Anda di halaman 1dari 21

O hemisfrio esquerdo o hemisfrio dominante da linguagem e das funes psicolingusticas, enquanto que o direito o hemisfrio dominante da percepo espacial

al e das funes psicomotoras. Para lidar com problemas de DA (dificuldade de aprendizagem), inevitvel a procura de um conhecimento psiconeurolgico, dado que esto em situao sintomas que , possivelmente, o reflexo de uma disfuno cerebral e de uma disfuno comportamental, por menos evidente que seja ou que nos parea.

Vejamos, no caso da leitura oral, como as unidades trabalham. A leitura, um dos processos mais complexos da aprendizagem, compreende a discriminao visual de smbolos grficos, atravs de um processo de descodificao que se passa no segundo bloco, s possvel com um processo de ateno seletiva regulado pelo primeiro bloco. Posteriormente, e ainda na mesma unidade, h que selecionar e identificar os equivalentes auditivos (fonemas) atravs de um processo de anlise e transduo, de sntese e comparao, a fim de edificar a busca da significao (conjetura) e avaliar os nveis de compreenso latentes. A partir daqui, surgir uma nova operao de equivalncia que compreende a codificao. A partir dos neurnios superiores frontais, a linguagem interior transformar-se- em linguagem expressiva, atravs da oralidade, ou seja, da produo de sons articulados.

Nesta sequncia de operaes cognitivas participam todas as unidades funcionais, primeiro de baixo para cima (do primeiro ao terceiro bloco) e depois de cima para baixo (do terceiro bloco para o primeiro bloco). este o todo funcional que caracteriza a aprendizagem da leitura. dentro deste conjunto funcional que se pode verificar um distrbio ou uma disfuno neuropsicolgica que pode, por consequncia, redundar numa DA. Assim, se uma criana no consegue controlar ou focar a sua ateno-concentrao do primeiro bloco, a descodificao poder ser prejudicada, da resultando omisses ou adies de pormenores, na pronta equivalncia com os fonemas, para alm de dificuldades de inibio e de controlo postural e cintico, normalmente concentrados e modulados pelo cerebelo e pela substncia reticulada como verdadeiros computadores (Eccles 1973) que organizam as informaes (input) internas ou proprioceptivas e externas.

A aprendizagem da leitura exige obviamente: a integrao sensria motora, a hierarquizao psicomotora, o progressivo controle binocular, a complexa compreenso auditiva, etc., estruturas estas que vo provocar combinaes e modificaes aferentes e eferentes e interaes bioqumicas do que resultar um crescimento neurolgico e, concomitantemente, uma melhor aprendizagem daquela aquisio cognitiva. Levine e Allen 1976 tentaram equacionar algumas das estratgias mais adequadas para aprendizagem da leitura, tendo selecionado as seguintes: fala subvocal, prsimbolizao de aes e de tarefas a cumprir, prverbalizao e previso antecipada de condutas etc., tendo-as caracterizado como meios auxiliares e planificadores da funo expressiva da linguagem.

As aprendizagens escolares primrias (ler, escrever e contar) colocam mais em jogo as funes do hemisfrio esquerdo, ao contrrio das aprendizagens pr-escolares (desenhar, pintar, recortar, jogar, saltar, etc.), que assentam mais nas funes verbais do hemisfrio direito. Vrias crianas sem leses, mas com disfunes provocadas ou no por privaes de vrias ordem, podem no evoluir bem em Geometria e Geografia, porque estas envolvem funes do hemisfrio direito, mas podem em contraste atingir um nvel mdio de progresso na aprendizagem de lnguas, da Histria, da Filosofia, etc, porque envolvem funes do hemisfrio esquerdo.

De acordo com trabalhos de especialistas, para ler, o crebro precisa das seguintes aquisies: 1) Controle postural e da ateno; 2)Seguimento de orientaes e intervenes viso espaciais (de cima para baixo em termos de linhas horizontais, e da esquerda para a direita em termos de descodificao e sequenciao de letras e palavras); 3) Memoria auditiva; 4) Sequencia e ordenao fontica; 5) Memria visual; 6) Sequencia e ordenao grfica; 7) Aquisies para descodificar palavras (Word anack skills - estratgias de ataque de palavras; 8) Anlise estrutural de linguagem; 9) Sntese lgica e interpretao da linguagem; 10) Desenvolvimento do vocabulrio; 11) Expanso e generalizao lxica; 12) Aquisies de escrutnio e de referencia lxico sinttica...

No processo auditivo, que crucial para a leitura, por exemplo, especialmente se ela oral, esto envolvidas funes de discriminao, identificao, Sequenciao, memria, etc. A leitura oral envolve as reas cerebrais no s da leitura, mas tambm da fala. A leitura silenciosa exige, em contrapartida, subvocalizao da informao auditiva armazenada na memria. Luria 1963, por exemplo, demonstrou que os distrbios na funo fontica levam inevitavelmente a uma perturbao na capacidade da leitura e a uma desintegrao na capacidade da escrita. Alteraes nas funes de anlise e sntese fontica (fragmentao e Sequenciao) originam desordens na leitura e na escrita, e muitas vezes na prpria estrutura sinestsica da fala. Zigmond 1966 demonstrou que as crianas dislxicas apresentam mais dificuldades na aprendizagem auditiva. Na sua investigao, as variveis auditivas que mais diferenciavam as crianas dislxicas das no dislxicas.

Na idade pr-escolar as diferenas interindividuais so mais evidentes do que noutros perodos de desenvolvimento e muito importante que sejam identificadas, porque uma DA com trs, quatro ou cinco anos pode ser mais bem superada com uma interveno compensatria precoce, habitualmente mais eficaz do que aos oito ou nove anos, quando a criana j tem uma maturao neurolgica menos flexvel e uma estrutura mais complexa de resistncias emocionais, uma impulsividade e uma inteno mais aprendidas, mais problemas de descontrole e de hiperatividade, etc, que podem, no seu conjunto, tornar mais difcil a sua integrao numa sala de aula mais tarde, porque no deixa que as outras crianas aprendam, nem que ela possa aprender normalmente.

A criana com DA no uma criana deficiente, v e ouve bem, comunica e no possui uma inferioridade mental global. Acusa problemas de comportamento, discrepncias na linguagem e na psicomotricidade aprende a um ritmo lento e pouco pode beneficiar dos apoios escolares regulares, no atingindo muitas vezes as exigncias e os objetivos educacionais mnimos. O stress emocional, acrescido de um stress econmico e cultural, de um baixo ndice sanitrio, de maus cuidados de sade, de pobreza de estmulos e de oportunidades, em simultaneidade com a m nutrio, implicam inevitavelmente efeitos morfolgicos e efeitos funcionais claramente relacionados com a reduo do potencial de aprendizagem. A aprendizagem uma funo do crebro. efetivamente o crebro que aprende, mas h aprendizagem quando as condies de risco, que apontmos atrs, se encontram reduzidas.

A dificuldade mais conhecida e que vem tendo grande repercusso na atualidade a dislexia, porm, necessrio estarmos atentos a outros srios problemas: disgrafia, discalculia, dislalia, disortogrfica e o TDAH (Transtorno de Dficit de Ateno e Hiperatividade). O aluno com dificuldade de aprendizagem sente-se rejeitado pelos colegas Dislexia: a dificuldade que aparece na leitura, impedindo o aluno de ser fluente, pois faz trocas ou omisses de letras, inverte slabas, apresenta leitura lenta, d pulos de linhas ao ler um texto, etc. Estudiosos afirmam que sua causa vem de fatores genticos, mas nada foi comprovado pela medicina. TDAH: O Transtorno de Dficit de Ateno e Hiperatividade um problema de ordem neurolgica, que traz consigo sinais evidentes de inquietude, desateno, falta de concentrao e impulsividade. Hoje em dia muito comum vermos crianas e adolescentes sendo rotulados como DDA (Distrbio de Dficit de Ateno), porque apresentam alguma agitao, nervosismo e inquietao, fatores que podem advir de causas emocionais. importante que esse diagnstico seja feito por um mdico e outros profissionais capacitados.

Dislalia: a dificuldade na emisso da fala, apresenta pronncia inadequada das palavras, com trocas de fonemas e sons errados, tornando-as confusas. Manifesta-se mais em pessoas com problemas no palato, flacidez na lngua ou lbio leporino. Disortogrfica: a dificuldade na linguagem escrita e tambm pode aparecer como consequncia da dislexia. Suas principais caractersticas so: troca de grafemas, desmotivao para escrever, aglutinao ou separao indevida das palavras, falta de percepo e compreenso dos sinais de pontuao e acentuao.

Disgrafia: normalmente vem associada dislexia, porque se o aluno faz trocas e inverses de letras, consequentemente encontra dificuldade na escrita. Alm disso, est associada a letras mal traadas e ilegveis, letras muito prximas e desorganizao ao produzir um texto.

Discalculia: a dificuldade para clculos e nmeros, de um modo geral os portadores no identificam os sinais das quatro operaes e no sabem us-los, no entendem enunciados de problemas, no conseguem quantificar ou fazer comparaes, no entendem sequncias lgicas. Esse problema um dos mais srios, porm ainda pouco conhecido.

Os problemas de aprendizagem constituem uma situao real presente nas instituies escolares. Portanto, necessrio que todos os envolvidos com questes educacionais realizem pesquisas que possibilitem conhecer cada vez melhor as relaes entre os problemas de aprendizagem. Assim como propiciar criana um ambiente sensorialmente enriquecedor, causando, assim, um impacto cognitivo significativo sobre a criana. Por isso to importante que a educao seja ministrada em um ambiente saudvel recheado de cores, msicas, exerccios corporais e mentais, dramatizaes, jogos onde a criana, certamente, sentir-se- bem. Este ambiente positivo ser um estmulo para uma aprendizagem mais significativa.

Bom saber: Algumas crianas com disgrafia possui tambm uma disortogrfica amontoando letras para esconder os erros ortogrficos. Os pais e professores devem evitar repreender a criana. Reforar o aluno de forma positiva sempre que conseguir realizar uma conquista. Na avaliao escolar dar mais nfase expresso oral. Evitar o uso de canetas vermelhas na correo dos cadernos e provas. Conscientizar o aluno de seu problema e ajud-lo de forma positiva. Com os desleixos: usar jogos e brinquedos empregar preferencialmente os que contenham letras e palavras. - Reforar a aprendizagem visual com o uso de letras em alto relevo, com diferentes texturas e cores. - Deve-se iniciar por leituras muito simples com livros atrativos, aumentando gradativamente conforme seu ritmo.

Disortogrfica: Estimular a memria visual atravs de quadros com letras do alfabeto, nmeros, famlias silbicas. No exigir que a criana escreva vinte vezes a palavra, pois isso de nada ir adiantar. No reprimir a criana e sim auxili-la positivamente. Segundo a ABDA, a psicoterapia indicada para o tratamento do TDAH chama-se Terapia Cognitivo Comportamental. Informa ainda que o tratamento com fonoaudilogos recomendado onde existe simultaneamente Transtorno de Leitura (Dislexia) ou Transtorno da Expresso Escrita (Disortogrfica). O TDAH no um problema de dificuldade de aprendizagem, porm o comportamento da criana atrapalha muito seu rendimento. O psicopedagogo poder ajud-lo a obter maior concentrao atravs de jogos e outras tcnicas.

Para um tratamento adequado importante um trabalho multidisciplinar envolvendo pais, professores e terapeutas. Dever ser traadas estratgias de como lidar com esta criana em casa, na escola e na clnica para que no haja distores na maneira de lidar com ela. Em casos mais graves a psicoterapia sozinha no resolve, sendo indicado o uso de medicamento. O medicamento dever ser indicado pelo mdico, mais provavelmente o psiquiatra. Muitos possuem efeitos colaterais, por isso importante o acompanhamento mdico para que ele mude se necessrio. Outras terapias alternativas como massagem, Yoga, meditao, Tai-chi-chuan, Liangong, Florais de Bach podem ser utilizadas com crianas maiores. Segundo relatos de professores, crianas submetidas a algumas destas terapias tm-se mostrado, mais calmas e mais concentradas. Uma terapia psicomotricista tambm importante para auxililo no desenvolvimento da coordenao viso-motora, obter maior noo espao-temporal, a ter maior equilbrio. A escola poder ajudar os alunos hiperativos j diagnosticados, traando estratgias para que este aluno no se sinta entediado e no atrapalhe tanto as aulas, usar de regras, atividades interessantes, estratgias que leve a bons resultados.

Fonte: www.dificuldadedaaprendizagem Blog Silvana Lima Professora Sala de Recurso Dalva Alves Pereira Martins Escola Municipal Higino Guerra 2013 O saber a gente aprende com os mestres e os livros. A sabedoria, se aprende com a vida e com os humildes. (Cora Coralina)

Anda mungkin juga menyukai