Anda di halaman 1dari 61

TTULOS DE CRDITO DIREITO CAMBIAL

O crdito indispensvel na vida moderna. A economia moderna uma economia creditcia. O recurso ao crdito em grande escala, exige a possibilidade de circulao do mesmo. atravs do crdito que uma pessoa pode adquirir um bem e pagar por ele no futuro. A palavra CRDITO tem origem na CONFIANA. A pessoa que concedeu o crdito, confia que aquele que o recebeu ir cumprir sua obrigao de pagamento no prazo que foi convencionado. Ocorre que nem sempre aquele que concede o crdito pode esperar para receb-lo no futuro. H necessidade que o crdito circule
1

TTULOS DE CRDITO DIREITO CAMBIAL


Para que se entenda esta necessidade de circulao

do crdito, adotamos um simples EXEMPLO: Joo vende um carro para Pedro. Pedro ir pagar a Joo por este carro 30 dias depois da venda, depois da entrega do carro. Joo precisa deste dinheiro antes do vencimento da dvida. Joo passa seu crdito a Maria que lhe paga o valor devido por Pedro. Quando vencer a dvida, passa os 30 dias, Pedro pagar a Maria, pois esta , agora, detentora do crdito.
2

TTULOS DE CRDITO DIREITO CAMBIAL


Antes do surgimento dos Ttulos de Crdito, ou seja,

a forma de fazer o crdito circular, j existia a CESSO DE CRDITO ( instituto Dir.Civil) Mas a Cesso de Crdito no oferecia a segurana e velocidade necessria queles que trabalhavam com o crdito. No tendo a eficincia e rapidez exigidas pelo comrcio. Existiam inconvenientes da Cesso de Crdito comparada aos Ttulos de Crdito.

CESSO DE CRDITO ( 286CC a 298CC) 1) a CC realizada por escrito para que se tenha um documento de prova ( art.288CC) 2) Para ser vlida perante o devedor, este tem que ser notificado ( art. 290CC) 3) Aquele que recebeu o crdito adquire o direito com o mesmo contedo, isto , se o devedor tiver algum motivo para no pagar a dvida, poder recusar-se, mesmo tendo sido transferido ( adquirente no se vincula ao fato que originou a dvida) ( art.294CC)
4

HISTRICO TTULOS DE CRDITO ( T.C)


Os T.C. surgiram na Idade Mdia, em conjunto com a

circulao da moeda e com os bancos. Cada feudo e cada burgo tinha sua prpria moeda. Com a atividade mercantil surge a moeda(as moedas valiam o quanto pesavam era uma circulao fsica, difcil e perigosa) O principal fator do surgimento dos T.C. o cmbio trajetcio = ttulo que representava dinheiro. Dois exemplos: LITTERACAMBII ( de onde surgiu a letra de cmbio era uma ordem de pagamento) CAUTIO ( que deu origem nota promissria era uma promessa de pagamento) OBS: Os banqueiros eram muito importantes nesta poca. O mercador que adquiria moeda em uma cidade e precisava mud-la para a moeda de outra cidade, entregava a um banqueiro e este lhe entregava uma cautio no valor a ser trocado na outra cidade. 1 MOMENTO FOI MAIS MARCANTE NA ITLIA
5

HISTRICO TTULOS DE CRDITO ( T.C)


2 MOMENTO - FRANA Meados do Sculo XVII, em 1650 surge o ttulo ordem ( ttulo circulvel por endosso) Endosso= vem da palavra dorso ( costas assinar no verso) Ttulo ordem o ttulo endossvel. 3 MOMENTO ALEMANHA Em 1848 surgem as Ordenaes Gerais do Direito Cambial, foi o diploma normativo mais importante da histria dos T.C. 4 MOMENTO SUIA No comeo do Sc. XX, ocorreram 2 encontros ( 1910 e 1912) em Haia, na Holanda, com a finalidade de fazer surgir uma lei uniforme em relao aos T.C, para regular a circulao de ttulos em nvel global. EM 1930 SURGIU A LEI UNIFORME DE GENEBRA LUG O Brasil foi signatrio deste Tratado, mas em 1966 que vieram os Decretos ( Dec. 57.663/66 e Dec. 57.595/66 No Brasil, antes da LUG, havia o Dec. 2.044/1908 que regulava todos os ttulos, que ainda vigora em parte at hoje.
6

TTULOS DE CRDITO DIREITO CAMBIRIO


O Crdito precisa ser circulvel com facilidade, revestindo-se de segurana, simplicidade e rapidez, e deve estar a salvo de excees
( Sebastio Jos Roque Titulos de Crdito p. 03) Os princpios do Direito Cambirio decorrem de um longo processo histrico. Existe todo um aparato para propiciar a CIRCULAO DO CRDITO E GARANTIR AO CREDOR QUE: a) aquele que transfere o ttulo no poder mais cobr-lo b) somente as obrigaes constantes no ttulo so exigveis C) nenhuma exceo pertinente a relao da qual ele no tenha participado ter eficcia jurdica quando da cobrana do ttulo ( Fbio Ulhoa Coelho Manual de Direito Comercial p. 271/272) 7

DIREITO CAMBIRIO LEGISLAES PERTINENTES:


Lei Uniforme de Genebra LUG LETRA DE CMBIO E NOTA PROMISSRIA Dec. 57.663/66 - Lei Uniforme de Cmbio (LC/NP) aplicao direta Dec. 2044/1908 ( Lei Saraiva) Lei de Letra de Cmbio e Nota Promissria - aplicao subsidiria CHEQUE Lei 7.357/1985 Lei do Cheque ( Dec. 57.595/1966 Lei Uniforme de Cheque e revogou o Dec. 22.393/1933) DUPLICATAS ( surgiram no Brasil) Lei 5.474/1968 - Lei de Duplicata E MAIS: Lei de Protesto Lei 9.492/1997 Cdigo Civil art. 887 ao art. 926 ( em caso de conflito aparente de normas, a lei geral posterior NO REVOGA a lei especial anterior - ) Cdigo de Processo Civil art. 585,I ( ttulo executivo8 extrajudicial)

TTULOS DE CRDITO
ESPCIES DE TTULOS DE CRDITO

Letra de Cmbio Nota Promissria Cheque Duplicata

Cdula e Nota de Crdito Rural Cdula e Nota de Crdito Industrial Crdito Imobilirio

Debntures Warrant e Conhec. de depsito Tt. da Dv.Pblica Ttulos Eletrnicos


9

TTULOS DE CRDITO
TTULOS DE CRDITO PRPRIOS OU TPICOS

Letra de Cmbio Nota Promissria

Duplicata Cheque
10

CONCEITO
Conceito clssico de Cesar Vivante, doutrinador italiano, precursor do estudo de Ttulos de Crdito: TTULO DE CRDITO O DOCUMENTO NECESSRIO AO EXERCCIO DO DIREITO LITERAL E AUTONMO NELE CONTIDO (MENCIONADO)* Esta definio foi adotada pelo art. 887CC
11

EXEMPLO LETRA DE CMBIO

12

EXEMPLO NOTA PROMISSRIA

13

EXEMPLO - DUPLICATA

14

EXEMPLO - CHEQUE

15

PRINCPIOS DO DIREITO CAMBIAL: ENUNCIADOS - JORNADAS

ART. 903CC Salvo disposio diversa em lei especial, regem-se os ttulos de crdito pelo disposto neste Cdigo. ENUNCIADO 52 Art. 903: Por fora da regra do art. 903 do Cdigo Civil, as disposies relativas aos ttulos de crdito no se aplicam aos j existentes.

ENUNCIADO 464 Art. 903: Reviso do Enunciado n. 52 - As disposies relativas aos ttulos de crdito do Cdigo Civil aplicam-se queles regulados por leis especiais no caso de omisso ou lacuna.

16

PRINCPIOS DO DIREITO CAMBIAL:


CARTULARIDADE: ( princpio da incorporao) referente a crtula ( pequeno bilhete de recados origem na Itlia) A crtula um documento necessrio ao exerccio do direito cambial. No se pode pretender o crdito sem o documento que o contem Pressupe a posse para exercer o direito ( exibir a crtula) Quem paga o ttulo deve exigir que ele seja entregue O devedor do ttulo no est obrigado a pagar o ttulo seno para aquele que apresente o documento original. Exemplo: No vale uma nota promissria copiada, mesmo que autenticada. Se o ttulo foi apresentando a cpia, quer dizer que o original se encontra com outra pessoa. E assim, quando o ttulo original por cobrado do devedor, este ter que pag-lo. EXCEES AO PRINCPIO DA CARTULARIDADE: ( o princ. cart. est em decadncia e dever se tornar exceo) 1)Ttulos eletrnicos ttulos em meio virtual, sero concebidos eletronicamente e depois impressos 2) Duplicatas podem ser cobradas ainda que no se tenha o ttulo, valendo-se de outros documentos. A duplicata pose ser protestada sem a apresentao do ttulo, mas com a apresentao de outro doc 3) Jurisprudncia O STJ permite o incio de uma execuo sem o ttulo, desde que este ttulo, possa ser juntado posteriormente e que a indisponibilidade do ttulo seja transitria.
17

PRINCPIOS DO DIREITO CAMBIAL: ENUNCIADOS - JORNADAS

ENUNCIADO 461 Art. 889: As duplicatas eletrnicas podem ser protestadas por indicao e constituiro ttulo executivo extrajudicial mediante a exibio pelo credor do instrumento de protesto, acompanhado do comprovante de entrega das mercadorias ou de prestao dos servios. ENUNCIADO 462 Art. 889, 3: Os ttulos de crdito podem ser emitidos, aceitos, endossados ou avalizados eletronicamente, mediante assinatura com certificao digital, respeitadas as excees previstas em lei.
18

PRINCPIOS DO DIREITO CAMBIAL: LITERALIDADE: vem da expresso LITERAL, ou seja, somente se pode pretender o reconhecimento daquilo que expressamente estiver CONTIDO no ttulo ( aquilo que no est no ttulo, no est no mundo) vale tudo que esta escrito!!! EXCEO : a duplicata, pois o crdito poder ser provado por outros meios, que no o prprio ttulo. Ex: por meio de um recibo de entrega da mercadoria.
19

PRINCPIOS DO DIREITO CAMBIAL:


AUTONOMIA:
Um nico ttulo documenta mais de uma obrigao, sendo que uma obrigao independe da outra, a eventual invalidade de qualquer delas no prejudica as demais. Exemplo: Antonio vende a Benedito o seu automvel usado. Antonio deve a Carlos a mesma quantia e com a anuncia deste, transfere o ttulo. Assim Benedito passa a ser devedor de Carlos. Caso existam problemas ( vcios) na relao de c.e v. do automvel no podem ser transferidos para a relao com Carlos, por ser terceiro de boa-f. O princpio da autonomia garante a efetiva circulabilidade do T.C. e tambm preserva o direito de terceiro de boa-f, mesmo diante de irregularidade na relao fundamental. Tem por base dois subprincpios: ABSTRAO o T.C. quando posto em circulao desvincula-se da relao fundamental que lhe deu origem. Mas se mantida a relao entre os sujeitos originrios ( no circula/no desvincula) INOPONIBILIDADE DE EXCEES PESSOAS- art. 17 LUG= art. 916CC aplica-se apenas quando o ttulo circula, nas hipteses em que um terceiro recebe o ttulo por endosso. Significa que o executado em virtude de um T.C. no pode alegar, em seus embargos, matria de defesa estranha sua relao direta com o exequente.
20

PRINCPIOS DO DIREITO CAMBIAL: SMULAS STF e STJ 1) EXCEO: O princpio da autonomia no se aplica quando os ttulos esto expressamente vinculados ao contrato. SMULA 258 STJ A nota promissria vinculada a contrato de abertura de crdito no goza de autonomia em razo da iliquidez do ttulo que a originou.

21

DIREITO CAMBIAL TTULOS DE CRDITO


RIGOR CAMBIRIO Os Ttulos de Crdito ( T.C) so documentos formais, ou seja, para que valham como TC devem observar os requisitos enumerados na lei ( art. 889 CC) 1) Cada T.C. possui requisitos especficos, no preciso porm que todos os requisitos existam no momento em que o ttulo criado. 2) Para a criao do T.C. preciso, ao menos, a assinatura de que cria. 3) normal que certos ttulos sejam criados incompletos 4) comum que um ttulo seja assinado em branco como garantia de um contrato ( art. 891 CC) 5) O T.C. pode ser criado incompleto, mas somente podero cobr-lo se estiver totalmente preenchido, cumprido todos os requisitos.
22

PRINCPIOS DO DIREITO CAMBIAL: SMULAS STF e STJ 2) OBSERVAR regra do rigor cambirio
SMULA 387 STF A cambial emitida ou aceita com omisses, ou em branco, pode ser completada pelo credor de boa-f, antes da cobrana ou do protesto.

23

RESOLVA O CASO ( 1):


Imagine a seguinte hiptese: A vende a B sua impressora para computador. Em razo desta operao de compra e venda emitida uma nota promissria, na qual B se compromete a pagar a A o valor da operao em um prazo de 15 dias. A, por sua vez, tem que quitar uma dvida com C, e utiliza-se da nota promissria que recebeu de B para pagamento desta dvida. Relatados os fatos acima, o que aconteceria se: a) A impressora adquirida por B apresentasse algum vcio oculto, e em funo disto o negcio firmado entre A e B fosse desfeito. Deveria B pagar o valor constante da nota promissria, por ele emitida, a C? Por que? b) C executa B para receber o valor constante do ttulo de crdito, a nota promissria. Pode B alegar em sua defesa o desfazimento da relao jurdica fundamental, decorrente do vcio oculto do objeto, como excludente de responsabilidade pelo pagamento do ttulo? Por que?

24

CLASSIFICAO
Quanto ao modelo/forma Quanto causa/emisso LIVRE: L.C. e N.P. VINCULADOS: Ch. e Dup. CAUSAIS: Duplicata ( compra e venda mercantil dup.mercantil) ou (prest. Servios duplicata de servios) NO CAUSAIS: Ch. e N.P.

Quanto estrutura ORDEM DE PAGAMENTO: L.C., Ch. Dup. PROMESSA DE PAGAMENTO: N.P
Quanto circulao Lei 8.021/90 ( identificao do Contribuinte) AO PORTADOR: Ch. At R$ 100,00 NOMINAL ORDEM: LC, NP, Ch, Dup. NOMINAL NO ORDEM: Tradio + cesso civil NOMINATIVOS: Por termo/anotao no25 prprio ttulo Ex: Aes Nominativas S/A

DIREITO CAMBIAL SUJEITOS/FIGURAS


ORDEM DE PAGAMENTO (relao triangular) SACADOR- aquele que cria o ttulo, emite, ordena o pagamento SACADO quem ir cumprir ou no a ordem do sacador, contra quem o ttulo emitido, trata-se da pessoa que recebe a ordem/aceita ou no TOMADOR/BENEFICIRIO em favor de quem o ttulo emitido, a pessoa a quem o sacado deve pagar, em obedincia ordem que lhe foi endereada pelo sacador PROMESSA DE PAGAMENTO SACADOR OU PROMITENTE aquele que emite uma promessa, que promete pagar uma determinada quantia TOMADOR ( BENEFICIRIO) o sujeito que recebe o ttulo e se beneficia da promessa, aquele que receber o valor prometido.
26

RESOLVA O CASO ( 2):


Jos de Camargo e Luciano, em virtude de uma dvida contrada por aquele em favor deste, resolveram criar um documento que pudesse representar tal obrigao. Desta forma, questionam voc, famoso advogado dessa rea:

A) De que maneira o ttulo de crdito se distingue dos demais ttulos representativos de obrigao, quanto cobrana e circulao do crdito? B) Por que o ttulo de crdito considerado, fundamentalmente, um ttulo de apresentao?
27

LEGISLAES PERTINENTES:
Lei Uniforme de Genebra LUG LETRA DE CMBIO E NOTA PROMISSRIA Dec. 57.663/66 - Lei Uniforme de Cmbio Dec. 2044/1908 Lei de Letra de Cmbio e Nota Promissria CHEQUE Lei 7.357/1985 Lei do Cheque ( revogou o Dec. 57.595/1966 Lei Uniforme de Cheque e tb o Dec. 22.393/1933*) DUPLICATAS ( surgiram no Brasil) Lei 5.474/1968 - Lei de Duplicata E MAIS: Lei de Protesto Lei 9.492/1997 Cdigo Civil art. 887 ao art. 926 ( em caso de conflito aparente de normas, a lei geral posterior NO REVOGA a lei especial anterior - ) Cdigo de Processo Civil art. 585,I
28

CONSTITUIO DO CRDITO CAMBIRIO ATOS CAMBIAIS


SAQUE o ato de criao, emisso do TC

As ordens de pagamento ( letra de cmbio, cheque, duplicata) so sacadas, uma vez que nelas h sempre um sacador. E as promessas de pagamento ( nota promissria) so emitidas, j que nelas h um emitente. O saque/emisso feito a partir do momento da assinatura da ordem ou promessa. OBS: SEM A ASSINATURA NO H TTULO, AINDA QUE ELE SE ENCONTRE PREENCHIDO. Elementos indispensveis do TC: indicao expressa da espcie de TC; ordem ou promessoa de pagar determinada quantia; a identificao do sacador ou emitente; o local do saque/emisso e o local do pagamento. OBS: A data de pagamento no essencial, a ausncia desta, ser considerado um ttulo vista, mesmo que incompleto ser vlido. SMULA 387 DO STF a cambial emitida ou aceita com omisses ou em branco, pode ser completada pelo credor de boa-f antes da cobrana ou protesto. ( c/c art. 891 CC e art. 3 DEC.2.044/1908) Ver art. 1, 2, 3 da LU( DEC.57.663/66) SACADOR________________SACADO_________________TOMADOR
29 ( emite a ordem/ codevedor) ( ordem destinada/devedor principal/deve pagar) ( beneficirio)

CONSTITUIO DO CRDITO CAMBIRIO

ATOS CAMBIAIS
ACEITE o ato cambial pelo qual o sacado concorda em acolher a ordem incorporada pela letra, isto , o ato que vincula o sacado ao pagamento da obrigao cambial antes do vencimento do ttulo. A partir do aceito/aceite o SACADOR deixa de ser o devedor principal e o SACADO assume esta posio. OBS: O sacado no tem nenhuma obrigao cambial pelo s fato de o sacador ter-lhe endereado a ordem de pagamento. O sacado s estar vinculado ao pagto do ttulo, apenas se concordar em atender ordem que lhe foi dirigida. O aceite deve ser lanado no anverso do ttulo, mas tambm poder ser no verso, constando aceito O aceitante o devedor principal do ttulo, ou seja, no vencimento, o credor do ttulo dever procurar, inicialmente, o aceitante para cobrar. ACEITE PARCIAL: tambm opera o vencimento antecipado ( art. 26 LU) Aceite limitativo- quando o sacado concorda pagar apenas uma parte do valor Aceite modificativo quando o sacado adere ordem alterando condies, exemplo, o adiamento do vencimento.
30

CONSTITUIO DO CRDITO CAMBIRIO ATOS CAMBIAIS


O aceite ocorre antes do vencimento, portanto no existe aceite em ttulo vista. Somente se ocorrer a recusa de pagamento pelo aceitante que os coobrigados podero ser cobrados. A RECUSA DO ACEITE GERA O VENCIMENTO ANTECIPADO DO TTULO ( art. 43 LU Dec. 57.663/66) PARA EVITAR A RECUSA DO ACEITO (clusula no aceitvel-art.22 LU) Para caracterizar o vencimento da Letra de Cmbio: ( art.22/23LU c/c33,34,35) a)Letra com dia certo: a que vence em data preestabelecida pelo sacado, posterior data do saque b)Letra vista: a que tem o vencimento no dia da apresentao do ttulo ao sacado. Deve ser apresentada para pagamento dentro de 1 ano (art.34LU) c) Letra a certo termo da vista: a que vence aps um determinado prazo, estipulado pelo sacador que comea a correr a partir da vista( aceite) Ex: pode se prever que a Letra vence dois meses aps aceite d) Letra a certo termo da data: tambm vence aps um determinado prazo 31 estipulado pelo sacador, mas comea a correr no a partir do aceite, mas a partir da prpria emisso ( saque) do ttulo.

LETRA DE CMBIO

32

CONSTITUIO DO CRDITO CAMBIRIO


ATOS CAMBIAIS
A RELAO DO ACEITE E OS TTULOS DE CRDITO: Letra de Cmbio : o aceito possvel, porm facultativo. ( o sacado pode ou no aceitar a ordem do sacador) Nota Promissria. no admite aceite, j que nela no h sacado. Duplicata: admite o aceito, que ser, na realidade aceite obrigatrio, o que no impede a recusa em casos expressos na lei ( art. 8 LD Lei 5.474/68) Cheque ttulo vista, no admite aceite, no aceita pagamento futuro ( art. 32 Lei 7.357/85) VER SMULA 370 STJ : Caracteriza dano moral a apresentao antecipada de cheque pr-datado ( responsabilidade civil cheque ps datado) 33 Cheque visado no cheque aceitado- a garantia do banco atestando a existncia de fundos em determinado perodo.

RESOLVA A QUESTO CERTO ou ERRADO/Justifique


( AGU-2012/CESPE) No que se refere aos ttulos de crdito, julgue os itens subsequentes: A) Considere que Ana emita letra de cmbio cuja ordem seja destinada a Bento e cujo beneficirio seja Caio. Nessa situao hipottica, se Bento aceitar parcialmente a letra de cmbio, ocorrer o vencimento antecipado do ttulo, sendo admissvel, ento, a Caio, cobrar a totalidade do crdito da sacadora. B) O ttulo que for emitido em favor de pessoa cujo nome conste no registro do emitente e que for transferido mediante termo assinado pelo proprietrio e pelo adquirente constituir ttulo ordem.
34

TTULOS DE CRDITO DIREITO CAMBIAL


ATOS CAMBIAIS ENDOSSO - o ato cambirio mediante o qual o credor do ttulo de crdito ( endossante/endossador) transmite seus direitos a outrem ( endossatrio/adquirente) o ato que transfere o ttulo e o crdito nele contido. o ato cambirio que opera a transferncia do crdito representado por ttulo ordem ( Fbio Ulhoa) O endosso se realiza mediante a colocao da assinatura do endossante no verso ( dorso) do ttulo. Pode ocorrer assinatura no anverso, mas tem que estar identificado ( por endosso). A regra : (no verso endosso e no anverso aval) Efeitos do endosso: a)Transfere a titularidade do crdito do endossante p/endossatrio b)Responsabiliza o endossante ( se o dev.principal no pagar o endossatrio poder cobrar do endossante- coobrigado)
35

36

TTULOS DE CRDITO DIREITO CAMBIAL

CLASSIFICAO DO ENDOSSO: 1)Endosso em branco: quando no identifica o endossatrio OBS: Pode transformar em ttulo ao portador, o endossatrio poder transferir por mera tradio, hiptese em que no ficar coobrigado. 2) Endosso em preto: quando o endossatrio identificado ( quando est preenchido com a assinatura/identificao) Ex: Pague-se a Antonio Silva ( endosso em preto) ou Pague-se ( endosso em branco) endossante assina, sem identificar quem ser o endossatrio ( art.14 LU c/c art.913CC ???? Pode endosso em branco virar em preto e vice-versa????? ATENO: a regra que o endosso seja em preto. O ttulo pode ser endossado quantas vezes quiser, antes com a lei da CPMF limitava (1 s endosso para o cheque revogada) NO EXISTE ENDOSSO PARCIAL (art.8 Dec.2055/1908 c/c art. 12 LU Dec.57.663/66 c/c art. 912 CC) NULO!!! OBS: Endosso sem garantia - hiptese na qual o endosso no 37 produz efeito de vincular o endossante ao pagamento do ttulo, trasnfere o ttulo, mas (art.15LU-Dec.57.663/66) cesso civil

CONSTITUIO DO CRDITO CAMBIRIO ATOS CAMBIAIS


CLASSIFICAO DO ENDOSSO:

1)Endosso prprio: o ato cambial que transfere o ttulo e o crdito nele contido. 2)Endosso imprprio: aquele que promove a transferncia da posse direta do ttulo, sem a transferncia do crdito. Normalmente, praticado para legitimar a cobrana do ttulo. 2.1) Endosso-cauo/endosso-garantia ( ar19 LU c/c art. 918 CC) quando o ttulo considerado bem mvel, onerada por penho, em favor de um credor endossante. Serve para caucionar, dar estabilidade a uma relao subjacente. O devedor est obrigado perante o credor, podendo garantir essa obrigao com uma garantia real ou pessoal 2.2) Endosso-mandato/endosso-procurao ( ar18 LU c/c art. 917 CC) o endossante/mandante transfere o ttulo para o mandatrio, a fim de que este cobre o ttulo de terceiro devedor em nome e no interesse daquele. O ttulo faz o papel de procurao ( muito comum no contrato de fomento mercantil factoring Instituio Financeira) VER SMULA 476 STJ 2.3) Endosso-pstumo/endosso-tardio ( art. 20 LU c/c art. 920 CC) aquele que dado aps o vencimento do ttulo e o prazo para protesto, ou seja, no produz os efeitos normais do endosso, valendo to somente de uma cesso civil de crdito EFEITOS DE CCC 38

ENDOSSO # CESSO CIVIL ( modalidades de transferncia de obrigaes) Ato cambial ( ato unilateral) Endossante/Endossatrio O endossante responde pela existncia do crdito e pela solvncia do devedor (pagto ttulo) Tem natureza civil ( bilateral) Cedente/Cessionrio O cedente responde somente pela existncia do crdito, no momento da transferncia. No haver responsabilidade pela solvncia do devedor ( pagamento) O cedente responde perante o cessionrio Para se defender, o devedor poder arguir matrias atinentes sua relao jurdica com o cessionrio.

Entre devedor e endossante haver resp. subsidiria do endossante Para se defender, o devedor no poder arguir matrias atinentes sua relao jurdica com o endossatrio ( subprinc.autonomia)

O endosso de ttulo ocorre para ttulos Havendo endosso clusula no ordem ordem, sero operados os efeitos 39 da cesso de crdito.

TTULOS DE CRDITO DIREITO CAMBIAL


ATOS CAMBIAIS AVAL a garantia cambial, constituda pela simples assinatura de quem o procede ( avalista), a fim de garantir o pagamento de ttulo de crdito. AVALISTA AVALIZADO AVAL EM PRETO quando o avalista assina, indicando em favor de quem ele esta prestando o aval. AVAL EM BRANCO quando o terceio avalista assina, avalizando o ttulo, mas sem indicar em favor de quem ele presta aquele aval. AVAL PARCIAL - art. 30 LUG c/c art. 77 art. 29 LCHEQUE x art. 897, p CC prevalece lei especial. ADMITE AVAL PARCIAL EM RELAO A LC NP-CHEQUE Aval sucessivo um avalista garante o outro Aval simultneo vrios avalistas garantindo simultaneamente o mesmo devedor.

40

AVAL # FIANA ( modalidade de garantir o cumprimento de obrigaes)


Ato cambial ( princpios cambiais) Ato contratual Avalista-garantidor/Avalizado garantido

Assinatura no ttulo de crdito no anverso( ato autnomo, principal dvidas lquidas)


A obrigao do avalista permanece, ainda que haja nulidade da obrigao avalizada. Exceto: vcio insanvel ( ttulo nulo)

Assinatura no contrato ou documento parte( acessrio vinculado ao principal) ( art. 837 CC)
Havendo nulidade na obrigao afianada, haver nulidade da fiana. Exceto: emprstimo $$ para menor

O avalista solidariamente responsvel ao avalizado


No precisa da outorga uxria/cnjuge, dependendo do regime de bens ( art. 1647CC c/c Enunciado 114 e 132 #STJ Podem ocorrer avais simultneos ( coavalistas), avais parciais ( parte do valor) e avais sucessivos ( avalista do avalista)

O fiador responde subsidiamente, benefcio de ordem. ( art.827CC)Pode ocorrer a renncia ao benefcio de ordem
Precisa da outorga do cnjuge ( art. 1647 CC c/c Smula 332 STJ)

41

JULGADO STJ TTULO DE CRDITO


STJ - AGRAVO REGIMENTAL NO AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL AgRg no AREsp 62794 SP 2011/0173354-7 (STJ) Data de publicao: 01/08/2013 Ementa: AGRAVO REGIMENTAL. AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL. DEFERIMENTO DE RECUPERAO JUDICIAL EMPRESA COEXECUTADA. EXECUO INDIVIDUAL. SUSPENSO. NO CABIMENTO. AUTONOMIA DAS OBRIGAES ASSUMIDAS NO TTULO DE CRDITO EXEQUENDO. 1.- Conforme o disposto art. 6 da Lei n. 11.101 /05, o deferimento de recuperao judicial empresa co-executada no tem o condo de suspender a execuo em relao a seus avalistas, a exceo do scio com responsabilidade ilimitada e solidria. 2.- O Aval ato dotado de autonomia substancial em que se garante o pagamento do ttulo de crdito em favor do devedor principal ou de um co-obrigado, isto , uma garantia autnoma e solidria. Assim, no sendo possvel o credor exercer seu direito contra o avalizado, no caso a empresa em recuperao judicial, tal fato no compromete a obrigao do avalista, que subsiste integralmente. 3.- Agravo Regimental improvido.
42

TTULOS DE CRDITO DIREITO CAMBIAL - AVAL


SMULA 332 STJ A fiana prestada sem autorizao de um dos cnjuges implica a ineficcia total da garantia. ENUNCIADO 114 JORNADA Art. 1.647: O aval no pode ser anulado por falta de vnia conjugal, de modo que o inc. III do art. 1.647 apenas caracteriza a inoponibilidade do ttulo ao cnjuge que no assentiu. PROPOSIO 132 MODIFICAO CC - Proposio sobre o art. 1.647, inc. III, do novo Cdigo Civil: OUTORGA CONJUGAL EM AVAL. Suprimir as expresses ou aval do inc. III do art. 1.647 do novo Cdigo Civil. Justificativa: Exigir anuncia do cnjuge para a outorga de aval afrontar a Lei Uniforme de Genebra e descaracterizar o instituto. Ademais, a celeridade indispensvel para a circulao dos ttulos de crdito incompatvel com essa exigncia, pois no se pode esperar que, na celebrao de um negcio corriqueiro, lastreado em cambial ou duplicata, seja necessrio, para a obteno de um aval, ir busca do 43 cnjuge e da certido de seu casamento, determinadora do respectivo regime de bens.

RESOLVA A QUESTO:
( ADV.Petrobras/2012): A Empresa Y Ltda beneficiria e portadora legtima de uma nota promissria emitida no dia 29.01.2012 pela Empresa Z Ltda, com vencimento vista no valor de R$ 100.000,00, nela constando o aval da Empresa B Ltda no montante de R$ 50.000,00. vista disso, a Empresa Y Ltda pretende endossar o referido ttulo de crdito Empresa J Ltda no montante equivalente a R$ 50.000,00. Nesse caso, de acordo com as normas previstas na legislao cambiria em vigor, aplicveis nota promissria, o(a): a) Aval parcial considerado nulo b) Endosso parcial considerado nulo c) Emitente dever ser notificado na hiptese de endosso do referido ttulo d) Vencimento vista equivale ao vencimento a um certo termo de vista. e) Ausncia de aceite torna nulo o referido ttulo de crdito.

44

PROTESTO Lei 9.492/97


o ato solene e formal pelo qual se comprova o descumprimento de uma obrigao e um ato de responsabilidade do portador do ttulo. Pode ocorrer por falta de aceite, falta de pagamento, falta de devoluo do ttulo. Os prazos para protesto podero variar conforme a obrigao assumida pelo devedor. Protesto necessrio contra os coobrigados e endossantes Protesto facultativo/desnecessrio contra o devedor principal e seu avalista OBS: Casos necessrios e especficos de protesto: Pedido de falncia com base na impontualidade ( art. 94, I, Lei 11.101/2005 e Comprovao da mora do devedor contrato de alienao fiduciria em garantia ( art. 2 2 Dec-lei 911/1969) OBS: Prescrio e protesto Smula 153 STF o simples protesto cambirio no interrompe a prescrio Art. 202, CC: A interrupo da prescrio que somente poder ocorrer uma vez, dar-se-: III pelo protesto cambial OBS: VER TAMBM: SMULA 475 STJ E SMULA 476 STJ
45

PROTESTO Lei 9.492/97


Registro do protesto: ( art. 3 Lei 9.492/97) Prazos para protesto: Por falta de aceite o portador dever entregar o ttulo em cartrio at o fim do prazo de apresentao ao sacado ou no dia seguinte do trmino do prazo. Por falta de pagamento o credor dever entregar o ttulo em cartrio num dos 2 dias teis seguintes quele em que ele for pagvel ( art. 44 LU), ou no 1 dia til seguinte ao vencimento ( art. 28 Dec.2044/1908) VER ART. 8 ANEXO II LU OBS: No caso de clusula sem despesas art. 46 LU, inserida pelo sacador, dispensa o protesto para conservao do direito de crdito cambirio contra qualquer devedor do ttulo. Nota Promissria Dec. 57.663/66 e Dec. 2044/1908 = L.C. Duplicatas Lei 5474.68 ( art.13) prazo de 30 dias Cheque Lei 7357/85 ( art. 47/48/49/50)

46

PROTE STO - SMULAS

SMULA 153 STF simples protesto no interrompe a prescrio (antes NCC) agora prevalece ART. 202,IIICC ART. 202 III CC A interrupo da prescrio, que somente poder ocorrer uma vez, dar-se-: III por prototesto cambial. SMULA 475 STJ Responde pelos danos decorrentes de protesto indevido o endossatrio que recebe por endosso traslativo ttulo de crdito contendo vcio formal extrnseco ou intrnseco, ficando ressalvado seu direito de regresso contra os endossantes e avalistas. SMULA 476 STJ O endossatrio de ttulo de crdito por endossomandato s responde por danos decorrentes de protesto indevido se extrapolar os poderes de mandatrio. SMULA 361 STJ A notificao do protesto, para requerimento de falncia da empresa devedora, exige a identificao da pessoa que a recebeu.
47

PROTESTO JULGADO STJ

STJ - AGRAVO REGIMENTAL NO AGRAVO REGIMENTAL NO AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL AgRg no AgRg no AREsp 179588 PR 2012/0103360-0 (STJ) Data de publicao: 19/08/2013 Ementa: AGRAVO REGIMENTAL. AGRAVO NO RECURSO ESPECIAL. TTULO DE CRDITO. PROTESTO INDEVIDO. DANO MORAL PRESUMIDO. 1. Nos termos da jurisprudncia do STJ, o protesto indevido de ttulo de crdito suficiente para que haja pedido indenizatrio, tendo em vista a presuno de dano moral sofrido em razo desse ato. 2. "No se conhece do recurso especial pela divergncia, quando a orientao do tribunal se firmou no mesmo sentido da deciso recorrida." 3. Agravo regimental desprovido.
48

AO CAMBIAL PRESCRIO

A ao cambial o meio processual pelo qual o credor visa a satisfazer os direitos decorrentes do ttulo. O portador do ttulo dever ingressar com a ao cambial em tempo hbil, sob pena de supresso do direito pelo decurso do tempo. Letra de Cmbio, Nota Promissria, Duplicata e Cheque so ttulos executivos extrajudiciais ( art. 585,I CPC)
49

CHEQUE Lei 7357/85


Ttulo ordem / titulo executivo (ORDEM DE PAGTO) Sacador emitente do CH Sacado contra quem se emite ( Banco/Instituio Financeira) art. 3 Tomador favorecido/credor do CH Requisitos formais: art. 1 e art. 2 No admite aceite Aval: garantia de pagamento do ttulo ( solidria) (art.29 e seg) Pode ter aval parcial Observar questo da outorga conjugal ( art. 1647CC e STJ so diferentes da doutrina comercialista e Enunciados 114 e 132) Trasmite-se por endosso/No possvel end. parcial ( nulo) (art.18 e seg) Endosso posterior ao protesto ( art. 27) Clusula no ordem ( art.17) o ttulo circula, mas transferido por CCC por simples tradio ( ao portador) Cheque ps datado: art. 32 ver Smula 370 STJ e 388 STJ Protesto: art. 33 c/c 48 ( dentro do prazo de apresentao, se apresentado para pgto no ltimo dia do prazo de apresentao, o protesto dever ser feito no 1. dia til subsequente) 50

SMULAS - CHEQUE

600 STF Cabe ao executiva contra o emitente e seus avalistas, ainda que no apresentado o cheque ao sacado no prazo legal, desde que no prescrita ao cambial. 387 STF A cambial emitida ou aceita com omisses, ou em branco, pode ser completada pelo credor de boa-f, antes da cobrana ou do protesto. 299 STJ admissvel a ao monitria fundada em cheque prescrito 370 STJ Caracteriza dano moral a apresentao antecipada de cheque pr-datado. 388 STJ A simples devoluo indevida de cheque 51 caracteriza dano moral.

PRAZOS PRESCRICIONAIS
CHEQUE Lei 7457/85
PRAZO PARA APRESENTAO: a)30 DIAS a contar da emisso na mesma praa b)60 DIAS a contar da emisso se for de praa diferente. OBS: mesma praa = aquele em que o local designado como sendo o de emisso o mesmo municpio onde se encontra a agncia pagadora do sacado(art. 11 Res.BC n. 1682/90) PRAZO PRESCRICIONAL: 6 MESES contados a partir do trmino do prazo de apresentao. ( art. 59) ver Smula 600 STF Protesto dispensvel para devedor principal/avalista Protesto indispensvel em pedido falncia(art.94,1) O cheque tambm pode conter a clusula sem despesas que dispensa o protesto. ( art. 50) 6 MESES direito de regresso contatos do pagamento ou da distribuio da execuo art. 59) OBS: Em caso de cheque ps datado, contar a partir da apresentao ( 30 ou 60 dias) 2 ANOS caber ao de locupletamento sem causa, mesmo sendo ao de conhecimento, ainda de fundamento cambial-titulo de crdito#ttulo executivo ( art. 61) AO MONITRIA ( ART. 1102-A CPC c/c Smula 299 STJ) prescreve em 5 anos ( art. 206 5, I CC entendimento STJ) 52

ESQUEMA PRAZOS CHEQUE

Emisso do cheque= 30 DIAS (apresentao na mesma praa)= OU 60 DIAS ( em praa diferente) = 6 meses (contar da apresentao ou Sm. 600 STF)= = 2 anos ( contar aps 6 meses - ao de locupletamento/ao conhecimento) 5 anos ( ao monitoria)=

53

ENUNCIADOS - CHEQUE
ENUNCIADO 40 I Jornada Dir.Comercial O prazo prescricional de 6 (seis) meses para o exerccio da pretenso execuo do cheque pelo respectivo portador contado do encerramento do prazo de apresentao, tenha ou no sido apresentado ao sacado dentro do referido prazo. No caso de cheque ps-datado apresentado antes da data de emisso ao sacado ou da data pactuada com o emitente, o termo inicial contado da data da primeira apresentao.

54

JULGADO STJ CHEQUE PS-DATADO

STJ - AGRAVO REGIMENTAL NO AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL AgRg no AREsp 259912 MG 2012/0245917-2 (STJ) Data de publicao: 11/10/2013 Ementa: COMERCIAL E PROCESSUAL CIVIL. AGRAVO REGIMENTAL NO AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL. TTULO DE CRDITO. TERMO INICIAL DO PRAZO PRESCRICIONAL. CHEQUE PS-DATADO. DATA DE EMISSO. DECISO MANTIDA. 1. "O termo inicial de contagem do prazo prescricional da ao de execuo do cheque pelo beneficirio de 6 (seis) meses, prevalecendo, para fins de contagem do prazo prescricional de cheque psdatado, a data nele regularmente consignada, ou seja, aquela oposta no espao reservado para a data de emisso" (REsp 1068513/DF, Rel. Ministra Nancy Andrighi, Segunda Seo, julgado em 14/09/2011, DJe 17/05/2012). 2. 55 Agravo regimental a que se nega provimento.

LETRA DE CMBIO LUG ( Dec. Lei 57.663/66 e Dec. Lei 2.044/1098


Ttulo ordem / titulo executivo (ORDEM DE PAGTO) Sacador emitente da LC Sacado contra quem se emite Tomador favorecido da LC Requisitos formais: art. 1 da LU ( Dec. Lei 57.663/66) Aceite facultativo, podendo ocorrer parcial ( art. 21 e seg.LU) Vencimento ( art. 33 e seg.LU) Aval: garantia de pagamento do ttulo ( solidria) (art.30 e seg) Pode ter aval parcial ( art. 30 LUG art. 897 CC ) Endosso ( em preto/em branco/sem garantia) No possvel endosso parcial ( nulo) Clusula no ordem ( art. 11,12,15) o ttulo circula, mas transferido por CCC Protesto: art. 8, anexo II LUG, art. 44, anexo I LUG, art. 28 Dec-lei 2.044/1908 ( Primeiro dia til que se seguir ou da recusa do aceite ou do vencimento) 56

NOTA PROMISSRIA LUG ( Dec. Lei 57.663/66 e Dec. Lei 2.044/1098


Ttulo ordem / titulo executivo ( PROMESSA DE PAGTO) Promitente/Sacador emitente da NP Tomador favorecido da NP Requisitos formais: art. 75/76 da LU (Dec. Lei 57.663/66) So aplicveis na parte em que no sejam contrrias natureza as regras da LC ( art. 77) No admite aceite ( art. 78) garantido por aval/pagamento do ttulo ( solidria) pode ter aval parcial ( art. 30 LUG art. 897 CC ) Endosso ( em preto/em branco/sem garantia) ( art. 11 a 20) No possvel endosso parcial ( nulo) Clusula no ordem ( art. 11,12,15) o ttulo circula, mas transferido por CCC Protesto: art. 8, anexo II LUG, art. 44, anexo I LUG, art. 28 Dec-lei 2.044/1908 ( Primeiro dia til que se seguir ou da recusa do aceite ou do vencimento) 57

PRAZOS PRESCRICIONAIS

LETRA DE CMBIO E NOTA PROMISSRIA ( art. 70/71 LUG)

3 ANOS cobrana dos devedores principais e seus avalistas A contar do vencimento do ttulo LC os devedores principais so o sacador ( at o aceite) e o sacado ( aps o aceite) NP o devedor principal o emitente Protesto dispensvel para devedor principal/avalista 1 ANO cobrana dos coobrigados, ou seja, sacador, endossantes, e respectivos avalistas A contar do protesto ou do vencimento no caso de clusula sem despesas Protesto obrigatrio 6 MESES direito de regresso A contar do pagamento, ou do ajuizamento da execuo cambial, para o exerccio de regresso por qualquer um dos coobrigados. AO MONITRIA ( ART. 1102-A CPC aps ttulo prescrito) 58

DUPLICATA Lei 5474/68


Ttulo ordem / titulo executivo (ORDEM DE PAGTO) Ttulo causal ( compra e venda mercantil/prestao servios) Sacador credor, prestador de servio, vendedor Sacado devedor, tomador de servio ou comprador Definio legal: art. 1 ( prazo no inferior a 30 dias fatura) O comprador pode deixar de aceitar a duplicata art. 8 Requisitos : art. 2 - Remessa/Devoluo: (art. 6 ) Aceite obrigatrio, podendo o comprador deixar de aceitar por motivos expressos em lei ( art. 8)pode apresentar outros docs. Smula 248 STJ Pagamento/Prazo/Vencimento ( art. 33 e seg.LU) Aval: garantia de pagamento do ttulo ( solidria) (art.12) Pode ter aval parcial ( segue art. 30 LUG art. 897 CC ) Endosso (em preto/em branco/sem garantia)No possvel endosso parcial ( nulo) Clusula no ordem o ttulo circula, mas transferido por CCC 59

PRAZOS PRESCRICIONAIS

3 ANOS cobrana dos devedores principais ( sacado) e seus avalistas A contar do vencimento do ttulo Protesto dispensvel para devedor principal/avalista 1 ANO cobrana dos coobrigados, sacador ( credor) endossantes, e respectivos avalistas A contar do protesto, neste caso # LC/NP que ser de 30 dias ( art. 13 LD) Protesto obrigatrio 1 ANO direito de regresso A contar do pagamento, ou do ajuizamento da execuo cambial, para o exerccio de regresso por qualquer um dos coobrigados. AO MONITRIA ( ART. 1102-A CPC aps ttulo prescrito)
60

DUPLICATA ( art. 18 Lei 5474/68)

QUADRO COMPARATIVO ATOS CAMBIAS


(EXTRADO DO MATERIAL DO CERS FRANCISCO PENANTE)

LC ACEITE ENDOSSO AVAL ORDEM PAGAMENTO ABSTRAO X (facul) X X X X

NP

CHQ

DUP X (obrig)

X X

X X X X

X X X

61

Anda mungkin juga menyukai