Anda di halaman 1dari 21

Gesto do Conhecimento

Aula 04
Prof Thiago Parreira

Objetivos da Aula 04:


Fatores Importantes para o sucesso dos Programas de GC Transmisso do Conhecimento Espiral do Conhecimento Identificar o sensemaking. Fazendo com que o Conhecimento se movimente na empresa: Codificao do Conhecimento, Personalizao e Comunidades de Prtica etc

Fatores Importantes para o Sucesso dos Programas de GC


Conceber e planejar um modelo, uma arquitetura e uma estratgia de GC, alinhados estratgia da empresa e coerentes com o que se pretende atingir a curto, mdio e longo prazos, a partir do conhecimento; Anlise Detalhada da Cultura Organizacional em seguida, criar uma cultura orientada para o conhecimento que tenha mo os recursos e instrumentos necessrios criao e mobilizao do conhecimento, bem como favorveis e coerentes com os propsitos da GC; Dialogar com a Gesto de Pessoas, buscando manter no seu quadro de colaboradores, o maior nmero de Aprendizes que for possvel;

Fatores Importantes para o Sucesso dos Programas de GC


Buscar incentivos, envolvimento e patrocnio dos altos nveis hierrquicos sem esse fator, melhor nem comear! Transparncia e Comunicao eficaz so fundamentais; Infraestrutura de TI adequada; Foco em resultados; Criar ambientes e canais favorveis transmisso do conhecimento; Desenvolvimento do fator confiana; Atuao, dedicao e forte apoio do RH; e Assumir postura competitiva (ambiente externo) em relao captao e reteno de conhecimento.

Transmisso do Conhecimento

Fonte: NONAKA, Ikujiro; TAKEUCHI, Hiro. Criao de conhecimento na empresa

Socializao
Conhecimento tcito => Conhecimento tcito um processo de compartilhamento de experincias que cria conhecimento tcito, como modelos mentais ou habilidades tcnicas compartilhadas. Podemos identificar a socializao na relao de um aprendiz que aprende com seu mestre atravs da observao, imitao e prtica. A linguagem no suficiente. Outros exemplos so as sesses de brainstorming - onde no so aceitas crticas sem sugestes construtivas e a relao estabelecida entre responsveis pelo desenvolvimento de produtos e clientes.

Externalizao
Conhecimento Tcito => Conhecimento Explcito Segundo NONAKA & TAKEUCHI (1997), a externalizao um processo de criao de conhecimento perfeito, na medida em que o conhecimento tcito se torna explcito, expresso na forma de metforas, analogias, conceitos, hipteses ou modelos. A externalizao provocada atravs do dilogo e da reflexo coletiva. Apesar de historicamente negligenciada nas organizaes, a chave para a criao do conhecimento. Livros sobre gerenciamento so exemplos da externalizao ou exteriorizao.

Combinao
Conhecimento Explcito => Conhecimento Explcito

a combinao de conjuntos diferentes de conhecimento explcito, ou seja, a combinao de diferentes partes de conhecimento explcito em novo conhecimento explcito. Ocorre, por exemplo, em cursos nas universidades, atravs da educao e do treinamento formal em escolas.

Internalizao
Conhecimento Explcito => Conhecimento Tcito

a absoro do conhecimento explcito em conhecimento tcito e est intimamente relacionado ao aprendizado pela prtica.

Espiral do Conhecimento
[...] assim, a criao do processo do conhecimento organizacional um processo em espiral, que comea no nvel individual e vai subindo, ampliando comunidades de interao que cruzam fronteiras entre sees, departamentos, divises e organizaes. NONAKA & TAKEUCHI (1997)

Espiral do Conhecimento
Tcito
Socializao Externalizao

Conhecimento Compartilhado

Conhecimento Conceitual
i i

Tcito

Tcito

i g i

i i

Explcito

Explcito

Internalizao

Combinao

Conhecimento Operacional

Conhecimento Sistmico

Transmisso do Conhecimento

VANTAGEM COMPETITIVA DO CONHECIMENTO

Numa economia em que a nica certeza a incerteza, a nica fonte de vantagem competitiva duradoura o conhecimento. Quando os mercados mudam, as tecnologias proliferam, os competidores se multiplicam e os produtos se tornam obsoletos quase do dia para a noite, as companhias bem sucedidas so aquelas que criam novos conhecimentos, disseminam estes conhecimentos amplamente por toda a organizao, e rapidamente incorporam-no em novas tecnologias e produtos. Estas atividades definem as empresas que aprendem, cujo nico negcio a contnua inovao. Ikujiro Nonaka

Sensemaking
Significa criao de sentido, ou seja, gerao de significados que possam ser valiosos para os indivduos e, consequentemente, para as organizaes. Christine da Silva Schroeder, pesquisadora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) define sensemaking como uma interao recproca das pessoas na busca de informao, na atribuio de significados e na ao.

O objetivo imediato do sensemaking permitir as membros da organizao a construo de um entendimento compartilhado do que a organizao e o que ela faz.

Sensemaking
O sensemaking uma fonte de aprendizado. Nas organizaes, o sensemaking torna-se mais enriquecido quando existe um grupo de indivduos que compartilham suas prticas atravs de ferramentas de interao como fruns de discusso, chats, vdeoconferncia, entre outros. Vdeo 2...

Codificao do Conhecimento
Codificar = consiste em explicitar e representar o conhecimento de algum, convertendo do tcito, para que seja visualizado e assimilado por outros. Normalmente, ocorre quando pretendemos documentar, armazenar, manter preservados em forma digital, disponibilizando tais conhecimentos em computadores e redes.

Personalizao
Tipo de iniciativa focada nas transferncias interpessoais de conhecimento. Ocorrem dependendo do esforo e da habilidade de ensino e competncias do conhecedor (mestre) quanto da utilizao dos sentidos e capacidades cognitivas do aprendiz.

Exemplos de iniciativas: a) Criao de Grupos de aprendizagem, feiras do conhecimento e encontros do saber; b) Criao de Foras-tarefa para realizao de trabalhos especficos; e c) Identificao dos voluntrios em ensinar e em aprender, favorecendo as prticas. Podemos potencializar a transferncia do conhecimento quando conjugamos codificao e personalizao.

Personalizao

Comunidades de Prticas
Essas comunidades so um dos melhores meios para se transferir conhecimento dentro de uma organizao por meio da troca de idias em grupo, exposio de problemas comuns e busca de solues.

Vdeo 3...

Anda mungkin juga menyukai