Anda di halaman 1dari 13

O Barroco

ndice

O Barroco na pennsula itlica O Barroco fora da pennsula itlica

O Barroco no Brasil

A palavra Barroco derivada do termo portugus ou do espanhol berrueco, que significa prola de formato irregular. No fim do sculo XVIII, crticos de arte passaram a utilizar o termo para definir o estilo artstico do sculo XVII, que muitos rejeitaram por considerarem exagerado e extravagante.

O Barroco na Pennsula itlica

A arte barroca originou-se na pennsula Itlica, mas no tardou a irradiar-se por outros pases da Europa e a chegar tambm ao continente americano, trazida pelos colonizadores portugueses e espanhis. Seu desenvolvimento, porm, no se deu de maneira homognea, houve grandes diferenas entre os artistas e as obras produzidas em cada regio

Na arte barroca, a emoo predomina sobre o racionalismo.

As origens e o precursor
A Reforma Protestante teve consequncias que ultrapassaram as questes de f e provocaram alteraes em outros setores da cultura europeia, por exemplo, o surgimento dos Estados nacionais e dos governos absolutos uma vez que propunha a libertao da nao em relao ao papa. A Igreja catlica logo organizou a Contrarreforma e outra vez a arte foi vista como meio de propagar o catolicismo e ampliar sua influncia.

Entre as obras que melhor expressam o empenho da Igreja em revigorar os princpios doutrinrios est O juzo final, de Michelangelo.
3

A pintura barroca As principais caractersticas das pintura barroca so: A disposio dos elementos na tela quase sempre em diagonal As cenas representadas envolvem-se em acentuado contraste de claro-escuro. Os temas esto voltados para a religiosidade, a vida da nobreza e a vida do povo. Entre os pintores barrocos destacam-se Tintoretto e Caravaggio.

A escultura Na escultura barroca: A exaltao dos sentimentos perceptvel. As formas procuram expressar o movimento e recobrem-se de efeitos decorativos. Predominam as linhas curvas, os drapeados das vestes e o uso do dourado.

Os gestos e os rostos dos personagens revelam emoes intensas e atingem uma dramaticidade desconhecida no Renascimento.

O Barroco fora da pennsula itlica

Durante o sculo XVII at a primeira metade do sculo XVIII, o Barroco se expandiu da pennsula Itlica para toda a Europa. Foi ganhando, nos diferentes pases, uma feio nacional.

O Barroco nos pases Baixos


O maior representante da pintura na regio que hoje corresponde Blgica foi o flamengo Rubens. J na Holanda, a pintura desenvolveu uma tendncia mais descritiva, cujos temas preferidos foram as cenas da vida domstica e social, trabalhadas com minucioso realismo. Entre os principais expoentes dessa arte temos Hals, Rembrandt e Vermeer.

O Barroco na Espanha
Entre os pintores mais representativos Barroco espanhol esto El Greco e Velzquez, cujas obras revelam caractersticas bem peculiares a cada um deles. El Greco - a verticalidade As obras de El Grego apresentam como principal caractersticas a verticalidade. Em Esplio, Cristo aparece cercado por uma multido. Olhando as figuras, podemos notar o quanto as suas linhas so verticais.

Velzquez retratou as pessoas da corte espanhola do sculo XVII, procurou registrar tambm em seus quadros os tipos populares do seu pas, documentando o dia a dia do povo espanhol. Entre os retratos de pessoas da corte est As meninas, considerada uma das obras-primas de Velzquez. A tela mostra uma composio muito interessante, que transmite ao observador a sensao de profundidade da sala onde se passa a cena e revela um jogo de luz e sombra.

O Barroco no Brasil

Fachada da Igreja de So Francisco de Assis, Ouro Preto, MG.

O estilo barroco desenvolveu-se plenamente no Brasil do sculo XVIII at o incio do sculo XIX. Nessa poca, na Europa, os artistas j tinham abandonado esse estilo, e a arte voltava-se novamente para os modelos clssicos. O Barroco brasileiro claramente associado religio catlica. Mas h tambm muitos edifcios civis como cadeias, cmaras municipais, moradias e chafarizes que apresentam ntidas caractersticas barrocas.

Valter Campanato

10

possvel apontar duas linhas diferentes no Barroco brasileiro. Nas regies enriquecidas pelo comrcio de acar e pela minerao, como Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco, encontramos igrejas com trabalhos em relevo em madeira e portadas decoradas com esculturas, em geral feitas de pedra-sabo. J nas regies onde no existia nem acar nem ouro, a arquitetura teve feies mais modestas.
Pedro Rubens

Convento e Igreja de Nossa Senhora do Carmo, em Salvador, BA. Construo de 1715, no estilo Barroco rococ. No sculo XX o prdio do convento abrigou o Pao da Cmara, a Casa da Moeda, quartel, penso e hospital. In. Casa da Moeda do Brasil - 290 Anos de Histria - 1694-1984.

Casa da Moeda do Brasil

Igreja Matriz de Santo Antnio, em Tiradentes, MG.

11

Luiz Costa/Jornal Hoje em dia

O ponto culminante entre arquitetura, escultura, talha e pintura aparece em Minas Gerais a partir dos trabalhos de Antnio Francisco Lisboa, o Aleijadinho (c. 1730-1814).

So Miguel Arcanjo, de Mestre Aleijadinho (Antnio Francisco Lisboa), sculo XVIII. Madeira entalhada e policromada, 70,0 x 35,0, 38,0 cm. Coleo Pimenta Camargo. In. Revista do MASP, Ano 1 (1990/1991).

Coleo particular

Escultura do profeta Joel, obra de Antonio Francisco Lisboa, o Aleijadinho no Santurio do Bom Jesus de Matosinhos, Congonhas, MG.

12

Manuel da Costa Atade foi um extraordinrio pintor nascido em Mariana, por volta de 1762, e falecido em 1830. Sua pintura, que revela um domnio excepcional da tcnica da perspectiva,
Eugenio Savio

Teto da Igreja de So Francisco de Assis, pintado por Mestre Atade (Manuel da Costa Atade) e Aredes, com talha de Aleijadinho no estilo Barroco Portugus, Ouro Preto, MG.

Eugenio Savio

Anda mungkin juga menyukai