Anda di halaman 1dari 15

Docente Andria Regina Moura Mendes

AMULETO

(em latim, amuletum >Defesa, Magia de; em grego, phylakterion, meio de proteo, garantia de segurana). Aquilo que leva sobre o peito, em torno do pescoo, sobre o corpo (por isso em grego, enkolpion, periamma) como proteo permanente contra os males. Os gestos e as palavras representados em figuras e textos relativos magia de defesa, principalmente elementos e figuras fortes, levando pedras preciosas, plantas, plo de animais, ossos, falas, oncha. Tambm ornamentos (anis, pulseiras, pequenas luas) so, originalmente, amuletos.
MANFRED, Lurker. Dicionrio de Simbologia.

Tipos diferentes de amuletos

ANIMISMO

Crena em seres espirituais, segundo definio do etnlogo ingls E. B. Tylor. Em sentido amplo, o termo indica o conjunto de crenas pertinente a um princpio superior (fora vital, alma) que existe nos lugares e objetos. Essa fora vital subsiste nos locais e objetos, trazendo, em decorrncia, a ordem e o cerne da transmigrao das almas. Animais, rvores e pedras dispem dessa peculiaridade. Para os primitivos, a alma pode ser transportada por algum tempo, retornando depois sua morada habitual.
AZEVEDO, Antonio Carlos do Amaral. Dicionrio Histrico de religies.

TOTEMISMO

A simbologia da maioria dos povos primitivos fortemente influenciada pelo totemismo. Por totemismo (ototeman= parentesco, cl, entre os ndios ojibwa, Canada) entende-se, de modo geral, a ligao da coletividade ou de uma pessoa a animal ou a vegetal, trazendo consigo determinados rituais e tabus. No mbito africano e norte-americano, fenmenos d natureza (relmpago, trovo, granizo e arco-ris) tambm se transformam em totens, freqentemente simbolizados por animais.
Dicionrio de simbologia

Totem do povo haida British Columbia. Canad

Museu de Londres

TABU

Vocbulo de origem polinsia, usado pela primeira vez, ouvido e divulgado pelo navegante britnico James Cook (1728-1779) no decorrer de expedies feitas no oceano Pacfico, onde foi morto pelos indgenas nas ilhas Sandwich (Hava). A palavra tabu significaa o que subtrado ao uso corrente, pr de lado, afastar; um animal, uma pessoa, ou qualquer objeto que no se deve ou no se pode abater ou tocar tabu. Essa proibio no se baseia em justificaes explicveis; a violao do interdito no est inscrita em nenhum cdigo ou lei mas apresenta caractersticas de uma calamidade. Nas religies primitivas, o tabu exprime uma noo de pecado ou de medo; infringir o tabu significa perturbar a ordem e se expor s piores punies. Em muitas civilizaes, os cadveres so tabu. Alguns antroplogos veem no tabu a origem da moral.
Dicionrio de religies

FETICHE

(por. Feitio = bruxaria, magia). Na Idade Mdia, em Portugal este conceito era aplicado a objetos de devoo, usados como amuletos. Em antigos relatos de viagem portugueses, especialmente sobre a frica, o fetiche expresso usada para todos os objetos que poderiam ser associados pelos europeus com as assim chamadas figuras de dolos. Os fetiches so geralmente representaes de homens ou animais e obtm o seu poder mgico das substncias mgicas transmitidas por um feiticeiro (pedras, garras, dentes, plos, etc.), colocadas geralmente em recipiente fechado, diante da barriga ou sobre a cabea. No Zaire meridional so muitas vezes pintados com tinta vermelha (smbolo do sangue e da fora vital).

Dicionrio de simbologia

SACRIFCIO

Oferta de um presente divindade (ou no to relevante para a simbologia aos antepassados), a forma principal de manifestao do Culto. Na crendice popular corresponde muitas vezes idia de do ut des (dou para que ds), mas , para alm disso, a entrega simblica da prpria pessoa por meio da oferenda do sacrifcio, imaginando como detentora de fora, acompanhada da esperana de incio de uma profuso de bnos de Deus para o homem. Em seu sentido mais profundo, atravs do sacrifcio o mundo renovado ou salvo (pense no significado da morte de sacrifcio de Jesus), assim, como se v, em inmeras mitologias, onde o mundo surgiu somente depois do sacrifcio de um ser primordial (-> Homem Primordial).

RITOS DE PASSAGEM

Termo cunhado em 1909 pelo etnlogo francs Arnold Van Gennep. Os ritos de passagem referem-se s analogias estruturais dos costumes em torno de nascimento -> Iniciao, casamento (->Noivado), morte, etc.; seu objetivo comum assegurar a passagem de uma pessoa para um novo estgio na vida, associado idia da -> Purificao. Os ritos de passagem baseiam-se na concepo de que o homem precisa atravessar o estgio da morte para poder renascer de forma nova. Os vrios estgios dos ritos mostram, em todos os lugares, uma semelhana notvel: excluso dos no-iniciados, isolamento do candidato, celebrao de uma festa, vestidura e uno, atribuio de um novo nome, luta simblica entre as foras da vida e da morte, etc.
Dicionrio de simbologia

XAM

Um xam um homem dotado de poderes sobrenaturais, que pode entrar em contato com o mundo transcendental graas a capacidades especiais da alma e do esprito. Os principais portadores de smbolos so aves (sobretudo a guia), bem como o trovo, relmpago e chuva. A associao entre guia e tempestade muito freqente. A ave, que se atira dos cus sobre a terra, traz o relmpago, o trovo ou ambas as coisas, como, o pssaro-trovo das tribos indgenas norte-americanas.
Dicionrio de simbologia

O costume de usar mscaras, passvel de comprovao desde a poca das pinturas rupestres at o carnaval de hoje, baseia-se na tentativa de passar do mundo subjetivo para o mundo objetivo, apoderar-se das foras de determinados seres por meio de sua representao ou de proteger o prprio eu das foras ameaadoras pelo ocultamento, disfarce ou intimidao. O ser humano esconde atrs da mscara sua impotncia e espera, ao mesmo tempo, superar-se a si mesmo por meio dela. Freqentemente a transformao exterior obtida pelo mascaramento objetiva uma mudana interior (na iniciao e nas sociedades secretas).
Dicionrio de simbologia

MSCARA

MAGIA

de interesse para a simbologia porque nela torna-se ativo um estilo de pensamento que vivencia uma ao metafrica como sendo eficaz sem mecanismo causal. Ela a manifestao prtica de uma postura espiritual, na qual um como aqui, tambm l sentido de modo suficientemente foroso para no se deduzir apenas correspondncias maiores a partir de detalhes observados no meio ambiente e com o auxlio das disciplinas da arte adivinhatria, mas que deve colocar o mgico na posio de poder interferir ativamente no ciclo universal e influenciar o natural e o sobrenatural com a ajuda de uma tcnica tradicional.
Dicionrio de simbologia

O funcionamento destes procedimentos altamente irracionais jamais questionado nas culturas primitivas, pois parte-se da premissa de que uma determinada ao provoca uma imitao no crculo maior do mgico: os ritos mgicos de imagens, que devem causar a morte de animais de caa, quando as suas imagens so transpassadas por flechas, ou que uma pessoa sofra quando sua imagem de cera picada ou segurada sobre o fogo, com base numa Simpatia (literalmente sofrer junto) no passvel de definio.

A natureza da magia difere basicamente daquela da religio, apesar de tanto numa como noutra ser vivenciado um mbito sobrenatural como realidade (sendo que na prtica, tambm nos atos religiosos, e nos ritos de sacrifcios, no raro o intuito da realizao e conseqente dos desejos sem uma verdadeira postura devocional interior). Normalmente, o sentimento de uma pessoa que reza diferente daquele do mgico, que procura manipular tanto a natureza como o sobrenatural.

Anda mungkin juga menyukai