Anda di halaman 1dari 78

CINTURA PLVICA

Prof Arlei Lima

PELVE
Qual a diferena entre pelve, cintura plvica e quadril?

A pelve que significa bacia serve como base do tronco e forma a conexo entre a coluna vertebral e os membros inferiores. Ela consiste em quatro osso: quadril direito, quadril esquerdo, sacro e cccix.

A cintura plvica formada pelos dois ossos do quadril e cada osso do quadril formado pela fuso de trs ossos: squio, lio e pbis.

Estudo Radiogrfico da bacia


A Cintura Plvica freqentemente comparada com o ombro, j que uma articulao triaxial, capaz de funcionar em todos os trs planos, e tambm o elo proximal de seu membro Em contraste com o ombro que feito para dar mobilidade, a cintura plvica uma articulao estvel, feita para sustentao de peso.

INTRODUO O osso do quadril formado por trs outros ossos (leo, squeo e pbis) que se fundem. Os dois "ossos do quadril" articulam-se entre si anteriormente ao nvel da snfise pbica.

Posteriormente, eles articulam-se com o sacro.


O anel sseo assim formado e o cccix compem a cintura plvica tambm conhecida como pelve.

Anatomia Aplicada radiologia . PELVE


A pelve formada por trs ossos dois ossos do quadril ( inominados), o sacro e o cccix. O lio, o squio e o pbis compem cada ossos do quadril; a fuso desses trs componentes forma o acetbulo caliciforme que aloja a cabea do fmur, formando a articulao do quadril .

ANATOMIA Cada metade da cintura plvica consiste de trs ossos: o leo, squeo e pbis. Eles esto separados, no incio da vida, mas no adulto esto unidos formando uma slida estrutura denominada osso coxal ou osso do quadril. A bacia plvica est fechada posteriormente pelo sacro, situado entre os dois quadris, com os quais se articula.

LIO.

Cada lio composto de um corpo e uma asa. O corpo do lio a poro mais inferior prxima do acetbulo e inclui os dois quintos superiores acetbulos. A poro da asa a parte superior fina e alargada do lio. A Crista do lio a margem superior da asa e estende se da espinha ilaca nteroposterior(EIAS) at a espinha laca pstero-superior (EIPS).

No posicionamento radiogrfico, o pico mais elevado da crista frequentemente chamado de crista ilaca, mas na verdade ela estende-se entre EIAS e a EIPS. Abaixo da EIAS est uma projeo menos proeminente denominada espinha ilaca nteroinferior. Do mesmo modo, inferiormente EIPS est a espinha ilaca pstero-inferior.

Marcos de Posicionamento Os dois importantes marcos de posicionamento do lio so crista do lio (crista ilaca) e a EIAS.

EIAI
EIP inferior

Corpo do isquio

Ramo do isquio

SQUIO.

O squio a poro nfero posterior de cada osso do quadril. A poro superior do squio o corpo, que forma os dois quintos posteriores do acetbulo. A poo inferior o ramo, que termina no tuberosidade isquitica.

Pbis;

O pbis a poro nfero-anterior de cada osso do quadril. O corpo do osso do pbis a frao nteroinferior complementar do acetbulo. Os ramos superiores do pbis se estendem no sentido nteromedial de cada corpo para formar a articulao da snfese pbica na linha mediana. Os ramos inferiores do pbis se estendem para posterior, unindo-se ao squio.

Pelve Verdadeira e Falsa.


Um plano traado atravs da borda da pelve divide a rea plvica em duas cavidades. A borda plvica definida pela parte superior da snfese pbica anteriormente e pala parte superior proeminente do sacro posteriormente. A grande rea acima ou superior ao plano oblquo atravs da borda plvica denominada pelve maior, ou falsa. A poro alargada da pelve formada basicamente pelas asas ilacas constitui os limites laterais e posteriores da pelve falsa, ao passo que os msculos abdominais da parede anterior definem os limites anteriores. Os rgos abdominais da parede anterior definem os limites anteriores. Os rgos abdominais mais inferiores e o teto no tero gravdico ficam apoiados no assoalho da pelve maior. A rea inferior ao plano que passa atravs da borda plvica denominada pelve menor, ou verdadeira. A pelve verdadeira uma cavidade completamente circundada por estruturas sseas. O tamanho e a forma da pelve verdadeira so da maior importncia durante trabalho de parto, pois a pelve verdadeira forma o canal de parto real.

Osteologia pelve falsa e verdadeira


Osteologia pelve falsa e verdadeira
Acima do estreito superior: MAIOR OU FALSA rgos do sistema gastrintestinal baixo e do sistema urinrio.

Estreito superior ou borda plvica

Abaixo do estreito superior: MENOR OU VERDADEIRA


rgos reprodutores, bexiga urinria e intestino grosso distal.

Pelve verdadeira
O plano oblquo definido pela borda da pelve denominado entrada, ou abertura superior , da pelve verdadeira. A sada, ou abertura inferior, da pelve verdadeira definida pelas duas tuberosidades isquiticas na ponta do cccix. Os trs lados da sada em forma triangular so formados por uma linha entre as tuberosidades isquiticas e uma linha entre cada tuberosidade isquitica e o cccix. A rea entre a entrada e sada da pelve verdadeira denominada cavidade da pelve verdadeira. Durante o trabalho de parto, a criana deve percorrer a entrada, a cavidade e a sada da pelve veradeira.

Osteologia pelve masculina e feminina


Formato geral
Homem mais estreita, profunda e menos alargada em cima; Mulher mais larga, rasa e mais alargada em cima.

ngulo do arco pbico


Homem ngulo agudo ( que 90) Mulher ngulo obtuso ( que 90)

Formato da entrada
FEMININA

Homem mais oval Mulher mais redonda

MASCULINA

1= Osso do quadril Esq. 2= Crista Ilaca 3= lio Esq. 4= squio esquerdo 5= Tuberosidade isquitica 6= espinha isquitica Dir 7= Fossa ilaca direita

8= teto do acetbulo Dir


9= Espinha Ilaca 10= EIA Inferior Esq. 11= EIP superior Dir. 12 =EIP inferior direita 13=Ramo superior do pbis esquerdoR 14= Ramo inferior do pbis esquerdo 15= Corpo do pbis 16= Forame obturador esquerdo 17= Snfise pubiana 18= Sacro 19= Articulao Sacro ilaca 20= Ccix.

A= Crista Ilaca
B= EIAS ( terminaao anterior da crista) C= Corpo do squio esquerdo D= Tuberosidade isquitica

E= Snfise pbica
F= Ramo inferior do pbis D G = Ramo superior do pbis D H= Espinha isquitica direita I= Acetbulo do quadril direito J= Colo do fmur direito K= Trocanter maior do fmur direito. L= Cabea do fmur direito M= Asa do lio direito.

As articulaes do sacro com os dois ossos do quadril so to imveis que, praticamente, toda estrutura da cintura plvica pode ser considerada como um s osso.

O dimorfismo sexual ntido em relao com a cintura plvica, com efeito, quando se compara a pelve masculina com a pelve feminina, esta diferena na morfologia da cintura plvica est ligada funo de gestao e sobretudo ao parto.

Osteologia Articulaes da pelve


Articulao sacro ilacasarticulaes entre sacro e cada lio Snfise pbica- estrutura entre os ossos pbicos direito e esquerdo. Unio do acetbulo- uma articulao temporria de crescimento de cada acetbulo que solidifica no meio da adolescncia Articulaes do quadrilarticulaes entre a cabea do fmur e o acetbulo

MSCULOS QUE ATUAM NA ARTICULAO DO QUADRIL

A articulao do quadril envolvida por msculos poderosos e bem equilibrados que no somente movimentam os membros, como tambm ajudam a manter a posio do tronco. Os vinte e dois msculos que atuam sobre a articulao do quadril podem ser classificados como se segue:

MSCULOS 3 flexores Psoas, ilaco, reto femoral

1 flexor-adutor
4 adutores 3 extensores 1 extensor rotador externo 1 abdutor 1 flexor-abdutorrotador externo

Pectneo
Grcil, adutor longo, adutor breve e adutor magno Bceps femoral (poro longa), semimembranceo, semitendneo. Eles tem o dobro da ao dos flexores.

Grcil mximo
Glteo mdio Sartrio Tensor da fscia lata, glteo mnimo Piriforme, obturador externo, obturador interno, gmeo superior, gmeo inferior, quadrado da coxa.

2 rotadores internos
6 rotadores externos

Com uma rotao externa, v-se que a parte anterior ou inferior do colo que se encontra face ao acetbulo; a abduo pode, ento, ser muito mais ampla. Observam-se tambm movimentos de rotao do quadril, que fazem girar o fmur sobre seu eixo, como um parafuso: no se deve confundir com as rotaes do joelho. . ROTAO INTERNA: o p orienta-se medialmente. necessria uma boa rotao interna para executar a posio "sentado entre os joelhos" sem forar a rotao externa do joelho.

. ROTAO EXTERNA: o p orienta-se lateralmente; solicitada pelos bailarinos clssicos para o "en dehors" necessria uma boa rotao externa para realizar a posio de ltus sem danificar os joelhos e os tornozelos a rotao externa, realizada a partir da posio de quadril fletido, mais ampla, j que nesse caso o ligamento iliofemoral se encontra relaxado. . mais freqente que se somem vrios movimentos de quadril e que se realizem em direes mistas, como por exemplo: abduo + rotao externa, ou flexo + abduo.

EFEITO DA ROTAO DO MEMBRO INFERIOR POSIO ANATMICA. -Eixos longitudinais dos ps na posio vertical -Colos femorais parcialmente encurtados -Trocanteres menores parcialmente visveis.

Efeito da Rotao do Membro Inferior


Rotao Medial de 15 a 20 - Posio desejada para visualizar pelve e quadril.
-Eixos longitudinais dos ps e membros inferiores rodados internamente em 15 a 20 -Cabeas e colos femorais em perfil -Incidncia correta AP dos fmures proximais -Trocanteres menores no visveis ou ligeiramente visveis em alguns pacientes

Efeito da Rotao do Membro Inferior


Rotao Externa. - Eixos longitudinais dos ps e membros inferiores igualmente rodados lateralmente em uma posio normal de relaxamento

-Colos femurais grandemente encurtados


-Trocanteres menores visveis em perfil internamente.

Efeito da Rotao do Membro Inferior


Rotao tpica com fratura do quadril. -Eixo longitinal do p
esquerdo rodado externamente (do lado da fratura do quadril. -P direito e membro no-afetados em posio neutra. -Trocanter menor no membro rodado externamente (esquerdo mais visvel; rea do colo encurtada.

INCIDNCIAS GERAIS
ntero- posterior

AP OPD OPE

Obliqua Posterior Direita Oblqua Posterior Esquerda

Incidncia de Rotina AP, OPD, OPE.

Incidncia Plvica Ap bilateral);Pelve


PATOLOGIA DEMONSTRADA
Fraturas, Luxaes articulares, doena degenerativa e leses sseas. Fatores tcnicos.

( quadril

1. Tamanho do filme 35 x 43 cm , em sentido transversal.

Posio do Paciente. Com o paciente em decbito dorsal, os braos ao


lado do corpo ou cruzados sobre o trax. Alinhe o plano mediossagital do paciente linha central da mesa e ao RC. Assegure-se de que a pelve no est rodada; a distncia do tampo da mesa at cada EIAS deve ser igual.

Separe pernas e ps, ento rode interna-mente os eixos longitudinais dos ps e mem-bros inferiores em 15 a 20.

RAIO CENTRAL
O RC perpendicular ao filme,

direcionado ao ponto mdio entre o nvel da EIAS e a snfise pbica. Esse ponto est (5cm) abaixo do nvel da EIAS. Centralize o chassi DFoFi mnima de (100 cm) Colimao; Faa a colimao para as margens laterais da pele e para as bordas superiores e inferiores do filme.

RESPIRAO; Prender a respirao durante a exposio.

Estruturas mostradas.
Cintura plvica, L5, sacro e cocxi, cabeas, colo femurais e trocanteres maiores so visveis. POSIO Os trocanteres menores no devem ser visveis de modo algum, ou em muitos pacientes apenas as pontas so visveis. Os trocanteres maiores devem aparecer iguais em tamanho e forma.

ADVERTNCIA. No tente rodar internamente as pernas quando


se suspeita de fratura ou luxao do quadril. Faa a incidncia com a perna afetada como esta

Incidncia de Cleaves (posio de R) 15


PATOLOGIA DEMONSTRADA Essa incidncia til para evidencia de uma quadril no traumatizado ou de displasia do desenvolvimento do quadril, tambm conhecida como luxao congnita do quadril.

FATORES TCNICOS
Tamanho do filme.- 35X 43 cm
Sentido Transversal.

Incidncia de Cleaves 15 R
Regies posteriores das articulaes coxo femorais mais prximas do filme. Paciente em decbito dorsal ou sentado, fletindo as coxas e as pernas com os ps apoiados na mesa, mantendo os joelhos e os ps unidos. Raio central perpendicular, penetrando no meio de espao entre as duas articulaes coxo femorais. A incidncia de Cleaves (R) deve ser sempre comparativa, e, quando

Indicada, devem ser feitas as duas radiografias, conforme a seguir. Radiografia afastando os dois joelhos do plano mediano sagital de 15, cada um deles. Radiografia afastando os dois joelhos do plano mediano sagital de 60, cada um deles na incidncia de Cleaves as duas regies plantares permanecem quase que encostadas uma outra.

cidncia Ap bilateral perna de r) lve. Mtodo Cleaves.

Tamanho do filme 35 X 43 cm .
Sentido transversal

Com o paciente em decbito dorsal, coloque os braos sobre o trax. Alinhe o paciente linha mdia da mesa e / ou filme e ao RC Assegure-se de que a pelve no esteja rodada

Centralize o filme em relao a RC, ao nvel das cabeas femorais, o topo do filme aproximadamente ao nvel da crista ilaca.
Flexione ambos os joelhos e aproximadamente 90, como demonstrado Una as superfcies plantares dos ps e abduza ambos os fmures 40 a 45 a partir da vertical. Assegure-se de que os dois fmures esto igualmente abduzidos e que a pelve no esta rodada.

RC

perpendicular ao filme, direcionado a um ponto 7,5 cm abaixo do nvel da EIAS e 2,5 cm acima da snfise pbica. Distancia FoFi mnima de 100 cm.
Faa a colimao para as Bordas do filme dos quatros lados .

Prender a respirao durante a exposio.

Estruturas Mostradas. Cabeas e colos


femorais, acetbulo e reas trocantricas so visveis em uma radiografia.

Posio Nenhuma rotao evidenciada


pela aparncia simtrica dos ossos plvicos, especialmente a asa do lio, dois forames obturadores e espinhas isquiticas, se visveis. A cabea e colos femorais e os trancanteres menores e maiores devem parecer iguais em tamanho, como projetados alm da margem inferior ou medial dos fmures. Os trocanteres maiores aparecem na maior parte das vezes sobrepostos sobre os colos femorais, que aparecem encurtados .

Trocanter maior

Cabea femoral

Incidncia de sada AP Axial (para ossos plvicos anteriores/inferiores (Inlet view e Outlet view)
Essa incidncia apresenta uma excelente viso bilateral dos ossos pbicos e isquiticos para avaliar trauma plvico, fraturas ou luxao

Tamanho do filme 24 X 30 cm Chassi em sentido transversal.

Regio posterior da bacia mais prxima

do filme. Paciente em decbito dorsal com o plano mediano sagital coincidindo com a linha central da mesa. Os membros inferiores do paciente devem ser mantidos em rotao interna
1. RC com inclinao ceflica de 20 a 35 em homens e 30 a 40 nas mulheres. (esses ngulos diferentes so devidos s diferenas nos formatos entre as pelves masculinas e femininas. 2. Direcione o RC a um ponto na linha mdia 3 a 5 cm distal borda superior snfise pbica ou trocanteres maiores.
3. DFoFi 100cm.

COLIMAO;
Faa a colimao fechada dos quatros lados na rea de interesse.
RESPIRAO; Prender a respirao durante a exposio.

Estruturas Mostradas. Ramos


Superiores e inferiores dos osssos pbicos e corpo e ramo do squio so bem demonstrados,com mnimo em curtamento ou sobreposio.

CORPO DO PBIS

Ramo superior do pbis

Snfise pbica

lio

Acetbulo

Forame obturador

Forame obturador

Ramo inferior do pbis

Ramo do squio

Tuberosidade Isquitica

Incidncia de entrada. AP Axial Pelve


Patologia Demonstrada. Essa incidncia axial do anel plvico permite a avaliao de traumatismo plvico em busca de luxao posterior ou rotao interna ou externa da pelve anterior.
FATORES TCNICOS. Tamanho do filme 35 X 43 Em sentido Transversal.

POSIO

DO PACIENTE

. Regio posterior da bacia mais prxima do filme.

. Paciente em decbito dorsal com o plano mediano sagital coincidindo com a linha central da mesa.
. Os ps do paciente devem ser mantidos em rotao interna.

Raio Central.
Direcione o RC a um ponto na linha mdia ao nvel da
EIASs.

ngulo do RC podlica ou caudal de 40, penetrando 3 cm acima da snfise pubiana.


DFoFi de 100cm

Critrios Radiogrficos.
Estruturas Mostradas. Essa uma incidncia que demonstra o anel plvico ou a entrada (abertura Superior) em sua totalidade.

Critrios de Exposio
Exposio tima demonstra as pores anterior e posterior do anel plvico superpostos. Regies laterais da asa geralmente esto superpostas. Margens ssea e trauma trabecular dos ossos pbicos e isquiticos aparecem nitidamente, indicando ausncia de movimento.

ESTRUTURAS MOSTRADAS.

G= Entrada da pelve
abertura superior

B C

G
E F

A= Asa do ilio esquerdo B=Espinha isquitica

D= Cabea femoral

E= Colo do fmur

C=Parte superior do copro do squio F=

Ramo pbico superior e squio sobrepostos

Paciente em hemidecubito lateral, com a regio posterior direita do quadril mais prxima do filme.

A regio da articulao coxofemoral direita deve coincidir com a linha central da mesa. Obliquidade paciente- filme 45. Centralize o chassi em sentido longitudinal em relao ao nvel da cabea femor

Incidncia oblqua da Pelve Acetbulo. Mtodo de Judet ou Alar- Obturatriz. OPD 0PE
PATOLOGIA DEMONSTRADA
A posio til para avaliar fratura acetabular ou luxao do quadril. So geralmente feitas as oblquas direitas e esquerdas para comparao, com ambas no lado inferior do acetbulo, dependendo da anatomia a ser visualizado

FATORES TCNICOS.
Tamanho do filme 24 X 30
Em sentido Longitudinal.

Oblqua Posterior Direita.


Incidncia de Judet para o lado direito ALAR

Posio do Paciente.
Paciente em hemidecubito lateral, com a regio posterior direita do quadril mais prxima do filme. A regio da articulao coxofemoral direita deve coincidir com a linha central da mesa. Obliquidade paciente- filme 45. Centralize o chassi em sentido longitudinal em relao ao nvel da cabea femoral.

RAIO CENTRAL
O RAIO CENTRAL PERPENDICULAR, PENETRANDO NO NVEL DA ARTICULAO COXOFEMURAL DIREITA. OPD (ALAR) MOSTRA AS REGIES DO REBORDO ANTERIOR DO ACETBULO E DA COLUNA POSTERIOR ILIOISQUIAL.

Respirao:
Prender a respirao para a exposio.

Alar :

Coluna Posterior Parede Anterior Asa do Eliaco

= ASA ILACA =CABEA FEMORAL

= COLUNA POSTERIOR ILIOSQUITICA


=REA DA BORDA ANTERIOR DO ACETBULO

0blqua Posterior Esquerda.


Incidncia de Judet = Obturatriz.

POSIO DO PACIENTE.
Paciente em hemidecbito lateral com a regio posterior esquerda mais prxima do filme e o lado direito elevado.
A regio da articulao coxo femoral direita deve coincidir com a linha central da mesa. Obliquidade do paciente-filme de 45

RAIO CENTRAL

PERPENDICULAR, PENETRANDO AO NVEL DA ARTICULAO COXOFEMURAL DIREITA.

ESTRUTURAS MOSTRADAS.
A OPE OBTURATRIZ DO QUADRIL DEMONSTRA AS REGIES DO ACETBULO E DA COLUNA ANTERIOR ILIOPBICA.

Obturatriz :

Parede Posterior Burraco Obturador

Area da borda posterior do acetbulo sobreposta pela cabea femoral.

ASA ILIACA

Coluna
anterior iliopbica

Forame obturador

Tcnicas para exames da Bacia e quadril. Alguns cuidados com a queixa do paciente.

Cuidado com fraturas na bacia

Paciente na Maca Sonda Vesical Soro Fratura Exposta

Anda mungkin juga menyukai