Anda di halaman 1dari 18

Tutora Maria Goretti da Silva Plo Gre-Garanhuns/PE 18/09/2010

http://www.bu.ufsc.br/cac/projetos.html

Projeto de Interveno
Identificao do Projeto. Descrio da situao problema / justificativa. Proposio dos objetivos. Definio de metas. Delineamento de mtodos (estratgias e procedimentos). Especificao de cronograma. Identificao dos recursos. Proposio de monitoramento e avaliao /

consideraes finais.

GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAO CURSO TCNICO PROFUNCIONARIO

NOME DO CURSISTA PPS: (nome do projeto) Local/ data

PPS: (nome do projeto)

Projeto desenvolvido como requisito parcial para a concluso de curso tcnico em ....Profuncionrio da Secretaria de Estado de Educao de ......, com a orientao da tutora.......

SUMRIO
1. Justificativa.................................................................................................05 2.Objetivos......................................................................................................06 2.1.Geral.....................................................................................................06 2.2.Especficos...........................................................................................06 3. Metas...........................................................................................................07 4. Metodologia................................................................................................ 07 5. Recursos......................................................................................................08 5.1. Humanos................................................................................................08 5.2. Materiais................................................................................................08 6. Cronograma................................................................................................ 09 7. Proposio de monitoramento e avaliao.................................................10 8. Consideraes finais....................................................................................10 9. Referncias Bibliograficas.......................................................................... 11

Obs: Sugesto de Sumrio (as pginas devero ser conforme o contedo do trabalho)

INTRODUO

A introduo a apresentao sucinta e objetiva do trabalho, que fornece informaes sobre sua natureza, sua importncia e sobre como foi elaborado: objetivo, mtodos e procedimentos seguidos. Em outras palavras, a parte inicial do texto, onde devem constar a delimitao do assunto tratado, objetivos da pesquisa e outros elementos necessrios para situar o tema do trabalho. Lendo a introduo, o leitor deve sentir-se esclarecido a respeito do tema do trabalho como do raciocnio a ser desenvolvido. (Deve ser feita no final do projeto)

1 - JUSTIFICATIVA

Como nome indica o momento de justificar ou convencer sobre a relevncia do projeto. Este item importante porque apresenta a resposta questo Por qu? o elemento que definir os motivos pelo qual o grupo pretende desenvolver o projeto, visando a aceitao pela comunidade escolar para o desenvolvimento do mesmo. Deve registrar a concepo do grupo em relao ao tema, observando sua importncia na realidade cotidiana

3 - OBJETIVOS A especificao do objetivo responde s questes para qu e para quem. E so divididos em: 3.1-Objetivo Geral Apresenta a viso global do trabalho a ser desenvolvido. Relaciona-se com o contedo e as idias que permearo as atividades. Devo apresentar o objetivo que quero atingir com esse projeto. Por que quero faz-lo, quais os benefcios? So mais amplos e complexos, que podero ser alcanados, por exemplo ao final do curso ou semestre, incluindo o crescimento esperado de forma global. Exemplos de verbos que podem ser utilizados para iniciar o objetivo geral: identificar, levantar, descobrir, caracterizar, descrever, traar, analisar, explicar, etc.

3.2- Objetivos especficos Apresenta um carter mais concreto. Tem a funo de direcionar o trabalho de modo a permitir que seja atingido o objetivo geral, aplicando este a situaes particulares. Referem-se a aspectos mais simples, mais concretos, alcanveis em menor tempo, como, por exemplo, aqueles que surgem ao final de um perodo de trabalho e, em geral, explicam desempenhos observveis. Deve-se utilizar de no mximo 03 (trs) objetivos especficos. Exemplos de verbos que podem ser utilizados para iniciar o objetivo especfico: identificar, levantar, descobrir, caracterizar, descrever, traar, analisar, explicar, etc.

METAS
Definio quantitativa dos resultados pretendidos, expressa comumente em n ou %, identificada com os prazos de realizao, monitoramento e avaliao dos objetivos.
Ex: objetivo - qualificar funcionrios para melhorar a prestao de servios. meta - treinar 50% dos funcionrios no atendimento ao cliente, visando aumentar em 20% o ndice de satisfao a clientela.

4 METODOLOGIA
Tem o objetivo de explicar passo a passo como sero realizadas as aes do projeto, abrangendo os itens que respondero s questes: Como? A forma de organizao e distribuio do grupo (cursistas e demais envolvidos) que far a pesquisa. Como ser executado, por quem etc... Com qu? Refere-se aos recursos tecnolgicos e outros que sero utilizados na pps. Quando e quanto? Em que momento os cursistas faro suas pesquisas e quanto tempo durar cada fase. Sendo assim, uma boa metodologia prev trs pontos fundamentais: a gesto participativa, o acompanhamento dos segmentos escolares (professores, coordenadores, gestores, administrativos e alunos), de forma sistemtica e continuada, alm do desenvolvimento e disseminao de aes, informaes e de conhecimentos entre a comunidade escolar.

5 -RECURSOS HUMANOS E MATERIAIS


Relaciona os recursos que sero lanados no desenvolvimento da pesquisa. Recursos humanos: refere-se s pessoas que

esto envolvidas direta ou indiretamente na pesquisa. Recursos Materiais: refere-se aos instrumentos que sero utilizados na pesquisa (livros, revistas, jornais, internet, filmes, computador, pendrive, tinta para impressora, encadernao, utenslios utilizados durante a pps).

6. cronograma
a disposio grfica do tempo que ser gasto na realizao do projeto, de acordo com as atividades a serem cumpridas. Auxilia no gerenciamento e controle deste trabalho, permitindo de forma rpida a visualizao de seu andamento. um instrumento que detalha minuciosamente as atividades a serem executadas durante um perodo estimado de tempo.
Cronograma de Desenvolvimento do Projeto
Desenvolvimento das atividades Elaborao do Projeto Desenvolvimento do Projeto SET OUT NOV DEZ

Apresentao

7. Proposio de monitoramento e avaliao


Previso de estratgias de monitoramento, de sua execuo e avaliao, de modo a identificar as necessidades que surgirem, medidas corretivas e garantir a efetividade do projeto. A avaliao, associada ao monitoramento, corresponde a medida e julgamento dos resultados.

8 - CONSIDERAES FINAIS
tudo que aconteceu na realizao do projeto. Em

poucas palavras a finalizao do que ocorreu, e o que esperava dos objetivos propostos. uma sntese de tudo que foi dito no projeto, dando nfase aos tpicos mais importantes do tema, so as consideraes profissionais e pessoais sobre o assunto estudado. Num ltimo momento, a equipe participante avalia o projeto como todo e, principalmente, a sua atuao enquanto grupo.

9 - REFERNCIA BIBLIOGRFICA
Referncia bibliogrfica um conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados de um documento que permite sua identificao individual, seguindo normas vigentes (ABNT), permitindo dessa forma, que as informaes contidas no texto possam ser efetivamente comprovadas, quando necessrio. Os autores devem ser indicados pelo ltimo sobrenome, em maisculas. Para os casos de autoria desconhecida, a entrada feita pelo ttulo. No se deve usar o termo annimo em substituio ao nome do autor desconhecido. Exemplo de referncia bibliogrfica AUTOR. Ttulo da obra: subttulo. Nmero de pginas .

Local (cidade): Editora, data.

SOARES, E. Fundamentos de lgica: elementos de lgica formal e teoria da argumentao. So Paulo: Atlas, 2003, p. 187.

Crditos
Prof Rbia Rgos Barros - IFPE

Anda mungkin juga menyukai