Anda di halaman 1dari 21

CONSELHO NACIONAL DE JUSTIA

PODER JUDICIRIO BRASILEIRO

MAPA DO BRASIL
Repblica Federativa

Estados Independentes

Poder Judicirio Independente

PODER JUDICIRIO
SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL

CONSELHO NACIONAL DE JUSTIA

Justia Comum

Justia Especializada

Justia Estadual

Justia Federal

Justia do Trabalho

Justia Militar

Justia Eleitoral

Art. 92 da CF/88 - descreve os rgos do Poder Judicirio. A EC n45/2004 incluiu o CNJ como rgo do Poder Judicirio (Art. 103-B). O Supremo Tribunal Federal, o Conselho Nacional de Justia e os Tribunais Superiores tm sede na Capital Federal ( 1, do Art. 92).

DUALIDADE DE JUSTIA COMUM


Justia Estadual
Tribunal de Justia * TRF TRF 1 Regio 2 Regio

Justia Federal

TRF TRF 3 Regio 4 Regio

TRF 5 Regio

Juzes de Direito

Juizados Especiais Estaduais

JF

JEF

JF

JEF

JF

JEF

JF

JEF

JF

JEF

JF Justia Federal JEF Justia Especial Federal

Antes da EC n 45/2004 (Constituio Federal/88) 1. CARACTERSTICAS Independncia dos Tribunais; Estrutura e Administrao de cada Tribunal obedientes s suas peculiaridades; Salrios e poltica de pessoal prprios em cada Tribunal; Informtica sem intercomunicao; Controle disciplinar cargo da Corregedoria e do rgo especial.

Antes da EC n 45/2004 (Constituio Federal/88) 2. PROBLEMAS Dificuldade de gesto em quase todos os Tribunais; Dificuldade de amoldarem-se a Lei Federal de Responsabilidade Fiscal; Prticas corporativistas na administrao; Poltica de pessoal e salarial diversa; Inao das corregedorias e do rgo especial em matria disciplinar e de orientao. 3. CONSEQUNCIAS Imediato reflexo na atividade fim (aplicao do direito): Morosidade; Custo Processual; Divergncias; Acmulo de Processos.

O CNJ
Criado pela Emenda Constitucional n 45/2004. O Conselho Nacional de Justia - CNJ, instalado no dia 14 de junho de 2005, rgo do Poder Judicirio com atuao em todo o territrio nacional, com sede em Braslia-DF, compe-se de quinze membros. O Conselho ser presidido pelo Presidente do Supremo Tribunal Federal e, nas suas ausncias e impedimentos, pelo Vice-Presidente do Supremo Tribunal Federal ( 1 - Art. 103-B). Os demais membros do Conselho sero nomeados pelo Presidente da Repblica, depois de aprovada a escolha pela maioria absoluta do Senado Federal ( 2 - Art. 103-B). Compete ao Conselho o controle da atuao administrativa e financeira do Poder Judicirio e do cumprimento dos deveres funcionais dos juzes, cabendo-lhe, alm de outras atribuies que lhe forem conferidas pelo Estatuto da Magistratura ( 4 - Art. 103-B). O Ministro do Superior Tribunal de Justia exercer a funo de Ministro-Corregedor e ficar excludo da distribuio de processos no Tribunal ( 5 - Art. 103-B).

CNJ (EC n 45/2004)


a) Controle Externo Conselho Nacional de Justia; b) Composio ecltica do CNJ (art. 103-B/CF): 3 membros de Tribunais Superiores (STF, STJ e TST); 2 juristas; 2 juzes de primeiro grau (Federal e Estadual); 2 desembargadores (Federal e Estadual); 2 membros do Ministrio Pblico (Federal e Estadual); 2 advogados; 1 juiz do trabalho; 1 juiz do TRT.

Nota: dos 15 integrantes, 9 so magistrados.

Integram o CNJ (art. 2 do regimento interno) I - o Plenrio; II - a Presidncia; III - a Corregedoria Nacional de Justia; IV - os Conselheiros; V - as Comisses; VI - a Secretaria-Geral; VII - o Departamento de Pesquisas Judicirias -DPJ; VIII - o Departamento de Monitoramento e Fiscalizao do Sistema Carcerrio e do Sistema de Execuo de Medidas Socioeducativas -DMF. IX - a Ouvidoria.

CNJ (EC n 45/2004)


c) Organograma do CNJ

Emenda Constitucional n 45 (Depois da EC) d) Objetivos do CNJ Reformulao dos quadros; Controle e transparncia administrativa; Aes de planejamento, coordenao e controle administrativo para aperfeioamento do servio de prestao da justia;

e) Misso do CNJ Contribuir para uma prestao jurisdicional realizada com: Moralidade Eficincia; Efetividade

Emenda Constitucional n 45 (Depois da EC) f) Viso do CNJ Instrumento de desenvolvimento do Poder Judicirio. g) Diretrizes do CNJ Planejamento estratgico e proposio de polticas judicirias; Modernizao tecnolgica do judicirio; Ampliao do acesso justia, pacificao e responsabilidade social. Respeitar as liberdades pblicas; Execues Penais.

CORREGEDORIA NACIONAL DE JUSTIA

a) Funo Implementar e fiscalizar as polticas traadas pelo CNJ; Fiscalizar e aplicar sanes quanto ao comportamento funcional dos magistrados. b) Problemas Preconceito; Atuao concorrente/subsidiria; No interferncia nas decises judiciais.

PROJETOS DA CORREGEDORIA
1. POLTICAS VOLTADAS PARA CRIANA E ADOLESCENTE; 2. JUSTIA PLENA; 3. JUDICIRIO EM DIA; 4. ESPAO LIVRE; 5. JUSTIA ABERTA; 6. SISTEMA NACIONAL DE CONTROLE DE INTERCEPTAES; 7. CADASTRO NACIONAL DE CONDENADOS POR ATOS DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA;

PROJETOS DA CORREGEDORIA
8. INTEGRAO DE COMPETNCIAS NO DESEMPENHO DA ATIVIDADE JUDICIRIA COM USURIOS E DEPENDENTES DE DROGAS (CURSO SOBRE DROGAS); PAI PRESENTE - Determina a remessa, a cada uma das 27 Corregedorias Gerais dos Tribunais de Justia, de um CD com os nomes e endereos dos alunos que, naquela unidade da Federao, no possuem paternidade estabelecida, segundo os dados do Censo escolar (Provimento n 12);

9.

DETALHES DOS PROJETOS PROJETOS I. Infncia Protegida (aes de proteo, com base no art. 227/CF) - Mobilizao Nacional Lei n 12.010/2010 e Instruo Normativa n 02/2010;

II. Registro Civil (erradicao dos subregistros) Provimento n 02/2010 (uniformiza os registros em todo o Brasil); Provimento n 03/2010 (reduo de custas do sistema de registro); Provimento n 10/2010 (uniformizando o proceder dos registros nas 183 reparties consulares).

DETALHES DOS PROJETOS III. Cadastro Nacional de Adoo: Provimento n 54/08 estabelecendo: O Cadastro Nacional de Ao; Consolidando todos os dados sobre o tema; Parceria com a Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidncia da Repblica para acesso aos dados j informatizados. IV. Cadastro Nacional de Criana e Adolescente Acolhidos: Cadastrar todas as crianas e adolescentes acolhidos transitoriamente por instituies e/ou famlias Resoluo n 93/2010; Instruo Normativa n 03/2009 (modelo informatizado para a coleta de dados).

DETALHES DOS PROJETOS

V. Cadastro Nacional de Adolescentes em Conflito com a Lei: Resoluo n 77/99 CNJ obriga aos juzes das varas da infncia e juventude a pelo menos uma inspeo pessoal a cada ms. VI. Combate ao Trfico Internacional de Crianas e Adolescentes: Resoluo n 74/99 CNJ modelo de documento autorizando a sada de crianas do pas, com fotografia.

DETALHES DOS PROJETOS

VII. Direito de Aprender: Campanha miditica pelo rdio e televiso, interferindo positivamente, no sentido de levar as crianas as escolas, com reportagens e entrevistas. VIII. Justia nas Escolas - Tem como objetivo aproximar o Judicirio das instituies de ensino, combatendo e prevenindo os problemas que afetam as crianas e adolescentes.

DETALHES DOS PROJETOS IX. Justia Plena (em execuo desde 22.09.2010)

Objetivo:
I - Apoio administrativo gesto de processos;

II - Zelar pela independncia, imparcialidade e aplicao do princpio do juiz natural;


III - Cumprimento em tempo razovel dos escopos jurdico, social e poltico do processo; IV - Providenciar estrutura administrativa e condies ao magistrado, compatveis com a complexidade da causa.

JUSTIA PLENA Indicao de Processos:


Os processos podero ser indicados para acompanhamento pela coordenao do projeto, pelos participantes ou pelo juiz do processo, no sistema disponibilizado no site da Corregedoria Nacional.

Coordenao:
- Corregedoria Nacional de Justia CNJ. - Corregedoria-Geral da Justia Federal. - Corregedoria-Geral da Justia do Trabalho. - Corregedorias-Gerais das Justias Estaduais e do Distrito Federal. Observao: A coordenao do acompanhamento dos processos, a cargo da Corregedoria Nacional de justia, ser compartilhada com as demais corregedorias.

Participantes:
Ministrio da Justia; Advocacia Geral da Unio; Secretaria de Direitos Humanos SDH; Conselho Nacional do Ministrio Pblico CNMP; Ordem dos Advogados do Brasil OAB; Defensoria Pblica da Unio e dos Estados; Procuradoria Federal dos Direitos do Cidado MPF.

Anda mungkin juga menyukai