Anda di halaman 1dari 23

Histria da Cincia: objetos, mtodos e problemas

Cincia & Educao, v. 11, n. 2, p. 305-317, 2005

Anelise, Everton, Leandro, Otvio, Vivian.

Introduo; Como aprender a fazer Histria da Cincia; Como encontrar um bom tema de pesquisa; Tipos de fontes de pesquisa; Pesquisa bibliogrfica; Alguns problemas encontrados em Histria da Cincia; Consideraes Finais.

O objetivo deste trabalho auxiliar pessoas que esto se iniciando em pesquisa de Histria da Cincia. Tratar da escolha adequada da pesquisa, das fontes e de alguns problemas encontrados em Histria da Cincia.

Introduo
Muitos estudiosos vm tentando definir o que Histria da Cincia ou discutindo se seria prefervel a denominao Histria da Cincia ou Histrias das Cincias. Tratam-se de discusses complexas sobre as quais no existe um consenso e no pretendemos nos concentrar nelas. Em um nvel fundamental, os filsofos da cincia vm debatendo h muito tempo acerca dos critrios que vo delimitar o que cincia e o que no cincia e ainda no chegaram a um acordo.

H diversas subreas e vrios tipos de enfoques distintos em Histria da Cincia. Vamos nos referir aqui a duas possveis abordagens. Uma abordagem conceitual (interna, internalista), discute os fatores cientficos (evidncias, fatos de natureza cientfica) relacionados a determinado assunto ou problema. Procura responder a perguntas tais, como se determinada teoria estava bem fundamentada, considerando o contexto cientfico de sua poca.

Exemplo: A teoria de evoluo de Lamarck estava bem formulada e fundamentada para sua poca?
Uma abordagem no-conceitual (externa, externalista), lida com os fatores extracientficos (influncias sociais, polticas, econmicas, luta pelo poder, propaganda, fatores psicolgicos).

Por que a teoria de evoluo de Lamarck foi rejeitada em sua poca j que estava bem fundamentada?
Para responder essa questo, teremos que fazer um estudo de outro tipo, porque em geral esses fatores (polticos, religiosos, sociais, luta pela autoridade no campo, propaganda), que so chamados no-conceituais (ou extracientficos), no transparecem nos textos cientficos. Para detect-los, seria preciso estudar a correspondncia de Lamarck com outros estudiosos de sua poca ou de outros estudiosos influentes que comentassem sobre Lamarck e sua teoria, ler textos que nunca foram publicados, analisar o contexto social, poltico e religioso da poca.

Como se aprende a fazer uma pesquisa em Histria da Cincia?


No existe uma frmula mgica ou receita infalvel para fazer uma boa pesquisa em Histria da Cincia. Exige um trabalho intenso, cansativo, e pressupe o conhecimento de tcnicas de pesquisa que o iniciante precisa aprender.

Como encontrar um bom tema de pesquisa?


Uma pesquisa investiga uma questo dentro de um assunto. O assunto da pesquisa precisa ser delimitado. Evite assuntos que j foram excessivamente explorados por outros historiadores. Mas preciso tomar cuidado para no cair no extremo oposto. Conhecer o assunto cientfico cuja Histria se quer pesquisar.

Ao se escolher um determinado assunto, deve-se levar em conta alguns aspectos:


O interesse pessoal pelo assunto. O domnio sobre aquele assunto. Evitar tanto assuntos muito vastos como assuntos muito restritos. Escolher um assunto que tambm desperte o interesse de outros historiadores ou do pblico em geral. A existncia e acesso aos recursos documentais

Tipos de fontes de pesquisa em histria da cincia


Em uma pesquisa em Histria da Cincia, so utilizados documentos de vrios tipos. Costumase classific-los em fontes primrias (material da poca estudada escrito pelos pesquisadores estudados) e fontes secundrias (estudos historiogrficos e obras de apoio a respeito do perodo e dos autores investigados).

O historiador nunca deve confiar inteiramente em uma traduo, pois muitas vezes nela so introduzidos erros. Por exemplo, trabalhar com uma traduo para a lngua portuguesa de um texto de Descartes no o mesmo (no tem o mesmo valor) que trabalhar com o texto em seu idioma original. problemtico basear-se apenas em uma citao de um original encontrada em um trabalho de um historiador.

Exemplo:
Supomos que o pesquisador procure descrever a concepo de Darwin de seleo natural sem ter lido nenhuma obra do prprio Darwin (nem traduo), utilizando somente aquilo que foi escrito a respeito por outro historiador, sem consultar o Origin of species. Mesmo que este historiador apresente vrias citaes desta obra, estas devem ser consideradas com cautela pois frases transcritas podem ter sido retiradas de seu contexto e utilizadas de forma distorcida.

Pesquisa bibliogrfica
Uma boa pesquisa deve ter como ponto de partida um levantamento bibliogrfico o mais completo possvel. Mas como localizar essas fontes? Podemos distinguir dois tipos de pesquisa quanto busca de fontes. O primeiro deles o que chamamos de Histria da Cincia internacional, que inclui os pases da Europa, os Estados Unidos e o Canad. O segundo corresponde Histria da Cincia no Brasil e em Portugal, que geralmente chamada de Histria da Cincia perifrica.

Alguns problemas encontrados em trabalhos de histria da cincia


A Histria da Cincia feita por seres humanos e se constitui em uma reconstruo de fatos e contribuies cientficas que ocorreram, muitas vezes, em pocas distantes da nossa. comum encontrarmos alguns problemas nessas reconstrues, que sero descritos na sequncia, e que devemos procurar evitar ao mximo.

Primeiro Problema
Consiste em uma Histria da Cincia puramente descritiva, repleta de datas e informaes que no tm qualquer relevncia para aquilo que est sendo estudado. Este tipo de Histria da Cincia apresenta, muitas vezes, alguns indivduos como gnios que tiraram suas ideias e contribuies do nada e outros como verdadeiros imbecis que faziam tudo errado.

Exemplo:
Obras sobre Newton e a teoria da gravitao universal, que apresentam uma biografia longa, cheia de dados e datas que no tm qualquer relao com o assunto estudado tais como fatos pessoais irrelevantes. Tambm so encontradas descries da contribuio de Newton como sendo o resultado de um insight, quando uma ma caiu em sua cabea sem considerar o que ele havia estudado, o que existia em termos cientficos na poca e os argumentos utilizados por ele. comum, tambm, que as obras centralizadas em um determinado cientista como Einstein, Darwin ou Lavoisier apresentem todos os que no aceitavam suas ideias (ou seus antecessores) como tolos, o que uma viso distorcida da Histria. preciso estudar no apenas os vencedores, mas tambm os derrotados, verificando quais os argumentos que apresentavam contra as novas ideias.

Lavoisier

Segundo Problema
Um segundo tipo de vcio historiogrfico seria o que Herbert Butterfield (1900-1979) chamou de interpretao whig da Histria, que seria sinnimo de Histria da Cincia anacrnica e que consiste em estudar o passado com os olhos do presente. Neste caso, o historiador da cincia vai procurar no passado somente o que se aceita atualmente, ignorando completamente o contexto da poca.

Exemplo:
Enaltecer William Harvey por defender uma circulao no sangue no sculo XVII, que o que aceitamos hoje, e criticar Galeno por no admitir a existncia da circulao no sculo II. O ideal seria que o historiador da cincia procurasse se familiarizar com a atmosfera da poca que est estudando sem perder de vista o que veio depois (Histria da Cincia diacrnica). No caso de Lamarck, no se deve procurar precursores entre os pr-socrticos como Anaximandro, por exemplo (que, de acordo com alguns historiadores, aceitava que o homem vinha de um tipo de peixe), ou De Maillet que escreveu uma obra de fico onde defendia que as espcies existentes vinham de outras que haviam existido antes por meio de mudana imediata (afirmava, por exemplo, que o peixe voador se transformava em um pssaro cujas cores eram semelhantes).

William Harvey

Lamarck

Outros Problemas
a utilizao ideolgica da Histria da Cincia (de forma nacionalista, poltica ou religiosa). Exemplo: Histria da Cincia Nacionalista, do fsico e matemtico mile Picard (1916), que considerava que tudo o que havia de bom encontrado no desenvolvimento da cincia devia-se aos cientistas franceses, enquanto tudo de ruim se devia aos cientistas alemes.

Apudismo
Consultando um dicionrio veremos que apud uma expresso latina, empregada geralmente em bibliografia, para indicar a fonte de uma citao direta. Exemplo: Quando uma pessoa no leu nenhum trabalho de Linn e cita uma ideia ou frase dele indiretamente, a partir de uma outra fonte, est confiando no intermedirio que a leu.

Toda narrao histrica uma seleo ou recorte da histria. Ao fazer este recorte, o historiador pode selecionar e descrever apenas os fatos que corroborem seu ponto de vista e ocultar os fatos que entrem em conflito. Neste caso, ele no estar apresentando as idias daquele estudioso de forma fiel, pois estar omitindo aspectos importantes e sua narrativa ser tendenciosa. Ele tambm pode estar fazendo uma narrao falsa se as descries entrarem em conflito com os fatos.

Lilian Al-Chueyr Pereira Martins


Professora do Programa de Estudos Ps Graduados em Histria da Cincia PUC/SP Pesquisadora do Grupo de Histria e Teoria da Cincia (GHTC) Unicamp Pesquisadora CNPq

Anda mungkin juga menyukai