Anda di halaman 1dari 21

CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE

Aula 6

Introduo
Ideia central: um mecanismo de correo de determinado ordenamento jurdico, consistindo em um sistema de verificao da conformidade de um ato (lei, decreto, etc) em relao Constituio. No se admite que um ato, hierarquicamente inferior Consituio confronte suas premissas, caso em que no haveria harmonia das prprias normas, gerando insegurana jurdica para os destinatrios do sistema jurdico.

Introduo
Para que um sistema jurdico funcione, pressupe-se sua ordem e unidade, devendo as partes agir de maneira harmoniosa. O mecanismo de Controle de Constitucionalidade procura restabelecer a unidade ameaada, considerando a supremacia e a rigidez das disposies constitucionais. O controle de constitucionalidade verifica eventual leso de direitos fundamentais (constitucionais) ou de outras normas do texto constitucional, objetivando preservar a supremacia constitucional contra atentados vindos do legislador.

Resumindo:
S se pode aplicar uma norma que seja compatvel com a CRFB. Segundo o Princpio da Supremacia da Constituio, a CRFB hierarquicamente superior a todas as demais normas do Ordenamento Jurdico. As normas inconstitucionais tm que ser afastadas do Ordenamento Jurdico pois possuem o vcio mais grave: o vcio de inconstitucionalidade. Diz-se que inconstitucional tudo aquilo que for incompatvel com a CRFB. O termo "lei inconstitucional" uma incoerncia, mas necessrio utiliz-lo para o entendimento do controle da constitucionalidade. A idia do controle da constitucionalidade a fiscalizao dos atos incompatveis com a CRFB.

conceito
Conceito: Mecanismo para verificar se determinado ato do poder pblico (principalmente do Poder Legislativo) ou no compatvel com a Constituio. O fato de uma lei ser inconstitucional causa a impossibilidade da sua aplicao. O fundamento da validade de qualquer lei a prpria Constituio.

controlar a constitucionalidade de ato ou lei (espcies normativas) significa verificar a adequao, sua compatibilidade com a Constituio Federal.
Espcie normativa so todas aqueles descritas no art. 59

conceito
Chama-se lei qualquer uma das espcies normativas. A espcie normativa um comando imperativo, genrico e abstrato. um comando imperativo porque seu cumprimento obrigatrio. genrico porque se aplica a todas as pessoas. E abstrato porque aplica-se a determinadas situaes. Sua finalidade organizar a sociedade. Toda espcie normativa, para que possa ingressar no Ordenamento Jurdico, possui: Requisitos formais Requisitos materiais

conceito
Os requisitos formais exigem que a espcie normativa seja elaborada segundo o processo legislativo devido (previsto na Constituio). Por exemplo: quorum. A espcie normativa que atende este requisito formalmente constitucional. Os requisitos materiais exigem que a matria (contedo) da espcie normativa obedea ao que est previsto na Constituio. Por exemplo: uma lei complementar tem matria reservada (art. 146), assim como tambm a medida provisria (art. 62, 1); ambas no podem dispor sobre determinadas matrias, caso contrrio sero incompatvel com a Constituio. A espcie normativa que atende este requisito materialmente constitucional.

Uma lei pode ser inconstitucional tanto pela forma quanto pela matria (contedo). Todos os dois requisitos vinculam, e podem gerar inconstitucionalidade. A constituio possui determinadas clusulas que no podem ser alteradas nem por meio de emenda. Sendo possvel a emenda, esta ainda dever obedecer ao devido processo legislativo. Uma emenda poder ser inconstitucional - material e formalmente.

para saber isto: se utiliza das tcnicas de interpretao

RESUMO : Pressupostos ou requisitos


A anlise das espcies normativas se faz por meio da comparao com os requisitos ou pressupostos: FORMAL: diz respeito ao processo legislativo (art.59/69, CF), portanto deve seguir o principio da legalidade.
se no for observado os passos/fases do processo legislativo descrito na CF, a consequncia ser a inconstitucionalidade da lei.

- Formal subjetivo: questo ligada iniciativa - quem poder propor projeto de lei (art. 61). - Formal objetivo: questo constitutiva e complementar (art60/69) todo processo legislativo de qualquer espcie deve respeitar os tramites constitucionais. Ex. qurum mnimo para aprovao de espcie legislativa Ex. lei complementar: maioria absoluta

MATERIAL: diz respeito ao contedo, ou seja a compatibilidade do assunto que est sendo tratado na lei ou ato com relao a CF. Ex. lei que autorize o aborto para meninas de 12 anos.

CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE
Formas de Controle ou Classificao do Controle de Constitucionalidade ou MODALIDADES DE CONTROLE depende do momento em que o controle realizado. Pode ser:

a) controle preventivo ou Poltico ou a priore b) controle repressivo - ou a posteriore

controle poltico = realizado pelos Poderes Executivo e Legislativo controle judicial = realizado pelo Poder Judicirio

No nosso Ordenamento Jurdico, controle poltico preventivo (controla projeto de lei), controle judicial repressivo (controla lei finalizada, ou seja, sancionada, promulgada e publicada).

CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE
a) controle preventivo ou a priore: que busca impedir que normas inconstitucionais entrem no ordenamento jurdico.
Realizado antes da elaborao da lei, no vincula o judicirio. exercido pelo poder legislativo e pelo poder executivo. O poder Legislativo exerce o controle por meio de suas comisses, principalmente a Comisso de Constituio e Justia. No executivo por meio do veto jurdico a projetos de lei inconstitucionais;

CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE
Efetuado sobre o projeto de lei ou de ato normativo. Todo o projeto de lei entra nas Casas atravs da Comisso de Constituio e Justia - CCJ e ela examina a constitucionalidade do projeto de lei. Quando a CCJ nega a constitucionalidade ela no pode arquivar o projeto, ela manda o projeto para o plenrio para que este examine este relatrio e ser o plenrio que ir arquivar, se for o caso. Se o plenrio no concordar com a inconstitucionalidade, ele poder aprovar a lei e vai para o executivo, onde poder haver sano ou veto (veto de natureza jurdica o que diz que a lei inconstitucional). Se o Executivo vetar o veto pode ser derrubado pela maioria absoluta do CN
Legislativo = proprio parlamentar e CCJ Executivo = veto Judiciario = Mandado de segurana impetrado por parlamentar

CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE

b) controle repressivo - ou a posteriore:


classificado como MISTO: Se d aps a entrada em vigor da lei. Feito exclusivamente pelo poder judicirio.

o controle exercido aps a norma inconstitucional j tenha sido editada, ou seja , sobre uma LEI. Os orgos de controle verificaro se a lei possui um vcio formal ( aquele produzido durante o processo de formao) ou se possui um vcio material ( no seu contedo).

CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE
Quem realiza:

controle preventivo ou a priore Comisso de constituio e justia veto controle repressivo - ou a posteriore o poder judicirio quem realiza o controle de leis editadas para que seja feita a sua retirada do ordenamento jurdico. Utiliza dois mtodos: Reservado ou concentrado(via de ao) Difuso ou aberto(via de exceo ou defesa)

So: Difuso Concentrado Misto


Vias de controle

Os sistemas difuso e concentrado so originais (em essncia). O sistema misto foi criado pelo Ordenamento Jurdico brasileiro.

No Ordenamento Jurdico brasileiro, 98% dos casos de controle da constitucionalidade so feitos pelo Poder Judicirio, pelos julgamentos dos casos concretos. O Brasil reuniu os dois sistemas ao mesmo tempo (controle misto: difuso e concentrado), e conseguiu desenvolver o segundo melhor controle da constitucionalidade do mundo (o primeiro melhor o de Portugal). Os EUA possuem apenas o controle difuso.

Vias de controle - Difuso


- CONTROLE DIFUSO "espalhado". Ele dado indistintamente a todos os rgos do Poder Judicirio. Tpico dos EUA.
ex: um indivduo no quer pagar determinado tributo, pois alega que este foi criado por uma lei inconstitucional; ele ajuza uma ao pedindo ao Poder Judicirio a satisfao do seu direito; o Poder Judicirio, por sua vez, no vai dizer que a lei inconstitucional para todos, mas apenas para o caso concreto.

Vias de controle - Concentrado


- CONTROLE CONCENTRADO tpico da Europa . O controle concentrado permite que o rgao de cpula do poder judicirio aprecie a inconstitucionalidade de lei ou ato.
exercido por um Tribunal Constitucional , no dado a todos os rgos do Poder Judicirio, mas somente a um ou a poucos.

de l o surgimento das ADINs (alguns rgos podem ajuizar demanda (aes) diretamente para o Tribunal Constitucional. O juiz, ao julgar um caso concreto em que haja questionamento de uma norma com relao sua compatibilidade com a Constituio, pra o processo e o remete ao Tribunal Constitucional, que decide somente a constitucionalidade; aps a deciso, o processo volta para o juiz de primeiro grau.

Vias de controle
O Brasil tem o controle concentrado: o STF tem a possibilidade nica de julgar a ADIN e a ADC. As aes diretas de inconstitucionalidade fazem o controle concentrado da inconstitucionalidade: nvel federal = pelo STF nvel estadual = pelo TJ

CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE
TIPOS: a) Controle Direto ou Concentrado, ou Abstrato: oriundo da Alemanha - deliberao por rgo colegiado, ou seja, Tribunais.
1. Ao Direta de Inconstitucionalidade por Ao ADIn 2. Ao Direta de Inconstitucionalidade por Omisso 3. Ao Direta Interventiva 4. Ao Declaratria de Constitucionalidade 5. Arguio de Descumprimento de Preceito Fundamental

b) Controle Difuso, Indireto ou Incidental: oriundo dos Estados Unidos

CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE tipos


Controle difuso Qualquer rgo do Poder Judicirio pode controlar a constitucionalidade no controle difuso. Controle concentrado Somente poucos (ou somente um) rgos do Poder Judicirio controlam a constitucionalidade no controle concentrado. No caso do Brasil, o controle concentrado fica a cargo do STF e do TJ. controle concentrado de lei ou ato normativo em um unico tribunal, que ocorre em 5 situaes:

CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE
ADIN art 102,I,a ADPF art 102, parag. 1 ADO art.103, parag.3 ADI art 36, II ADC art. 102, I, a

Anda mungkin juga menyukai