Anda di halaman 1dari 20

Operao que visa obter a unio de duas ou mais peas , assegurando, na junta soldada, a continuidade de propriedades fsicas, qumicas

e metalrgicas".

A soldagem ocorre pela aproximao das superfcies das peas a uma distncia suficientemente curta para a criao de ligaes qumicas entre os seus tomos .

Dois grandes grupos:


Soldagem por presso
Soldagem por fuso

Deformar as superfcies em contato, rompendo as camadas de contaminantes e permitindo a sua aproximao e a formao de ligaes qumicas. As superfcies de contato podem ser aquecidas para facilitar a sua deformao.

Inclui os processos de soldagem por ultra-som, por


frico, por forjamento, por resistncia eltrica, por difuso, por exploso, entre outros. Resistncia eltrica:

Por ponto (presso) e costura (fuso).

Aquecer localmente a regio a ser soldada at a sua fuso, destruindo, assim, as superfcies e produzindo a solda com a solidificao do material fundido.

Inclui um grande nmero de processos, entre os quais se destacam os processos de soldagem a arco que so os mais utilizados industrialmente.
Estes utilizam, como fonte de calor para a fuso da junta, uma descarga eltrica em meio gasoso (arco eltrico) entre dois eletrodos ou, mais comumente, entre um eletrodo e a(s) pea(s).

Soldagem manual com arco.

1. Juntas de integridade e eficincia elevadas 2. Grande variedade de processos 3. Aplicvel a diversos materiais 4. Operao manual ou automtica 5. Pode ser altamente porttil 6. Juntas podem ser isentas de vazamentos 7. Custo, em geral, razovel 8. Junta no apresenta problemas de perda de aperto.

1. No pode ser desmontada

2. Pode afetar microestrutura e propriedades das partes


3. Pode causar distores e tenses residuais 4. Requer considervel habilidade do operador 5. Pode exigir operaes auxiliares de elevado custo e durao (ex.: tratamentos trmicos) 6. Estrutura resultante monoltica e pode ser sensvel a falha total

A soldagem afeta a estrutura do material, podendo causar o aparecimento de descontinuidades como trincas e poros

Com eletricidade:

Solda a arco;
Solda por resistncia; Solda a ponto; Solda por escria condutora.

Com gases combustveis e oxignio:


Solda com gs combustvel e oxignio; Solda lato; solda bronze.

Sendo extensivamente utilizada na fabricao e recuperao de peas, equipamentos e estruturas. A sua aplicao atinge desde pequenos componentes eletrnicos at grandes estruturas e equipamentos (pontes, navios, vasos de presso, etc.). Existe um grande nmero de processos de soldagem diferentes, sendo necessria a seleo do processo (ou processos) adequado para uma dada aplicao.

Incndios ou exploses;
Fagulhas.

Mscara para solda eltrica;


Avental de raspa de couro;l Luvas de raspa de couro; Perneira de raspa de couro; Calado de segurana com biqueira de ao ou de resina;

Bluso de raspa de couro para soldas sobre a cabea;


Capuz de brim;

A roupa deve estar livre de leo e graxa.

Anda mungkin juga menyukai