Anda di halaman 1dari 15

INSTITUTO DE EMPREGO E FORMAAO PROFISSIONAL Centro de Formao Profissional do Seixal

Dezembro 2012

Formandos: Daniel Pereira Jess Santos Jos Apolo Erickson Vaz Formador: Humberto Fernandes

Introduo
O presente trabalho surgiu por proposta do professor de Mundo Atual subordinado ao tema "Poluio Atmosfrica ". O objetivo do trabalho dar a conhecer as consequncias da poluio atmosfrica, assim como as solues para atenuar os seus efeitos. A metodologia que utilizmos baseou-se na pesquisa de informao e respectiva organizao utilizando vrios sites da Internet indicados na bibliografia. Pretendemos concretizar o objetivo referido e transmitir as informaes, de modo simples, atravs desta apresentao de diapositivos.

Jess

O que a Poluio?
Poluio significa sujidade, degradao, contaminao, doena.
A ao do Homem sobre o meio ambiente quase sempre tem efeitos negativos, porque no so usadas as devidas precaues. Acontece muitas vezes que a poluio num determinado local, seja na gua, no ar ou na terra, obriga a que muitas espcies de animais e plantas que a vivem criem condies de forma a poderem adaptar-se para conseguir sobreviver no seu ambiente.

Em certo casos, a contaminao to forte que muitas espcies acabam por morrer e extinguem-se para sempre!

Apolo

Existem diferentes causas de contaminao do ar: - o fumo que sai pelos tubos de escape dos meios de transporte; - a incinerao dos lixos a cu aberto ( quer dizer: queimar lixos); -o uso, em demasia, de inseticidas e outros sprays (desodorizantes, desinfetantes do ambiente, etc.).

A poluio do ar pode fazer com que o ar que respiramos nos torne doente! Quando respiramos ar poludo com frequncia, as partculas presentes podem depositar-se nos pulmes. A poluio do ar pode provocar algumas Doenas.

Daniel

Prejudica a sade; Chuvas cidas; Efeito de estufa; Reduo da camada de ozono; O smog; Aquecimento global; Alteraes climticas; odores desagradveis;

erickson

As chuvas cidas so uma consequncia da poluio atmosfrica e formam-se por reao entre certas substncias poluentes(xidos) e o vapor de gua atmosfrico, dando origem a cidos que permanecem na atmosfera sob a forma de gotculas. Dos Poluentes que mais contribuem para a formao das chuvas acidas temos o xido de azoto e o dixido de enxofre que so libertados por fbricas que utilizam carvo e hidrocarbonetos. O dixido de enxofre, uma vez misturado com o vapor de gua, d origem a cido sulfrico, que altamente corrosivo.

erickson

O efeito de estufa causado pelos 'gases de estufa', gases como o dixido de carbono, o vapor de gua, o metano, entre outros, que evitam que o calor solar absorvido pela superfcie terrestre se escape para o espao. No entanto, as atividades humanas, em especial a queima de combustveis fsseis, tem aumentado substancialmente este efeito, levando a um aquecimento global do globo terrestre. O principal poluente automvel que contribui para o efeito de estufa o dixido de carbono. Este efeito, alm de provocar a longo prazo efeitos ainda no muito bem conhecidos em todo o planeta, altera a distribuio das doenas infecciosas como a malria, e provoca danos respiratrios.

Daniel

A palavra "smog" deriva do ingls ("smoke" + "fog") o smog um fenmeno que aparece nos grandes centros urbanos. O nevoeiro fotoqumico, tambm conhecido por Smog, consiste numa mistura de poluentes primrios (Monxido de Carbono, Dixidos de Enxofre e Azoto) e poluentes secundrios como por exemplo o ozono, formados sob a influncia da luz solar. Uma vez que o Smog est dependente do Sol, este tipo de poluio torna-se mais evidente nos dias de seca e de maior calor. O nevoeiro fotoqumico causa: Irritao e danos nos olhos, na pele e nos pulmes; Seca as membranas protetoras do nariz e da garganta; Provoca alteraes no sistema imunitrio; Agrava tambm as doenas respiratrias.

Apolo

Conjuntivite alrgica Sinusite Otite mdia Rinite alrgica Asma

Jess

Andar a p e de bicicleta; Separar o lixo; Daniel Usar transportes pblicos; Diminuir gastos energticos; Reduzir as emisses de dixido de carbono mandadas para a atmosfera; Promover as energias alternativas no poluentes; Eliminar a utilizao de CFCs; Reduzir a utilizao de produtos poluentes, como o plstico; Incentivar o uso de filtros nas chamins das fabricas; Reutilizar Produtos, como os sacos de plstico, garrafas de vidro e etc.;

Apolo

Com este trabalho Conclumos que a poluio atmosfrica provoca o smog, as chuvas cidas, o efeito de estufa, a destruio da camada de ozono e alteraes climticas. Estes problemas tm vindo a agravarse, devido constante emisso de dixido de carbono proveniente dos automveis, das fbricas, dos incndios e da utilizao de pesticidas. Se este problema se continuar a agravar, provavelmente haver a destruio da camada de ozono, o que vai terminar com a vida no planeta Terra.

erickson

http://aprenderbrincando.no.sapo.pt/poluicao.htm http://www.notapositiva.com/trab_estudantes/trab_estudantes/ geografia/geografia_trabalhos/poluicaoatmosferica.htm http://pt.wikipedia.org/wiki/Polui%C3%A7%C3%A3o_atmos f%C3%A9ri http://aprenderbrincando.no.sapo.pt/tipos_de_poluicao.htm http://mundoamorrer.com.sapo.pt/smog.htm

Anda mungkin juga menyukai