Anda di halaman 1dari 29

A TERAPIA ESTRATGICA

JAMES KEIM

Panorama das Terapias Familiares

Tem razes no trabalho de Milton Erickson e no Projeto de Bateson e foi desenvolvida por Jay Haley e Clo Madanes.

Uma escola que permanece como um dos


principais modelos de psicoterapia, voltada para a premissa de que os terapeutas devem obedecer a um estilo de prtica ativo, diretivo e capacitado.

Projeto Bateson 1953 a 1963 Muitos dos conceitos utilizados na prtica da terapia estratgica nasceram desse projeto.

Pesquisas sobre os Tipos Lgicos na comunicao esquizofrnica. Livro sobre a etiologia e a natureza da esquizofrenia que introduziu o conceito do duplo vnculo e sua relao com a esquizofrenia.

Introduo nos estudos sobre famlia ou outro sistema social, em vez de se referir apenas aos seus membros individuais.

Nova maneira de ver os problemas humanos mantidos pelas interaes sociais presentes e no por um passado inatingvel.

Em termos de tica, a ideia de que uma pessoa no pode no se comunicar, no pode no influenciar aqueles que interagem com ela.

Milton Erickson

A abordagem geral hoje empregada pelos terapeutas estratgicos

foi criada por ele.

Sua terapia era de carter diretivo, cuidadosamente planejada e,

na maioria dos casos, breve.

Ele assumia a responsabilidade de mudar seus pacientes e

empregava uma abordagem diferente para cada caso.

Seu modelo enfatizava a mudana e se concentrava nos

sintomas.

Por vezes, praticava a terapia com famlias inteiras em seu

consultrio.

A TERAPIA ESTRATGICA ATUAL

um modelo pragmtico essencialmente dedicado

interveno clnica.

Consiste em uma teoria sobre a manuteno do problema e uma sobre a mudana no h uma teoria voltada para a

origem do problema.

O terapeuta planeja e d incio ao que desejaria que ocorresse na terapia. A responsabilidade pela derrota do terapeuta.

A meta bsica solucionar o problema presente por diretivas diretas e indiretas.

ESTGIOS E PROGRESSO DA TERAPIA

ADRIANA

ESTGIOS -

A PRIMEIRA ENTREVISTA

05 Estgios
1. 2. 3. 4. 5.

Social Explorao do Problema Interacional Estabelecimento de Metas Atribuio de Tarefas

ESTGIO SOCIAL o O terapeuta comea criando um relacionamento cooperativo, que se caracteriza pelo calor humano e respeito. ESTGIO DE EXPLORAO DO PROBLEMA o Terapeuta pede a apresentao do problema. ESTGIO INTERACIONAL o Fazer com que os pacientes interajam entre si, no com o terapeuta.

ESTGIO DE ESTABELECIMENTO DE METAS o Implica a elaborao de um contrato teraputico.


ESTGIO DE ATRIBUIO DE TAREFAS o O terapeuta d as diretivas que se relacionam com o problema em questo. Consiste no comprometimento da resoluo dos problemas apresentados.

A PROGRESSO DA TERAPIA
Estgio: Preparao e Cooperao O terapeuta cria um relacionamento cooperativo com os pacientes. Estgio de resoluo do problema Estilo teraputico que enfatiza a pacincia e no cria expectativas no-realistas de mudana imediata. Estgio de Finalizao A meta est voltada para que os pacientes sejam capazes de lidar com seus problemas sozinhos. Estgios da Vida Familiar Aproximao-casamento-nascimento-filhos-2casamentoseparao filhos/pais-aposentadoria-velhice As metas das terapias so conceitualizadas no sentido de ajudar os pacientes a passar de um estgio a outro.

DIAGNSTICO

As variveis sobre as quais a terapia estratgica tem seu enfoque so:

Proteo Unidade Sequncia Hierarquia

Com a ajuda dessas ferramentas, o terapeuta estratgico disseca o problema, que o foco da terapia.

PROTEO

Relaciona-se com a teoria de que os membros de uma famlia tentam, de maneiras infrutferas, auxiliar os demais membros dessa mesma famlia.

UNIDADE

O tringulo permite a formao simultnea de coalizao e hierarquia dentro de um grupo social.

SEQUENCIA

A meta da terapia estratgica substituir as sequencias maladaptadas de comportamentos por sequencias mais saudveis.

HIERARQUIA

Capacidade de proteger, confortar e fazer feliz.

DIRETIVAS

ARIANE

DIRETIVAS

As diretivas seriam tarefas apresentadas pelo terapeuta em

sesso, sendo um fator indicativo de que ele que conduz o


processo teraputico.

Segundo Bateson toda comunicao , simultaneamente, um relato e um comando (1951) no caso do terapeuta, o comando est muito mais claro para ele do que para o cliente .

Meta: fazer com que o paciente experiencie e possa adaptar-se a novos meios de interao

Tipificao: enunciao, funo e paradoxo .

ENUNCIAO

As diretivas podem ser descritas como diretas ou indiretas (Haley,1976). As diretas so aquelas em que o terapeuta deseja que os pacientes desenvolvam aes especficas, influencia-os a fazer isso pedindo-lhes diretamente. A influncia do terapeuta aberta e claramente identificvel pelo paciente (Haley,1976, p.59).

Diretivas indiretas;
A diretiva indireta usada quando o terapeuta deseja que o paciente realize determinada ao e influencia-o a faz-lo, sem pedir claramente (Haley,1976).

FUNES DIRETIVAS

As diretivas podem ser classificadas como primria, preparatria e terminal (Keim.1993) Diretiva primria: aquela que se volta diretamente para o problema presente e tenta resolve-lo ( 1993). A diretiva preparatria cria o caminho para a diretiva primria que solucionar o problema presente, um exemplo a redefinio que d ao paciente fora para mudana, sem lhe oferecer nenhum direcionamento especfico para esta. Diretiva terminal (1993) auxilia o terapeuta a finalizar a terapia aps a soluo do problema presente. Prever a recada em algum ponto do futuro um exemplo de diretiva terminal.

PARADOXO

A interveno paradoxal aquela em que uma diretiva qualificada pela outra, em um diferente nvel de abstrao, de forma conflitual (madanes,1981, p.7).

O terapeuta prescrever ao paciente que continue a ter os sintomas, o paciente no consegue seguir a orientao teraputica e acaba transgredindo as regras no sentido de sua cura. O remdio o prprio sintoma, a resistncia a mudanas.

EXIGENCIAS DE COOPERAO DA TERAPIA DIRETIVA

A familiaridade com o problema e o contexto, apreo, competncia e empatia, cada qual contribui para que se estabelea um relacionamento de carter cooperativo entre o terapeuta e seus pacientes. Nenhuma forma de terapia mais exigente em relao ao relacionamento entre estes do que a terapia estratgica. At o ponto em que na ausncia de qualquer um desses critrios, a terapia torna-se muito mais difcil e apresenta menores probabilidades de ser bem sucedida. A familiaridade com o contexto diz respeito ao estado em que o terapeuta e seus pacientes sentem que o primeiro est a par dos fatos do problema e do contexto social.

Apreo : Refere-se a importncia de os pacientes acreditarem que o terapeuta gosta deles. Na terapia estratgica, o terapeuta considera sua responsabilidade gostar de seus pacientes.
Competncia: significa a necessidade tanto do terapeuta como de seus pacientes de acreditarem que o terapeuta sabe o que est fazendo. O terapeuta dever conduzir de modo a inspirar tal confiana. Empatia o ponto alcanado na relao teraputica em que o paciente sente que o terapeuta sabe o que significa estar na situao de dificuldade em que ele se encontra. Empatia no deve ser confundida com piedade.

A razo bsica do fracasso de um terapeuta reside no fato de este no conseguir estabelecer esse tipo de relacionamento. Haley (1973) enfatizava que um relao de confiana essencial para esta abordagem, quando ela no suficientemente forte, as palavras do terapeuta atingiro ouvidos surdos.

A ESCOLHA DA INTERVENO

ALEXANDRA

QUATRO DIMENSES DA INTERAO METAFRICA


FAMILIAR
1 DOMINO E CONTROLE:

Caracterizado pelas lutas dos pacientes para dominar e controlar um ao outro muitas vezes por intimidao e explorao.
2 DESEJO DE SER AMADO:

Os distrbios alimentares e alguns tipos de sintomas psicossomticos so caracterizados nessa dimenso como fobia, depresso e ansiedade, as interaes na famlia geralmente implica exigncia excessiva , rivalidade , discriminao e criticismo, a comunicao apresenta-se repleta de dor.
A orientao da terapia tende a conduzir membros da famlia a exprimir abertamente seus sintomas e a mudana metafrica da funo dos sintomas.

3 DIMENSO AMOR E PROTEO:

Centraliza a tentativa de amar e proteger as pessoas importantes na terapia os problemas apresentados envolvem invaso,possessividade,certos tipos de dominao e alguns atos de violncia, a fala relacionada se deve a de que um dos membros cometeu algum ato imprprio ou o relaciona com cime caracterizado por comportamento de carter obsessivo, pode existir tendncia suicida, abuso e negligencia, e atribuio de culpa ao outro. A interveno na terapia a de reverter a idia de excluso .

4 DIMENSO ARREPENDIMENTO E PERDO:

Atua nos trabalhar geralmente atos de abuso sexual e ao atos de sadismo frequentes nessa dimenso, as famlias se caracterizam por segredos e distncias interpessoais.

A interveno enfatiza a responsabilidade pessoal, a realidade , a substituio do secreto e das colizaes inapropriadas e o movimento para nveis mais altos de compaixo e espiritualidade

DOMINO E CONTROLE
. Correo da hierarquia . Negociaes e contratos (Minuchin,1974; Haley 1976; Madanes,1981) (Minuchin,1974; Haley, 1976; Madanes, 1981)

. Mudando benefcios
. Rituais . Provocaes . Restrio Paradoxal da melhora . Contratos do problema . Prescrio do problema presente com pequena modificao de contexto

( Madanes, 1981, 1983)


(Haley, 1973, Madanes 1981, Haley, 1984) (Haley, 1973, 1984) (Haley, 1973, 1976) (Haley, 1973; Madanes, 1981) (Haley, 1973; Madanes, 1981, 1983)

DESEJO DE SER AMADO


Mudana do envolvimento de um dos pais Mudana de recordaes Prescrio do sintoma Prescrio da simulao do sintoma Prescrio de um ato simblico Solicitar aos pais que prescrevam o presente problema ou representao simblica do problema presente Prescrio da Simulao da funo do sintoma (Minuchin, 1974; Haley, 1976, 1980) (Haley, 1973; Madanes , 1983, 1990) (Haley, 1973, 1976, 1980) (Madanes , 1981) (Madanes , 1981) (Madanes , 1981)

(Madanes , 1981)

Reforo ou enfraquecimento dos relacionamentos


Iluso de estar sozinho no mundo

(Minuchin, 1974; Haley, 1976, Madanes , 1981)


(Madanes , 1983)

AMOR E PROTEO
Reunio dos membros da famlia Mudana no parmetro Quem ajuda quem Fortalecimento dos filhos para que sejam teis, de maneira apropriada (Minuchin, 1974; Haley, 1976; Madanes, 1981) (Madanes, 1981)

(Madanes, 1981)

Orientao ou proteo para o futuro


Prescrio de uma reverso da hierarquia familiar Prescrio de Quem ter o problema presente

(Haley, 1973,1976; Madanes, 1981)


(Madanes, 1981, 1983)

(Madanes, 1983)

ARREPENDIMENTO E PERDO
Arrependimento e reparao (Madanes, 1990)

Reframing

(Haley, 1973, 1976,; Madanes, 1981)

Criao de uma redefinio positiva (Madanes, 1981, 1983) Busca de protetores Fazer surgir a compaixo (Madanes, 1990) (Madanes, 1990)

TRATAMENTO DO ABUSO SEXUAL

Desde os anos 70 a terapia estratgica j vinha sendo muito discutida na literatura atravs de workshops, pensando nos casos de abuso sexual foi a partir dos anos 80 que Clo Madanes desenvolveu uma abordagem familiar que visa auxiliar os que praticam o abuso a assumir suas responsabilidades e a demonstrar dor e arrependimento de suas aes. Esse trabalho consiste em 16 passos para o tratamento dos que praticam o abuso sexual e suas vitimas, (quando so da mesma famlia) reduzindo a necessidade de internao carcerria e o esfacelamento familiar.

CDIGO DE TICA
Regras da terapia estratgica

1 No ferir 2 No culpar 3 Ser ciente de sua influncia 4 Respeitar os pacientes 5 Ter viso minimalista 6 Ter conscincia no uso das diretivas diretas/indiretas 7 Ter senso comum 8 Uso da interveno de forma mais dignificante e menos invasiva

CONCLUSO

Foi elaborada para guiar os terapeutas de forma efetiva e benfica, sua formao para o domnio ideal so de

no mnimo 2 3 anos de estudo, e vem recebendo a


influncia de vrios e importantes rumos, como por exemplo, os E.U.A, que tem aumentado a presso para

graduar cada vez mais terapeutas prontos para o


trabalho, visando assim atender as dificuldades da atual sociedade moderna.

OBRIGADA

Adriana Alexandra Ariane Thamires

Anda mungkin juga menyukai