Anda di halaman 1dari 18

BULLYING: O QU? PORQU? ONDE ? QUEM?

Trabalho Realizado Por: Turma: A Ano: 10. Ano Letivo 2011/2012

BULLYING: O QU? PORQU? ONDE? QUEM?

Bom dia turma, ns vamos falar-vos de Bullying, mais concretamente o bullying em espao e idade escolar. Apesar de no ser um tema muito inovador e de vocs j possurem algumas noes bsicas neste mbito, esperamos trazer-vos alguma informao nova.

SABEM O QUE SIGNIFICA O VOCBULO?


GRANDE FEIO SOLITRIO PERDEDORES/OU FRACASSADOS ANSIAR POR
ATENO

BULLYING: ORIGEM DO TERMO


Este termo deriva do Ingls da palavra bully que significa valento. Ento do comportamento deste valento que nasce o Bullying. Este valento (ou grupo de valentes) exerce atos de violncia fsica ou psicolgica intencionais e repetidos causando mal-estar, dor, angstia e sofrimento a outro ou outros indivduos.

BULLYING: FALAMOS DE QU ?
Falamos de agredir e humilhar um ser humano, repetida e continuadamente, por vezes ao longo de anos.

BULLYING: COMO?
Espalhando comentrios negativos sobre a vtima; Intimidando os amigos da vtima para que estes se afastem dela; Ridicularizando o modo de vestir da vtima; Depreciando a religio da vtima;

BULLYING: COMO?
Batendo por motivos como o facto de a vtima ter boas notas.

BULLYING: MENINOS OU MENINAS?

Ambos!!!

BULLYING: CRIANAS OU JOVENS? Ambos!!!

BULLYING: ONDE?

Tanto na escola, como a caminho da escola

BULLYING: MITOS E FACTOS


MITOS O bullying apenas uma fase, uma parte normal da vida. Eu passei por isto e os meus filhos vo passar tambm FACTOS O bullying no um comportamento nem `normal` nem socialmente aceitvel. Na verdade, se aceitarmos este comportamento estaremos a dar poder aos bullies.

BULLYING: MITOS E FACTOS


Mito: Se eu contar a algum, s vai piorar. Facto: As pesquisas mostram que o bullying pra quando adultos com autoridade e os colegas se envolvem. Facto: Embora haja algumas vezes em que as pessoas podem ser foradas a defender se , voltar a unha geralmente piora o bullying e aumenta o risco de srio dano fsico violncia s gera violncia

Mito: Reaja e devolva as ofensas ou pancadas.

BULLYING: MITOS E FACTOS


Mito: O bullying um problema escolar, os professores que devem tratar disto. Facto: O bullying um problema social mais amplo e que ocorre com frequncia fora das escolas, na rua, nos centros comerciais, na piscina, nos treinos desportivos e no local de trabalho dos adultos.

BULLYING: PERFIL DAS VTIMAS


Porque que algumas crianas ou adolescentes so frequentemente vtimas de bullying enquanto que outras nunca o sofrem? O que os diferencia dos outros e os torna presas fceis? Aps vrios testemunhos sintetizmos algumas das principais caractersticas que podem ajudar a desenhar o perfil das vtimas de bullying.

BULLYING: PERFIL DAS VTIMAS


Normalmente so caladas, cautelosas, sensveis e podem chorar facilmente; Podem ser inseguras, ter pouca confiana e sofrer de baixa autoestima; Geralmente tm poucos amigos e so socialmente isoladas; Tm medo de serem feridas; Podem ser ansiosas ou deprimidas; Tendem a ser fisicamente mais fracas que seus pares (especialmente no caso de meninos); Podem preferir passar mais tempo com adultos (pais, professores, auxiliares) do que com colegas da mesma idade. Normalmente tm um bom ambiente familiar e no esto habituados violncia, e por isso no se sabem defender.

BULLYING: PERFIL DO AGRESSOR


- So geralmente jovens com problemas emocionais ou com problemas de Aprendizagem; - So jovens que tm necessidade de dominar e vencer, so pouco tolerantes frustrao, pouco persistentes, sem perspectivas de futuro; - Em relao aos pares, os agressores tm dificuldades em fazer amigos e tm poucos amigos; - No que respeita escola, sentem-se infelizes; - Envolvem-se mais em comportamentos de risco para a sade (tabaco, lcool e drogas); - tendem a pertencer a famlias que so caracterizadas como

tendo pouco carinho/ afeto, com problemas em partilhar os seus sentimentos

BULLYING: PROFESSOR ALUNO


O assdio escolar pode ser praticado de um professor para um aluno.[ As tcnicas mais comuns so: intimidar o aluno em voz alta rebaixando-o perante a classe e ofendendo sua autoestima. Uma forma mais cruel e severa manipular a classe contra um nico aluno expondo o a humilhao; assumir um critrio mais rigoroso na correo de provas com o aluno e no com os demais. Alguns professores podem perseguir alunos com notas baixas; ameaar o aluno de reprovao; negar ao aluno o direito de ir ao w.c. ou beber gua, expondo-o a tortura psicolgica; difamar o aluno no conselho de professores, aos coordenadores e acus-lo de atos que no cometeu; tortura fsica, mais comum em crianas pequenas; puxes de orelha, bofetada, cascudos.

BULLYING: CONSIDERAES FINAIS


No sabemos se algum de vocs foi vtima de bullying, ns felizmente no sofremos esta agresso, por isso resolvemos partilhar convosco uma pequena pea que

retirmos da internet a fim de vos mostrar o que o


bullying na prtica.

Anda mungkin juga menyukai