Anda di halaman 1dari 34

Os Ciclos Biogeoqumicos

O trajeto das substncias do ambiente abitico para o mundo dos seres vivos e o seu retorno ao mundo abitico completam o que chamamos de ciclo biogeoqumico.

Em qualquer ciclo biogeoqumico existe a retirada do elemento ou substncia de sua fonte, sua utilizao por seres vivos e posterior devoluo para a sua fonte.

Os nutrientes normalmente acham-se presentes na rocha matriz que o depsito abitico de renovao lenta.

Graas ao intemperismo, eles podem ser realocados para o depsito abitico de renovao rpida que pode ser tanto na forma de ons dissolvidos na gua, sob a forma de gases na atmosfera e ainda em sedimentos rasos de rios e lagos. Os nutrientes so, a seguir, absorvidos pelas plantas e dessa maneira entram na cadeia trfica, passando sucessivamente pelos herbvoros, carnvoros, etc. Eles so, em algum momento, liberados de volta ao meio abitico via excretas ou ento aps a morte da planta ou animal, via cadeia de detritos, onde muito importante a ao de microorganismos sejam eles bactrias, leveduras e fungos.

Os ciclos podem ser classificados em trs tipos bsicos dependendo da natureza do reservatrio abitico (Odum, 1972):
Todos os ciclos possuem reservatrios (pools) abiticos que podem ser dos seguintes tipos: - ciclos gasosos: possuem o depsito abitico na atmosfera. Graas grande dinmica deste meio, possuem eficazes mecanismos de autoregulao. Exemplos: ciclo do nitrognio e ciclo do oxignio; - ciclos sedimentares: o depsito abitico est na crosta terrestre em rochas; estes ciclos so mais vulnerveis a perturbaes externas, pelo fato deste depsito ter um tempo muito elevado de recirculao. Exemplos: ciclo do clcio e ciclo do fsforo; - ciclos mistos: possuem ambos os depsitos (sedimentares e atmosfricos). Exemplo: Ciclo da gua.

CICLO DA GUA OU CICLO HIDROLGICO

O ciclo hidrolgico dirigido pela energia solar e compreende o movimento da gua dos oceanos para a atmosfera por evaporao e de volta aos oceanos pela precipitao que leva lixiviao ou infiltrao.

Como a ao humana afeta o ciclo da gua?

As aes humanas podem esgotar o fornecimento da gua subterrnea, causando uma escassez e o conseqente afundamento da terra ao extrair-se o lquido. Ao remover a vegetao, a gua flui sobre o solo mais rapidamente, de modo que tem menos tempo para ser absorvida na superfcie. Isto provoca um esgotamento da gua subterrnea e a eroso acelerada do solo.

Ciclo do Oxignio

O ciclo do oxignio se encontra intimamente ligado com o ciclo do carbono, uma vez que o fluxo de ambos est associado aos mesmos fenmenos: fotossntese e respirao.

Os processos de fotossntese liberam oxignio para a atmosfera, enquanto os processos de respirao e combusto o consomem.

Parte do O2 da estratosfera transformado pela ao de raios ultravioletas em oznio (O3). Este forma uma camada que funciona como um filtro, evitando a penetrao de 80% dos raios ultravioletas.

A liberao constante de clorofluorcarbonos (CFC) leva a destruio da camada de oznio.

CICLO DO CARBONO

O C o elemento bsico da construo da vida. C est presente nos compostos orgnicos (aqueles presentes ou formados pelos organismos vivos) e nos inorgnicos, como grafite e diamante.

C combina-se e qumica e biologicamente ligado aos ciclos do O e H para formar os compostos da vida. CO2 o composto inorgnico de C mais abundante na atmosfera, mas compostos orgnicos como CH4 ocorrem em menor quantidade. Parte do ciclo do C inorgnica, e, os compostos no dependem das atividades biolgicas.
O CO2 solvel em gua, sendo trocado entre a atmosfera e a hidrosfera por processo de difuso. Na ausncia de outras fontes, a difuso de CO2 continua em um outro sentido at o estabelecimento de um equilbrio entre a quantidade de CO2 na atmosfera acima da gua e a quantidade de CO2 na gua.

CO2 entra nos ciclos biolgicos por meio da fotossntese, e, a sntese de compostos orgnicos constitudos de C, H, O, a partir de CO2 e gua, e energia proveniente da luz.

Praticamente todo o C armazenado na crosta terrestre est presente nas rochas sedimentares, particularmente como carbonatos. As conchas dos organismos marinhos so constitudas de CaCO3 que esses organismos retiram da gua do mar. Quando da morte desses, as conchas dissolvem-se ou incorporamse aos sedimentos marinhos, formando, por sua vez, mais rochas sedimentares. O processo, de bilhes de anos, retirou a maioria do CO2 da atmosfera primitiva da Terra, armazenando-o nas rochas. Os oceanos, segundo maior reservatrio de CO2, em C dissolvido e sedimentado, tm cerca de 55 vezes mais quantidade de CO2 que a da atmosfera. Os solos tm 2 vezes mais que a atmosfera, as plantas terrestres tm aproximadamente da atmosfera. Tempo mdio de residncia de CO2: Solos - 25 a 30 anos; Atmosfera - 3 anos; Oceanos - 1500 anos.

Efeito estufa
Nos ltimos anos, a concentrao de dixido de carbono na atmosfera tem aumentado cerca de 0,4% anualmente; este aumento se deve utilizao de petrleo, gs e carvo e destruio das florestas tropicais.
A concentrao de outros gases que contribuem para o Efeito de Estufa, tais como o metano e os clorofluorcarbonetos tambm aumentaram rapidamente. O efeito conjunto de tais substncias pode vir a causar um aumento da temperatura global (Aquecimento Global) estimado entre 2 e 6 C nos prximos 100 anos. Um aquecimento desta ordem de grandeza no s ir alterar os climas em nvel mundial como tambm ir aumentar o nvel mdio das guas do mar em, pelo menos, 30 cm, o que poder interferir na vida de milhes de pessoas habitando as reas costeiras mais baixas. Se a terra no fosse coberta por um manto de ar, a atmosfera, seria demasiado fria para a vida.

Ciclo do Clcio

O clcio um elemento que participa de diversas estruturas dos seres vivos, ossos, conchas, paredes celulares das clulas vegetais, cascas calcrias de ovos, alm de atuar em alguns processos fisiolgicos, como a concentrao muscular e a coagulao do sangue nos vertebrados. As principais fontes desse elemento so as rochas calcrias, que, desgastando-se com o tempo, liberam-no para o meio. No solo, absorvido pelos vegetais e, por meio das cadeias alimentares, passa para os animais. Nos oceanos o clcio obtido pelos animais pode servir para a construo de suas coberturas calcrias. Com a morte desses seres, ocorre a decomposio das estruturas contendo calcrio conchas de moluscos, revestimentos de foraminferos no fundo dos oceanos, processo que contribui para a formao dos terrenos e rochas contendo calcrio. Movimentos da crosta terrestre favorecem o afloramento desses terrenos, tornando o clcio novamente disponvel para o uso pelos seres vivos.

Estudos recentes tm demonstrado que a queima de combustveis fsseis, tais como o carvo e o petrleo, vem contribuindo cada vez mais para aumentar a acidez do oceanos. Esse processo liberta gs carbnico(CO2) na atmosfera, que, absorvido pela gua, se transforma em cido carbnico (H2CO3), alterando a dinmica da hidrosfera. A ao desse cido afeta diretamente o esqueleto calcrio de muitos organismos aquticos. Como conseqncia, os seres vivos, componentes da biosfera, sofrem perturbaes e o equilbrio das cadeias trficas quebrado. Alm disso, as altas concentraes de gs carbnico na atmosfera promovem um aumento gradativo da temperatura global, pondo em risco a criosfera (regies da superfcie terrestre cobertas permanentemente por gelo e neve). Isso aponta para uma necessidade de compreenso das relaes entre os seres vivos no planeta.

Ciclo do Nitrognio

N essencial para todas as formas de vida, pois est presente na estrutura dos aminocidos. A vida mantm o N na forma molecular, N2, na atmosfera em quantidade maior que NH3 ou em xidos, N2O, NO e NO2, ou em compostos com H, NH, HNO2 e HNO3. N2 pouco reativo, tendendo a formar pequenos compostos inorgnicos. A maioria dos organismos no pode usar N2 diretamente sendo necessria muita energia para quebrar a ligao N - N. Uma vez isolados, os tomos de N podem converterse em amnia, nitrato ou aminocidos: o processo chama-se fixao e s ocorre por ao da luz ou da vida, sendo o ltimo o grande responsvel. Os consumidores conseguem o nitrognio de forma direta ou indireta atravs dos produtores. Eles aproveitam o nitrognio que se encontra na forma de aminocidos.

Produtores introduzem nitrognio na cadeia alimentar, atravs do aproveitamento de formas inorgnicas encontradas no meio, principalmente nitratos (NO3) e amnia (NH3+). O ciclo do nitrognio pode ser dividido em algumas etapas:

Fixao: Consiste na transformao do nitrognio gasoso em substncias aproveitveis pelos seres vivos (amnia e nitrato). Os organismos responsveis pela fixao so bactrias, retiram o nitrognio do ar fazendo com que este reaja com o hidrognio para formar amnia. Amonificao: Parte da amnia presente no solo, originada pelo processo de fixao. A outra proveniente do processo de decomposio das protenas e outros resduos nitrogenados, contidos na matria orgnica morta e nas excretas. Decomposio ou amonificao realizada por bactrias e fungos. Nitrificao: o nome dado ao processo de converso da amnia em nitratos. Desnitrificao: As bactrias desnitrificantes (como, por exemplo, a Pseudomonas denitrificans), so capazes de converter os nitratos em nitrognios molecular, que volta a atmosfera fechando o ciclo.

Ciclo do Enxofre

Enxofre uma substncia amarela encontrada no solo, que queima com facilidade.
Ele entra na produo de cido sulfrico, uma substncia muito utilizada para fertilizantes, corantes e explosivos (plvora, palitos de fsforo, etc). O enxofre encontrado nas rochas sedimentares, (formadas por depsitos que se acumularam pela ao da natureza) nas rochas vulcnicas, no carvo , no gs natural etc. O enxofre essencial para a vida, faz parte da molculas de protena, vitais para o nosso corpo. Cerca de 140g de enxofre esto presentes no ser humano. A natureza recicla enxofre sempre que um animal ou planta morre. Quando apodrecem, as substncias chamadas de sulfatos, combinados com a gua so absorvidos pelas razes das plantas. Os animais o obtm comendo vegetais ou comendo outros animais.

Chuva cida
Ao queimar combustveis fsseis para acionar as usinas, fbricas e veculos, lanado enxofre no ar. Esse enxofre sobe para a atmosfera na forma de gs chamado dixido de enxofre, um grande poluente do ar.

Quando o dixido de enxofre se junta umidade da atmosfera, forma o cido sulfrico, um dos principais componentes das chuvas cidas.
O dixido de enxofre produzido tambm nos pntanos e vulces, mas em quantidades que o meio ambiente consegue assimilar Atualmente existem enormes quantidades de fontes poluidoras, tornando as chuvas mais carregadas de cido, dificultando ao meio ambiente anular seus efeitos. A chuva causa danos s folhas de espcies vegetais comprometendo a produo agrcola. Torna-se mais grave prxima s grandes concentraes industriais, atinge as florestas, os peixes e corroem edificaes de pedra e concreto, inclusive metais expostos ao tempo que enferrujam mais rpido, como as pontes e edificaes de ao.

Ciclo do Fsforo

um ciclo tipicamente sedimentar. O fsforo liberado dos reservatrios - as rochas de fosfato, depsitos de guano (excremento de aves marinhas) e depsitos de animais fossilizados - por eroso natural e filtrao, e atravs da minerao e do uso como adubo pelo homem.

O fsforo geralmente est na presente na natureza na forma de fosfato orgnico e inorgnico.


O fsforo inorgnico absorvido pelos vegetais sob a forma de ortofosfato. E os animais recebem esse elemento ao ingerir as plantas O fsforo inorgnico liberado se torna parte do depsito de nutrientes no solo. Assim, o fsforo se move em um ciclo. Parte flui para fora do sistema com as guas que saem pela superfcie do solo ou percolam para o lenol fretico. O fsforo no tem fase gasosa em seu ciclo.

Na maioria dos ecossistemas, as quantidades disponveis de ortofosfato, seja no solo, seja na gua, so muito baixas e este elemento o fator limitante da produo biolgica. Grande parte do fosfato carregado pela gua ou escavado dos depsitos na rocha eventualmente levado pelo mar (por isso peixes e animais marinhos so ricos em fsforo) Uma vez no mar, pode ser utilizado em ecossistemas marinhos ou depositado em sedimentos marinhos rasos ou profundos. Embora parte deste possa ser devolvida por corrente de ressurgncia, grande parte se perde quase que permanentemente. Pode ser devolvido por processos geolgicos de elevao de sedimentos.

Anda mungkin juga menyukai