Anda di halaman 1dari 22

AVE - Acidente Vascular Enceflico

O que :
AVE (Acidente Vascular Enceflico) tambm conhecido como AVC ( acidente vascular cerebral), e vulgarmente derrame cerebral, se caracteriza pelo entupimento de um vaso cerebral por uma placa de ateroma ou trombo, ou o rompimento do vaso causando hemorragia no crebro.

Os sintomas e leses causadas pelo acidente vascular cerebral dependem do tipo de AVE que o indivduo sofreu e do local onde a veia cerebral se rompeu ou entupiu, e tambm da idade do indivduo. Mas quase todos os pacientes apresentam sinais de fraqueza, distrbios na viso e na fala.

Causas do AVE Vrios fatores podem causar um AVE: entre eles esto a m alimentao, hipertenso, problemas cardacos, diabetes, o uso de lcool e drogas, estresse e o uso de anticoncepcionais.
Tipos de AVE O AVE pode ser de dois tipos: Isqumico: Ocorre quando h a interrupo do fluxo sanguneo em uma regio especifica do crebro. Essa interrupo pode ser causada por um cogulo ou aterosclerose. Hemorrgico: Este tipo de AVE ocorre quando h sangramento no crebro, causado pela ruptura de algum vaso sanguneo.

Sintomas do AVE
Fraqueza, distrbios visuais, distrbios na fala, dormncia, convulses, paralisia ou dificuldade para se movimentar, viso dupla, tontura, desequilbrio e incontinncia urinria.

Diagnstico de AVE
O diagnstico feito atravs dos sintomas apresentados pelo paciente. Analises sanguneas, tomografia computadorizada do encfalo e ressonncia magntica ajudam a confirmar o diagnostico.

Tratamento para AVE


O tratamento feito atravs de uma equipe multidisciplinar que inclui mdicos, fisioterapeutas, nutricionistas, psiclogos e fonoaudilogos. So utilizadas terapias e medicamentos contra coagulao do sangue e para controlar a presso arterial. Em alguns casos a cirurgia indicada, para a retirada do cogulo.

Para a reabilitao do indivduo importante prticas fisioterpicas que ajudam a restabelecer a fora muscular e a coordenao motora, caso haja sequelas.
O psiclogo ajuda o indivduo a lidar com suas emoes aps um acidente vascular enceflico, principalmente se houver sequelas que prejudiquem o seu cotidiano, como paralisias e dificuldades na fala.

O Acidente Vascular Cerebral Isqumico (AVCI), tambm conhecido por derrame ou isquemia cerebral, causado pela falta de sangue em uma rea do crebro por conta da obstruo de uma artria. Responsvel por 85% dos casos de derrame, a doena a principal causal de morte e incapacidades no Brasil. A cada 6 segundos uma pessoa no mundo morre decorrente de um AVC. Raro em crianas, acomete tanto pessoas jovens quanto idosas.

Quando no mata, o AVCI deixa sequelas que podem ser leves e passageiras ou graves e incapacitantes. As mais frequentes so paralisias em partes do corpo e problemas de viso, memria e fala. A falta do sangue, que carrega oxignio e nutrientes, pode levar morte neuronal em poucas horas. Por isso, o reconhecimento dos sintomas e encaminhamento rpido ao hospital so atitudes fundamentais.

Fraqueza ou adormecimento em apenas um lado do corpo, dificuldade para falar e/ou entender coisas simples, engolir, andar e enxergar, tontura, perda da fora da musculatura do rosto ficando com a boca torta, dor de cabea intensa e perda da coordenao motora. Os sinais acontecem de forma sbita e podem ser nicos ou combinados.

Os fatores de risco para o AVC podem ser considerados modificveis (controlados com mudanas no estilo de vida ou medicamentos) ou no modificveis.

O tabagismo, altas taxas de colesterol e triglicrides, sedentarismo e doenas cardiovasculares, como hipertenso arterial e arritmias cardacas so os principais fatores de risco. Pessoas com presso alta tm quatro a seis vezes mais chances de terem um episdio de AVC. Isso acontece por conta do enrijecimento dos vasos e aterosclerose, comuns em hipertensos, que pode levar obstruo arterial. Os pacientes diabticos tambm devem controlar as taxas de glicemia capilar e outros fatores de risco, pois o risco de isquemia duas vezes maior se comparado ao de pessoas no diabticas.

O diagnstico e tratamento precoce dependem da rapidez com que o paciente procura o servio de emergncia capacitado para o atendimento de AVC, que deve contar com equipe treinada e tomografia disponveis 24 horas por dia, 7 dias por semana. O tempo recomendado para o diagnstico do paciente com AVC, da entrada no setor de emergncia at a confirmao por exame de imagem (tomografia ou ressonncia magntica) deve ser, no mximo, de 45 minutos. A tomografia mais utilizada pela rapidez, disponibilidade e falta de contraindicaes para sua realizao. Devem ser realizados tambm exames complementares, como eletrocardiograma, ecocardiograma, ultrassom Doppler de cartidas, Doppler transcraniano e exames de laboratrio, com a finalidade de identificar a causa da isquemia.

O tratamento para a desobstruo das artrias consiste na administrao de um tipo de medicamento tromboltico, que dissolve o cogulo e normaliza o fluxo sanguneo no crebro. Esse tratamento deve ser aplicado em at 4 horas e 30 minutos do incio dos sintomas, aumentando assim as chances de recuperao e minimizando as sequelas e taxa de mortalidade. O medicamento tambm pode ser injetado diretamente no interior do cogulo, para a destruio do trombo, por cateterismo cerebral. O procedimento, realizado em uma sala de hemodinmica, deve ser feito em at 6 horas do incio dos sintomas. Um cateter introduzido na artria femural (localizada na virilha), seguindo o fluxo das artrias at chegar obstruo para aplicar o medicamento.

Existem cateteres que podem realizar a desobstruo da artria sugando ou retirando o trombo ou cogulo de dentro do vaso. Nestes casos, chamados de terapia combinada, o medicamento pode ou no ser utilizado. O tratamento com trombolticos uma realidade recente. Aprovado desde 1995, o nico disponvel para este tipo de acidente cerebral. Devido aos seus critrios de excluso, sendo o principal o tempo de 4 horas e 30 minutos, somente pacientes selecionados recebem este tratamento. No Einstein, 17% dos pacientes com AVCI recebem este tratamento. No mundo, este ndice cai para 1%. Independente da tcnica, o fator fundamental para um bom resultado o tempo. Quanto menor o tempo entre os sintomas e o tratamento, maiores as chances de recuperao.

Os cuidados realizados nos pacientes pela equipe multiprofissional (mdicos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, nutricionistas, fonoaudilogos e psiclogos) so os que trazem mais benefcios para os pacientes. A preveno de complicaes como infeces e o incio da reabilitao precoce so os mais importantes para todos os pacientes, trombolisados ou no.

indispensvel o controle da presso arterial a nveis inferiores a 12X8 cmHg, do diabetes e dos nveis de colesterol no sangue. Os pacientes que apresentam alguma doena cardaca devem fazer acompanhamento mdico regular. Todos devem praticar exerccios fsicos regulares orientados por um profissional e manter uma alimentao equilibrada.

O acidente vascular cerebral hemorrgico (AVCH) se caracteriza pelo sangramento em uma parte do crebro, em consequncia do rompimento de um vaso sanguneo. Pode ocorrer para dentro do crebro ou tronco cerebral (acidente vascular cerebral hemorrgico intraparenquimatoso) ou para dentro das meninges (hemorragia subaracnidea). A hemorragia intraparenquimatosa (HIP), o subtipo mais comum de hemorragia cerebral, acometendo cerca de 15% de todos os casos de AVC.

Ocorre principalmente em decorrncia da hipertenso arterial ou de uma doena chamada angiopatia amilide. Nestas doenas, as paredes das artrias cerebrais ficam mais frgeis e se rompem, causando o sangramento.

Os sinais e sintomas so sempre sbitos e podem ser: fraqueza de um lado do corpo, perda da sensibilidade ou do campo visual de um ou ambos os olhos, tontura, dificuldade para falar ou para compreender palavras simples e at mesmo a perda da conscincia ou crises convulsivas.

O diagnstico feito por meio da realizao de exames de neuroimagem, como tomografia de crnio ou ressonncia magntica, logo diante da suspeita clnica, ou seja, imediatamente na chegada ao hospital, no servio de emergncia. Estes exames demonstram a localizao e o tamanho da hemorragia.

O tratamento pode ser cirrgico ou clnico, dependendo do volume da leso, da localizao e da condio clnica do paciente. Mesmo os pacientes tratados cirurgicamente recebem todo o suporte clnico e de reabilitao. O tratamento cirrgico visa a retirar o sangue de dentro do crebro. Em alguns casos, coloca-se um cateter para avaliar a presso dentro do crnio, que aumenta por conta do inchao do crebro aps o sangramento. Em algumas situaes, o tratamento cirrgico decidido por esta medida e no realizado logo na entrada do paciente no hospital, principalmente porque alguns tm um novo sangramento poucas horas depois do primeiro.

O tratamento clnico tem o objetivo de controlar a presso arterial, complicaes como crises convulsivas e infeces. A reabilitao deve ser iniciada to logo a condio do paciente permita e uma parte do tratamento. Como seu incio depende das condies do paciente, somente deve ser feita quando no h perigo de piorar o estado neurolgico ou clnico. Um bom programa de reabilitao conta com uma equipe de fonoaudiologia, fisioterapia, enfermagem e terapia ocupacional, que dever traar um plano teraputico individualizado, baseado nas sequelas neurolgicas, garantindo a qualidade de vida do paciente.

A preveno deve ser feita pelo controle rigoroso da presso arterial, que deve ser mantida a nveis inferiores a 12 X 8 cmHg, e evitando o consumo abusivo do lcool, que tambm um importante fator de risco para esta doena.

http://www.tuasaude.com/ave-acidente-vascular-encefalico/
http://www.einstein.br/einstein-saude/doencas/Paginas/tudo-sobre-acidentevascular-cerebral-isquemico.aspx http://www.einstein.br/einstein-saude/doencas/Paginas/tudo-sobre-acidente-vascularcerebral-hemorragico.aspx

Anda mungkin juga menyukai