Anda di halaman 1dari 38

Universidade Estadual do Maranho

MANEJO/USO SUSTENTVEL DO SOLO


M. Sc. Sylvia Letcia Oliveira Silva

SOLOS
Parte mais superficial da crosta terrestre. Trata-se de um complexo composto de mineral, material orgnico e gases. Pedologia ramo da geografia que estuda os solos

Conceito menos reducionista:


- um corpo natural vivo e dinmico, resultante do intemperismo das rochas e que desempenha funes chaves no sistema soloplanta-atmosfera. - Tem influncia nos ciclos biogeoqumicos e sobre a vida na terra.

MACRO FUNES DO SOLO

- Todas estas atividades podem degradar o solo quando exceder a capacidade suporte do sistema.

O uso do solo est ligado soluo dos principais problemas globais mais importantes que preocupam a humanidade no sculo 21 A insegurana alimentar;

A fome oculta;
O aquecimento global; O seqestro de carbono; A escassez e eutrofizao da gua; A degradao do solo e a desertificao; A escassez de energia; O excesso de lixo urbano e industrial; A poluio ambiental.

Solo como agroecossistema

componente-chave

do

o recurso no-renovvel mais crtico; A depleo de sua qualidade impacta a estrutura e o funcionamento de todo o ecossistema.

Degradao do solo
O principal problema ambiental relacionado ao solo a eroso superficial ou desgaste, que ocorre em trs fases: intemperismo, transporte e sedimentao. A eroso, no solo, constitui na retirada ou transposio dos sedimentos, pela ao dos agentes externos. Os principais agentes que atuam na decomposio do solo so: as chuvas, os ventos, os animais e o homem.

Alguns processos que contribuem para o empobrecimento do solo


Lixiviao: Comum nas regies equatoriais. Consiste na varredura dos nutrientes minerais leves, pela enxurrada, diminuindo o poder de reestruturao do solo, favorecendo o processo de empobrecimento do solo. Assoreamento: Deposito de acumulo sedimentos nos rios, geralmente provocada pela retirada das matas ciliares, para fins de agricultura, o que facilita o desmoronamento do leito. Desmatamento: A retirada da vegetao natural, favorece a quebra do equilbrio original, favorecendo e desgaste acelerado do solo. Queimadas: Provoca a extino dos nutrientes minerais, orgnicos e gasosos que compem o solo. Explorao excessiva: O solo muito utilizado, principalmente para monocultura, tende a perder nutrientes, pois os vegetais consomem do solo esses elementos.

Algumas Formas de conservao do solo


Para combater a eroso superficial so necessrias aplicar algumas tcnicas e mudana de comportamento. Para evitar a lixiviao: Aplicar curvas de nveis no terreno inclinado; Fazer as plantaes nos terraos; Eliminar a tcnica das queimadas;

Rotatividade de culturas, evitar o uso excessivo de monocultura;


Praticar a rotatividade com pousio, ou seja, deixar uma parte do solo sem plantao comercial, recolocando de preferncias as vegetaes nativas, a fim de propiciar ao solo sua regenerao.

Danos - passveis de serem evitados.

Atividades humanas responsveis pela degradao do solo


1% 7%
Excesso de pastagem Desmatamento

35% 28%
Agricultura Coleta de lenha para combustvel Industria

30%

Incremento rpido da populao humana

Sistema Primitivo

x
Alta Tecnologia

SUSTENTABILIDADE E QUALIDADE DO SOLO


- O uso do solo tem interferncia na sobrevivncia e qualidade de vida da humanidade e como cresce a necessidade de uso (presso populacional), preocupante e ameaadora a necessidade de conservao das reas produtivas. - A recuperao daquelas reas degradadas eminente (poupar reas nativas). - necessrio ampliar a capacidade de percepo do problema pelo signatrio do solo (agricultor). - Concentrar esforos na gesto racional do solo, visando satisfazer as necessidades atuais sem comprometer as futuras (Sustentabilidade). - A busca da sustentabilidade no visa interromper o crescimento, visa eleger um caminho seguro.
Desenvolvimento integrado e participativo da sociedade. Considerar o ciclo de produo e regenerao (gua, biodiversidade, minerais, etc). Mudana de viso sobre os recursos (Antes abundantes, atualmente escasso).

Manter a vegetao SOLO NO CULTIVADO ESTA EM EQUILBRIO Resistir mudana Manter o equilbrio (uso sustentvel) Quebrar o equilbrio (degradao)

QUANDO MANEJADO

Recuperar este equilbrio dinmico, nos solos inadequadamente manejados, etapa essencial do processo de uso sustentvel do recurso solo.
PREJUSOS

Social Econmico Ambiental

USO IRRACIONAL DO SOLO

USO SUSTENTVEL DO SOLO


- Respeitar a capacidade de oferta de recursos
Ex: Solo arenoso X Argisolo
-Fertilidade - gua - Arejamento - Suscept. eroso - Impedimento mecanizao

- Manter e/ou ampliar sua capacidade suporte

- Manter e/ou melhorar sua qualidade

BASES CONCEITUAIS: - Desenvolvimento cientfico


- Aplicao de tecnologia limpa, adequada e no imediatista - Respeito ao homem e a natureza

- Desenvolvimento integrado e participativo da sociedade


- Considerar a base dos recursos naturais, seus ciclo de produo e regenerao

AGRICULTURA SUSTENTVEL Pr-requisitos (Agenda 21-Brasil):


- Manuteno dos recursos naturais e da produtividade (longo prazo)

- Mnimo impacto negativo sobre o meio ambiente


- Retornos adequados aos agricultores - Satisfao das necessidades de alimento, renda e qualidade de vida

- Atendimento das demandas sociais da famlias e das comunidades


rurais.

O atendimento destes pr-requisitos tem uma relao estreita com o uso sustentvel dos recursos naturais, especialmente solo e gua.

Resilincia do sistema solo


SUSTENTABILIDADE
dependente

Qualidade do Solo

MATRIA ORGNICA
- O uso racional e sustentvel do solo depende da preservao e ampliao da MOS, principalmente sob condies tropicais. Ex: solos arenosos.
- A MOS surge como o fator basal para a produtividade/biomassa nestas condies, pois a fase mineral acumula mais fatores limitantes que fatores favorveis ao crescimento vegetal. - Manejar adequadamente solos tropicais e atingir a sustentabilidade produtiva um exerccio constante de aprendizado no manejo na matria orgnica. - Potencial produtivo de biomassa no trpico 4-5 vezes maior que sob zonas temperadas (160 t/ha e 30 t/ha, respectivamente). Maior limitao no trpico de ordem qumica-fertilidade do solo.

Principais Classes de Solos do Brasil

Latossolos
50% do Brasil

Argissolos 26% do Brasil

Justificativas para a importncia chave da MOS


Limitaes naturais dos solos no trpico
- Predominam solos intemperizados (xidos e caulinita na frao argila). - Solos na maioria cidos.

- AL-txico.
- Baixa CTC - Alta reteno de nios - Carga dependente de pH - Baixa fertilidade natural
- Aumento da CTC (> 2/3 das cargas totais) - Reduz acidez trocvel (AL-txico)

Efeitos benficios da MOS

- Fonte de nutrientes (ciclagem natural)

- Substrato para a atividade biolgica do solo


- Melhoria dos atributos fsicos do solo - Fonte de substncias bioativas

ADEQUADO USO DO SOLO


- Emprego racional:
corretivos fertilizantes condicionadores (MO)

- Prticas agrcolas adequadas:


solo coberto PD, Cultivo mnimo, ILP, SAF rotao de culturas sem fogos controle da eroso culturas de coberturas

Melhora a qualidade e potencial produtivo do solo


Permite o cultivo intensivo continuado e sem degradao (Utopia X Realidade)
Determinante

- Uso eficiente da gua e nutrientes - Monitorar a qualidade do solo Cuidados no trpico:

Desenvolvimento Cientfico

- solos de baixa fertilidade natural (limita produo) - alta taxa de decomposio (reduz tempo/residncia) - chuvas de elevado potencial erosivo - priorizar a manuteno da MO - proteo/superfcie do solo (MO-morta ou viva)

A qualidade do solo est ligada sustentabilidade


- O adequado manejo da MO determinante desta qualidade

1 - Entender a qualidade do solo significa saber avali-lo e manej-lo, para que funcione otimamente agora e no seja degradado para uso futuro. 2 - O monitoramento das mudanas na qualidade do solo permite determinar se as prticas utilizadas, em seu conjunto, so sustentveis. 3 - Na determinao da qualidade do solo deve ser avaliada a performance de todas suas funes, agora e como elas esto sendo preservadas para o futuro. 4 A qualidade do solo no pode ser medida diretamente. O que se avalia so indicadores.
Moura...

Pensamento reducionista no manejo do solo


- Boa parte dos conhecimentos relacionados ao manejo dos solos foram construdos com base em sistemas convencionais de cultivo. sistemas produtivos simplificados (quimismo) alta dependncia de insumos externos sistema desequilibrado (ruptura da ciclagem natural de nutrientes) pouca importncia matria orgnica
- Sistema produtivo convencional. movimentao excessiva do solo (eroso) uso do fogo uso extrativista do solo exposio da matria orgnica compactao sub-superficial e encrostamento superficial (drenagem) uso prolongado/intensivo gera degradao no sustenta atividade prolongada (insegurana alimentar-pobreza) incorporao contnua de reas novas

Obs:
- Os sistemas conservacionistas exigem maior conhecimento cientfico ,especfico e no a simples adaptao de tecnologias convencionais. sistemas complexos de produo (qumica, fsica e biologia do solo) alternativas de menor risco qualidade do solo

Dcada de 80

Dcada de 90

Substituio da arao pela escarificao, diminuindo o revolvimento do solo; Diminuio da queima dos restos de culturas; Plantio de cultura de inverno para cobertura do solo; Valorizao das estratgias de manejo das terras de acordo com a sua capacidade de uso.

Introduo dos Programas de microbacias hidrogrficas; Mobilizao dos agricultores por meio das associaes, clubes, grupos associativos, cooperativas, etc; Avano da pesquisa nas reas de equipamento, manejo do solo, calagem superficial, controle das ervas, culturas de cobertura etc.

Sistema simplificado de manejo do solo/Alto risco de degradao

Prticas:

uso indiscriminado sintticos

de

qumicos

Uso intensivo dos recursos

Mudanas ambientais:

Locais:

perda da qualidade diminuio da biodiversidade

do

solo;

Regionais:

contaminao do lenol fretico; contaminao e eutrofizao de rios e lagos; populao de insetos resistentes a pesticidas; aumento dos patgenos de plantas.

SISTEMAS AGRCOLAS + SUSTENTVEIS


- Alternativas de menor risco qualidade do solo e meio ambiente (produzir em conjunto com a preservao da natureza)

Alguns exemplos:
- Sistema de plantio direto - Agricultura Orgnica - Sistemas agroflorestais - Integrao Lavoura Pecuria

Algumas caractersticas essenciais comuns:


- Requerem manejo diferenciado da Fertilidade do Solo

- Fundamentao na sustentabilidade da atividade agrcola


- Manejo central baseado na dinmica da MO.

Condies necessrias para implantao de agrossistemas + sustentveis


Aumentar a aptido das terras para a agricultura; Disponibilizar equipamentos adequados ao tamanho da rea; Estratgia para a cobertura do solo e controle das ervas daninhas; Assistncia tcnica capacitada e comprometida. Percepo na necessidade (agricultor)

Plantio direto na palha de leguminosas em alias Conceito: Sistema que procura combinar as vantagens do plantio direto na palha com os benefcios do cultivo em alias. Plantio direto na palha: consiste no plantio em cima da palha da cultura anterior, sem o preparo do solo com grade ou arado (utilizado no sul/sudeste). Vantagens: diminui o escorrimento da gua na superfcie do solo; melhora o controle da eroso; diminui a deposio de terras nos lagos e rios; protege o solo contra o aumento da temperatura; mantm o solo mido por mais tempo; aumenta a atividade dos organismos do solo; aumenta a matria orgnica do solo; faz parte da agricultura conservacionista;
Moura, 2006

O corte e queima j no atende as expectativas dos


agricultores, nem os princpios de sustentabilidade. Alm disso, j no garante a segurana alimentar das famlias; A substituio do corte e queima por um sistema sustentvel em suas vrias dimenses o maior desafio da Agricultura Familiar do Maranho;

O uso da grade aradora, que j foi abandonado por todos que se preocupam com a qualidade do solo, no vai fazer as transformaes que a agricultura familiar do Maranho precisa.

Princpios fundamentais

Aumento dos teores de Clcio (calagem) Aumento do teor de Fsforo (adubao) Drenagem do excesso de gua Plantio direto (sem preparo) Aumento do teor de Matria orgnica produzida no local Manuteno do solo coberto Melhorar a rea para plantar milho

Condies necessrias para instalao de agrossistemas sustentveis mais complexos

Disponibilidade de sementes de leguminosas arbreas e anuais Disponibilidade de corretivos do solo Assistncia tcnica treinada, interessada e comprometida com o desenvolvimento da agricultura do municpio Disponibilidade de equipamentos semeadoras e batedoras Conhecimento prtico e terico sobre os padres de agricultura alternativas adequados s condies do municpio Dividir e atribuir as responsabilidades para as entidades envolvidas.

Desafios do uso sustentvel dos solos de baixa aptido do Maranho

Transformar em produtiva e sustentvel uma agricultura familiar ainda baseada no corte e queima; Construir a fertilidade do solo em condies de adio mnima de insumos externos; Controlar ervas espontneas sem agroqumicos em condies de gua, luz e nutrientes disponveis; Superar as vantagens agronmicas do fogo sem o preparo do solo

Pontos Favorveis
Ambiente biologicamente produtivo se o solo disponibiliza nutrientes; Decadncia do sistema de corte e queima; Valorizao da Agricultura Familiar em todos os nveis; Fortalecimento dos vnculos entre parceiros, INCRA, MDA, SEAGRO, MST, IICA, BNB e ONGS;

Estratgias Aumento dos teores de Ca e P do solo; Adio de grande quantidade de resduos de alta e baixa qualidade, produzidos na lavoura; Plantio direto com solo sempre coberto; Eficincia na reciclagem de nutrientes, N principalmente; Controle de ervas por supresso com resduos e leguminosas anuais

Alternativas disponveis e inadequadas

Efeito dos tratamentos sobre a densidade do solo, capacidade de aerao e porosidade total

Tratamentos

Densidade do solo Mg m-3 1,30 a 1,32 a 1,30 a 1,32 a 1,32 a 1,40 b

Capacidade de Porosidade aerao total --------------- m3 m-3 -------------0,16 a 0,17 a 0,16 a 0,16 a 0,16 a 0,10 b 0,50 a 0,50 a 0,50 a 0,48 a 0,49 a 0,46 b

S+G L+G A+G S+L L+A Testemunha

INTEGRAO LAVOURA PECURIA

SISTEMA AGROFLORESTAL

Anda mungkin juga menyukai