Anda di halaman 1dari 14

Ocupao e Evoluo da Cidade do Rio de Janeiro

Instituto de Educao Governador Roberto Silveira Duque de Caxias, 25 de novembro de 2013 Professor: Leonardo Bergqvist Disciplina: Geografia Aluna: Thainara Cristina Andrade Costa Turma:3003 (noite)

A VINDA DA FAMLIA REAL


No dia 5 de maro de 1808, pelas 10 da manh, divisvamos ao longe o resto da esquadra, em que vinha S. A. R.; e, quando foram 3 da tarde, j tinham entrado todas as embarcaes, na ltima das quais vinha o dito senhor; e Sua Augusta Me... ...A Cmara fez a sua iluminao entre o chafariz e o mar. Era esta um edifcio de madeira, em que se gastaram mais de 4 contos de ris. Este edifcio fazia vista de uma fachada de Palcio, toda iluminada, com seus coretos de msica nas extremidades. Sob o prtico da fachada estava o retrato de S.A.R. com vrios dsticos e emblemas, e por cima uma esfera com as Armas Reais dentro, porque as Armas do Senado desta cidade so uma esfera. As msicas dos regimentos estavam dispostas em torno do edifcio tocando harmoniosas sinfonias. O povo era tanto, nesses nove dias de luminrias, que cercava o Palcio em grande multido. O nosso prncipe estava continuamente janela a ver o seu povo, e a satisfaz-lo com sua amvel presena. As noites de luar, que ento era o mais belo, convidavam a todos a pass-las no Largo do Palcio: uns iam assentar-se borda do cais, a contemplar o prateado dos mares, outros se entretinham a ouvir a msica; estes a gozar da iluminao, aqueles enfim a ver o seu prncipe, nico alvo dos votos de seus coraes.... Annimo Carta descrevendo a chegada da Famlia Real

Do Largo do Pao Praa XV

Palcio de So Cristvo

Atual Quinta da Boa Vista

O Rio como o estrangeiro via...


no sculo XIX
Debret

O Rio de Janeiro na virada do sculo XIX/XX: cidade de...


Ao iniciar-se o sculo XX, o Rio de Janeiro era: Capital da Repblica Ncleo da maior rede de ferrovias do pas, Sede do Banco do Brasil e da maior Bolsa de Valores e de grande parte das casas bancrias nacionais e estrangeiras. Cidade de maior populao.

... escravos...

... das primeiras favelas...

... e dos cortios

A Reforma Pereira Passos O BOta aBaixO


O Governo de Rodrigues Alves (1902-1906) nomeou com poderes excepcionais o prefeito Pereira Passos e o sanitarista Oswaldo Cruz para comandar a maior cirurgia urbana que a cidade sofreu at hoje. Com emprstimos internacionais, teve na abertura da Avenida Central (atual Rio Branco) e na promulgao da Lei da Vacinao Obrigatria, de 1904 as ferramentas para Regenerar a cidade, como diziam seus defensores. Foram derrubados os cortios e casares do centro, levando ao aumento dos aluguis e acentuando a, j conhecida, crise de habitao. Esta populao pobre expulsa da rea central, foi obrigada a se deslocar para as encostas dos morros do centro, devido proximidade com os locais de trabalho. Restava ainda o deslocamento para os subrbios, na medida em que a ferrovia D. Pedro II se expandia e criava novas estaes. O primeiro morro a criar um forte contingente da populao pobre foi o morro da Providncia, tambm chamado de Morro da Favela, pois ali tambm se fixaram combatentes da Guerra de Canudos (favela era uma regio do Arraial de Canudos). Havia outros: o Morro do Castelo (demolido em 1922), O Morro de Santo Antnio e o Morro da Conceio.

Imagens da Destruio

A avenida Central

Objetivos da Reforma
Colocar a cidade em sintonia com os padres europeus de modernidade e civilizao, tendo a cultura francesa como referncia e Paris, a cidade luz, como maior exemplo. Transformar a rea central em centro financeiro e de lazer burgus. Como rea financeira, e direta ligao com o porto, atraindo grandes empresas, bancos, hotis, sede de Jornais, etc. Como rea de lazer, podemos citar os cafs, teatros, lojas, o cinematgrafo, livrarias, etc. Integrar a zona sul (rea burguesa) ao centro atravs da Avenida Beira-Mar.

As principais intervenes urbanas e edificaes foram no Centro: A ampliao e modernizao do Porto. Alargamento, alinhamento e numerao de vrias ruas do centro. A abertura da Avenida Central. A derrubada de cortios e casares no centro e imediaes. A Construo da Avenida Beira Mar, ligando o centro a zona sul. A construo do Teatro Municipal. A Escola de Belas Artes. A Biblioteca Nacional.

A Revolta da Vacina
As principais consequncias da Reforma urbana foram: Expulso da populao pobre do centro. O surgimento de favelas nas encostas de morros. A acelerao da ocupao dos subrbios, principalmente, aqueles cortados pelas linhas frreas. Tenso social manifestada na Revolta da Vacina.

Fatores responsveis pela Revolta


O clima de insatisfao popular com: A derrubada de cortios e a expulso do centro. A tambm o apoio de proprietrios dos cortios descontentes com as demolies. A excluso poltica e social da Repblica Oligrquica (segundo Lima Barreto, O Brasil no tem povo, tem pblico) marcada pela restrio do voto e as condies de Instruo, bem como a alta do custo de vida e achatamento dos salrios, pois o modelo econmico era pautado na valorizao do caf. Os mtodos autoritrios de vacinao. A Lei da vacinao obrigatria, era cumprida pelas brigadas sanitrias com forte aparato policial e invaso de domiclios, em caso de resistncia. Alm disso, a aplicao nos braos e pernas de mulheres, muitas vezes na ausncia dos homens que estavam no trabalho, atentava contra a honra de chefes de famlias. O Clima poltico da capital Foco de monarquistas e militares positivistas eram contra o Governo republicano. Os militares tencionavam voltar ao poder e para isso contavam ainda com uma base na Escola Militar e simpatizantes populares do jacobinismo Florianista.

O Rio enquanto Distrito Federal (1 metade sc XX)

O smbolo do futebol brasileiro

As praias

Como o Rio de Janeiro de Hoje ... ... visto no exterior

Extico

Palco de guerra

... em uma amostra da realidade

Anda mungkin juga menyukai