Anda di halaman 1dari 35

Alexandra gomes Mariana pinheiro

Por volta do ano 4.000 a.C., algumas comunidades primitivas aprenderam a usar ferramentas e armas de bronze. Aldeias situadas nas margens de rios transformaram-se em cidades. A vida ia ficando cada vez mais complexa. Novas actividades iam surgindo, graas sobretudo ao desenvolvimento do comrcio. Os agricultores passaram a produzir alimentos em quantidades superiores s suas necessidades. Com isso algumas pessoas puderam dedicar-se a outras actividades, tornando-se artesos, comerciantes, sacerdotes, administradores...

Os egpcios criam os smbolos

Como consequncia desse desenvolvimento surgiu a escrita. Era o fim da Pr-Histria e o comeo da Histria.

Os grandes progressos que marcaram o fim da Pr-

Histria verificaram-se com muita intensidade e rapidez no Egipto. Para fazer os projectos de construo das pirmides e dos templos, o nmero concreto no era nada prtico.

Ele tambm no ajudava muito na resoluo dos difceis problemas criados pelo desenvolvimento da indstria e do comrcio.

Como efectuar clculos rpidos e precisos com pedras, ns ou riscos num osso?
Foi partindo dessa necessidade imediata que estudiosos

do Antigo Egipto passaram a representar a quantidade de objectos de uma coleco atravs de desenhos os smbolos. A criao dos smbolos foi um passo muito importante para o desenvolvimento da Matemtica. Na Pr-Histria, o homem juntava 3 bastes com 5 bastes para obter 8 bastes. Hoje sabemos representar esta operao por meio de smbolos.

3+5=8

Muitas vezes no sabemos nem que objectos estamos a

somar. Mas isso no importa: a operao pode ser feita da mesma maneira. Mas como eram os smbolos que os egpcios criaram para representar os nmeros?

Contando com os egpcios


H mais ou menos 3.600 anos, o fara do Egipto tinha

um sbdito chamado Aahmesu, cujo nome significa Filho da Lua. Aahmesu ocupava na sociedade egpcia uma posio muito mais humilde que a do fara: provavelmente era um escriba. Hoje Aahmesu mais conhecido do que muitos faras e reis do Antigo Egipto. Entre os cientistas, ele chamado de Ahmes. Foi ele quem escreveu o Papiro Ahmes.

O papiro Ahmes um antigo manual de Matemtica. Contm 80 problemas, todos resolvidos.

A maioria envolve assuntos do dia-a-dia, como o preo do

po, a armazenagem de gros de trigo, a alimentao do gado. Observando e estudando como eram efectuados os clculos no Papiro Ahmes, no foi difcil aos cientistas compreenderem o sistema de numerao egpcio. Alm disso, a decifrao dos hierglifos inscries sagradas das tumbas e monumentos do Egipto no sculo XVIII tambm foi muito til. O sistema de numerao egpcio baseava-se em sete nmeros-chave:

Os egpcios usavam smbolos para representar esses nmeros.

1 10 100 1.000 10.000 100.000 1.000.000

Um trao vertical representava 1 unidade:

Um osso de calcanhar invertido representava o nmero 10: Um lao valia 100 unidades: Uma flor de ltus valia 1.000: Um dedo dobrado valia 10.000: Com um girino os egpcios representavam 100.000 unidades: Uma figura ajoelhada, talvez representando um deus, valia 1.000.000:

osso de calcanhar
trao vertical lao valia

flor de ltus

figura ajoelhada

dedo dobrado

Todos os outros nmeros eram escritos combinando os

nmeros-chave. Na escrita dos nmeros que usamos actualmente, a ordem dos algarismos muito importante. Se tomarmos um nmero, como por exemplo:
256

e trocarmos os algarismos de lugar, vamos obter outros

nmeros completamente diferentes: 265 526 562 625 652

Ao escrever os nmeros, os egpcios no se preocupavam com a ordem dos smbolos. Observe no desenho que apesar de a ordem dos smbolos no ser a mesma, os trs garotos do Antigo Egipto esto escrevendo o mesmo nmero: 45

Os papiros da Matemtica egpcia


Quase tudo o que sabemos sobre a Matemtica dos

antigos egpcios baseia-se em dois grandes papiros: o Papiro Ahmes e o Papiro de Moscovo. O primeiro foi escrito por volta de 1.650 a.C. e tem aproximadamente 5,5 m de comprimento e 32 cm de largura. Foi comprado em 1858 por um antiqurio escocs chamado Henry Rhind. Por isso conhecido tambm como Papiro de Rhind. Actualmente encontrase no British Museum, de Londres.

A tcnica de calcular dos egpcios


Com a ajuda deste sistema de numerao, os egpcios

conseguiam efectuar todos os clculos que envolviam nmeros inteiros. Para isso, empregavam uma tcnica de clculo muito especial: todas as operaes matemticas eram efectuadas atravs de uma adio. Por exemplo, a multiplicao 13 * 9 indicava que o 9 deveria ser adicionado treze vezes. 13 * 9 = 9 + 9 + 9 + 9 + 9 + 9 + 9 + 9 + 9 + 9 + 9 + 9 + 9

Os egpcios eram realmente muito habilidosos e

criativos nos clculos com nmeros inteiros. Mas, em muitos problemas prticos, eles sentiam necessidade de expressar um pedao de alguma coisa atravs de um nmero. E para isso os nmeros inteiros no serviam. 9 + 36 + 72 = 117

Descobrindo a frao
Por volta do ano 3.000 a.C., um antigo fara de nome

Sesstris... ... repartiu o solo do Egito nas margens do rio Nilo entre os seus habitantes. Se o rio levava qualquer parte do lote de um homem, o fara mandava funcionrios examinarem e determinarem por medida a extenso exacta da perda. Estas palavras foram escritas pelo historiador grego Herdoto, h cerca de 2.300 anos.

Usavam cordas para fazer a medio.

Havia uma unidade de medida assinalada na prpria corda. As pessoas encarregadas de medir esticavam a corda e verificavam quantas vezes aquela unidade de medida estava contida nos lados do terreno. Da, serem conhecidas como estiradores de cordas. No entanto, por mais adequada que fosse a unidade de medida escolhida, dificilmente cabia um nmero inteiro de vezes no lados do terreno. Foi por essa razo que os egpcios criaram um novo tipo de nmero: o nmero fracionrio. Para representar os nmeros fraccionrios, usavam fraces.

As complicadas fraces egpcias


Os egpcios interpretavam a fraco somente como uma

parte da unidade. Por isso, utilizavam apenas as fraces unitrias, isto , com numerador igual a 1. Para escrever as fraces unitrias, colocavam um sinal oval alongado sobre o denominador. As outras fraces eram expressas atravs de uma soma de fraces de numerador 1. Os egpcios no colocavam o sinal de adio - + - entre as fraces, porque os smbolos das operaes ainda no tinham sido inventados.

No sistema de numerao egpcio, os smbolos

repetiam-se com muita frequncia. Por isso, tanto os clculos com nmeros inteiros quanto aqueles que envolviam nmeros fraccionrios eram muito complicados. Assim como os egpcios, outros povos tambm criaram o seu prprio sistema de numerao. Porm, na hora de efectuar os clculos, em qualquer um dos sistemas empregados, as pessoas esbarravam sempre nalguma dificuldade. Apenas por volta do sculo III a.C. comeou a formar-se um sistema de numerao bem mais prtico e eficiente do que os outros criados at ento: o sistema de numerao romano.

Os nmeros racionais
Com o sistema de numerao hindu ficou fcil escrever

qualquer nmero, por maior que ele fosse. 0 13 35 98 1.024 3.645.872 Como estes nmeros foram criados pela necessidade prtica de contar as coisas da natureza, eles so chamados de nmeros naturais. Os nmeros naturais simplificaram muito o trabalho com nmeros fraccionrios.

O nmero fraccionrio passou a ser escrito como uma

razo de dois nmeros naturais. A palavra razo em matemtica significa diviso. Portanto, os nmeros inteiros e os nmeros fraccionrios podem ser expressos como uma razo de dois nmeros naturais. Por isso, so chamados de nmeros racionais. A descoberta dos nmeros racionais foi um grande passo para o desenvolvimento da Matemtica.

Os algarismos da civilizao chinesa


O sistema de numerao chins baseado num sistema grfico

com muitas formas abstractas e combinaes de sinais arcaicos. Um trao horizontal simbolizava a unidade, dois traos duas unidades e, analogamente, para trs e quatro. A incapacidade de identificar directamente uma srie de mais de quatro sinais idnticos no permite que este processo se repita continuamente. Sendo assim, para representar o algarismo 5, utilizavam traos que formavam um X fechado em cima e em baixo. O algarismo 6 era simbolizado por um V invertido ou ainda por um desenho em forma de templo. Para o algarismo 7 era utilizada uma cruz e duas semicircunferncias de "costas" uma para a outra eram o smbolo utilizado para o algarismo 8. Para o 9 era usado um smbolo que faz lembrar o anzol.

Pensa-se que a escolha dos smbolos usados na


representao dos algarismos chineses, ficou a dever-se semelhana fontica que existia entre o smbolo e a palavra oral correspondente aos algarismos. Este facto poderia explicar a escolha de um homem para representar o 1 000. Mas esta no a nica explicao: a escolha dos smbolos pode tambm ter sido de ordem religiosa.

Neste sistema, as dezenas, centenas e milhares so

representadas segundo o principio multiplicativo, ou seja, agrupando os sinais correspondentes aos nmeros necessrios para obter o produto pretendido. Todos os outros nmeros podem ser obtidos atravs de uma composio dos princpios multiplicativo e aditivo, tal como ilustra a figura seguinte:

Assim, o nmero 656 representado da seguinte forma:


600 + 50 + 6

656

Mais tarde, este sistema sofreu algumas transformaes,

obtendo-se o seguinte sistema: 1 102 1003 1 0004 10 0005 6 7 8 9

O sistema posicional utilizado pelos chineses quase

idntico numerao moderna. Consiste numa representao dos nmeros na qual o valor de cada algarismo dependia do lugar onde este se encontrava na leitura dos nmeros. Neste utilizava-se um sistema de representao dos nove algarismos que resultava da combinao de barras horizontais e verticais, tal como ilustra a figura: 123456789

A civilizao chinesa tem uma longa histria. A sua

principal caracterstica foi, at o sculo XIX, a imutabilidade de determinados elementos da sua cultura milenar como o cultivo de cereais, a escrita, a importncia da famlia ou o culto aos antepassados. Enquanto sociedade tradicional, os chineses pensavam que a melhor forma de viver no consistia em modernizar-se mas em repetir arqutipos do passado. A civilizao chinesa desenvolveu-se ao longo das margens do rio Amarelo e do Azul, desde o 3 milnio a.C. durante a dinastia Hsia iniciada pelo imperador Yu. Continuou com a dinastia Shang que, por volta de 1500 a.C., ocupou a regio de Shangai. Desta dinastia provm os primeiros numerais chineses inscritos sobre carapaas de tartarugas e ossos de animais.

O grande imprio desintegra-se, por volta do 700 a.C.. Aproximadamente at 400 a.C., a China um conjunto de estados independentes em permanente guerra uns com os outros. desta altura o primeiro texto sobre matemtica - o Chou Pei Suan Ching. Para alm de uma breve explicao sobre o clculo aritmtico, este texto contm um dilogo sobre as propriedades dos tringulos rectngulos, no qual o teorema de Pitgoras enunciado e dada uma sua demonstrao geomtrica.

Concluso
Neste trabalho vamos apresentar na antiguidade como

os rabes e chineses naqueles tempos eles usavam as cordas para fazerem os nmeros das coisas que usavam as contas que tinham de fazer com cordas etc.

Anda mungkin juga menyukai