Anda di halaman 1dari 10

BC0101 AULA 9

CINCIA E OBJETIVIDADE

A validade da Cincia depende da forma como se responde a questo que investiga a possibilidade do conhecimento universal e objetivo. Grande parte dos filsofos tem procurado resolver essa questo na anlise das condies subjetivas do conhecimento. De uma forma geral as solues propostas concluem pela impossibilidade do conhecimento objetivo.

Uma epistemologia objetivista considera a separao entre sujeito cognoscente e conhecimento. Para isso seria necessrio pressupr que existe um mundo prprio (mundo 3) para nossas teorias e pressuposies, e sobre ele que devem convergir nossos esforos no sentido de entender o processo do conhecimento humano.

Conhecimento, num sentido subjetivo, indica um estado de esprito, de conscincia ou de disposio para reagir. Num sentido objetivo, o conhecimento indica o conjunto de problemas, teorias e argumentos produzidos pelo sujeito cognoscente. nesse sentido objetivo que dever ser tomado o conhecimento para que se possa dar uma resposta positiva pergunta sobre a possibilidade do conhecimento objetivo.

1. Autonomia das idias


A objetividade significa que o conhecimento distinto do sujeito cognoscente. O conhecimento tem uma realidade objetiva entre as outras coisas do universo. A existncia objetiva de nossas teorias significa que o ser humano tem condies de examinlas, avali-las e critic-las, ampli-las, rev-las ou reform-las e at de efetuar, com seu auxlio, descobertas inteiramente inesperadas.

2. Independncia das idias


As nossas teorias, enquanto objetos reais, podem interagir com outros objetos, teorias e estados mentais. O mundo fsico (mundo 1) pode interagir com o mundo de nossas mentes (mundo 2), e o mundo de nossas teorias (mundo 3) pode interagir com o mundo de nossas mentes (mundo 2). Entretanto, o mundo fsico (mundo 1) e o mundo de nossas teorias (mundo 3) no podem interagir diretamente. Isso s possvel com a mediao do mundo 2. Teramos, ento, o seguinte esquema da interrelao dos mundos: Mundo 1 <-> Mundo 2 <-> Mundo 3.

As nossas teorias, sendo objetos autnomos e independentes do sujeito que conhece, esto sujeitas a relaes que no so criadas pelos seres humanos. Essas relaes tm existncia prpria. Por exemplo, as relaes entre as teorias e a linguagem na qual se expressam.

A epistemologia a teoria do crescimento do conhecimento, que se estuda na relao das teorias entre si, na forma como se expressam atravs da linguagem e solucionam os problemas, na maneira como se processa a discusso crtica e se escolhe entre teorias concorrentes. o estudo do mtodo, ou lgica, do crescimento do conhecimento

CONCLUSO
Ao transformar a epistemologia no estudo de objetos culturais reais, autnomos e independentes do sujeito cognoscente so estabelecidas as condies para o entendimento do conhecimento humano em termos objetivos. A questo da objetividade do conhecimento racional independe do estudo dos condicionantes do sujeito cognoscente.

O conhecimento se torna objetivo quando considerado como um objeto distinto do sujeito que conhece. Assim, no importam as crenas, as pressuposies, as preferncias e os diversos estados mentais dos indivduos. Importa que possamos identificar aquilo que de fato constituem as teorias e eliminar as idias que possam de alguma forma ser consideradas como falsas.

Anda mungkin juga menyukai