Anda di halaman 1dari 118

Slides de apoio ao livro

Todo o contedo dos slides est apresentado


no livro Gesto

de

Custos e Formao de Preos, publicado pela


Editora Atlas.
Adriano Leal Bruni

albruni@infinitaweb.com.br

Objetivos do arquivo CUSTOS.PPT


O conjunto de slides apresentados neste arquivo possui dois objetivos bsicos: 1) auxiliar docentes nas atividades e exposies didticas; 2) permitir que leitor faa uma breve reviso dos contedos abordados.
2

Tpicos Principais
1. Introduo 2. Conceitos e terminologias 3. Material direto 4. Custos de transformao 5. Custos por processo 6. Custos por ordem de produo 7. Custos para a tomada de deciso 8. Custeio baseado em atividades 9. Formao de preos
3

Introduo

Introduo

Introduo

Custos ... afinal, o que isto?

Definio de Custos

So essencialmente medidas monetrias dos sacrifcios com os quais uma organizao tem que arcar a fim de atingir seus objetivos

Razes da Contabilidade de Custos


Determinao do lucro: empregando dados originrios dos registros convencionais contbeis, ou processando-os de maneira diferente, tornando-os mais teis administrao; Controle das operaes: e demais recursos produtivos como os estoques, com a manuteno de padres e oramentos, comparaes entre previsto e realizado; Tomada de decises: o que envolve produo (o que, quanto, como e quando fabricar); formaes de preos, escolha entre fabricao prpria ou terceirizada.
7

Por que estudar os Custos?


Atender necessidades gerenciais de trs tipos:
informaes sobre a rentabilidade e desempenho de diversas atividades da entidade; auxlio no planejamento, controle e desenvolvimento das operaes; informaes para a tomada de decises.

Nascimento da Contabilidade de Custos

Aps Revoluo Industrial: necessidade de maiores e mais precisas informaes, que permitissem uma tomada de deciso correta. Antes: praticamente no existia, j que as operaes resumiam basicamente comercializao de mercadorias, e os estoques eram registrados e avaliados pelo seu custo real de aquisio.
9

Origens da Contabilidade de Custos


Revoluo Industrial: registrar os custos que capacitavam o administrador a avaliar estoques, determinar mais corretamente resultados e levantar balanos. I Guerra e crise de 29: necessidades de melhorias nos controles. II Guerra: maior necessidade de eficincia/eficcia; aumento da competio.
10

Terminologia contbil
Algumas das terminologias mais usuais:
gastos: sacrifcio financeiro que a entidade arca para a obteno de um produto ou servio qualquer; investimento: gasto ativado em funo de sua vida til ou de benefcios atribuveis a futuros perodos; custos: gasto relativo a bem ou servio utilizado na produo de outros bens ou servios; despesas: bem ou servio consumido direta ou indiretamente para a obteno de receitas; desembolso: pagamento do bem ou servio; perda: bem ou servio consumido de forma anormal.
11

Definio genrica de custos


Balano Patrimonial Demonstrativo de Resultado do Exerccio

Custos
Consumo associado elaborao do produto ou servio

Produtos ou Servios Elaborados

Despesas

Consumo associado ao perodo

Investimentos

Gastos
12

Cuidados na separao entre C e D


a) Valores irrelevantes devem ser considerados como despesas (princpios do conservadorismo e materialidade);

b) Valores relevantes que tem sua maior parte considerada como


despesa, com a caracterstica de se repetirem a cada perodo, devem ser considerados na sua ntegra (princpio do conservadorismo); c) Valores com rateio extremamente arbitrrio tambm devem ser considerados como despesa do perodo; d) Gastos com pesquisa e desenvolvimento de novos produtos podem ter dois tratamentos: como despesas do perodo em que incorrem, ou como investimento para amortizao na forma de custo dos produtos a serem elaborados futuramente. 13

Fluxo dos Custos


Balano Patrimonial

Custos
Diretos Indiretos

Demonstrativo de Resultado do Exerccio

(+) Receitas

Estoques
Materiais Diretos Produtos em Elaborao Produtos Acabados

(-) Custos do DRE


CMV CPV CSP

(-) Despesas
(=) Resultado
14

Classificao dos Gastos


MD
Materiais Diretos Matria-Prima Embalagem

MOD
Mo-de-Obra Direta Mensurada e identificada de forma direta

CIF
Custos Indiretos Custos que no so MD nem MOD

Despesas
Gastos no associados produo

Custo de transformao Custo primrio ou direto

Custo total, contbil ou fabril

Gastos totais ou custo integral 15

Classificaes : Unidade
Diretos: diretamente includos no clculo dos produtos; materiais diretos e mo de obra direta; perfeitamente mensurveis de maneira objetiva. Indiretos: necessitam de aproximaes, rateio. Primrios: apenas incluem a matria prima e a mo-deobra direta. De transformao: igualmente denominados custos de converso ou custos de agregao. Consistem no esforo agregado pela empresa na obteno do produto. Exemplos: mo-de-obra direta e custos indiretos de fabricao.
16

Classificaes: Volume
Valor $ Valor $

Fixos Variveis Semifixos Semivariveis

Quantidade Produzida Custos Fixos Exemplo : Aluguel Valor $

Quantidade Produzida Custos Variveis Exemplo : Mat Diretos Valor $

Quantidade Produzida Custos Semivariveis Exemplo : Copiadora

Quantidade Produzida Custos Semifixos Exemplo : Conta de gua

17

Classificaes: Controle
Controlveis: quando podem ser controlados por uma pessoa, dentro de uma escala hierrquica predefinida. O responsvel poder ser cobrado de eventuais desvios no previstos. No controlveis: quando fogem ao controle do responsvel pelo departamento. Por exemplo, rateio do aluguel. Em uma escala hierrquica superior todos os custos so controlveis.
18

Classificaes: Decises Especiais


Incrementais: tambm denominados diferenciais ou marginais, incorridos adicionalmente em funo de uma deciso tomada. De oportunidade: benefcio relegado em decorrncia da escolha de uma outra alternativa. Evitveis: custos que sero eliminados se a empresa deixar de executar alguma atividade. Inevitveis: independentemente da deciso a ser tomada, os custos continuariam existindo. Empatados: tambm denominados sunk costs ou custos afundados. Por j terem sido incorridos e sacramentados no passado, no devem influir em decises para o futuro por serem irrelevantes.
19

Classificaes: Base Monetria


Histricos: custos em valores originais da poca em que ocorreu a compra, de acordo com a Nota Fiscal. Histricos corrigidos: custos acrescidos de correo monetria, trazidos para o valor monetrio atual. Correntes: tambm denominados custos de reposio. Custo necessrio para repor um item no total. Estimados: custos previstos para o futuro. Custo padro: custo estimado com maior eficincia, valor ideal a ser alcanado.
20

Sistemas de Custeio
Podem ser classificados de acordo com diferentes critrios :
mecnica de acumulao; grau de absoro; momento de apurao.

21

Sistemas: Mecnica de Acumulao


Ordem especfica: so transferidos para determinadas solicitaes de fabricao. Empresas que produzem bens ou servios sob encomenda apresentam demanda intermitente ou fabricao de lotes com caractersticas prprias. Processo: empresa caracterizada por apresentar produo contnua, com produtos apresentados em unidades idnticas, produo em massa e demanda constante.
22

Sistemas: Grau de absoro


Por absoro: quando os custos indiretos so transferidos aos produtos ou servios. Direto: quando no clculo do custo dos produtos ou servios produzidos no so considerados custos indiretos. Apenas os custos diretos so incorporados. Custos indiretos so lanados diretamente na Demonstrao de Resultado.
23

Sistemas: momento de apurao


Pscalculados: custos reais apurados no final do perodo. Pr-calculados: custo alocado ao produto por meio de taxas predeterminadas de CIF, elaboradas com base na mdia dos CIFs passados, em possveis mudanas futuras e no volume de produo. Padro: custo cientificamente predeterminado.
24

Elementos de custos
Componentes principais:

Custos Diretos Indiretos Rateio

Material Direto (MD) Mo-de-Obra Direta (MOD) Custos Indiretos de Fabricao (CIF)

Estoque Prod A Prod B (+) Receitas

(-) CPV
(-) Despesas

Prod C
(=) Resultado
25

Elementos de custos
Material Direto (MD): todo material que pode ser alocado diretamente unidade do produto que est sendo fabricado e que sai da fbrica incorporado ao produto. Exemplo: embalagem. Mo de Obra Direta (MOD): todo o salrio pago ao operrio que trabalha diretamente no produto, cujo tempo pode ser identificado com a unidade que est sendo produzida. Despesas Indiretas de Fabricao (DIF): todas as despesas relacionadas com a fabricao e que no podem ser economicamente separadas entre as unidades que esto sendo produzidas.
26

No so elementos diversos
Despesas diversas: no podem ser alocadas ao produto final:
despesas com vendas; salrio do pessoal administrativo; gua e luz do escritrio.

27

Exerccio
Durante o primeiro semestre de 1998, a fbrica de pipocas Milho que Pula Ltda. registrou as transaes relatadas a seguir. Com base nas datas, histricos e valores, determine: a) o ms em que foram computados, no custo de produo, os 2.200 Kg de milho; b) os lanamentos contbeis para as transaes.
Data 07/05/98 11/06/98 07/08/98 Valor $800,00 $800,00 $800,00 Histrico Compra para pagamento em 90 dias de 2.200,00 Kg de milho para pipoca. Setor de produo solicita ao setor de estocagem os 2.200 Kg de milho para pipoca O setor financeira quita o boleto bancrio referente aos 2.200 Kg de milho

28

Exerccio
Alguns dados contbeis e financeiros das Fbricas de Sandlias Aladas Ltda. So fornecidos com base nos nmeros apresentados, estime :(a) o custo primrio; (b) o custo de transformao;(c) o custo fabril.

Conta Materiais requisitados : diretos Depreciao do parque industrial Aluguel da fbrica Aluguel de escritrios administrativos Materiais requisitados : indiretos Depreciao de computadores da diretoria Mo de obra direta Seguro da rea industrial
29

$ 8.200,00 1.700,00 5.200,00 7.400,00 950,00 720,00 9.400,00 2.600,00

Material Direto

Material Direto

30

Material Direto

O material direto, ou, simplesmente, MD, formado pelas matrias-primas, embalagens, componentes adquiridos prontos e outros materiais utilizados no processo de fabricao.
31

Trs problemas bsicos de MD


a) avaliao: qual o montante a atribuir quando vrias unidades so compradas por preos diferentes, como contabilizar sucatas etc. b) controle: como distribuir as funes de compra, pedido, recepo e uso, como organizar o kardex de controle, como inspecionar para verificar o efetivo consumo; c) programao: quanto comprar, como comprar, fixao de lotes econmicos de aquisio, definio de estoques mnimos de segurana etc.
32

Avaliao de MD
Sistema de inventrio peridico: quando a empresa no mantm um controle contnuo dos estoques. Consumo de material direto = Estoque Inicial + Compras Estoque Final Sistema de inventrio permanente: existe o controle contnuo da movimentao do estoque.
33

Critrios de avaliao
UEPS: ltimo a entrar, primeiro a sair ou, em ingls, Last In, First Out (LIFO). (legislao fiscal brasileira no permite). PEPS: primeiro a entrar, primeiro a sair ou, em ingls, First In, First Out (FIFO). Custo Mdio Ponderado: pode ser mvel ou fixo. O custo a ser contabilizado representa uma mdia dos custos de aquisio.
34

Comparao entre critrios

Mtodo UEPS Custo Mdio PEPS

Estoque Menos estoque Equilbrio entre UEPS e PEPS Mais estoque

Lucro Menos lucro Equilbrio entre UEPS e PEPS Mais lucro

Imposto de Renda Menos Imp de Renda Equilbrio entre UEPS e PEPS Mais Imp de Renda

35

Exerccio
Durante o incio das suas atividades, a Comercial de Bugigangas Ltda. adquiriu trs ventiladores por $ 40,00 cada. Uma semana depois comprou mais duas unidades por $ 88,00 no total. Na terceira semana comprou mais uma unidade por $ 54,00. No ms seguinte, efetuou uma nica venda de quatro unidades por $ 62,00 cada. Qual o custo da venda e o lucro obtido, considerando os trs diferentes critrios de contabilizao de custos?

36

Classificao ABC
Itens A: de elevado valor relativo e que, portanto, merecem um controle mais rigoroso que os demais. Itens B: valores no so to representativos como os estoques dos itens A, mas representam, tambm, uma elevada aplicao de recursos. Itens C: representam estoques numerosos em termos de itens, porm pouco representativos em termos de valor.
37

Exerccio
Item Valor ($) 80 600 450 80.000,00 3.500,00 360 560 8.200,00 800 16.000,00 1.400,00 1.300,00 2.600,00 150.000,00 265.850,00 % 0% 0% 0% 30% 1% 0% 0% 3% 0% 6% 1% 0% 1% 56% 100%

Classifique os itens de acordo com o critrio ABC:

Linhas de costura Cera polidora leo lubrificante Cabos Plstico de embalagem Filmes de polietileno Filtros Peas de reposio Fitas adesivas para embalagem Couro Rolamentos industriais Parafusos Caixas de papelo Chapas Total

38

Mo-de-Obra Direta

Mo-de-Obra Direta
39

Conceito de MOD

Refere-se apenas ao pessoal que trabalha diretamente sobre o produto em elaborao, "desde que seja possvel a mensurao do tempo despendido e a identificao de quem executou o trabalho, sem necessidade de qualquer apropriao indireta ou rateio" (Martins, 1998: 143).
40

Consideraes Importantes
No clculo da MOD, importante considerar:
restries e imposies da legislao; encargos sociais; No Brasil, o trabalhador custa caro mas ganha pouco.

41

Clculos da MOD
Nmero de horas disposio por ano

Nmero de dias por ano (-) Repousos semanais remunerados (-) Frias (-) Feriados (em mdia) (=) Nmero mximo de dias disposio (x) Jornada diria (=) Nmero mximo de horas disposio
42

365 -48 -30 -12 275 7,3333 2.016,67

Clculos da MOD Subtotais


a) Salrios Nmero mximo de horas disposio Valor da hora trabalhada Total de salrios b) Repousos semanais remunerados Nmero de repousos em dias Jornada diria Nmero de repousos em horas Valor da hora trabalhada Total de repousos semanais remunerados c) Frias Frias em dias Jornada diria Frias em horas Valor da hora trabalhada Total de frias 30 7,3333 220 100 22.000,00 48 7,3333 352 100 35.200,00 2.016,67 100 201.666,67 d) Adicional constitucional de frias Percentual constitucional Total de frias Total de adicional de frias e) 13o Salrio 13o em dias Jornada diria 13o em horas Valor da hora trabalhada Total de frias f) Feriados Feriados em dias Jornada diria 13o em horas Valor da hora trabalhada Total de feriados 12 7,3333 88 100 8.800,00 30 7,3333 220 100 22.000,00 33,33% 22.000,00 7.333,33

43

Clculos da MOD Contribuies


Contribuies percentuais Previdncia Social Fundo de Garantia Seguro - acidentes de trabalho Salrio - educao SESI ou SESC SENAI ou SENAC INCRA SEBRAE Total
44

20,00% 8,00% 3,00% 2,50% 1,50% 1,00% 0,20% 0,60% 36,80%

Clculos da MOD Resumo


Subtotal a) Salrios b) Repousos semanais remunerados c) Frias d) Adicional constitucional de frias e) 13o Salrio f) Feriados Subtotal Acrscimo legal outras contribuies Total com contribuies Nmero de horas trabalhadas por ano Total Geral por hora
45

$ 201.666,67 35.200,00 22.000,00 7.333,33 22.000,00 8.800,00 297.000,00 36,80% 406.296,00 2.016,67 201,47

Exerccio
Na rea industrial da fbrica de Jujubas Peper Mint Ltda. os custos com mo-de-obra alcanam $ 6,20 por hora. Considerando 40 horas/semana, INSS igual a 22% sobre o salrio, FGTS igual a 8%, e 14 dias no trabalhados por ano em decorrncia de feriados e folgas abonadas, estime o custo total por hora.

46

Custos Indiretos de Fabricao

Custos Indiretos de Fabricao


47

Definio de CIF
So os gastos identificados com a funo de produo ou elaborao do servio a ser comercializado e que, como o prprio nome j revela, no podem ser associados diretamente a um produto ou servio especfico. Exemplo: alguns gastos de depreciao, salrios de supervisores de diferentes linhas de produo etc.
48

Grande problema dos CIFs


Rateio: extremamente problemtico.
Custeio Direto: no rateia nada;

RKW ou ABC estratgico: rateia tudo, inclusive despesas.

49

Exerccio
Determine o custo total dos produtos A, B e C apresentados a seguir:
Matria-Prima Mo-de-Obra Energia Eltrica Depreciao Seguros Materiais Diversos Manuteno Total Produto A 75.000 22.000 18.000 Diretos Produto B 135.000 47.000 20.000 Produto C 140.000 21.000 7.000 Indiretos 30.000 40.000 60.000 10.000 15.000 70.000 225.000 Total 350.000 120.000 85.000 60.000 10.000 15.000 70.000 710.000

115.000

202.000

168.000

Extrado de Martins (1998: 60).

50

Soluo do Exerccio
Usando custos diretos como base de rateio
Diretos Produto A Produto B Produto C Total $ 115.000 202.000 168.000 485.000 % 23,7% 41,6% 34,6% 100,0% Indiretos $ 53.351 93.711 77.938 225.000 % 23,7% 41,6% 34,6% 100,0% Total 168.351 295.711 245.938 710.000

51

Soluo do Exerccio
Usando modeobra direta como base de rateio
Produto A Produto B Produto C Total Mo de Obra Direta $ % 22.000 24,4% 47.000 52,2% 21.000 23,3% 90.000 100,0% Diretos Produto A Produto B Produto C Total $ 115.000 202.000 168.000 485.000 % 23,7% 41,6% 34,6% 100,0% Indiretos $ 55.000 117.500 52.500 225.000 Indiretos $ 55.000 117.500 52.500 225.000 % 24,4% 52,2% 23,3% 100,0% % 24,4% 52,2% 23,3% 100,0% Total 170.000 319.500 220.500 710.000

52

Custos por Departamentos

Custos por Departamentos


53

Vantagens dos Departamentos


Reduzir arbitrariedade dos rateios. Aumentar nveis de controle.

Antes dos departamentos

Depois dos departamentos

Fbrica A Produtos B C A B C

CC1

CC2

CC3

CC4

54

Exerccio
A companhia Verde e Rosa Ltda. estuda a possibilidade de distribuir alguns Custos Indiretos de Fabricao entre seus trs departamentos: Industrial; Programao e Controle e Embalagem. Utilizando as informaes apresentadas a seguir, determine os custos a serem alocados a cada departamento. Quais seriam os lanamentos contbeis sugeridos? Os critrios de rateio esto na segunda tabela.
Conta Seguros Depreciao de mquinas e mveis Encargos Sociais Gastos com manuteno Aluguel Total Critrio de rateio Total do imobilizado do departamento Valor das mquinas e mveis do depto Gastos com folha do departamento Diretamente ao departamento industrial rea ocupada pelo departamento $ 8.200,00 64.800,00 39.500,00 5.600,00 7.600,00 125.700,00

Departamento Industrial Programao e Controle Embalagem

Total Imobilizado ($) 650.000,00 80.000,00 310.000,00

Mquinas e Mveis ($) 1.600.000,00 180.000,00 40.000,00

Folha de rea ocupada Pagamento ($) (m) 280.000,00 80.000,00 90.000,00 17.000 500 1.800

55

Custos por Processos

Custos por Processos


56

Sistemas de acumulao de custos


Podem ser de alguns tipos principais, no excludentes:
por ordem de produo; de modo contnuo ou processo; pela responsabilidade; previsionais; acumulao: trs critrios:
custo por absoro; custo direto ou varivel; ABC.
57

Caractersticas
Caracterstica Analisada Desenvolvimento do produto Contratao do fornecimento Produo Dimenso da produo Mercado Vendas Produto Necessidade do produto Local de produo Estoque de matria prima Estoque de produtos Prazos de produo Produo por Ordem Especfica Especificao do cliente Seleo subjetiva (concorrncia) Limitada pelo cliente Nmero de peas contratadas Poucos compradores Procura do cliente Sob medida Especfica do cliente Na fbrica ou no campo Temporrio e especfico Indesejvel Geralmente, mdios ou longos Produo por Processo Especificao do fabricante Seleo objetiva (amostra) Planejada pelo fabricante Nmero de peas do perodo Muitos compradores Procura do cliente ou oferta do fabricante Seriado Global do mercado Na fbrica Permanente, geral para vrios produtos Necessrio Geralmente, curtos

58

Outras Caractersticas
Caracterstica Analisada Acumulao dos custos Apurao dos custos unitrios Requisio de materiais Produo por Ordem Especfica MAT, MOD e CIF por ordem de produo Custo especfico por ordem de produo ou lote de produtos Indica-se o nmero de ordem de produo Produo por Processo Por departamento e, em seguida, aos produtos Custo mdio por unidade produzida no perodo Indica-se o departamento e/ou cdigo do produto Incio e trmino do perodo contbil Compara custo mdio em diferentes perodos para conhecer as causas das variaes

Incio e trmino da Perodo de apurao produo ou abertura e dos custos finais fechamento da ordem de produo Custo unitrio Subsdio para preos em atividades futuras

Forma de custeamento Racionalizao no tempo

Predeterminada ou real Padro ou real

Menor

Maior

59

Custos por processo


Os custos so inicialmente classificados por tipo de gasto (natureza contbil) e depois compilados por processos especficos. Posteriormente, todos os custos so distribudos s unidades produzidas, por meio dos processos especficos. Deve procurar refletir todo o processo fsico da produo, criando centros de custos. Os nmeros so posteriormente transferidos de um centro para o seguinte, do mesmo modo como a produo transfere o produto fisicamente para outra fase.
60

Esquema de custos por processo


Estoque MP 1 2 Mo de obra direta Produtos em Proc 2a 6 3a 5 Produtos Acabados 6 7 Custo das Vendas 7

Controle de CIFs Departamentais Material Indireto 2b MO Indireta 3b T Outros CIFs 4

CIFs aplicados T 5

Contas Vrias a Pagar e Transfer 1 3 4

61

Exerccio
A Indstria de Roupas Bonita e Bela produz um nico produto: calas jeans masculinas. Seus departamentos industriais so direcionados s atividades de corte, costura e acabamento. Todos os produtos elaborados passam pelos trs departamentos, nesta ordem. Apenas no setor de acabamento no so incorporados materiais diretos aos produtos. Com base nos nmeros fornecidos a seguir, estime os custos totais e unitrios por departamento e o custo unitrio de cada produto comercializado. Sabe-se que os estoques iniciais e finais so nulos e que no perodo analisado foram iniciadas e completadas 1.500 unidades.

Corte Materiais diretos MOD CIFs aplicados


62

Costura 60.000,00 24.000,00 30.000,00

Acabamento 45.000,00 54.000,00

45.000,00 60.000,00 36.000,00

Custos por Ordem de Produo

Custos por Ordem de Produo

63

Definio
No sistema de custos por ordem de produo (ou encomenda), os custos so acumulados em folhas (ou registros eletrnicos) denominados Ordens de Produo ou Ordens de Fabricao. A soma das Ordens de Produo em Aberto representa o Estoque de Produtos em Processo. Quando os produtos ou servios so completados, as Ordens so encerradas e os custos so transferidos para o estoque de produtos acabados ou CPV, a depender da situao (Crepaldi, 1999. p. 122).
64

Esquema de contabilizao
Estoque Mat Diretos a OP1 a1 b1 c1 MOD b OP2 a2 b2 c2 CIF c

Produtos em Proc d f e

Produtos Acabados f g

Custo das Vendas g

65

Exerccio
A Grfica Traos e Rabiscos Ltda. apresentou os dados seguintes, referentes a sua produo no ms de maio de 19X3. Com base nestes nmeros, contabilize os lanamentos e apure o custo da empresa. Os custos indiretos de fabricao no perodo foram iguais a $4.000,00. A empresa costuma empregar a MOD como critrio de rateio destes custos.

Registros do almoxarifado : requisies de materiais diretos. Data Requisio OP Quantidade Custo Unitrio 12/Mai 1208/X3 563/X3 90 3,5 17/Mai 1209/X3 564/X3 210 3,6 Registros de utilizao de MOD. Data OP Quantidade 14/Mai 563/X3 300 21/Mai 564/X3 800 Custo Unitrio 6,2 6,2

66

Custo-Padro

Custo-Padro

67

Definio de Custo-Padro
O custopadro consiste em tcnica de fixar previamente preos para cada produto que a empresa fabrica. Duas das principais razes de se utilizar o custo-padro consistem no uso gerencial das informaes ou como forma de agilizar os processos de encerramentos mensais. Ressalta-se que essa forma de custeio no aceita para avaliao de estoques na data de balano, exceto quando a diferena for irrelevante.
68

Estimado versus Padro


Custo estimado: estabelecido com base em custos de perodos anteriores, ajustados em funo de expectativas de ocorrncias futuras Custo padro: estabelecido com mais critrio, representando o custo que determinado produto deveria custar, em condies normais de eficincia da mo-de-obra e dos equipamentos.
69

Padres: fsicos e monetrios


Fsicos: como materiais diretos, mo-deobra direta, consumo de energia, etc. so de responsabilidade de reas operacionais, como produo, PCP, desenvolvimento de produto etc. Monetrios: custos em unidades monetrias dos recursos necessrios, so de responsabilidade de reas administrativas, como controladoria, compras, departamento de pessoal.
70

Definio de padres
reas tcnicas Materiais Diretos Compras e Controladoria Materiais Diretos Quantidades

Controladoria
reas tcnicas Mo-De-Obra Direta Departamento de Pessoal Materiais Taxas Horrias Diretos Horas

Planejamento Custos Indiretos de Fabricao Controladoria

Volumes de Produo

Ficha de Custo Padro

Taxas Materiais de Diretos CIF

71

Anlise possvel
Preo
Pr
Variao Conjunta Variao de Preo

Pp
Variao de Quantidade

0
72

Qp

Qr

Quantidade

Exerccio
O custopadro do caderno Especial Durvel indica que para cada unidade produzida deveriam ser necessrios 200 g de papel sulfite

para o miolo, 40 g de papel de alta gramatura para as capas, 60 g


de espiral plstica, 0,30 hora de mo-de-obra direta e $ 0,82 de CIFs apropriados. Os preos unitrios dos materiais diretos so iguais a: papel de alta gramatura: $ 18,30/Kg; papel sulfite:

$ 8,60/Kg; MOD: $ 5,50 por hora. No ms de maio de 19X1 foram


produzidas 500 unidades, sendo consumidos 22 Kg de papel alta gramatura, com valor total igual a $ 424,60; 108 Kg de papel sulfite, com valor total igual a $ 831,60; e 140 horas de MOD, que apresentaram um valor total igual a $ 798,00. Determine e analise as variaes de preo, de quantidade e conjunta dos insumos utilizados. 73

Custeio Direto

Custeio Varivel

74

Definio

No elaborar rateios Apenas considerar no custo os gastos diretamente identificveis aos produtos
75

Pontos de discusso
Ler Uma fbula para adultos no Livro. Discutir:
Quais os problemas enfrentados pelo Sr. Joaquim? Quais os procedimentos contbeis mais corretos? Quais a deciso mais adequada?
76

DRE no custeio varivel

Contas Principais Calas

Produtos Camisas 1.800,00 (510,00) (270,00) (780,00) Bermudas

Total

Vendas 900,00 (-) CPV (270,00) (-) Despesas Var de Vendas (120,00) (=) Custeio direto (390,00) (=) Margem de contribuio Custos fixos de produo Despesas fixas de vendas Despesas fixas financeiras (=) Custos no absorvidos pela produo (=) Resultado

3.000,00 5.700,00 (1.140,00) (1.920,00) (810,00) (1.200,00) (1.950,00) (3.120,00) 2.580,00 (1.050,00) (150,00) (1.050,00) (2.250,00) 330,00

77

Exerccio
A movelaria Mveis Rsticos Ltda. recebeu um pedido extra de 120 mesas ao preo unitrio de venda igual a $ 300,00. Sabe-se que a empresa opera com parte de sua capacidade produtiva ociosa. Com base nos nmeros apresentados a seguir, constate se seria vivel aceitar no novo pedido de vendas:
Gastos totais mensais : Volume de vendas mensais : Preo unitrio de venda : $350.000,00 1.000 $400,00

78

Custeio Baseado em Atividades

Custeio Baseado em Atividades


79

Definio
Sistema de custeio por atividades
Custos so transferidos de acordo com atividades executadas.

80

Problemas dos custeios tradicionais


Basicamente de dois tipos:
reduo da MOD; aumento de CIFs.

Rateios Ineficientes
81

Incentivos ao ABC:
o avano tecnolgico e a crescente complexidade dos sistemas de produo, o que tem ocasionado um aumento absoluto e relativo constante dos custos indiretos, em detrimento da reduo dos custos com mo-de-obra; o crescimento da diversidade de produtos e modelos fabricados na mesma planta, o que requer uma melhoria da preciso dos critrios de custeio.
82

Grupos de Atividades
Atividade de suporte de instalaes
Gerenciamento da fbrica Manuteno de prdios Servios gerais

Atividades em lotes
Ajustes e preparao Movimentao de materiais Pedidos e inspeo de compras

Atividade de suporte de produtos


Engenharia do processo Especificaes do produto Alteraes de engenharia

Atividades de nvel unitrio


Materiais Mo-de-obra Horas de mquina Energia

83

Exemplo de Custeio por Atividades


Almoxarifado No. de Lotes Processados Manuteno Horas de Manuteno

20

30

Produo Horas de Produo 50 800 170 90 Algodo 60 Linho 1200 80

84

Custos para Decises

Custos para Decises

85

Conceito Fsico da Alavanca


A aplicao de uma fora menor no brao mais longo, resulta em fora contrria maior no brao mais curto.

10 Kgf

1m

1 Kgf
10 m

86

Alavancagem Empresarial
Variao no Resultado 20% Variao das Vendas 2%

Gastos Fixos

Passivo
Custos Fixos do Ativo ou Operacionais

Custos Fixos do Passivo ou Financeiros

Ativo PL

87

Graus de alavancagem
Definies e frmulas :
Grau de Alavancagem Operacional (GAO) Frmula % Lucro Operac / % Vendas O que expressa Relao entre variaes no lucro operacional em decorrncia de variaes nas vendas. Decorre da existncia de custos fixos operacionais. % Lucro Liq / % Lucro Operac Relao entre variaes no lucro lquido em decorrncia de variaes no lucro operacional. Decorre da existncia de custos fixos financeiros. Relao entre variaes no lucro lquido % Lucro Liq / % Vendas em decorrncia de variaes nas vendas. ou Decorre da existncia de custos fixos GAO x GAF operacionais e financeiros.

Financeira (GAF)

Combinada (GAC)

88

Ponto de equilbrio
Q ou $ para lucro nulo No Ponto de Equilbrio, Receitas = Custos
89

Ponto de Equilbrio
Unidades Monetrias $

Custos

Receitas
Lucro Mximo

PEC1

Qtde de Lucro Mximo

PEC2

Unidades produzidas e comercializadas 90

Novo Ponto de Equilbrio


Unidades Monetrias $
Custos

Custos

Lucro Mximo

Receitas

PEC1

Qtde de Lucro Mximo

PEC2

PEC2

Unidades produzidas e comercializadas 91

Custos e Estratgia

Custos e Estratgia
92

Ferramentas de Planejamento Estratgico

Curva de Aprendizagem. Ciclo de vida. Matriz BCG. Cinco foras de Porter. Sorriso: Custos versus Diferenciao

93

Curva de Aprendizagem
Custo marginal cai com aumentos de produo
Volume 1 2 4 8 16 32 64 Custo
95,00

unidades Unitrio 100,00 80,00 64,00 51,20 40,96 32,77 26,21


Custo Unitrio ($)

70,00 45,00 20,00 0 20 40 60

Unidades produzidas

94

Ciclo de vida

95

Matriz BCG
Crescimento do Mercado

?
+ Participao da Empresa

96

Cinco foras de Porter


Concorrentes Potenciais
Ameaa de entrada de novos concorrentes

Fornecedores

Poder de barganha

Concorrentes

Poder de barganha

Compradores

Ameaa de substituio

Substitutos

97

Sorriso: Custos versus Diferenciao

ROI Diferenciao Custo

Share

98

Cadeia de Valor de Porter


Atividades de Suporte

Infra-estrutura da empresa

Gerenciamento de RH
Desenvolvimento de Tecnologia Suprimento
Logstica de fora para dentro

Logstica de dentro para fora

Atividades Primrias

99

Marketing e Vendas

Operaes

Servio

Formao de Preos

Preos

100

Formao de Preos e Sucesso


O sucesso empresarial pode no ser conseqncia da DECISO DE PREO. Contudo, o preo equivocado de um produto certamente o levar ao insucesso. E definir o valor de sua comercializao jamais poder realizar-se de forma cartesiana.
(Sardinha, 1995: 01)
101

Objetivos dos Preos


Proporcionar, a longo prazo, o maior lucro possvel:
empresas buscam a perpetuidade; cuidados com preos de curto prazo para maximizar lucros; faturamento e lucros devem ser aumentados; efeitos negativos sobre os lucros : excesso de estoques, fluxo de caixa negativo concorrncia agressiva, sazonalidade etc. reduzir ociosidade e desperdcios operacionais; preos devem considerar a capacidade de atendimento aos clientes:
preos baixos podem ocasionar elevao de vendas e a nocapacidade da manuteno de qualidade do atendimento ou dos prazos de entrega; preos elevados reduzem vendas, podendo ocasionar ociosidade da estrutura de produo ou de pessoal;

Permitir a maximizao lucrativa da participao de mercado:

Maximizar a capacidade produtiva:


Maximizar o capital empregado para perpetuar os negcios de modo autosustentado:


o retorno do capital d-se por lucros auferidos ao longo do tempo. Assim, somente por meio da correta fixao e mensurao dos preos de venda possvel assegurar o correto retorno do investimento efetuado.

102

Mtodos de Formao de Preos


Custo pleno: preos estabelecidos com base nos custos plenos ou integrais (custos totais de produo, acrescidos das despesas de vendas, de administrao e da margem de lucro desejada). Custo de transformao: preos estabelecidos com base, apenas, nos custos de transformao, no considerando nos clculos os custos com materiais diretos.
103

Preo : Custo Pleno x Transformao


Componente Matrias-primas Custos de transformao Despesas de vendas e administrao Custo total de produo e venda Lucro sobre o custo integral (20%) Lucro sobre o custo de transf. (40 %) Preo de venda sugerido Blusa Pleno Transf 15,00 15,00 20,00 20,00 5,00 5,00 40,00 40,00 8,00 8,00 48,00 48,00 Saia Pleno Transf 5,00 5,00 30,00 30,00 6,00 6,00 41,00 41,00 8,20 12,00 49,20 53,00

O mtodo de custeio pleno remunera TODOS os recursos empregados no produto, inclusive os Materiais Diretos que no representam esforos da empresa. O mtodo do custo de transformao considera APENAS os esforos da empresa (MOD e CIF).
104

Custo Marginal
Similar ao custeio direto, apenas custos incrementais so considerados na formao de preos. Vantagens: a capacidade de produo instalada e projetada influencia os custos indiretos fixos, e no o nmero de unidades efetivamente fabricadas no perodo. Assim, os custos indiretos representam custos para criar a disponibilidade custos relacionados a estar pronto para produzir. Seriam incorridos independentemente do volume de produo no perodo; os ativos fixos geram custos medida em que se depreciam fato normalmente associado ao tempo e no ao volume produzido; a abordagem por contribuio est relacionada diretamente variao dos lucros em decorrncia das vendas, facilitando as anlises. 105

Desvantagens do Custo Marginal


A longo prazo, as receitas obtidas pela empresa devem ser capazes de cobrir os custos integrais da empresa. A aceitao de novos pedidos relativos a preos estipulados com base nos custos marginais pode criar conflitos com consumidores tradicionais e/ou com o novo cliente no futuro. Corre-se o risco de, ao praticar preos menores para pedidos incrementais, provocar atos de retaliao de competidores, resultando na fixao de baixas margens para o produto. Nem sempre simples associar os custos incrementais aos novos pedidos. Os custos variveis nem sempre so iguais aos custos marginais ou incrementais alguns custos fixos poderiam se tornar variveis.
106

Taxa de Retorno Requerida


Estimada com base no custo de oportunidade do capital e no volume de investimentos necessrios s operaes da empresa.
107

PC AC ELP RLP PL AP

Conceito Ampliado de Produto


Produto potencial

Produto ampliado
Produto esperado Produto genrico Benefcio ncleo

108

Slides Extras

Slides Extras
Outros temas associados a custos e preos
109

Oramento

Oramento de Custos

110

Oramento de Custos

Realiza-se no curto prazo, normalmente um ano, e fornece uma direo dos passos que os gestores devem seguir no perodo corrente para que os objetivos organizacionais sejam atingidos.
111

Balanced Scorecard
Viso e estratgia
Quais so os procedimentos internos vitais para incorporar valor aos clientes? Quais so os clientes aos quais queremos atender, e como estamos indo para conquist-los e mant-los? Quais so as nossas metas financeiras?

Medidas de desempenho
Aprendizado e crescimento Estamos mantendo a nossa capacidade de mudar e melhorar? Clientes Os clientes reconhecem mais valor em nossos produtos ou servios?

Procedimentos Internos Melhoramos os principais procedimentos, de modo que oferecemos mais valor aos clientes?

Financeiras Nosso desempenho financeiro melhorou?

112

Planejamento e Oramento
Nenhum vento favorvel ao capito que no sabe para qual porto dirigir.
Sneca

O bem se faz melhor se antecipado e o mal menos mal se previsto.


Annimo

Planejar construir o futuro.


Annimo
113

Planejamento Financeiro
Contbil Financeiro
Fluxo de Caixa

De Capital

Vendas Produo Compras Mo-de-Obra CIFs Impostos

Ingressos Desembolsos Variveis Fixos

Investimentos

114

Construo do Fluxo de Caixa

Entradas e Sadas Operacionais Entradas e Sadas do Permanente Entradas e Sadas dos Acionistas

Fluxo Operacional

+
Fluxo do Permanente

Fluxo No Financeiro

+/Saldos de invest e emprstimos

+
Fluxo dos Acionistas

+/Investimentos e Captaes

Sinais Inversos

=
Fluxo No Financeiro

=
Fluxo Financeiro

115

Nveis de Planejamento
Planejamento Estratgico

Planejamento Ttico

Planejamento Operacional
Objetivos Gerais do Oramento

Oramento de Capital

Oramento Operacional

Oramento Financeiro

116

Fonte das figuras utilizadas


Todas as figuras utilizadas neste arquivo ou foram retiradas da Internet, ou foram obtidas das seguintes fontes:
100.000 Multimdia Pack. Revista Expert Premium So Paulo, 2000. 30.000 Multimdia Pack. Revista Expert Premium, So Paulo, 2000.

117

Fonte das figuras utilizadas


Quase todas as figuras utilizadas neste conjunto de slides foram obtidas das seguintes fontes:
100.000 MultImdia Pack. Revista Expert Premium, So Paulo: CD Expert Editora e Distribuidora Ltda, 2000. 30.000 Multimdia Pack. Revista Expert Premium, So Paulo: CD Expert Editora e Distribuidora Ltda, 2000.
118

Anda mungkin juga menyukai