Anda di halaman 1dari 45

ATITUDE, POSTURA E COMPORTAMENTO

Marly Teresinha Pereira Depto de Economia, Administrao e Sociologia-ESALQ/USP mtpereir@esalq.usp.br

Marketing Pessoal
O Marketing Pessoal questiona

desde pensamentos e atitudes, at a apresentao e a comunicao, alm da tica e da capacidade de liderar, de se automotivar e de motivar as pessoas a sua volta.

. Hoje, mais do que nunca,

as empresas no momento de contratar analisam no s sua experincia profissional para a atividade, mas tambm tudo que possa enriquecer direta ou indiretamente a futura posio que voc pode vir a ocupar

Traduzindo
preocupaes com o capital

intelectual e a tica, so fundamentais para as empresas poderem definir de forma mais ampla o perfil de seus Colaboradores.

O MUNDO TRATA MELHOR QUEM SE TRATA MELHOR.


COMPORTAMENTO: A FORMA DE

SE APRESENTAR ABREM PORTAS E INFLUENCIAM OPINIES E DECISES. ESTAS QUESTES PASSARAM A TER IMPORTNCIA FUNDAMENTAL PARA TODOS, QUALQUER QUE SEJA A REA DE ATIVIDADE

CORAGEM PARA MUDAR


TODOS QUEREMOS SER FELIZES E

REALIZADOS . Os desejos bsicos das pessoas so muito parecidos: realizao profissional, pessoal, familiar, financeira, um bom futuro para si e para os filhos. No entanto, o grande problema est no em saber o que se quer, mas sim como fazer para conseguir aquilo que se deseja.

TUDO UMA QUESTO DE ATITUDE


intimamente ligada mudana (as vezes radical) de nossas atitudes: se realmente queremos algo, devemos ter coragem para alterar nosso comportamento em prol dos objetivos. nesse momento de mudana que a maioria das pessoas esbarra na falta de uma atitude adequada situao.
A conquista dos objetivos est

A fora de vontade e o desejo de realizar do lugar acomodao.

E a, o que acontece? Nada!


Tudo continua como est. Por isso comum as pessoas arrumarem culpados para seus insucessos: a crise, o mercado, o dlar, e a pior de todas: "ningum me ajuda..."

Diminua as preocupaes e viva melhor, ningum gosta de pessoas tristes e mal humoradas. Nem voc...

positivos, a prtica de esportes e atividades fsicas como nadar, caminhar, andar de bicicleta, pode melhorar de forma significativa a qualidade de vida de todos ns.

Associado a pensamentos

ENTUSIASMO E CONFIANA
Se existem duas caractersticas

marcantes e comuns s pessoas de sucesso, estas so o entusiasmo e a autoconfiana. Ter autoconfiana acreditar em si prprio e no poder de realizar, aliada uma grande capacidade de superao de problemas e imprevistos. O entusiasmo, o combustvel natural da determinao.

H pessoas,verdadeiros "doutores" em suas reas, que por no se aplicar com entusiasmo, no conseguem obter sucesso efetivo. O contrrio tambm verdadeiro: H pessoas que embora com pouco conhecimento, vencem apenas pelo entusiasmo com o qual se dedicaram.

ENTUSIASMO: fator determinante para nossas conquistas. Enquanto a autoconfiana nos deixa seguros de si, o entusiasmo nos impulsiona para ir adiante, com obstinao e eloqncia.

Quando no nos esforarmos em fazer o melhor, mesmo em tarefas que possam parecer simples, jamais nos sero confiadas tarefas de maior importncia.

FAA A DIFERENA COMUNICANDO-SE CORRETAMENTE

Estabelecer uma comunicao

eficaz pressupe alguns cuidados fundamentais.

Sua imagem, pode ser

seriamente comprometida pela forma como voc fala.

importante falar de forma

correta, utilizando inflexes de voz adequadas ao contexto.

Erros bsicos ferindo regras

bsicas gramaticais so imperdoveis. Exemplos: A eliminao do plural: "Ns vamo"..."Os carro"... Ou ainda frases do tipo: "Para mim consertar" que confunde quem faz, com quem sofre a ao.

AJUSTE O VOLUME
Falar alto ou baixo demais

prejudica sua comunicao.

Ajuste o volume e o tom de sua

voz ao local e ao nmero de pessoas, procurando falar de forma clara e eloqente

VIVA SUAS PALAVRAS:


Coloque vida e emoo no que est dizendo. Voc vai despertar a ateno das pessoas e suas chances de xito so bem maiores. Use adequadamente as pausas, o ritmo e, principalmente, a nfase para colocar entusiasmo em sua performance verbal.

UM BOM OUVINTE
Muitas pessoas falam demais e se

comunicam de menos. Quando necessitamos dizer algo, instintivo o desejo de falar imediatamente: isso no o ideal para uma boa comunicao. O dilogo a comunicao entre duas ou mais pessoas. J o monlogo, quando apenas uma fala.

Por uma srie de fatores, importante que voc seja um bom ouvinte:

ouvidas e se sentiro prestigiadas por voc. 2- Voc captar melhor toda a exposio do outro. 3- As idias do outro podem ser importantes ao desenvolvimento daquilo que ser dito por voc em seguida. 4- Pessoas que falam demais, so sinnimo de chatos.

1- As pessoas gostam de ser

DICAS PARA FALAR MELHOR


1) Seja voc mesmo

Essa e a primeira e maior "dica" de como falar melhor: a naturalidade acima de tudo. Nenhuma tcnica poder ser mais importante que a sua naturalidade. Aprenda, aperfeioe, progrida, mas ao falar, seja sempre natural.

2.Pronuncie bem as palavras


Pronuncie completamente as

palavras. no omita a pronuncia dos "s" e "r" finais e dos "i" intermedirios. Exemplo: fale primeiro, janeiro, terceiro, precisar, trazer, levamos, e no janero, tercero, precis, traze, levamo.

Pronunciando todos os sons corretamente, a mensagem ser melhor compreendida pelos ouvintes e haver maior valorizao da imagem de quem fala.
Faa exerccios para melhorar a dico lendo qualquer texto com um lpis entre os dentes e procurando falar da forma mais clara possvel.

3) Fale com boa intensidade


Se falar muito baixo, as

pessoas que estiverem distantes no entendero suas palavras e deixaro de prestar ateno.

Se falar muito alto, alem de se

cansar rapidamente, poder irritar os ouvintes.

Fale na altura adequada

para cada ambiente. No deixe, entretanto, o entusiasmo e a vibrao.

Se no demonstrar interesse pelo que transmite, no conseguira interessar sua platia.

4.Fale com boa velocidade


No fale rpido demais.

Se sua dico for deficiente, ser ainda mais grave, j que dificilmente algum conseguir entend-lo(a). No fale muito lentamente, com pausas prolongadas Isso ir entediar os ouvintes. Use um aparelho gravador para conhecer melhor a velocidade da sua fala e decidir-se pelo melhor estilo.

5.Fale com bom ritmo


Alterne a altura e a velocidade da

fala para construir um ritmo agradvel de comunicao.

Quem se expressa com velocidade e

altura constantes acaba por desinteressar os ouvintes, no pela falta de contedo, mas pela maneira "descolorida" como se apresenta.

6.Tenha vocabulrio adequado


Um bom vocabulrio tem de estar

isento de excesso de termos pobres e vulgares, como palavres e grias. No deve ser repleto de palavras difceis e quase sempre incompreensveis. No deve-se usar o vocabulrio especifico da sua profisso diante de pessoas no familiarizadas com o mesmo.

Evitando o vocabulrio pobre

e vulgar, no tendo a preocupao de se expressar com palavras difceis, e reservando o vocabulrio profissional apenas para aqueles que atuam dentro da mesa rea, voc estar desenvolvendo um vocabulrio simples, objetivo, e suficiente para identificar idias e pensamentos.

7) Cuide da gramtica
- Um erro gramatical, dependendo

da sua gravidade, poder atrapalhar a apresentao e at mesmo destruir sua imagem. Toda a gramtica precisa ser correta, mas principalmente faa uma reviso de concordncia e conjugao de verbos. Muitos hesitam na construo de frases porque tem duvidas sobre a concordncia a fazer ou o verbo a conjugar.

Aumente suas leituras de livros de bons autores e observe atentamente a construo das suas frases. A leitura uma das melhores fontes de aprendizado

8) Tenha postura correta ao falar


Fique sempre bem posicionado:procure

no colocar as mos nos bolsos, nas costas, cruzar os braos, nem se debruce sobre a mesa, cadeira ou tribuna. Deixe os braos naturalmente ao longo do corpo ou acima da linha da cintura e gesticule com moderao. Distribua o peso do corpo sobre as duas pernas, evitando apoio ora sobre uma perna, ora sobre a outra.

No se movimente de um lado para outro, desordenadamente. Quando estiver parado no abra demasiadamente as pernas. S se movimente se pretender aproximar dos ouvintes, ou dar nfase a determinada informao. No relaxe a postura do tronco com os ombros cados. Poder passar uma imagem negligente, ou de excesso de humildade.

No levante demasiadamente a cabea nem mantenha rgida a posio do trax: pode passar uma imagem arrogante e prepotente. Deixe o semblante sempre descontrado, sendo possvel, sorridente. No fale em alegria com a fisionomia fechada nem em tristeza com a face alegre. Lembrese sempre que preciso existir coerncia entre o que falamos e o que demonstramos na fisionomia.

9.Tenha inicio, meio e fim

Toda fala seja simples

conversa ou numa apresentao para uma grande platia, precisa ter inicio, meio e fim.

O Inicio
No inicio procure

conquistar os ouvintes desarmando suas resistncias e conquistando seu interesse e ateno. Para isso poder usar algumas das seguintes "dicas":

Conte uma pequena historia que

tenha estreita relao com o contedo de sua mensagem. Historias normalmente despertam o interesse. Elogie sinceramente os ouvintes. Use uma frase que provoque impacto. Diga que no ir consumir muito tempo. Use um tom bem humorado. Entretanto evite piadas. Levante uma reflexo.

No incio voc NO dever:


Pedir desculpas por no estar

devidamente preparado para falar. Contar piadas. Perguntar quando no desejar a resposta. Tomar partido sobre assuntos polmicos Comear com "chaves" ou frases muito usadas: A unio faz a fora... Uma andorinha s no faz vero, etc. Citar autores polmicos. O inicio deve ser breve, neutro e guardar interdependncia com o restante da fala.

O Meio
Primeira parte do meio, prepare o

tema a ser abordado: Conte numa nica frase sobre o que ir abordar: "Vou falar sobre o lazer do homem moderno". Em seguida, faa um relato histrico do tema, ou levante um problema para o qual dar soluo. Finalmente, fale sobre as etapas do assunto que ir desenvolver:Tema lazer:O lazer no campo, o lazer na praia e o lazer na clube.

Nas segunda parte, desenvolva o

assunto principal atendendo ao que foi preparado. Se fez um relato histrico, agora fale do presente; se levantou um problema, agora de a soluo; se dividiu o tema, agora cumpra as etapas prometidas. Use comparaes, exemplos, estatsticas, testemunhos, enfim, tudo que puder para confirmar o contedo de sua exposio. Se sentir que algum poderia fazer alguma objeo as suas afirmaes, este o momento de refut-la.

O FIM
No final faa uma breve recapitulao.

Em apenas uma ou duas frases, faa um resumo do que apresentou. Em seguida para encerrar, use os mesmo recursos sugeridos para iniciar: elogiar o auditrio, fazer uma citao, aproveitar uma circunstncia, um fato bem-humorado, levantar uma reflexo, etc. No encerre dizendo "era isso que eu tinha para falar" ou outras formas vazias, sem objetividade.

10) Fale com emoo


com sua mensagem, demonstre emoo e interesse nas suas palavras e aes. Assim, ter autoridade para interessar e envolver seus ouvintes
Fale com entusiasmo, vibre

S DEPENDE DE VOC!
As noes de Marketing

Pessoal, vesturio, etiqueta e bons costumes, aplicadas de forma correta, constituiro um diferencial definitivo na sua carreira e por conseguinte, na vida.

Querer bsico.

No entanto, apenas querer, no ajuda a conquistar os objetivos.

MERECER. USE SEU POTENCIAL! TENHA CORAGEM DE MUDAR!...

FAA POR

Anda mungkin juga menyukai