Anda di halaman 1dari 8

Desigualdade Social

A histria da humanidade mostra-nos que, a partir do momento em que a sociedade saiu de uma produo de subsistncia para uma produo de excedentes em grande escala surgiram as desigualdades sociais, as quais perduram at hoje nas sociedades contemporneas, sejam essas ocidentais, sejam orientais, sejam capitalistas, sejam socialistas. O que diferencia as desigualdades entre uma sociedade e outra o grau (alto, mdio ou baixo) e a sua rigidez (maior ou menor probabilidade de mudana entre as classes ou grupos segregados) dentro da sociedade. Essas desigualdades so resultantes dos arranjos socialmente construdos e levam excluso ou incluso de certos grupos na estrutura social. (Ribeiro, 2009, Hasenbalg and Valle Silva, 2003)

Marx: As classes sociais (definidas pelo sistema de produo


os que detm os meios de produo e os que no detm tais meios) tm acesso renda (fundiria, lucro ou salrio) desigual, segundo o critrio de propriedade privada: os que so proprietrios da fora de trabalho, os proprietrios do capital financeiro e os proprietrios de terras. A vida dos indivduos e suas formas de vinculao em classes seriam definidas a partir da posio ocupada pelo indivduo no sistema de produo, de modo que os interesses, valores e vises de mundo compartilhados pelos indivduos de uma mesma classe seriam antagnicos aos compartilhados pelos indivduos de outra classe. Um exemplo clssico, de Marx, so as vises de mundo e os interesses diferentes entre as classes da burguesia e dos trabalhadores (Engels and Marx, 1990).

Durkheim (1973): Os grupos sociais obtm status, isto , prestgio ou honraria, a partir do critrio de posies funcionais scio-profissionais valorizadas e integradas na sociedade. Nesse sentido, os indivduos esto vinculados por meio da complementaridade das posies que ocupam na diviso do trabalho. Eles seriam mais ou menos valorizados de acordo com o prestgio de sua ocupao, que est diretamente relacionado com sua funcionalidade (Durkheim, 1973). Um exemplo pode ser a valorizao diferenciada entre as ocupaes de juzes e lixeiros ou mdicos e padeiros.

Weber (1999): Dizia que as classes, os grupos de status e os partidos alcanam renda, prestgio e poder a partir das qualificaes, habilidades, mritos e interesses de seus membros. A racionalizao e a burocratizao, conforme expressas na tecnologia e na organizao das atividades humanas, so os princpios de estruturao da ordem social. Ele estabelece a noo de grupo de interesses, que no surge para substituir o conceito de classe, mas pertence a outra rea intelectual que define a ao dos indivduos como a busca para satisfazer seus interesses.

Quadro: os trs fatores de compreenso das desigualdades sociais nas sociedades, baseados nos estudos dos clssicos da Sociologia

Enfrentar as disparidades e acabar com as desigualdades so desafios antigos que precisam ser vencidos. A desconcentrao de renda pode se tornar um elemento dinamizador da economia e, consequentemente, a esperana de um futuro melhor para muitos brasileiros. Afinal, quanto maior a distncia entre as classes sociais, maior a pobreza geral da sociedade.

Anda mungkin juga menyukai