Anda di halaman 1dari 6

Como extrair partes do texto das clulas no Excel?

Humberto Santos

Em certas situaes, pode ser necessrio pegar apenas parte do contedo de uma clula, seja texto, nmero, data ou qualquer outro tipo de dado contido nela. Vou explicar como pegar apenas uma parte do valor de uma clula jogar para outra. Para que voc possa entender melhor, vamos considerar a planilha abaixo:

A lista acima foi copiada e colada do site do TSE. Ela est contida no artigo 12 da Resoluo 21.538/2003. Este artigo em especfico fala sobre a composio do nmero de registro constando no cdigo eleitoral, sendo que os 8 primeiros so sequenciais, os dois seguintes (os da imagem acima) correspondem ao estado do primeiro registro (esta lista vai at 28) e os dois ltimos so cdigos verificadores.
Note que ao copiarmos e colarmos o texto da internet, os cdigos e os nomes dos respectivos estados ficaram juntos na mesma clula, um em cada linha. Nossa inteno aqui separ-los em duas colunas (uma para o cdigo do estado e outra para o nome do estado). Neste caso em especfico, poderamos tambm fazer esta separao com o recurso chamado Texto para Colunas, porm nem sempre isso possvel. Sendo assim, explicarei como fazer isso usando funes. Existem trs funes principais para extrao de valores de uma clula: ESQUERDA, DIREITA e EXT.TEXTO. Os nomes so bastante sugestivos sobre o que cada uma faz. Em todo caso, vou explicar como us-las.

Comecemos pela funo ESQUERDA. Esta funo ir retornar os N primeiros caracteres da clula a qual referirmos, comeando a contar da esquerda. Sendo assim, para separarmos o cdigo do estado, usaremos esta funo e usaremos 2 casas. A funo dever ficar assim a 1 linha (clique em B1 e digite a funo abaixo): =ESQUERDA(A1;2) Bastante simples, no? Para as linhas seguintes, o mesmo raciocnio, porm mudando apenas a clula que se deseja extrair. Veja como deve ficar a parte de cima da planilha:

Em seguida temos a funo EXT.TEXTO, que parecida com a funo ESQUERDA, porm permite que voc escolha a partir de qual caractere voc deseja extrair o texto, enquanto que a ESQUERDA s permite a partir do primeiro caractere. Sendo assim, temos que informar um parmetro a mais na funo. Para o nosso exemplo, vamos usar uma frmula para contar a partir do sexto caractere (os dois primeiros so os dgitos do cdigo, depois um espao, um hfen e outro espao, para s ento vir o primeiro caractere do nome do estado). Voc deve tambm informar quantas casas a funo deve retornar, porm se voc quiser pegar at o final e definir menos do que deveria, ir faltar texto. Sendo assim, voc pode jogar um nmero alto, como 20, que o que sobrar ser ignorado. A funo para a primeira linha (em C1) deve ficar assim: =EXT.TEXTO(A1;6;20) A coluna C deve ficar deste jeito:

Por fim, temos a funo DIREITA, que comea a contar os N caracteres a partir da direita. Para o nosso caso, no seria muito til. Em todo caso, se usssemos a funo DIREITA para retornar os cinco ltimos caracteres, teramos isso:

possvel tambm fazer com que o Excel pare quando achar algum caractere especfico, como vrgula, hfen ou at mesmo alguma letra, mas explicarei como fazer isto em outra ocasio. Por hoje ficarei por aqui para no ficar muito extenso. Em todo caso, voc pode deixar comentrio ou entrar em contato no caso de dvida. At mais,

Anda mungkin juga menyukai