Anda di halaman 1dari 45

Luta pelo trabalho

Ana Paula Heck Daniel Cioffi

Reviso Terica
Sabemos

que o trabalho, mais que uma forma de subsistncia, uma atividade importante na vida do ser humano. essencial identidade. na formao de

Papel

sociedade atual distorceu muito os valores do trabalho.

Reviso Terica
A O

pessoa o que produz e ganha. trabalho multidimensional:

Existencial Socioeconmica Psicossocial

Reviso Terica
Dimenso A

Existencial:

contribuio do trabalho seria para uma vida com a compreenso de que possvel a pessoa existir e laborar na construo do mundo e das relaes psicossociais, constituda em uma das dimenses da condio humana de existncia.

Reviso Terica
Dimenso O

Socioeconmica:

trabalho um processo em que o ser humano com sua prpria ao impulsiona, regula e controla seu intercmbio material com a natureza (Marx, 1980), (Ribeiro, 2009)

Reviso Terica
Dimenso O

Psicossocial:

trabalho permitiria a significao da experincia do contato de si mesmo com o real, que faz emergir os limites humanos (sofrimento e alienao), mas, por outro lado, possibilitaria o conhecimento e a construo de uma vida ativa na relao com o mundo (produo e emancipao).

Reviso Terica
O

modo como as pessoas do esse sentido ao seu trabalho com um processo de subjetivao subjetividade um processo que tem um papel importante na formao da percepo do ambiente, situaes e pessoas, onde e com quem vivem.

Reviso Terica

um processo tanto singular quanto scio-histrico.

Os

modos e processos de subjetivao so definidos pela maneira de relacionarse com as regras estabelecidas em cada perodo histrico.

Reviso Terica
Os

problemas de sade mental relacionados ao trabalho esto muito em voga atualmente, seja ele causa direta ou indireta da doena. demandas das organizaes do trabalho determinaram os modos de trabalhar de forma to invasiva e totalitria que acabaram por ditar tambm o modo de viver dos trabalhadores.

As

Reviso Terica
O

ambiente criado no local de trabalho muitas vezes transforma o trabalhador em algo destitudo de valor, sentimento, enfim, de sua subjetividade. empresas, os trabalhadores transformados em recursos. so

Nas

Reviso Terica
Isso

causa, como consequncia, relaes de submisso que so repetidas cotidianamente nos locais de trabalho. essa ideologia se distancia da realidade vivida no trabalho e daquilo que as pessoas so.

Porm

Reviso Terica
Um

dos grandes causadores de doenas mentais no trabalho o assdio moral.

maior dificuldade para diagnosticar e lidar com o assdio moral no trabalho est no fato de sua origem estar na empresa e no no indivduo.

Reviso Terica
A

outra faceta do trabalho que no podemos nos esquecer, o desemprego.

fator desemprego no possui uma nica causa, ele multicausal: necessrio levar em conta sua trajetria sociohistrica, assim como sua natureza poltico-econmica.

Reviso Terica
Na

atualidade capitalista, no possuir um emprego ou algum tipo de renda desestabilizador tanto social, como emocionalmente. Assim, o desemprego se torna um fator psicossocial. essa rea no parece ser muito explorada. Muitos artigos que encontramos no falavam diretamente em uma abordagem social, e vrios eram pesquisas, simples anlises da situao, mais do que intervenes.

Porm,

Observao
I

SEMANA DE DIREITOS HUMANOS DA FMP

10/10,

s 11h Trabalho rural: a luta no campo Romrio Rossetto (Movimento dos Pequenos Agricultores) Diego Vedovatto

Observao
No

evento observado, houve a discuo sobre os direitos dos trabalhadores rurais

Primeiramente

falou o representante dos pequenos agricultores, que exps como o modelo vigente do agronegcio, no apenas incentiva culturas que destroem a natureza e usam produtos txicos, mas tambm prejudica os pequenos agricultores.

Observao
O

modo de vida do pequeno agricultor destrudo e degenerado pelo sistema atual. terras so vistas de maneira apenas econmica. forma, produes como a fumageira, que no alimentam mas tm renda bruta alta, so incentivadas.

As

Dessa

Observao
Os

produtores acabam se endividado e perdendo as terras.

Quando

no, tm uma qualidade de vida muito baixa, o que estimula o xodo rural.

Observao
Assim,

entre os agricultores h um grande grupo de pessoas obrigadas a viver em ms condies e ainda contribuir para a m qualidade da alimentao da populao (menos variedade, agrotxicos).

Essas

condies so propcias para que eles acabem sem terras.

Observao
Comea

do MST.

ento a falar o representante

Eles

se organizam muito nos assentamentos, so praticamente uma pequena cidade. pessoas se surpreendem ao visitar um assentamento.

Muitas

Observao
No

uma simples ocupao, h uma preocupao com a educao e capacitao dos integrantes. e cursos, alm de acesso ao ensino superior (o palestrante era formado em direito).

Escolas

Observao
Perseguio

poltica: o governo chegou a fechar as escolas dos assentamentos, e parece que h at um receio quanto ao acesso educao. das reivindicaes do MST so semelhantes s do MPA.

Muitas

Anlise Crtica
A

situao de opresso ao pequeno agricultor se assemelha muito situao de trabalhadores em instituies totalitrias. impacto pode ser at maior, j que no h como o trabalho no afetar a forma de vida do agricultor.

Anlise Crtica
As

terras tm um significado identidade do agricultor.

na

sistema capitalista o destitu disso e troca pelo valor econmico. uma inverso de valores degradao do ser humano. e

Anlise Crtica
Numa

sociedade onde a pessoa s vale o quanto produz, como se sentem as pessoas que no tem nem onde produzir da nica forma que conhecem? questo do MST parece muito com a do desemprego, mas inevitavelmente englobando toda a vida do agricultor.

Anlise Crtica
H

toda uma preocupao com o trabalho e identidade. De fato, h produo nos assentamentos. aes do governo so como as de uma empresa manejando humanos como recursos e instituindo-os de sua subjeticidade.

As

Anlise Crtica
Muito

relacionvel com a ideologia marxista: As classes dominantes tentando manter seu status superior ao do proletariado. pensar que apenas tirando-os dos assentamentos pode-se resolver o problema, porm tirando-os de l, eles no tem pra onde ir.

Parecem

Anlise Crtica
Eles

parecem no s no pensar neles como pessoas, mas tambm como se no precisassem ocupar espao fsico.

INTERVENO?

Interveno
Quem olha para as aes do MST v se transformarem em lutadores seres humanos que o capitalismo j imaginava ter excludo definitivamente. Talvez seja esta radicalidade, da luta, do jeito e de quem a faz, o que provoca na sociedade tomada de posio imediata: as pessoas so contra ou so a favor das aes do MST, mas de modo geral no costumam ficar indiferentes a elas.
Caldart R. S. (2001) O MST e a formao dos sem terra: o movimento social como princpio educativo. Estudos Avanados, 15 (43).

Interveno
Entre os objetivos scio-polticos do Sistema Cooperativista dos Assentados est sua constituio em uma forma de resistncia ao capitalismo; transformar a luta econmica em luta poltica e ideolgica; acumular foras para a transformao da sociedade; e contribuir para a construo do homem novo e da mulher nova, ou seja, pessoas responsveis, politizadas, culturalmente desenvolvidas, solidrias e fraternas umas com as outras
Almeida, L. F. & Snchez, F. R. (1998) Um gro menos amargo das ironias da histria: o MST e as lutas sociais contra o neoliberalismo. Revista Lutas Sociais, 5. So Paulo: Xam

Interveno

A forma de organizao coletiva assentamento gira em torno do trabalho.

no

Quando uma deciso implica o grupo todo, o setor analisa a situao que surgiu e passa para a deciso com o coletivo. Ao mesmo tempo em que o grupo se organiza para o trabalho, ele se trabalha na medida em que se organiza.

Interveno

Se estabelece relaes de comprometimento entre os sujeitos, em uma unificao que valoriza os interesses do coletivo sem massificar as singularidades. A vontade comum a todos mais poderosa do que o esforo individual, e o coletivo produto do consentimento e no do pacto ou do contrato.

Pertencer ao coletivo e ter o sentimento de pertencimento a este, garante o envolvimento para alm das obrigaes, gera compromisso e autonomia, sobrando tempo para fazer as coisas de interesse individual, garante o respeito s diferenas e a racionalizao do trabalho.

Interveno

Ser do movimento estar em movimento! No Movimento os sem-terra aprendem que o mundo e o ser humano esto para ser feitos, e que o movimento da realidade, constitudo basicamente de relaes que precisam ser compreendidas, produzidas ou transformadas, deve ser o grande mestre deste fazer.

Interveno

A formao dos Sem Terra um processo de fazer-se humano na histria que est produzindo e sendo produzido em um movimento de luta social, tambm constitudo como parte de um movimento sociocultural mais amplo. Pe em questo o modo de ser da sociedade capitalista atual e a cultura reproduzida e consolidada por ela.

O processo educativo bsico est no movimento mesmo, no transformar-se transformando a terra, as pessoas, a histria, a pedagogia, etc.

Interveno
O

movimento como princpio educativo da formao dos Sem Terra considerar que seu processo educativo bsico est no movimento mesmo, no transformar-se transformando a terra, as pessoas, a histria, a pedagogia, etc.

Interveno
De certo modo reproduzem em outra dimenso, e tambm politizam, o aprendizado bsico que j tm como trabalhadores da terra, lavradores. O trabalho na terra, que acompanha o dia a dia do processo que faz de uma semente uma planta e da planta um alimento, ensina de um jeito muito prprio (que tambm cultural, simblico) que as coisas no nascem prontas, mas que precisam ser cultivadas; so as mos do lavrador, da lavradora, as que podem trabalhar a terra para que chegue a produzir o po.
Caldart R. S. (2001) O MST e a formao dos sem terra: o movimento social como princpio educativo. Estudos Avanados, 15 (43).

Interveno

o movimento das prticas, diversas, por vezes mesmo contraditrias entre si, o que educa sujeitos, humaniza.

Os estudiosos de movimentos sociais do modo geral tm dificuldade de enquadrar o MST em suas classificaes mais tradicionais. O MST criou uma denominao prpria: uma organizao social de massas, em que a combinao de caractersticas contraditrias um dos pilares de sua identidade.

Interveno

Os Sem Terra se educam participando diretamente. Esta participao humaniza as pessoas: devolve vida social pessoas que estavam excludas e educa para um determinada postura diante da vida: nada impossvel de mudar, e quanto mais inconformada com o atual estado de coisas mais humana a pessoa. Participar do movimento da luta potencializa o principal trao da humanidade: a possibilidade de fazer-se e refazer-se a si prprio, enquanto contesta a ordem estabelecida, problematiza e prope valores, transforma a realidade e se produz como sujeito da histria.

Interveno

Cada pessoa que integra o MST um ser humano em transformao permanente, medida que sujeito de vivncias coletivas que exigem aes, escolhas, tomadas de posio, superao de limites, e assim conformam seu jeito de ser, sua humanidade em movimento. Sem Terra mais que uma categoria social de trabalhadores que no tm terra, uma identidade.

Trabalhadores e trabalhadoras rurais sem-terra fizeram-se ou ainda fazem-se um novo sujeito social, com uma identidade e uma conscincia que os insere nos embates polticos do nosso tempo.

Interveno

Os Sem Terra buscam construir novas relaes sociais de trabalho, e novos formatos para a vida em comunidades do campo, afirmam uma cultura centrada no bem-estar da coletividade, e se contrapem, portanto, absolutizao do indivduo, que caracterstica dominante da sociedade capitalista.

A prtica do MST permite vislumbrar, nestes tempos difceis, possibilidades de unificao de lutas por um modelo alternativo de sociedade.

Referncias

VASCONCELLOS, V. C.; AZEVEDO, C. S. Sentidos do trabalho e imaginrio organizacional em um Centro de Ateno Psicossocial CAPS. Interface: Comunic., Saude, Educ., v. 14, n. 34, p. 563-76, jul./set. 2010. SATO, L.; OLIVEIRA, F. Compreender a gesto a partir do cotidiano de trabalho. Aletheia, v. 27, n. 1, p. 188-197, jan./jun. 2008. PINTOR, E. A. S.. Sofrimento mental em vendedores na Grande So Paulo: a destituio do ser pela organizao do trabalho. Rev. bras. sade ocup., v. 35, n. 122, p. 277-288, 2010 . RIBEIRO, M. A. Estratgias micropolticas para lidar com o desemprego: contribuies da psicologia social do trabalho. Rev. psicol. polt., v. 9, n. 18, p. 331- 346, jul./dez. 2009. MORAES, R. D.; VASCONCELOS, A. C. L.; CUNHA, S. C. P. Prazer no Trabalho: O Lugar da Autonomia. Revista Psicologia: Organizaes e Trabalho, v. 12, n. 2, p. 217-228, maio/ago. 2012.

Referncias

BENDASSOLLI, P. F. Reconhecimento no trabalho: Perspectivas e questes contemporneas. Psicologia em Estudo, v. 17, n. 1, p. 37-46, jan./mar. 2012. SATO, L.; et al. As tramas psicossociais da cooperao e da competio em diferentes contextos de trabalho. Arquivos Brasileiros de Psicologia, v. 63 (no.spe.), p. 1-104, 2011. BERNARDO, M. H.; NOGUEIRA, F. R. C.; BLL, S. Trabalho e sade mental: repercusses das formas de precariedade objetiva e subjetiva. Arquivos Brasileiros de Psicologia, v. 63 (no.spe.), p.1-104, 2011 RAMOS, M. Z.; et al. Trabalho, adoecimento e histrias de vida em trabalhadoras da indstria caladista. Estudos de Psicologia, v. 15, n. 2, p. 207-215, maio/ago. 2010. CANIATO, A. M. P; LIMA, E. C. Assdio moral nas organizaes de trabalho: perverso e sofrimento. Cadernos de Psicologia Social do Trabalho, v. 11, n. 2, p. 177-192, 2008.

Referncias

RAMMINGER, T.; NARDI, H.C. Subjetividade e trabalho: algumas contribuies conceituais de Michel Foucault. Interface: Comunic., Sade, Educ., v.12, n.25, p.339-46, abr./jun. 2008. CAPITO, C. G.; HELOANI, J. R. A identidade como grupo, o grupo como identidade. Aletheia, n. 26, p. 5061, jul./dez. 2007. VERONESE, M. V. Subjetividade, trabalho e solidariedade. Aletheia, n. 24, p. 105-113, jul./dez. 2006. Arendt, Hannah. A Condio Humana (3 ed.). Rio de Janeiro: Forense-Universitria, 1987. Marx, Karl. O Capital: Crtica da Economia Poltica I Livro I (6 ed.). Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1980.

Referncias

Dejours, Christophe. Conferncias Brasileiras. So Paulo: FGV, 1999. Dejours, Christophe. Rhabiliter la Normalit? Le Passant Ordinaire, n. 45, p. 21-28, jun./set. 2003. Linhart, D. Modernisation et prcarisation de la vie au travail. Papeles del CEIC (Centro de Estudios sobre la Identidad Colectiva), n. 49, 2009. Brasil. (1975). Decreto n 76.403 de 08.10.1975. Braslia: Ministrio do Trabalho e Emprego. Brasil. (1994). Lei n 8.900 de 30.06.1994. Braslia: Ministrio do Trabalho e Emprego.

Anda mungkin juga menyukai