Anda di halaman 1dari 35

INDICADORES ESTRATGICOS PARA A GESTO DO DESEMPENHO EMPRESARIAL

Prof Mestre Dawison Calheiros

INDICADORES ESTRATGICOS PARA A GESTO DO DESEMPENHO EMPRESARIAL

Gesto Estratgica
Administrao estratgica Desenvolvimento sustentvel Partes interessadas Prticas de gesto Ativos intangveis Gesto do desempenho

Administrao Estratgica
Discutir administrao estratgica necessrio para o entendimento do processo de deciso e posicionamento estratgico da empresa e sua influncia na construo de sistemas de indicadores de desempenho, que retratem com maior preciso as decises e caminhos estratgicos seguidos pela organizao.

Por que a empresa existe?

O que ela faz? Como faz? Quais os desafios que ela deve enfrentar? Quais as competncias que possui? Est de acordo com a Misso, os valores, as crenas e os princpios da organizao?

Administrao Estratgica

Desenvolvimento Sustentvel

Partes Interessadas
No somente o presidente da empresa, porm todo seu staff precisa estar preparado para responder a uma srie de vozes: acionistas, comunidade financeira, analistas de mercado, gestores de fundos, agncias reguladoras, legisladores, procuradores do Estado, ONGs, ambientalistas, alm do pblico interno da empresa.

Prticas de Gesto
Busca de melhores prticas um processo contnuo de comparao de prticas de gesto, que pode incluir estratgias, procedimentos, operaes, sistemas, processos, produtos e servios.

Ativos Intangveis
As empresas na Era da Informao esto mais atentas em identificar indicadores adequados para mensurar seus ativos intangveis, com o objetivo de se saber sua vantagem competitiva e com isto, obter maiores retornos para todas as partes interessadas.

Gesto do Desempenho
A atividade de se fazer a gesto do desempenho requer proatividade e antecipao. E para que estes sejam alcanados de forma eficiente, a disponibilidade da informao fator crtico.

REFLEXO...
Para Hitt et al (2002, p. 37)
A busca da competitividade a alma da administrao estratgica. O mesmo, aplica-se s escolhas feitas sobre o traado e a utilizao do processo de administrao estratgica. As empresas concorrem entre si para obter acesso aos recursos necessrios, auferir retornos acima da mdia e oferecer um elevado atendimento s necessidades dos interessados. A utilizao eficaz das partes interdependentes do processo de administrao estratgica traz como resultado a escolha do rumo que a empresa adotar e os recursos que usar para alcanar os resultados desejados em termos de competitividade estratgica e retornos acima da mdia. A empresa alcana a competitividade estratgica e aufere retornos superiores mdia quando suas competncias essenciais exclusivas so alavancadas com eficcia tal que lhe permita usufruir das vantagens das oportunidades do ambiente externo.

REFLEXO...
Uma vez definida a estratgia empresarial, seja esta de curto, mdio ou de longo prazo, esta estratgia precisa primeiramente ser entendida por todos os colaboradores e segundo, que haja um compromisso da organizao em execut-la, para ento, buscar o alcance dos objetivos e metas estratgicos definidos pela organizao.

Quando definido o futuro da organizao, basicamente h dois eixos principais ou temas que precisam ser observados:
Excelncia operacional: a busca da produtividade no curto prazo; a busca por manter os clientes satisfeitos e fora de trabalho motivada e preparada; a busca em excelncia em custos, nos relacionamentos e em inovao; e a excelncia dos servios; Expanso dos negcios: crescimento por meio da criao de valor no longo prazo e a pesquisa de novas tecnologias no setor para a expanso da matriz de produtos/servios com fontes renovveis e no poluentes.

Para Kaplan e Norton (2006) o mapa estratgico permite que a organizao deixe clara a lgica da estratgia. organizado em perspectivas:

@ Financeira: Quais so as expectativas dos acionistas, em termos de desempenho financeiro? @ Cliente: Para alar os objetivos financeiros, como se cria valor para o cliente? @ Processos Internos: Em que processos a organizao deve ser excelente para satisfazer os clientes e acionistas?

@ Aprendizado e crescimento: Como alinhar os ativos intangveis pessoas, sistemas e cultura para melhorar os processos crticos?

Indicadores de Gesto
Conceitulamente Tachizawa (2001) nos diz que um modelo de gesto de negcios depende de medio e anlise.
As medies precisam ser decorrncias da estratgia da organizao, abrangendo os principais processos, bem como os resultados. As informaes necessrias para a avaliao e melhoria do desempenho incluem, entre outras, as relacionadas ao cliente, o desempenho de produtos, as operaes, o mercado, as comparaes com a concorrncia (benchmarking) ou referenciais de excelncia, os fornecedores, os colaboradores e os aspectos de custo e financeiro.

Indicadores Perspectiva Financeira

Indicadores Responsabilidade Pblica

Indicadores Mercado e clientes

Indicadores Inovao

Indicadores Processo

Indicadores Pessoas

Indicadores Fornecedores

Indicadores Ambiente Organizacional

SUGESTES DE AVALIAO PARA O EMPREENDEDOR INDIVIDUAL

Indicadores Perspectiva Financeira

Planilha Fluxo de caixa Planilha de estoque Formao do preo de venda Ponto de equilbrio Rentabilidade Lucratividade Prazo de retorno do investimento

Indicadores Responsabilidade Pblica

Imagem pblica Danos causados ao meio ambiente Passivo ambiental Investimentos em sustentabilidade

Indicadores Mercado e clientes

Participao no mercado MKT SHARE Posicionamento na mente do cliente Clientes perdidos nos ltimos 2 anos Ticket mdio Pesquisa de satisfao de clientes

Indicadores Inovao

Novos produtos inseridos no mercado Aceitao de novos produtos Clnica de clientes Receita derivada de novos produtos

Indicadores Processo

Conformidade do produto Retrabalho Normas impostas pela legislao Produtividade (ndices) Planos de ao Desperdcio ou quebras Eficincia operacional

Indicadores Pessoas

Rotatividade Pesquisa de clima organizacional Nmero de capacitaes anuais Doenas ocupacionais Percentual de Absentesmo Acidentes de trabalho Sugestes de colaboradores implantadas Processo de recrutamento e seleo

Indicadores Fornecedores

Cadastro de fornecedores Clculo do giro do estoque Clculo do prazo mdio de compras Clculo do prazo mdio de vendas Controle de prazos de entrega Controle de qualidade dos produtos adquiridos

Indicadores Ambiente Organizacional

Planos estratgicos elaborados Misso, viso e valores Nvel de informao do empresrio Participao em feiras e congressos Insatisfaes de colaboradores Descrio de cargos Organograma Fluxogramas

OFICINA: BOAS VENDAS! BONS RESULTADOS!

SEBRAE

0800 570 0800 / www.sebrae.com.br

Anda mungkin juga menyukai