Anda di halaman 1dari 22

O Zoneamento EcolgicoEconmico (ZEE).

Tem como objetivo viabilizar o desenvolvimento sustentvel a partir da compatibilizao do desenvolvimento socioeconmico com a conservao ambiental. Este mecanismo de gesto ambiental consiste na delimitao de zonas ambientais e atribuio de usos e atividades compatveis segundo as caractersticas de (vulnerabilidade natural e potencialidade social) de cada uma delas. O objetivo o uso sustentvel dos recursos naturais e o equilbrio dos ecossistemas existentes.

Vulnerabilidade natural

Entende-se como vulnerabilidade natural a incapacidade de uma unidade espacial resistir e/ou recuperar-se aps sofrer impactos negativos decorrentes de atividades antrpicas consideradas normais, isto , no-passveis de licenciamento ambiental pelo rgo competente. Assume-se que, se uma unidade espacial apresenta um dado nvel de vulnerabilidade ambiental a uma atividade antrpica normal, ela tambm ter um nvel igual ou superior para uma atividade econmica passvel de licenciamento.

Potencialidade social

A potencialidade social pode ser definida como o conjunto de condies atuais, medido pelas dimenses produtiva, natural, humana e institucional, que determina o ponto de partida de um municpio ou de uma microrregio para alcanar o desenvolvimento sustentvel. Por sua vez, cada potencial (produtivo, natural, humano e institucional) constitudo por um conjunto de fatores condicionantes, formando-se uma estrutura metodolgica de potencialidade social para diagnosticar a realidade dos municpios.

* Infra-estrutura de Transporte * Atividades Econmicas * Utilizao das Terras * Estrutura Fundiria * Recursos Minerais * Ocupao Econmica * Demografia * Condies Sociais * Capacidade Institucional * Organizaes Jurdicas * Organizaes Financeiras * Organizaes de Fiscalizao e de Controle * Organizaes de ensino e de pesquisa * Organizaes de segurana pblica

Loteamento Castanheiras

Metodologia de implantao

O Zoneamento Ecolgico-Econmico (ZEE) foi elaborado a partir das diretrizes metodolgicas propostas pelo Ministrio do Meio Ambiente - MMA para elaborao do ZEE, em conformidade s diretrizes da Poltica e Legislao Ambiental do Estado de Minas Gerais, orientando-se pelos patamares: (i) referente s Unidades Regionais do Copam; (ii) patamar referente s Bacias Hidrogrficas do Estado; (iii) referente s meso e microrregies; (iv) referente ao ordenamento Municipal. Este trabalho foi desenvolvido no mbito do Convnio de Cooperao Administrativa, Tcnica, Cientfica, Financeira e Operacional, firmado entre o SISEMA e Universidade Federal de Lavras, atravs da Fundao de Apoio ao Ensino Pesquisa e Extenso, e contou, em especial, com a parceria da Fundao Joo Pinheiro para a sua execuo.

Conservao Gentica:
Gesto dos recursos genticos, de modo a que estes possam gerar o mximo de benefcios para a gerao atual, enquanto mantm o seu potencial para ir de encontro s necessidades das geraes futuras.

Conservao Gentica:
Conjunto de polticas e aes de gesto, tomadas para assegurar a continuidade e existncia de espcies, nas suas condies naturais e em populaes vigorosas.

Conservao das espcies

Porqu conservar?

Objetivos
Manter a diversidade gentica ou a variabilidade suficiente para que uma populao se mantenha; Preservar a estrutura gentica atual comparao no futuro Evitar a extino de espcies (animal e Vegetal e outros) Conservao das espcies associadas espcie em questo.

PORQU CONSERVAR?
Aumento da presso humana

PORQU CONSERVAR
Poluio

PORQU CONSERVAR?
Alteraes climticas

PORQU CONSERVAR?
Perdas de Habitat

Concluso

Zoneamento econmico ecolgico e conservao e utilizao da gentica surgiu como uma forma de mitigar os conflito por espao entre os seres humanos e o restante da flora e fauna afim de preservar e promover o desenvolvimento sustentvel e a conservao gentica das espcies.

Referencias Bibliograficas
http://www.embrapa.br/kw_storage/key word.2007-06-04.2763710561 http://www.dicasfree.com/animais-eplantas em-extincao-no-brasil/ http://www.meioambientenews.com.br/ http://www.zee.mg.gov.br/ http://www.mma.gov.br/legislacao/gesta o-territorial/category/34-zoneamentoecologico-economico

Equipe:
Bruno Leandro Dione Souza Allysson Mattos Marcos Norberto Andre Luiz

Obrigado

Anda mungkin juga menyukai