Anda di halaman 1dari 43

Ruptura epistemolgica e Revoluo Cientifica Gasto Bachelard e Thomas Kuhn

Sandra Caponi Departamento de Sociologia UFSC

1962 EEUU 1922-1996

1938 Paris, 18841962

1- Gasto Bachelard

(1884-1962)

Principais obras

1938: A formaao do espiritu cientfico 1940: A Filosofia do no. 1949: O racionalismo aplicado

Gasto Bachelard (1884-1962) Ruptura epistemolgica Fsica

Emil Durkheim (1858-1917)

Pierre Bourdieu (1930-2002)

Origem da Sociologia

Obstculos epistemolgicos

Pre-noes Pre-conceitos Senso comum

Sociologia ingnua/ espontnea vs. Sociologia cientifica Senso comum Transparncia Tradio Linguagem comum

Tipos de conhecimento

O conhecimento comum ou ordinrio: Produto do empirismoobservao dos fenmenos do entorno sem a mediao do esprito crtico do cientista.

O conhecimento cientfico: conhecimento estruturado, com alto nvel de abstrao, que descreve os fenmenos da Natureza. conseguiu distanciar-se do conhecimento comum formando uma verdadeira ruptura epistemolgica.

A ruptura epistemolgica

Que significa esse conceito?

1- os avanos das cincias no se do por acumulao de conhecimentos mas sim pela mudana radical do conhecimento antigo por um novo conhecimento, que corrige e rompe radicalmente com o conhecimento anterior, construindo novos conceitos e novos mtodos. O conhecimento cientfico no se desenvolve por correo de enganos, mas sim por revoluo.

Que significa esse conceito?

2- analisa o desenvolvimento da Fsica, ruptura epistemolgica entre o mecanicismo determinista da Fsica newtoniana (onde o Universo funciona como o mecanismo de um relgio mecnico) e o relativismo da Fsica do Einstein Para Bachelard a Teoria da Relatividade transformou todos os esquemas mentais da Fsica.

Etapas histricas de desenvolvimento do esprito cientfico


1- Etapa do Conhecimento pre-cientfico: da antiguidade ao Renacimento quando o homem rompe com os mitos. 2- Etapa do estado cientfico: dos incios do sculo 18 at incios do sculo 20. 3- Etapa do novo esprito cientfico: incio em 1905, o ano iluminado Teoria da Relatividade de Einstein, (um salto copernicano diria Kant).

Os Estados do esprito cientifico

O estado concreto: Sua fonte de dados so seus sentidos. O estado concreto-abstracto: o ser humano percebe o concreto mas j tem um nvel de abstrao geomtrico. O estado abstrato: prprio de um esprito cientfico. Nesse estado o ser humano trabalha com modelos matemticos abstratos que definem as caractersticas de um fenmeno fsico para alem do modelo geomtrico.

Os Obstculos epistemolgicos
1-A experiencia primeira 10-O conhecimento quantitativo 2-A generalizao

9-A libido

3-A metfora (esponja) como obstculo verbal

8-O mito da digesto

4-O conhecimento unitrio e pragmtico

7-O animismo 6-O realismo como obstculo epistemolgico

5-O obstculo substancialista

O Obstculo da experincia primeira

A primeira vez que o homem enfrenta um fenmeno natural, ainda sem o filtro crtico do raciocnio cientfico, capta parcialmente o fenmeno natural como uma noo que se apresenta para ele como uma verdade. Forma-se um verdadeiro prejuzo que dificulta captar de maneira distinta o fenmeno cientfico. Em razo de essa carga de prejuzos, no toda observao cientfica gera uma interpretao cientfica, sobre tudo se j h interpretaes previas do fenmeno que prejudicam o investigador.

O Obstculo da experincia primeira

Ex.1:Na Fsica de Aristteles se dizia que o objeto mais pesado tem uma queda livre com maior velocidade que outro objeto mais leve. Isto o concluiu Aristteles de algum experimento em que no considerou que a frico do ar afetava mais aos objetos leves de grande rea, como uma folha de papel, que a um objeto compacto como uma pedra. Galileu pai do mtodo cientfico, corrigiu este engano. Ex.2: A magnificncia dos Trpicos. Expedies cientificas Henry Bates (1825-1892)

O obstculo da generalizao

Para Bachelard, um dos principais obstculos para chegar ao conhecimento cientfico a tendncia do homem a generalizar os conceptos, aplicando-os a situaes gerais que saem do mbito desse conceito. Ex: Ao baixar a temperatura de um corpo este se contrai em seu volume passando a estado slido, pelo qual sua densidade aumenta.

Excepo: ao estar baixo zero a temperatura de um lago e formar-se gelo em sua superfcie, o gelo atua como isolante trmico de modo que a gua sob o gelo no se congela e mantm a vida das espcies do lago. no generalizar concluses dos experimentos que se referem a eventos particulares.

Ex:O debate sobre gerao Espontnea

O obstculo do real

o problema do cientista que, sem uma anlise crtica exaustiva, toma uma noo do fenmeno estudado como sendo uma realidade cientfica. Por exemplo: Se o Sol sai pelo Oriente e desaparece pelo Ocidente, porque o Sol gira ao redor da Terra. Esta noo atingiu estatuto de cincia com Ptolomeo quem construiu um complexo modelo de Sistema Solar que partia dessa noo ou percepo errada. A ruptura com esse obstculo levar mais de 1000 anos e muitos cientistas perseguidos pela Inquisio.

Modelo geocntrico de Ptolomeu

Obstculo unitrio e pragmtico

Captar a unidade total de um fenmeno natural sem analisar suas partes. Assim mesmo, refere-se ao obstculo que representa para o cientista dar valor somente ao que percebe como o til e desprezando outras pesquisas cientficas. Excluso da cincia bsica- reflexes tericas- sem consequncias empricas imediatas.

O obstculo do quantitativo

Considerar tudo o que pode ser quantificado e medido como sendo superior s observaes qualitativas. Excesso de dados que no aportam nada novo para a pesquisa. Preocupao com clculos e mtodos para estabelecer correlaes, mais que com as classificaes e hiptese do estudo.

Correlaes pouco significativas


Os riscos associados ao assim chamado pessimismo parecem haver-se multiplicado nos ltimos anos pessimismo aparece como fator de risco para:

as doenas coronrias (Giltay et ao , 2004) o mal do Parkinson, o cncer (Schulz, et al,1996) Depresso ansiedade a mortalidade precoce (Kivimaki et ao , 2005). insonia

2. Thomas Kuhn (1962) A estrutura das revolues cientficas

instala a necessidade de olhar para o carter histrico, social e institucional do conhecimento cientfico. objetividade, neutralidade e validao tem sentido dentro de um marco histrico e social os paradigmas A estrutura de produo do conhecimento cientfico que serve de modelo continua tendo como modelo (a histria) da Fsica.

A revoluo Copernicana e as descobertas de Galileu Galilei

https://www.youtube.com/watch?v=_pz6W3HMEWI

O que se entende por cincia

depende em gram medida do contexto histrico de produo. critica ideia a-histrica da cincia no h acumulo de descobertas ou processo de desenvolvimento continuo Devemos estudar as comunidades cientificas mais que os cientistas.

A comunidade cientifica
o verdadeiro Sujeito da cincia estabelece o consenso entre os pesquisadores entorno a uma tarefa comum O consenso surge de uma obra de referncia (fsica de Aristteles, Principia Newton) Essa obra resolve um problema de modo convincente. Se utiliza como modelo de resoluo exemplar de novos problemas resoluo exemplar de problema (modelo que se replica)

A formao cientifica

assimilao desse modelo. consenso profissional matriz disciplinar constituio de um paradigma. delimita teorias, questes, procedimentos, valores a ser respeitados. Reproduo desse paradigma construo da cincia Normal Implica um ver como. (Gestalt)

A noo de Paradigma
matriz disciplinar (teorias, princpios metodolgicos, estratgias explicativas definidas por consenso) resoluo exemplar de problema (modelo que se replica) Um paradigma supe uma determinada viso de mundo ou cosmo viso, mas no se reduz a isso

Gestalt: teoria da percepo Lentes inversoras

O conhecimento cientfico histrico


Construo de um paradigma Ciencia normal (monta quebra-cabeas) acumulao de conhecimentos (dados) apario de anomalias Ocultamento e reforamento da matriz disciplinar existente acumulo de anomalias processo de crise revoluo cientfica instaurao de um novo paradigma.

A cincia normal

Contrariamente viso tradicional, os cientistas no so sujeitos constantemente crticos e descobridores de fenmenos inesperados. O cientista normal um sujeito que, a principio, confia no paradigma em que se formou, e se aplica a resolver as questes conforme o paradigma. (Cupani,85)

As regras limitam a ndole da soluo aceitvel e indicam os passos da pesquisa. O empreendimento cientfico, no seu conjunto, revela a sua utilidade, de tempos em tempos, abre novos territrios, instaura ordem e testa crenas estabelecidas h muito tempo. No obstante isso, o indivduo empenhado num problema de pesquisa normal quase nunca est fazendo qualquer dessas coisas. Uma vez engajado em seu trabalho, sua motivao passa a ser bastante diversa. O que o incita ao trabalho a convico de que, se for suficientemente habilidoso, conseguir solucionar um quebracabea que ningum at ento resolveu, ou, pelo menos, no resolveu to bem . (Kuhn, 1978, p. 61)

Crises e anomalias
Desconfiana no paradigma instala-se um perodo de crise e de cincia extraordinria(no normal) Ento os cientistas se dividem entre: 1- aqueles que se esforam por salvar o paradigma e 2- os que comeam a buscar uma alternativa ao mesmo, sentindo, em palavras de Kuhn, que chegada a hora de renovar os instrumentos.

Crises e anomalias
instrumentos.

Crises e anomalias 1
A

transio de um paradigma em crise para um novo, do qual pode surgir uma nova tradio de cincia normal, est longe de ser um processo cumulativo, obtido atravs de uma [melhor] articulao do velho paradigma. antes uma reconstruo da rea de estudos a partir de novos princpios, reconstruo que altera algumas das generalizaes tericas mais elementares do paradigma, bem como muitos dos seus mtodos e aplicaes.

Crises e anomalias 2
Durante o perodo de transio haver uma grande coincidncia (embora nunca completa) entre os problemas que podem ser resolvidos pelo antigo paradigma e os que podem ser resolvidos pelo novo. Haver igualmente uma diferena decisiva no tocante aos modos de solucionar os problemas. Completada a transio, os cientistas tero modificado a sua concepo da rea de estudos, de seus mtodos e de seus objetivos. (Kuhn, 1978, p. 116.

Revoluo Cientifica: caractersticas


1-paralelo com as revolues polticasas revolues cientficas so processos que induzem mudanas no permitidas pelas instituies prexistentes tal como a escolha entre duas instituies polticas em competio, a escolha entre paradigmas demonstra ser uma escolha entre modos incompatveis de vida comunitria (Kuhn, 1978, p. 127). 2- Reinterpretao de teorias anteriores: A suposta compatibilidade deriva de que, uma vez operada a substituio, a teoria anterior reinterpretada a partir da nova. 3-incomensurabilidade: a tradio de cincia normal que emerge de uma revoluo cientfica no somente incompatvel, mas muitas vezes verdadeiramente incomensurvel com aquela que a precedeu (ibid., p. 138).

Revoluo Cientifica 1:
O historiador da cincia que examinar as pesquisas do passado a partir da perspectiva da historiografia contempornea pode sentir-se tentado a proclamar que quando mudam os paradigmas, muda com eles o prprio mundo [cientfico]. Guiados por um novo paradigma, os cientistas adotam novos instrumentos e orientam seu olhar em novas direes. E o que ainda mais importante: durante as revolues, os cientistas vem coisas novas e diferentes quando, empregando instrumentos familiares, olham para os mesmos pontos j examinados anteriormente.

Revoluo Cientifica 2:
como se a comunidade profissional tivesse sido transportada para um novo planeta, onde objetos familiares so vistos sob uma luz diferente e a eles se agregam objetos desconhecidos. Certamente, no ocorre nada semelhante: no h transplante geogrfico; fora do laboratrio os afazeres cotidianos em geral continuam como antes. No obstante, as mudanas de paradigma realmente levam os cientistas a ver o mundo definido por seus compromissos de pesquisa de uma maneira diferente. Na medida em que seu nico acesso a esse mundo d-se atravs do que vem e fazem, podemos ser tentados a dizer que, aps uma revoluo, os cientistas reagem a um mundo diferente (Kuhn,1978, p. 145-146).

Noes de Verdade ou realidade no servem como parmetros para pensar que a cincia progride. Porem, Kuhn no reconhece que os objetos e teorias surgem em um marco exterior cincia Desconsidera critrios econmicos e polticos que levam a financiar determinadas pesquisas e no outras. (ex. o pensamento reducionista atualmente existente nas cincias da vida)

Anda mungkin juga menyukai