so bem menores que a do Centro-Oeste. Com 8,26 hab./km, rene 8 em cada 100 brasileiros. Gois o estado mais populoso, enquanto Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, os maiores estados da regio em superfcie, tm populao parecida com a do Distrito Federal, onde se localiza Braslia.

Povoamento

As primeiras estradas e vilas criadas na regio foram obras dos bandeirantes que, durante os sculos XVII e o XVIII, desbravaram territrios procura de minrios ou para capturar indgenas. Mas o efetivo povoamento regional somente comeou quando o desenvolvimento do Sudeste fez surgir um forte mercado consumidor para a pecuria e a agricultura na parte sul da regio.

Em 1935, Goinia foi construda para ser a nova capital de Gois, o que se tornou um atrativo ao povoamento da rea. Outras cidades foram crescendo em importncia, como Anpolis, por exemplo, ligada a Minas Gerais atravs de vrias rodovias e ferrovias. A construo da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, concluda em 1950, que liga Bauru, em So Paulo, a Corumb, em Mato Grosso do Sul, facilitou o escoamento dos produtos e consolidou o desenvolvimento de todo o extremo sul de Gois e de Mato Grosso.

A parte norte, at o incio da dcada de 1960, permanecia praticamente selvagem e mal conhecida pelo homem, at que a construo de Braslia, inaugurada em 21 de abril de 1960 e a abertura de estradas como a Rodovia Belm-Braslia, por exemplo acabaram atraindo contingentes de migrantes de todo o Brasil para o Planalto Central. A migrao, porm, ultrapassou os limites esperados e teve como conseqncia o surgimento de bairros de trabalhadores ao lado da nova capital, esses bairros que se transformaram nas atuais cidades-satlites, como Gama, Taguatinga, Brazlndia, Sobradinho, Planaltina, Parano e Jardim.

Cidades mais populosas

Cuiab Goinia Distrito Federal Braslia: 2.455.903 Gois Goinia: 1.244.645 Aparecida de Goinia: 475.303 Anpolis: 325.544 Luzinia: 196.046 Rio Verde: 149.113 guas Lindas de Gois: 132.203 Valparaso de Gois: 115.023 Trindade: 97.541 Mato Grosso Cuiab: 527.113 Vrzea Grande: 230.466 Rondonpolis: 172.471 Sinop: 105.762 Mato Grosso do Sul Campo Grande: 724.638 Dourados:182.747 Corumb: 96.343 Trs Lagoas: 85.376 Ponta Por: 72.206 Aquidauana: 44.904 De acordo com as Censo feito pelo IBGE em abril de 2007

Etnias Entre os tipos humanos caractersticos do Centro-Oeste esto: o vaqueiro do Pantanal, o boiadeiro de Gois, os pees das fazendas de gado, os garimpeiros, os ndios com as suas mltiplas formas de cultura como a influncia sulista no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e nordestina em Braslia.

Migraes internas Um importante grupo do Centro-Oeste o grupo dos sulistas (gachos, catarinenses, paranaenses) que se instalaram sobretudo no norte de Mato Grosso. Na regio, foram os responsveis pela organizao da agricultura, abriram rodovias, montaram serrarias, fundaram vilas e cidades, avanando sempre mais sobre a Floresta Amaznica. Desde que Braslia foi concluda, a populao do Centro-Oeste vem acusando expressivos ndices de crescimento. Essa tendncia deve-se especialmente s freqentes migraes de habitantes de outras regies. Terras a preos mais acessveis, a expanso agrcola, boas estradas e oportunidades de progresso relativamente rpido so fatores responsveis por essa atrao. O Centro-Oeste formou sua populao com migrantes vindos de todas as demais regies do pas, caracterizando-se assim pela heterogeneidade humana. Entretanto, h equilbrio entre a porcentagem de brancos (50,1%), concentrados sobretudo no sul, e a de mestios (46,3%), principalmente mamelucos, encontrados nas partes norte e central. As outras etnias compem os restantes 3,6% da populao.

Grupos indgenas A presena indgena muito intensa no Centro-Oeste. Habitam numerosas tribos inspitas e em algumas reservas e parques indgenas que podem ser citados: o Parque Indgena do Xingu, que rene cerca de 20 tribos diferentes, o Parque Indgena do Araguaia, na ilha do Bananal, a Reserva Indgena Xavante e a Reserva Indgena Parecis. Os ndios se dedicam, em geral, a agricultura, pecuria, artesanato, garimpagem, caa e pesca. Mas sofrem com as freqentes invases de seus territrios.

Distribuio populacional Braslia sozinha possui mais habitantes que o estado de Mato Grosso. Alm disso, h uma diferena notvel entre a parte norte da regio, praticamente vazia, e a parte sul, onde se localizam as maiores cidades e tambm as reas mais expressivas demograficamente. As densidades demogrficas do Centro-Oeste so aproximadamente as seguintes: Mato Grosso: 3,16 hab./km; Mato Grosso do Sul: 6,43 hab./km; Gois: 16,85 hab./km; Distrito Federal: 410,86 hab./km.

Economia A Regio Centro-Oeste apresenta populao urbana relativamente numerosa. No meio rural, entretanto, predominam densidades demogrficas muito baixas, o que indica que a pecuria extensiva a atividade mais importante. A agricultura comercial, por sua vez, vem ganhando grande destaque nos ltimos anos e j supera o extrativismo mineral e vegetal. As atividades industriais, entretanto so ainda pouco expressivas.

Extrativismo Extrativismo mineral

O ouro um dos produtos econmicos mais importantes da Regio Centro-Oeste do Brasil, ao lado do diamante e do ferro. As riquezas minerais do Centro-Oeste so ainda mal conhecidas, mas mesmo assim a regio se projeta como possuidora de excelentes reservas de ferro, mangans, nquel, cristal de rocha, ouro e diamante. O ferro e o mangans so encontrados em um grande bloco de rochas cristalinas, o Macio de Urucum, que aflora em plena horizontalidade da Plancie do Pantanal, em Mato Grosso do Sul. Embora abundantes, essas reservas so de baixa qualidade. Destinam-se ao abastecimento da usina siderrgica Sobrs, em Corumb, e o excedente exportado para os Estados Unidos, Argentina e Uruguai. O cristal de rocha aparece em Gois e tambm destinado Sobrs e exportao, principalmente para o Japo. Em Gois encontrado ainda o nquel, enquanto o ouro e o diamante so extrados, atravs do garimpo, principalmente em Mato Grosso.

Extrativismo vegetal

O extrativismo vegetal uma atividade econmica importante sobretudo em reas mais distantes dos grandes centros. Da imensa Floresta Amaznica, que recobre a parte norte da regio, extraem-se borracha e madeiras de lei, como mogno, cedro, imbuia e outras. No sudoeste de Mato Grosso extraem o angico e a poaia, cujas razes fornecem matria-prima para a indstria farmacutica; no Pantanal, a espcie de maior aproveitamento o quebracho, do qual se extrai o tanino, utilizado no curtimento do couro; e no sul de Mato Grosso do Sul alternam-se o extrativismo vegetal e plantaes de erva-mate. e a mais doda do pais

Extrativismo animal

O extrativismo animal, representado pela caa, no possui expresso comercial regular e oficializada. Entretanto, praticam-se intensamente as atividades extrativas ilegais. A caa predatria tem como conseqncia a matana indiscriminada de jacars e a extino de inmeras outras espcies de aves e animais terrestres, ocasionando grave desequilbrio ecolgico na regio. Entre os animais mais dizimados esto: a garas, caadas por causa de suas penas; as lontras e ariranhas, devido grande procura de suas peles no exterior; e os jacars, cuja pele utilizada na fabricao de cintos, bolsas, calados etc. tambm relevante a pesca de grandes peixes de gua doce em importantes rios.

Agricultura

Muitos cultivos, antes restritos s regies Sul e Sudeste, mostram-se promissores em reas do Centro-Oeste. o caso da soja, do trigo e do caf. A agricultura de subsistncia, com o cultivo de milho, mandioca, abbora, feijo e arroz, atravs de tcnicas primitivas, sempre se constituiu em atividade complementar pecuria e ao extrativismo. O crescimento populacional que vem caracterizando a regio, a melhoria das vias de comunicao e o mercado consumidor sempre expressivo do Sudeste tm aumentado muito o desenvolvimento da agricultura comercial.

As reas agrcolas de maior expresso no Centro-Oeste so: O "Mato Grosso de Gois", rea de solos frteis localizada no sudeste de Gois, que destacado centro produtor de arroz, algodo, caf, milho e soja; O Vale do Paranaba, no extremo sul de Gois, onde solos de solos vermelhos favorecem o desenvolvimento agrcola de municpios como Itumbiara e Goiatuba, com o cultivo de algodo, amendoim e principalmente arroz; O sul de Mato Grosso do Sul, regio que se caracteriza pela produo de soja, arroz, caf, algodo, milho e, recentemente, at mesmo trigo. A Regio de Campo Grande e Dourados (MS), destacam-se as produes de soja, milho, amendoim e trigo; rea do cerrado, abrange terras nas quais se pratica, em grandes propriedades, a pecuria extensiva de bovinos, com destaque para os estados de Gois e Mato Grosso, que juntos abrigam 15% do rebanho nacional. Tambm se criam eqinos, porm em menor proporo; * Pantanal (MS), tradicional rea pecuarista, onde se pratica uma pecuria ultra-extensiva de baixa qualidade, com numerosos rebanhos de bovinos e bufalinos.

Essas so as seis regies mais importantes, mas no so as nicas em que se pratica a agricultura comercial. Ao longo da Rodovia Belm-Braslia, prximo a Campo Grande e a oeste de Braslia, novas reas agrcolas se destacam, valorizadas por incentivos fiscais do governo, criao de condies de armazenamento, tcnicas de controle da eroso, abertura de novas estradas e assistncia tcnica e financeira ao agricultor. Novos conceitos de agronomia e introduo de modernas tcnicas de recuperao do solo tm tornado extremamente otimistas as perspectivas de cultivo nas vastas extenses de cerrado que recobrem o Centro-Oeste, antes pouco valorizadas e utilizadas apenas para a pecuria.

Pecuria

A pecuria de corte a atividade econmica mais importante da Regio Centro-Oeste do Brasil. Possuindo em mdia mais de quatro cabeas de gado para cada habitante, o Centro-Oeste dispe de um enorme rebanho, destacando-se o gado bovino, criado geralmente solto, o que caracteriza a pecuria extensiva. Esse tipo de criao dificulta o aproveitamento do leite e, assim, praticamente todo o rebanho destinado ao corte e absorvido pelo mercado consumidor paulista e pelos frigorficos do oeste do estado de So Paulo. Apenas no sul da regio que a pecuria leiteira apresenta maior expresso, sobretudo em reas mais urbanizadas e que dispem de uma boa rede de transportes, facilitando a comercializao da produo. Parte do leite industrializado por laticnios da prpria regio e do Sudeste.

A vegetao do cerrado no de boa qualidade para a alimentao animal e por isso os rebanhos tm baixo rendimento, produzindo pouca carne. Para contornar esse problema, recorre-se s chamadas invernadas, fazenda de engorda onde o gado passa um perodo para ganhar peso. Embora o gado seja abatido em Mato Grosso, as invernadas esto localizadas geralmente em Minas Gerais e So Paulo.

As reas de campo do Pantanal, o cerrado prximo Campo Grande e da parte sul de Gois constituem as reas pastoris de maior importncia na regio, onde, inclusive, se desenvolvem muitas pastagens artificiais. Essa atividade econmica enfrenta srios problemas na rea do Pantanal, onde as cheias freqentes foram a entrada do gado para reas mais altas. Recentemente, importantes reas de pecuria tm sido implantadas ao longo das rodovias que ligam o Centro-Oeste Regio Norte.

Alm dos bovinos, que representam 80% dos rebanhos do Centro-Oeste, destaca-se ainda o rebanho suno, em Gois.

Indstria

Trata-se de uma atividade pouco significativa no Centro-Oeste. As indstrias mais expressivas so recentes, atradas pela energia abundante fornecida pelas usinas do complexo de Urubupung, no rio Paran (Mato Grosso do Sul), de So Simo e Itumbiara, no rio Paranaba, de Cachoeira Dourada (em Gois) e outras menores. As indstrias mais importantes so as de produtos alimentcios, de minerais nometlicos e a madeireira.

A rea mais industrializada do Centro-Oeste estende-se de Goinia a Braslia, englobando a cidade de Anpolis. Tem como destaque as indstrias alimentcia, txtil, de produtos minerais e bebidas. Outros centros fabris importantes so Campo Grande (indstria alimentcia), Cuiab (indstria alimentcia e de borracha), Corumb, favorecida pela proximidade do Macio do Urucum para a obteno de matrias-primas minerais, Catalo e Rio Verde em gois e Trs Lagoas (Mato Grosso do Sul), que sozinha ser responsvel por 0,15% do crescimento PIB brasileiro em 2007.

Gois o estado mais industrializado da Regio, neste estado est localizado o DAIA (Distrito Agro-Industrial de Anpolis) que na ltima dcada recebeu diversos tipos de indstrias, principalmente de medicamentos e at o final de 2006 receber a montadora de automveis sul-coreana Hyundai, alm de Catalo, importante plo mnero-qumico e metal-mecanico, com destaque para montadores de automveis Mitsubishi e a montadora de mquinas agrcolas John Deere, alm de Rio Verde, Itumbiara, Jata, Mineiros e Mozarlndia, com importantes indstrias alimentcias; Uruau, Minau e Niquelndia, com indsstrias de extrao e processamento de minrios; Jaragu, um plo da indstria do vesturio e Senador Canedo, com a indstria caladista.

No estado de Mato Grosso do Sul, as indstrias se baseam no extrativismo mineral j que nessa regio a concentrao de minrios de ferro muito grande. Alm disso em Trs Lagoas de considervel vulto a produo de papel e celulose.

Transportes

Situada no centro geogrfico do Brasil, a Regio Centro-Oeste possui uma rede de transportes pouco desenvolvida, mas em franca expanso. Devido a seu desenvolvimento recente, manifesta os efeitos de uma poltica de transportes claramente influenciada por uma mentalidade rodoviria. Assim ganham destaque as ligaes de Braslia com todas as outras capitais atravs de estradas imensas, como a Braslia-Acre e BelmBraslia. Alm dessas, temos a Cuiab-Porto Velho, a CuiabSantarm e a Transpantaneira, ligando Corumb a Cuiab e a muitos outros trechos do Pantanal Mato-grossense. Em termos de ferrovia, destaca-se que se estabelece a ligao entre o Sudeste e a Bolvia. A regio dispe, ainda, de aeroportos de grande movimento e servida tambm por pequenos avies que a cruzam em todos os sentidos.

Beneficiado por apresentar rios de plancie que facilitam a navegao, o Centro-Oeste tem na cidade de Corumb o seu principal porto fluvial. O estado de Gois possui a segunda melhor e mais conservada malha rodoviria do pas, apenas atrs de So Paulo. Nos ltimos anos o Governo Federal vem investindo na duplicao de rodovias que ligam Goinia a Braslia (BR-060), mas a BR-153, principal acesso ao norte do pas, est a anos sem receber manuteno, principalmente no trecho entre Anpolis e Porangatu, na divisa com o Tocantins, neste trecho ela est esburacada e abandonada pelo Governo Federal.

No Mato Grosso, o transporte deficiente devido s grandes distncias e a falta de ajuda do governo federal. As estradas no oferecem segurana em grande parte devido ao descaso das autoridades. No Mato Grosso do Sul houve sensvel melhora das rodovias nos ltimos 10 anos, principalmente as rodovias federais e prximas de Campo Grande.

IBGE/2004
% do PIB % do PIB PIB per % do PIB per Capita nacional regional Capita regional

Estados

PIB

Distrito Federal Gois Mato Grosso Mato Grosso do Sul

43.521.4 2,5% 09 mil 41.416.4 2,3% 90 mil 27.935.4 1,6% 98 mil 19.953.5 1,1% 28 mil

32%

19.071 41.7%

32%

7.500

16.4%

21%

10.161 22.2%

16%

8.944

19.7%

Atualidade As mudanas mais recentes no Mapa Poltico so a incorporao de Santa Cruz ao territrio brasileiro, que foi recusado pelo Centro-Oeste e pelas demais regies do Brasil, e assim o Sudeste teve que levar o pato, e a incorporao do Rio Grande do Norte ao Centro-Oeste, vendido pelo Nordeste.

Anda mungkin juga menyukai