Anda di halaman 1dari 10

Andr Lus, Dacielly Ribeiro, Israel Ronaldo, Talitha de Melo, Ygor Valena.

LIDERANA
Liderana o processo de conduzir um grupo de pessoas. a habilidade de motivar e influenciar os liderados para que contribuam, voluntariamente, da melhor forma com os objetivos do grupo ou da organizao. Liderana a capacidade de orientar, controlar, dirigir, analisar e influenciar pessoas em direo a um objetivo, um resultado.

LDER
Indivduo que chefia, comanda e/ou orienta, em qualquer tipo de ao, empresa ou linha de ideias. Guia, chefe ou condutor que representa um grupo, uma corrente de opinio, etc.

QUAL A FUNO DE UM LDER?


Um lder a pessoa encarregada por uma tarefa ou atividade de uma organizao e que, para tal, comanda um grupo de pessoas, tendo autoridade de mandar e exigir obedincia.

TIPOS DE LIDERANA
Liderana Coercitiva Baseia os seus atos influenciais predominantemente no poder de coero e de posio. Definem a habilidade de influenciar atravs da punio.

Liderana Controladora
Este estilo de liderana apoia-se mais no poder de posio e de recompensa, embora use o poder de coero. Este utilizado de forma mais sutil, sob a forma de manipulao material ou emocional. Liderana Orientadora

um estilo raramente abordado na literatura especializada por possuir alguma conotao paternalista. Ao contrrio dos estilos coercitivos e controlador, que limitam o mbito de seus atos influenciais no sentido vertical, de cima para baixo, a liderana orientadora expande-os tambm na direo de baixo para cima e horizontalmente, permitindo assim que as barreiras estruturais sejam ultrapassadas.

CONTINUAO
Liderana carismtica Um lder carismtico pode ter tendncia a acreditar mais em si prprio do que na equipe. Isto pode criar o risco em um projeto, ou at mesmo uma organizao inteira. A liderana carismtica tem uma grande responsabilidade e requer um compromisso a longo prazo por parte do lder. Liderana participativa Apesar de ser o lder democrtico ou participativo a tomar a deciso final, os outros membros so incentivados a contribuir no processo de deciso. Isto no s aumenta a satisfao no emprego, ao envolver os empregados ou os membros da equipe naquilo que se est passando na empresa como tambm ajuda a desenvolver as capacidades de todos.

Liderana transaccional Este estilo de liderana comea com a premissa de que os membros da equipe concordam em obedecer completamente ao lder quando comeam a trabalhar com ele: normalmente a transao constitui o pagamento aos membros da equipe em troca de esforo e obedincia. Assim, o lder tem o direito de "punir" os membros da equipa se o trabalho realizado no corresponder aos padres pr-determinados.

CONTINUAO
Liderana transformacional Uma pessoa com este estilo de liderana um verdadeiro lder que inspira a equipe com uma viso partilhada do futuro. Os lderes transformacionais so muito acessveis e passam muito tempo comunicando-se. No lideram necessariamente a partir da linha da frente, uma vez que tendem a delegar responsabilidade entre as equipes. Liderana Laissez-faire Esta expresso em francs significa "deixar andar" e usada para descrever um lder que deixa os colegas prosseguir com o que fazem. Pode ser eficaz se o lder controlar o que alcanado e dar conhecimento disso equipe de forma regular. Normalmente, a liderana laissez-faire funciona em equipes onde os indivduos tm muita experincia e esprito de iniciativa. Liderana orientada para as relaes Este estilo de liderana o oposto da liderana virada para as tarefas: o lder est completamente concentrado na organizao, apoio e desenvolvimento das pessoas que lidera. Como um estilo participativo, tende a levar a bom trabalho de equipa e a colaborao criativa.

LIDERANA ORGANIZACIONAL

A base da liderana organizacional compreender a misso da organizao, defini-la e estabelec-la de forma clara e visvel. No se baseia em ser inteligente, mas principalmente em ser eficiente e eficaz.

GRANDES LIDERES STEVE JOBS


Steven Paul Jobs foi um inventor, empresrio e magnata americano no setor da informtica. Notabilizou-se como co-fundador, presidente e diretor executivo da Apple Inc. Foi tambm diretor executivo da empresa de animao por computao grfica Pixar e acionista individual mximo da The Walt Disney Company.

GRANDES LIDERES ERNESTO "CHE" GUEVARA


"Che" Guevara foi um poltico, jornalista, escritor e mdico argentino-cubano. Guevara foi um dos idelogos e comandantes que lideraram a Revoluo Cubana (1953-1959) que levou a um novo regime poltico em Cuba. Participou desde ento, at 1965, na reorganizao do Estado cubano, desempenhando vrios altos cargos da sua administrao e do seu governo, principalmente na rea econmica, como presidente do Banco Nacional e como Ministro da Indstria, e tambm na rea diplomtica, encarregado de vrias misses internacionais.

Anda mungkin juga menyukai