Anda di halaman 1dari 14

CONTRATOS Contrato Preliminar Hermenutica

Professor: Gildsio Pedrosa de Lima Direito Civil III - 2 Semestre 2013 Gildasio.lima@projecao.br Telefone: 9814-8157
1

Contrato Preliminar
Artigos 462 ao 466 do CC
Denominado tambm como Pr-contrato, Promessa de Contrato ou Compromisso.

contrato preliminar aquele por via do qual ambas as partes ou uma delas se comprometem a celebrar mais tarde outro contrato, que ser o principal Caio Mario
2

Contrato Preliminar
Artigos 462 ao 466 do CC
No se confunde preliminares. com negociaes

As partes querem um contrato, mas no querem imediatamente todos os seus efeitos. Ex.: Promessa de Compra e Venda

Contrato Preliminar
Art. 462 - O contrato preliminar, exceto quanto forma, deve conter todos os requisitos essenciais ao contrato a ser celebrado.

Requisitos essenciais: art. 104 CC H a possibilidade de incluir novas regras no contrato principal
4

Contrato Preliminar
Art. 463. Concludo o contrato preliminar, com observncia do disposto no artigo antecedente, e desde que dele no conste clusula de arrependimento, qualquer das partes ter o direito de exigir a celebrao do definitivo, assinando prazo outra para que o efetive.
Pargrafo nico. O contrato preliminar dever (poder) ser levado ao registro competente.

Contrato Preliminar
Art. 464. Esgotado o prazo, poder o juiz, a pedido do interessado, suprir a vontade da parte inadimplente, conferindo carter definitivo ao contrato preliminar, salvo se a isto se opuser a natureza da obrigao.
Art. 465. Se o estipulante no der execuo ao contrato preliminar, poder a outra parte consider-lo desfeito, e pedir perdas e danos. Art. 466. Se a promessa de contrato for unilateral, o credor, sob pena de ficar a mesma sem efeito, dever manifestar-se no prazo nela previsto, ou, inexistindo este, no que lhe for razoavelmente assinado pelo devedor.
6

Hermenutica Contratual
O interprete pblico (Juiz) ou particular (rbitro) investiga a vontade dos indivduos e baseiam-se na lei, na jurisprudncia e nos costumes para interpretar o contrato. Nem sempre tarefa fcil, sobretudo quando o contrato verbal.

Hermenutica Contratual
Algumas regras que auxiliam o interprete:
a) busca da vontade real: qual o esprito, qual a alma, qual a vontade desejada pelo contrato? Esta primeira regra a mais importante, pois na alma do contrato est o consensualismo (acordo de vontades). A vontade real a desejada pelas partes, que pode ser diferente da manifestada (vontade declarada). Deve o Juiz tentar reconstruir o ato de vontade em que se exteriorizou o contrato para buscar a vontade real. Nos contratos deve-se ater mais vontade dos contraentes do que s palavras. Art. 112
8

Hermenutica Contratual
DIREITO CIVIL. AO DE CONHECIMENTO. PEDIDO DE DECLARAO DE INEXISTNCIA DE DVIDA, DE RESCISO DE CONTRATO, INDENIZAO POR DANOS MORAIS E RESTITUIO EM DOBRO DOS VALORES COBRADOS REFEENTES A SERVIOS NO PRESTADOS. PLANO DE TELEFONIA DIVERSO. NEGATIVAO DO NOME DA EMPRESA. DEVER DE INDENIZAR. VALOR DA INDENIZAO. 1. Na interpretao das declaraes de vontade deve-se atentar mais inteno consubstanciada do que ao sentido literal da linguagem, nos termos do art. 112 do Cdigo Civil. 1.1. dizer: a interpretao do ato negocial no se restringe a vontade declarada, devendo prevalecer a real inteno do contratante, de modo que, persistindo a dvida, a interpretao deve ser a mais favorvel ao aderente. 2. Doutrina. "A interpretao do ato negocial situa-se na seara do contedo da declarao volitiva, pois o intrprete do sentido negocial no deve ater-se, unicamente, exegese do negcio jurdico, ou seja, ao exame gramatical de seus termos, (...) pois sua declarao apenas ter significao quando lhe traduzir a vontade realmente existente" (Cdigo Civil Anotado. Diniz, Maria Helena.10 ed.So Paulo: Saraiva, 2004. p. 135). 3. Dentro dessa tica, quando demonstrado divergncia entre o servio prestado e aquele que a parte pretendia aderir, deve prevalecer a real inteno do aderente ao contrato, no se podendo limitar unicamente ao contedo declarado. 4. A inscrio indevida, de pessoa jurdica, nos rgos de proteo ao crdito, configura dano moral, que in re ipsa, ou seja, decorre diretamente da ofensa, sendo desnecessria a comprovao da ofensa. 5. No merece reparos a fixao de indenizao por danos morais, quando observados a situao econmica das partes, a gravidade do dano experimentado, bem como o duplo aspecto satisfativo/punitivo. 6. Recurso conhecido e improvido.

(Acrdo n.508621, 20080710143617APC, Relator: JOO EGMONT, Revisor: LUCIANO MOREIRA VASCONCELLOS, 5 Turma Cvel, Data de Julgamento: 26/05/2011, Publicado no DJE: 02/06/2011. Pg.: 162)
9

Hermenutica Contratual
b) senso mdio: o intrprete deve se colocar no lugar das partes e raciocinar como faria o homem mdio, ou seja, a generalidade da populao, sem extremos, sem radicalismos, de acordo com os costumes(113). Uma clusula ambgua interpreta-se conforme o costume do lugar. O senso mdio a sensatez, equilbrio, razoabilidade, que s vem com estudo e com o tempo. A boa-f significa que uma das partes se entrega conduta leal da outra, confiando que no ser enganada;
Art. 113. Os negcios jurdicos devem ser interpretados conforme a boa-f e os usos do lugar de sua celebrao.
10

Hermenutica Contratual
c) fim econmico: todo contrato tem um objetivo econmico, pois ningum contrata para ter prejuzo e sim para satisfazer sua necessidade e ter um ganho patrimonial. Assim, nos contratos comutativos e onerosos deve-se buscar a equivalncia entre as prestaes. a chamada funo social do contrato que prev trocas teis e justas (421).
11

Hermenutica Contratual
d) uma clusula em destaque prevalece sobre as outras: num contrato uma clusula em negrito, com destaque, prevalece sobre as outras, justamente porque se presume que aquela clusula chamou mais a ateno das partes.

12

Hermenutica Contratual
e) dirigismo contratual: uma poltica do Estado para dar superioridade jurdica a classes economicamente fracas como o consumidor, o devedor, o trabalhador e o inquilino (art. 423 do CC; art 47 da lei 8.078/90 e art. 620 do CPC). Entende parte da doutrina, especialmente no Direito do Trabalho, que in dubio pro misero, ou seja, na dvida deve-se favorecer a parte mais pobre. CONTRAPONTO: O Juiz no pode julgar em favor do mais pobre pois no se pode fazer caridade com o dinheiro dos outros. Nem julgar a favor do rico, para adular, e nem julgar a favor do pobre, por piedade, e sim julgar a favor do justo.
13

Hermenutica Contratual
f) contratos benficos: so aqueles unilaterais e gratuitos (ex: doao, emprstimo, fiana). Na sua interpretao deve-se proteger a parte que fez o benefcio, que fez a liberalidade (ex: doador, comodante, mutuante e fiador). Art 114.

14

Anda mungkin juga menyukai