Anda di halaman 1dari 1

CENTRO DE CINCIAS DA SADE DEPARTAMENTO DE CINCIAS FARMACUTICAS GESTO DA ASSISTNCIA FARMACUTICA - ESPECIALIZAO A DISTNCIA

A NECESSIDADE DA IMPLANTAO DA CENTRAL DE ABASTECIMENTO FARMACUTICO (CAF), NO MUNICPIO DE CHAPADO DO SUL/MS


Brbara de Carvalho Masson [barbara_masson@hotmail.com]; Franoise Carmignan; Gysella Santana Honrio de Paiva

INTRODUO E OBJETIVO
Este estudo foi realizado objetivando a necessidade da implantao da Central de Abastecimento Farmacutico, para uma melhor gesto da assistncia farmacutica no municipio de Chapado do Sul/MS, reduzindo gastos como tambm garantindo melhor atendimento aos usurios do Sistema nico de Sade (SUS).

Este problema, acarreta prejuzos aos pacientes, administrao pblica e dificulta o andamento dos servios farmacuticos, pois h uma constante falta de determinados medicamentos e excesso de outros, ocasionando perdas por expirao do prazo de validade. Deste modo, para sanar os principais problemas abordados, concluiu-se que o municpio de Chapado do Sul, um municpio em franco crescimento populacional, comportaria a implantao de uma Central de Abastecimento Farmacutico (CAF), um espao estruturado para o correto armazenamento dos medicamentos, garantindo assim a sua segurana; bem como a formao e capacitao de uma equipe tcnica e administrativa coordenada pelo profissional farmacutico trabalhando em conjunto nos processos de compra e acompanhamento dos pedidos de medicamentos.

Figura 1 Unidade Bsica de Sade de Chapado do Sul/MS.

D E S E N V O LV I M E N T O
O estudo teve como base, a reunio realizada no incio do ms de janeiro de 2012. Foram convidados os funcionrios envolvidos na assistncia farmacutica: dois farmacuticos da farmcia interna da Unidade Bsica de Sade, os auxiliares de farmcia, o tcnico administrativo do setor de compras da Secretaria Municipal de Sade, alm dos enfermeiros responsveis pelos ESFs, como tambm da UBS, mdicos prescritores e um representante do conselho municipal de sade. Compareceram os funcionrios da farmcia, o tcnico administrativo do setor de compras. Percebe-se que os mais interessados no assunto so os que vivenciam diariamente e diretamente as dificuldades encontradas na gesto da assistncia farmacutica. Foram discutidos os principais agravos que dificultam uma administrao eficiente, sendo que um dos problemas priorizados foi a estrutura inadequada da farmcia interna da UBS e do seu almoxarifado, imprprio para o estoque e armazenamento dos medicamentos.

Figura 2 - espinha de peixe.

CONSIDERAES FINAIS
Torna-se necessrio a implantao da Central de Abastecimento Farmacutico (CAF) para garantir a melhoria nos servios da Assistncia Farmacutica Bsica, prestados a sade da populao

Anda mungkin juga menyukai