Anda di halaman 1dari 30

10.09.

2013

A tradio antigo-testamentria do chamado Nome de Deus ou Teologia do Nome nos remete de imediato para a experincia do xodo. Neste, Deus se apresenta, em primeiro lugar, com o nome de Eu Sou Aquele que Sou e ainda Eu Sou e, em segundo lugar, como o Deus dos Patriarcas: Iahweh, o Deus de vossos pais, o Deus de Abrao, de Isaac e de Jac e, ainda, Eu Sou Iahweh. Apareci a Abrao, a Isaac e a Jac como El Shaddai; mas meu nome, Iahweh, no lhes fiz conhecer (Ex 6,3).

Apesar de a tradio israelita conservar a impronunciabilidade do Nome de Deus, o livro do xodo claro ao afirmar que assim que invocaro de gerao em gerao (Ex 3,15), ou seja, no existe uma proibio formal sobre pronunciar ou no o nome, somente dentro da tradio bblica com a inteno de salvaguardar a alteridade divina se reservar a pronuncia do nome para pessoas e momentos especiais da vida de Israel.

A absoluta identificao por parte dos apstolos de Jesus como Deus ser no episdio de Tom (Jo 20,24-28). No episdio, Tom ao ver Jesus Cristo ressuscitado exclama: Meu Senhor e meu Deus!

Assim, o Nome Divino substitudo por outro correlativo, como, por exemplo, Meu Senhor (=Adonai), bem como, a tradio Javista procura abarcar outras tradies, como por exemplo, a tradio Elohista: No adorars outro Elohim. Pois Iahweh tem por nome Zeloso: um Elohim Zeloso (Ex 34,14).

A auto-manifestao divina de Deus no livro do xodo nos indica uma presena fsica. Deus v e escuta o seu povo (cf. Ex 3,7)

Deus desce para encontrarse com ele (cf. Ex 3,8). Alm disso, se estabelece um grau de proximidade ou de intimidade Iahweh... falava com Moiss face a face (Ex 33,11), que uma atitude de amizade.

Nota-se que em Ex 24,10-11 nos dito que eles viram o Deus de Israel... Eles contemplaram a Deus e depois comeram e beberam. Desta ltima citao encontraremos um eco justamente em Jo 21,1-13, no qual os apstolos veem o Senhor Ressuscitado, vm ao seu encontro e, em seguida, comem. A proximidade tende a se intensificar quando Deus chama o seu povo a uma aliana e a tornar-se santo como Ele santo (cf. Lv 11,45).

Toda esta tradio do Nome de Deus presente no Antigo Testamento reaparecer com toda a sua fora e vitalidade na Literatura Joanina.

Um trabalho recente e de grande importncia para o estudo do Nome de Deus no Novo Testamento foi publicado por dois professores italianos B.G. Boschi e W. Binni, chamado Cristologia Primitiva, dalla teofania ddel Sini allIo Sono giovanneo.

Nesta obra, os autores resgatam a tradio do Nome de Deus no AT e aproximam com a tradio do Nome de Deus e de Jesus Cristo no NT. Uma curiosidade que o termo grego (=Senhor), segundo os dois pesquisadores, no deve ser buscado na tradio da LXX como se pensava at o presente. Segundo Boschi e Binni somente no IV e V sculo que aparece este termo

A poca do NT os pergaminhos apresentavam o nome Iahweh atravs dos caracteres originais hebraico. Portanto, ainda segundo os autores, a origem da profisso de f Jesus o Senhor no deve ser procurada no ambiente helenstico mas no judasmo sabra (=nascido na terra de Israel) pr-cristo, que aplicava as expresses marh ou marja, adn a YHWH. W. BINNI, B.G. BOSCHI, Cristologia Primitiva, dalla teofania del Sini allIo Sono giovanneo, EDB, Bologna 2004, 135.

Desta forma, o ttulo Kyrios, aplicado a Jesus, o equipara ao tetragrama sagrado. Esta constatao se torna claro nas comparando as citaes de Rm 10,13 e At 2,21:

A absoluta identificao por parte dos apstolos de Jesus como Deus ser no episdio de Tom (Jo 20,24-28). No episdio, Tom ao ver Jesus Cristo ressuscitado exclama: Meu Senhor e meu Deus!

Desse ponto de vista, fica claro que no ambiente palestinense onde se deve buscar a origem do ttulo Senhor aplicado a Jesus Cristo, que o relaciona com o tetragrama sagrado Iahweh.

O Quarto Evangelho radicaliza este processo de aproximao do Nome de Deus com Jesus Cristo. De fato, neste Evangelho Jesus se auto-proclama diretamente o Eu Sou (=Iahweh).

Inicialmente encontra-se as trs negaes de Joo Batista, no qual declara ser ele o Eu No Sou, ou seja, no ele o messias, mas Jesus que o Eu Sou. De fato, as negaes de Joo Batista est numa ordem decrescente (Jo 1,20-21)

Em sintonia com a sua afirmao posterior necessrio que ele cresa e eu diminua (Jo 3,30).

Habitualmente, no Quarto Evangelho, Jesus relaciona o tetragrama sagrado com um atributo que o qualifica funcionalmente: Eu Sou o Bom Pastor, a Luz, a Porta, o Po da Vida... Somente em Jo 8,58 que Jesus afirma categoricamente ser ele o Eu Sou: Em verdade, em verdade, vos digo: antes que Abrao existisse, Eu Sou.

Esta afirmao muito importante para o nosso estudo, pois nesta, Tom aproxima as tradies do AT que chamavam a Deus de Iahweh, com a pontuao de Adonai (=Senhor), com a tradio de Deus, Elohim (=Deus). Assim, a exclamao que expressar: meu Adonai e meu Elohim. Esta a mais importante ato de f, reconhecendo a Jesus como Deus no NT.

Portanto, o primeiro passo foi de aproximar o Nome de Deus com o de Jesus Cristo, demonstrando o vnculo estilstico que os autores sagrados do NT procuraram estabelecer com as tradies. O passo seguinte ser usar o mesmo processo. Contudo, ser feita uma abordagem do Nome de Deus relacionado com o tema sobre a Trindade no Apocalipse de So Joo.

O vocabulrio usado pelo autor do Apocalipse de So Joo para descrever sobre Deus, Jesus Cristo e o Esprito Santo muito rico, variado e altamente simblico. Como de se esperar para esta obra. A principal particularidade sobre o nome de Deus Pai no Apocalipse o resgate do nome Iahweh na sua forma ampla, no abreviada como vista em Joo (=Eu Sou).

A saudao inicial do Apocalipse (Ap 1,4) claramente trinitria: a vs graa e paz da parte dAqueleque-, Aquele-que-era e Aqueleque-vem, da parte dos sete Espritos que esto diante do seu trono e da parte de Jesus Cristo, a Testemunha fiel, o Primognito dos mortos, o Prncipe dos reis da terra. Nesta saudao trinitria, Deus aparece nominado como Aquele-que-, Aquele-que-era e Aquele-que-vem, Jesus Cristo, pelo prprio nome e o Esprito Santo como os Sete Espritos.

Aquele-que-, Aquele-que-era e Aquele-que-vem A expresso Aquele-que-, Aquele-que-era e Aquele-que-vem resgata na sua totalidade o tetragrama sagrado Iahweh, ou seja, a forma plena da compreenso deste.

O movimento contnuo da ao de Deus, que entra em relao com os verbos anteriores. O vir de Deus uma ao continuada que perpassa a histria. A singularidade da construo frasal surpreendente. Poder-se- traduzir-la do seguinte modo: o sendo, o [que] era e o vindo. A funo da expresso provocar o leitor. Alm disso, a expresso evoca, como foi dito acima, o tetragrama sagrado de Ex 3,14.

A expresso manifesta o ser eterno de Deus que age em todos os tempos e lugares. Deus que foi, e ser est sempre presente e ativo na histria da humanidade. Deus, que sendo, aquele que vem fazer parte da histria. Alm do mais, a construo Aquele-que-, Aquele-que-era e Aquele-que-vem implica numa constncia sempre crescente, que tem o seu incio e deve chegar ao seu fim. Como tudo tem a sua origem em Deus, tambm Nele ter o seu fim.

Em Deus, a histria da humanidade ganha um colorido e uma vitalidade todo especial. A histria da humanidade se lana em direo ao futuro, bom e promissor.

No Apocalipse de So Joo o Esprito Santo apresentado como Sete Esprito, que uma forma simblica e, tambm, original e difere da tradicional hierarquia trinitria que segue em primeiro lugar, o Pai, em segundo lugar, o Filho e, em terceiro lugar, o Esprito Santo.

Na saudao trinitria de Ap 1,4 a terceira pessoa da Trindade, ou seja, o Esprito Santo apresentado logo aps o Pai e em direta relao com ele: esto diante do trono. Tal formulao trinitria encontrar-se- na saudao trinitria da Primeira Carta de So Pedro (cf. 1Pd 1,2). Em ambos os casos, as Pessoas da Trindade so apresentadas em relao com a sua misso ou atributos.

A expresso Os Sete Espritos quer indicar a plenitude e a perfeio do Esprito Santo. Nisto, o autor quer indicar o mistrio insondvel da sua fora e da sua identidade. Alm do mais, colocado entre o Pai e o Filho, o Esprito revelado no mesmo nvel de transcendncia divina e, juntos (Pai, Filho e Esprito Santo), so dispensadores da graa e da paz.

Jesus Cristo em Ap 3,1 e 5,6 aparece como detentor dos Sete Espritos. De modo anlogo, em Ap 4,5, os Sete Espritos aparece(m) diante do Trono de Deus. Tais referncias explicitam a inter-relao das Pessoas Trinitrias, tendo em vista que o Esprito Santo na sua misso de procedncia do Pai e do Filho. O estar diante do trono indica a misso e posio do Esprito Santo na Trindade. Pois, no Apocalipse de So Joo o trono lugar do Pai e do Filho (cf. Ap 22,1.3). Assim, o Esprito Santo est diante e em direta relao com ambos.

O nmero sete quer indicar a plenitude da ao do Esprito e a sua direta relao com a Igreja (sete igrejas = totalidade da Igreja). O Esprito Santo age na sua totalidade e plenifica a Igreja.

A pessoa de Jesus Cristo recebe uma grande variedade de atributos e significaes, que o colocam como o corao de todo o Apocalipse de So Joo. A grande diversidade de ttulos a Ele aplicados manifesta esta centralidade. Dentre os principais ttulos aplicados a Jesus destacamos os dois principais, por ordem de recorrncia: Cordeiro.

Outros ttulos e atributos aparecem frequentemente, como Jesus (14x) e Todo-Poderoso (9x). Porm, surpreendentemente diversos ttulos aplicados a Jesus no NT no gozam de muita importncia no Apocalipse de So Joo, como o de Filho do Homem (2x) ou Filho de Deus (1x)
Tudo isto compreensvel, considerando que o Apocalipse de So Joo no evidencia a pessoa de Jesus Cristo, mas a sua misso/funo na obra da redeno e a sua importncia na vida da Igreja. Tendo presente estas idias fundamentais, torna-se claro a importncia dos ttulos aplicados a Jesus Cristo. Em seguida, falar-se- do principal atributo aplicado a Jesus Cristo, ou seja, o de Cordeiro.

A denominao Cordeiro o principal ttulo aplicado a Jesus Cristo no Apocalipse. Nota-se que o Cordeiro aparece na obra no trono (cf. 5,6; 7,17; 22,1.3). Sua obra redentora est diretamente ligada quele que est sentado no Trono e dele, parte e recebe a sua potncia.

Alm do trono o Cordeiro aparece abrindo os selos do livro (cf. 5-6) sobre o Monte Sio (cf. 14,1), combatendo (cf. 17,14), casando-se (cf. 19,7ss), como Templo (cf. 21,22). Cordeiro, no Apocalipse, no o nome de Jesus Cristo. A expresso possui uma valncia apocalptica, prpria deste tipo de literatura. Assim, a expresso Cordeiro surge como imagem de um universo de significados que a ele se aliam, qualificando-o e dinamizando-o.

Com a imagem do Cordeiro de p e imolado, o autor do Apocalipse quer fazer o leitor compreender que o Ressuscitado o Crucificado, estabelecendo um perfeito vnculo entre paixo-ressurreio, que atravessa a histria salvando. Tal realidade se manifesta em toda a sua visibilidade na Eucaristia. Tal caracterstica fica evidente quando o vidente recebe tais vises no dia do Senhor, (Ap 1, 10) ou seja, o dia da ressurreio e dia, por excelncia, da reunio da comunidade para a partilha do po e escuta da Palavra.

Anda mungkin juga menyukai