Anda di halaman 1dari 9

Manuseio da autoclave vapor

Carolina Biancardini

Introduo

A auto clave a esterilizao por mtodo fsico, e seu funcionamento bastante simples: alia altas temperaturas com presso elevada, e assim consegue vapor saturado, que, ao entrar em contato com as peas a temperaturas mais baixas, condensa, libertando calor, o que provoca a desnaturao das protenas e a instabilidade das membranas citoplasmticas nos microorganismos. Pode e ser realizada pelos seguintes processos em estabelecimentos de sade: Gravitacional Alto vcuo Ciclo Flash

Tipos de Autoclaves

Gravitacional O vapor injetado forando a sada do ar. A fase de secagem limitada uma vez que no possui capacidade para completa remoo do vapor. Desvantagem: pode apresentar umidade ao final pela dificuldade de remoo do ar. As autoclaves verticais so mais indicadas para laboratrios. Venturi - O ar removido atravs de uma bomba. A fase de secagem limitada uma vez que no possui capacidade para completa remoo do vapor. Desvantagem: pode apresentar umidade pelas prprias limitaes do equipamento de remoo do ar.

Tipos de Autoclaves
Alto

Vcuo

Introduz vapor na cmara interna sob alta presso com ambiente em vcuo. mais seguro que o gravitacional devido a alta capacidade de suco do ar realizada pela bomba de vcuo. Vcuo nico: O ar removido de uma nica vez em pequeno espao de tempo. Desvantagem: pode haver formao de bolsas de ar. Vcuo fracionado (por pulso ou escalonado): Remoo do ar em perodos intermitentes, com injeo simultnea de vapor. Tambm funciona por gravidade. A formao de bolsas de ar menos provvel.

Tipos de Autoclaves

Esterilizao rpida (Flash)

O ciclo pr programado para um tempo e temperatura especficos baseado no tipo de autoclave e no tipo de carga. De forma geral o ciclo dividido em duas fases: remoo do ar e esterilizao. Embora possa ser programado uma fase de secagem, esta no est includa no ciclo "flash". Os materiais em geral so esterilizados sem invlucros, a menos que as instrues do fabricante permitam. Sempre estaro midos aps o processo de esterilizao e devem, portanto, ser utilizados imediatamente aps o processamento, sem ser armazenados. Este ciclo no deve ser utilizado como primeira opo em hospitais.

COMO MONTAR UMA CARGA NA AUTOCLAVE


A remoo do ar da cmara absolutamente crtica para o completo processo de autoclavao. O ar pode ser removido ativa ou passivamente. a) Remoo de ar por gravidade- neste tipo de equipamento a entrada do vapor "fora" o ar para fora. Como o ar mais pesado que o vapor e no se mistura bem com o vapor este ltimo formar uma camada acima que medida de sua entrada ir forando o ar para fora. importante que a carga seja organizada de forma que o vapor penetre mais facilmente, com poucos obstculos, a fim de que possa drenar para baixo encontrando o local de sada ("por gravidade")

b)Remoo do ar dinmica : pr-vcuo ou por pulso gravitacional. O ar ativamente removido.


No incio do ciclo, o vapor introduzido na cmara com a vlvula do dreno aberta para deixar sair o ar. Aps um perodo de tempo estabelecido a vlvula fechada. medida em que o vapor vai entrando vai se misturando com ar ainda dentro da cmara criando uma mistura de vapor e ar no condensado iniciando a pressurizar. O dreno ento aberto expulsando a a mistura de ar e vapor pressurizado. Com este escape repentino de de gases forma-se uma presso na linha que cai abaixo da presso atmosfrica criando o pr-vcuo. O ar no todo removido, tornando ento a ser introduzido o vapor e repetindo o processo. De forma geral os pulsos so em nmero de quatro para remoo do ar e permitir a penetrao do vapor na carga a ser esterilizada. A diferena do pr- vcuo e do pulso gravitacional que o segundo tipo no utiliza ejetores ou "pumps" de vcuo para acelerar a remoo de ar/vapor no final de cada pulso. O pr vcuo mais eficiente e rpido. No entanto o pulso gravitacional mais eficiente do que o tipo

Anda mungkin juga menyukai