Anda di halaman 1dari 37

AIDS SINDROME DA IMUNODEFICINCIA ADQUIRIDA

Insistimos em falar nesse assunto porque no podemos mudar o comportamento das pessoas, porm tentamos sensibiliz-las, oportunizando-as com informaes que as levem ao conhecimento necessrio, quanto a percepo de risco e opes de atitudes saudveis relacionadas sua sexualidade.

*A Aids foi reconhecida em meados de 1981, nos EUA, a partir da identificao de um nmero Elevado de pacientes adultos do sexo masculino homossexuais e moradores de San Francisco ou New York.

*No Brasil primeiros registros foram em 1982.


*Em 1983, o vrus foi isolado.

ORIGEM:

A teoria mais aceita que em algum lugar na frica Central, provavelmente entre 1910 e 1950, um caador contraiu o vrus ao se ferir enquanto esquartejava uma carcaa de macaco. A seguir o vrus sofreu mutao transformando-se no HIV espalhando-se entre os humanos.

Fique por dentro! Janela Imunolgica


Aps a infeco, o organismo leva de 2 a 12 semanas para produzir uma certa quantidade de anticorpos que possam ser detectados pelo exame. Ou seja: - o perodo que o vrus demora para se manifestar em nosso organismo criando anticorpos, os quais sero detectados pelo exame.

Ao do Vrus no Organismo
*Glbulos brancos (clulas de defesa) *Linfcitos T T4 (CD4) so responsveis no processo de defesa do nosso organismo, por alertar o sistema imunolgico. *Linfcitos T8 ( Tambm chamados CD8) destroem as clulas j infectadas ou doentes.

*O HIV infecta os linfcitos T4 e os macrfagos.


*Os macrfagos so grandes clulas imunitrias.So consideradas como lixeiras do organismo: digerem os resduos sados das clulas mortas e os micrbios.

Quanto mais o HIV se multiplica no organismo, mais aumenta a carga viral.

Nveis altos indicam um risco de evoluo da infeco pelo HIV e baixa do CD4.
A carga viral chamada indetectavel quando est to baixa que os testes utilizados atualmente no a podem medir. Porm, estar coma a carga viral indetectavel no significa que o HIV no esteja mais presente no organismo.

Assim Pega o Vrus do HIV! -Sexo anal desprotegido, -Sexo vaginal desprotegido, -Sexo oral desprotegido, -Da me infectada para o beb: - Durante a gestao, no parto e atravs do aleitamento materno, -Transfuso de sangue no testado, -Compartilhando agulhas,

Assim No Pega o Vrus do HIV!


-Aperto de mo, -Suor,saliva e lgrima, -Abrao, -Talheres,copos, -Piscina, - Banheiros, -Trabalhar ou conviver com Pessoas soro positivas (HIV+), -Usando o preservativo.

Testes
O teste feito para a deteco de anticorpos.

Elisa-I
Confirmatrio

Elisa-II

Imunoflorecence
Wertern-bloot

O que AIDS
Aids uma doena causada pelo vrus HIV, que destri as defesas do corpo humanos, provocando a perda da imunidade natural e permitindo o aparecimento de vrias outras doenas,chamadas doenas oportunistas. Aids vem da denominao em ingls da doena.

Nos pases de lngua latina (Portugal, Espanha, Frana) costuma-se usar a sigla SIDA.No Brasil, conhecida com AIDS!

AIDS: Significa Sndrome da Imudeficincia Adquirida.


Sndrome: Conjunto de sinais e sintomas que se desenvolveram conjuntamente e que indicam a existncia de uma doena. Imunodeficincia:Trata-se de uma deficincia do sistema imunolgico. Adquirida:Existem formas de deficincias hereditrias. No caso da Aids, a imunodeficincia ocorrer por contgio.

AIDS e HIV: qual a diferena? O que se pode contrair o vrus do HIV. Ele destri as clulas do sistema de defesa natural do corpo humano e faz com que a pessoa desenvolva a Aids-fase em que se instalam as doenas oportunistas, que so doenas que se desenvolvem em decorrncia de alteraes no sistema imunolgico.

Doenas Oportunistas
*Doenas, um conjunto de sintomas que se desenvolveram em virtude da baixa imunidade. *Infeces por fungos que atingem a pele, as unhas, a boca. *Infeco virais, como herpes-zoster *Infeces por bactrias como a tuberculose, pneumonias *Certos tumores, como sarcoma de Kaposi *rgos como:-Pulmo -Sistema nervoso -Crebro -Tubo digestivo

Linfomas

Paciente com o vrus do HIV tem um envelhecimento precoce e alopcia total.

Sarcoma de Kaposi:

Leses disseminadas
em pacientes com Aids.

O Sarcoma de Kaposi, associado a AIDS apresenta-se geralmente como manchas que formam desenhos associados rvore de Natal.

Isso significa morrer de Aids!

Voc acha que

BEIJO NA BOCA
pega o vrus do HIV?

Mulher soropositivo amamenta seu filho enquanto o marido, tambm portador do HIV, repousa numa cama. Tanto o marido quanto a criana morreram no dia seguinte que a foto foi tirada. Os trs recebiam tratamento em casa, por no terem condies de ir at o hospital.

Anda mungkin juga menyukai