Anda di halaman 1dari 29

Arquitectura Gtica

Prof. Isidro Santos

Histria da Arte
Bibliografia: Gozzoli,Maria C. Como reconhecer a arte Gtica. Lisboa, Ed.70:2005.

Esquema estrutural de uma Catedral gtica

A fachada
O exemplo de Chartres permite salientar muitos elementos tpicos da arquitectura gtica: os portais que pem em evidncia, no exterior, a proeminncia da nave central em relao s colaterais; a grande roscea; as torres altssimas e elegantes, ligadas fachada por relaes muito precisas.

Fachada ocidental da catedral de Notre-Dame, em Chartres. As duas torres, que flanqueiam a fachada e lhe reforam a impulso vertical, apresentamse com formas e propores diferentes. A torre setentrional ( esquerda), iniciada em 1134, foi rematada, nos princpios do sculo XVI, com agulha fenestrada e ricamente decorada, de 115 metros de altura; a torre meridional, iniciada em 1145,tem por seu turno, apenas 106 metros.

Arcobotantes Nas catedrais, os arcobotantes, to areos na sua estrutura, tm uma funo esttica definida: na realidade, eles recebem presses laterais das abbadas de cruzaria ogival, descarregam-na sobre os contrafortes e, da, para o cho.

Cabeceira da catedral de NotreDame de Paris,iniciada em 1163 e terminada no decurso do sculo XIII. Os elegantes arcobotantes, que descarregam para o cho o peso dos impulsos laterais das abbadas, formam um sugestivo jogo de linhas.

Contrafortes
Pormenor da catedral de Notre-Dame de Chartres. Os contrafortes destacam-se do corpo do edifcio e vo ter aos pilares de sustentao externa, ou seja, aos contrafortes, que tm a finalidade de reforar as paredes e de contrariar a presso descarregada sobre eles.

O tmpano As figuras esculpidas no tmpano que do o nome ao portal, executado por volta de 1220; ao centro, domina a imagem de Cristo Juiz, entre Maria, S. Joo e os anjos que simbolizam a Paixo. A densa decorao escultrica, que preenche praticamente todo o espao disponvel, uma caracterstica dos portais gticos.

O portal central da catedral de NotreDame de Paris, chamado do Juzo Final, um exemplo clssico de como, na arte gtica, arquitectura e escultura se fundem num todo harmonioso. A estrutura, articulada em numerosos e profundos enxalos, rasgados diagonalmente na espessura da parede, completamente esculpida: nas arquivoltas aparecem as figuras dos anjos e dos santos da corte celestial.

Essencialidade A ausncia de decorao sublinha a ossatura gtica da sinagoga de Praga: de cada capitel das meiascolunas adossadas parede, saem o arco toral que delimita a abbada de cruzaria e as nervuras que recebem o seu peso e a dividem em panos.

Pormenor da abbada da sinagoga de Praga, construda por volta de 1270. O edifcio constitui um dos exemplos mais puras da arquitectura gtica, lembrando, pela essencialidade das formas e pela falta de elementos decorativos, o interior de certas abadias e conventos.

A nave central da catedral de Colnia, edificada a partir de 1248. O interior desta catedral causa uma forte impresso de misticismo devido s propores da nave central, muito estreita em relao sua altura. O impulso para o alto acentuado pela articulao vertical dos sucessivos pilares e arcos torais e pela ausncia de quaisquer interrupes de estruturas horizontais, como capitis ou cornijas salientes.

Impulso mstica A excepcional impulso para o alto da nave central da catedral de Colnia acentuada pela relao sucessivamente reduzida existente entre a largura e a altura; essa relao de 1:3,8 constituindo um mximo entre as catedrais gticas. Por outro lado, o desenho pe em evidncia o movimento das nervuras, que vo convergir no ponto mais alto da abbada de cruzaria ogival, chamado chave da abbada.

Paredes inexistentes Nas grandes catedrais gticas, as paredes no tm funes dinmicas e isso permite reduzir ao mnimo indispensvel a sua estrutura: a nave central delimitada, na parte inferior, por arcos ogivais e seguindo-se ao alto pelo trifrio (galeria formada por arcos apoiados sobre esguios colunelos), sobre o qual se rasgam, por sua vez, grandes e altas janelas.

Paredes da nave central da catedral de Colnia. Nas grandes pilastras de meiascolunas adossadas de apoio dos arcos torais foram inseridas esttuas dos apstolos. Torna-se evidente como os pilares so o nico elemento de sustentao: as arcarias, o trifrio e os vitrais formam apenas um diafragma com as naves laterais, na zona inferior, e com o exterior na zona superior.

Ligaes contnuas Pormenor da abbada da catedral de Colnia, no cruzamento da nave central com o transepto. Pode ver-se a rigorosa geometria do conjunto, elemento tpico do estilo gtico. Com o jogo particularmente movimentado e complexo, cada meia-coluna dos pilares continua pela estrutura arquitectnica das abbadas.

O transepto caracterstico das catedrais gticas o desenvolvimento do transepto,ou seja, do elemento que forma uma cruz com o corpo longitudinal do edifcio. frequentemente dividido em naves e apurado no exterior com fachadas monumentais, enriquecidas com grandes portais, esttuas,galerias e rosceas.

Abbada cruzada simples

A abbada cruzada tem as arestas reforadas por nervuras, o que permite a sua utilizao em todo o tipo de projectos e lugares, como as absides e os cruzeiros das igrejas gticas.

Abbada cruzada sexpartida

Anda mungkin juga menyukai