Anda di halaman 1dari 22

LGN

Amanda Piol Bruna Guidoni Carolina Fiuza Luan Cunha

INTRODUO

O gs natural (GN) basicamente uma mistura de hidrocarbonetos leves e permanece no estado gasoso estando temperatura ambiente; Aps a separao do leo o gs enviado a uma instalao industrial de processamento de GN denominada (UPGN); UPGN tem a funo de fracionar o gs em produtos especificados para o atendimento do mercado;

INTRODUO

INTRODUO
LGN (Lquido de Gs Natural) composto pelas fraes mais pesadas que o propano: o gs liquefeito de petrleo (GLP), popularmente conhecido como gs de cozinha, e a gasolina natural.

INTRODUO
OBJETIVO DAS UPGNs Separar as fraes pesadas ou ricas (propano e mais pesados) existentes no gs natural mido ou rico, gerando o chamado gs natural seco ou pobre (metano e etano) e uma corrente de Lquido de Gs Natural (LGN).

INTRODUO

PROCESSAMENTO DO GN
Processos termodinmicos para processamento do gs natural, que empregam a reduo de temperatura e/ ou a quebra de presso:

Turbo expanso. Absoro refrigerada; Joule-Thompson; Refrigerao simples;

PROCESSAMENTO DO GN

PROCESSAMENTO DO GN
Itens relevantes para a escolha de um processo:

Qualidade do Gs Residual requerida; Vazo de gs natural disponvel; Produtos requeridos; Proximidade de centros consumidores; Viabilizao econmica; Tempo de retorno do capital investido.

PROCESSO DE TURBO-EXPANSO

PROCESSO DE TURBO-EXPANSO
PRINCIPAIS CARACTERSTICAS

Expanso isentrpica (S= 0); Proporciona temperatura final mais baixa; Desidratao do gs por peneira molecular; Pode usar refrigerao a propano no pr-resfriamento; Maior eficincia (riqueza residual tende a zero); Possibilidade de gerar etano para petroqumica; Total recuperao de C3; Alta recuperao de C2; Necessita investimento mais alto.

PROCESSO DE TURBO-EXPANSO
ETAPAS BSICAS DO PROCESSO

Compresso inicial; Dessulfurizao; Desidratao; Regenerao das peneiras moleculares; Refrigerao a propano (pr-resfriamento) ; Turbo-expanso (expanso isentrpica do gs) ; Desmetanizao (corte C1 / C2+) ; Compresso do gs especificado; Fracionamento do LGN (C2+).

PROCESSO DE ABSORO REFRIGERADA


CARACTERSTICAS DO PROCESSO:

Processo fsico e exotrmico; Desidratao do gs natural com glicol; Refrigerao a propano; Utilizao de solvente(leo de absoro) ; Mecanismo de absoro; Lavagem do gs em contra-corrente; Variveis de controle; Temperatura; Presso; Vazo de solvente; Alta recuperao de propano.

PROCESSO DE ABSORO REFRIGERADA


ETAPAS BSICAS DO PROCESSO

Separao de lquido; Desidratao; Refrigerao; Absoro; Desetanizao; Fracionamento; Desbutanizao; Regenerao de glicol; Tratamento de produtos.

PROCESSO DE ABSORO REFRIGERADA

PROCESSO DE ABSORO REFRIGERADA

PROCESSO EFEITO JOULE-THOMPSOM


CARACTERSTICAS DO PROCESSO

Expanso isentlpica ( lpica H = 0); Baixa eficincia; Baixo nvel de recuperao de propano; Muito baixo investimento; Por ser muito simples, de muito rpida instalao; Utilizado de forma a antecipar projetos definitivos mais elaborados; Normalmente aproveita equipamentos existentes; Utilizado em campos de produo pequenos e/ou isolados;

PROCESSO EFEITO JOULE-THOMPSOM

PROCESSO REFRIGERAO SIMPLES

PROCESSO REFRIGERAO SIMPLES


PRINCIPAIS CARACTERSTICAS

Desidratao do gs natural (necessrio) Abaixamento de temperatura do GN Utilizao de fluido refrigerante Ciclo de refrigerao a propano Etapas do ciclo Compresso Condensao Expanso Evaporao Bom nvel de recuperao de c3 Mdio investimento

CONCLUSO
Concluiu-se que todos processos so de grande importncia no procedimento de tratamento do gs natural utilizado nos dia atuais pelas unidades de tratamento do gs. E o que apresenta-se mais eficiente o processo de turbo-expanso. Pois possui excelente rendimento na recuperao do propano, sendo capaz de praticamente zerar o teor desse componente no gs processado. Tambm o nico processo capaz de separar etano petroqumico, tendo um alto rendimento na recuperao desse componente, de forma que o gs processado gerado constitudo basicamente por metano. Para o bom desempenho destes procedimentos necessrio ainda que a equipe possua o bom entendimento do processo termodinmico apresentado durante a operao, e que conhea bem a cada uma das etapas que envolvem o procedimento.

FIM!

Anda mungkin juga menyukai