Anda di halaman 1dari 130

Dborah Barreto deborahadv@outlook.

com

EMENTA
Teoria da tipicidade. Crime doloso e crime culposo. Erro. Consumao. Tentativa. Antijuridicidade. Excludentes da antijuridicidade. Concurso de agentes. Concurso de crimes. Culpabilidade. Punibilidade. Excluso da culpabilidade. Inimputabilidade. Teoria da pena. Penas privativas de liberdade, penas restritivas de direitos. Multa. Medida de segurana. Circunstncias do crime. Cominao e aplicao da pena. Suspenso condicional da pena. Livramento condicional. Ao penal. Extino da punibilidade. Introduo teoria geral da parte especial. Prescrio. Responsabilidade penal da pessoa jurdica.

Reincidncia
a prtica de um crime aps condenao definitiva, no Brasil ou no exterior (desde que homologada a sentena estrangeira pelo STF art. 9 do CP). aquele que comete novo delito nos cinco anos depois da extino da sua ltima pena (NUCCI, 2007, p.390). Primrio: o que no reincidente. Incidncia: Crime e Crime (Fundamento legal Cdigo Penal, art.63); Crime e Contraveno (Fundamento legal Lei de contravenes Penais); Contraveno e Contraveno (Fundamento legal Lei de contravenes Penais);

1. 2. 3.

Reincidncia
1. 2. 3. 4. No Incidncia: Contraveno e Crime (Fundamento legal Cdigo Penal, art.63); Crime e Crime decorrido o perodo depurador de 5 anos (quinqudio); Crime Militar prprio e Crime comum; Crime Poltico e Crime comum;

Lei de Contravenes Penais Decreto Lei 3.688/41


Art. 7 Verifica-se a reincidncia quando o agente pratica uma contraveno depois de passar em julgado a sentena que o tenha condenado, no Brasil ou no estrangeiro, por qualquer crime, ou, no Brasil, por motivo de contraveno.

Reincidncia
1. 2. 3. 4. Incio da contagem do perodo depurador: Data do cumprimento da pena; Data da extino da pena; Incio do perodo de prova do Sursis, sem revogao; Incio do perodo do Livramento Condicional, sem revogao

Reincidncia
Crime Militar prprio: previstos unicamente no Cdigo Penal Militar (sujeito ativo prprio). Crime Poltico: que ofende interesse poltico do Estado (integridade territorial, soberania, regime representativo, poderes estatais, etc.

Exemplo Crime Militar Prprio


Motim Art. 149. Reunirem-se militares ou assemelhados: I - agindo contra a ordem recebida de superior, ou negando-se a cumpri-la; II - recusando obedincia a superior, quando estejam agindo sem ordem ou praticando violncia; III - assentindo em recusa conjunta de obedincia, ou em resistncia ou violncia, em comum, contra superior; IV - ocupando quartel, fortaleza, arsenal, fbrica ou estabelecimento militar, ou dependncia de qualquer dles, hangar, aerdromo ou aeronave, navio ou viatura militar, ou utilizando-se de qualquer daqueles locais ou meios de transporte, para ao militar, ou prtica de violncia, em desobedincia a ordem superior ou em detrimento da ordem ou da disciplina militar: Pena - recluso, de quatro a oito anos, com aumento de um tro para os cabeas.

Reincidncia - Legislao
Reincidncia Art. 63 - Verifica-se a reincidncia quando o agente comete novo crime, depois de transitar em julgado a sentena que, no Pas ou no estrangeiro, o tenha condenado por crime anterior. Art. 64 - Para efeito de reincidncia: I - no prevalece a condenao anterior, se entre a data do cumprimento ou extino da pena e a infrao posterior tiver decorrido perodo de tempo superior a 5 (cinco) anos, computado o perodo de prova da suspenso ou do livramento condicional, se no ocorrer revogao; II - no se consideram os crimes militares prprios e polticos.

Atenuantes
Conceito: So circunstncias de carter objetivo ou subjetivo, que servem para expressar uma menor culpabilidade, sem qualquer ligao com a tipicidade, devendo o juiz diminuir a pena dentro do mnimo e do mximo, em abstrato, previstos pela lei. Portanto, por maior que seja o nmero de atenuantes presentes, no h possibilidade de se romper o piso estabelecido no tipo penal (NUCCI, 2007, p. 394).
STJ Smula n 231 - A incidncia da circunstncia atenuante no pode conduzir reduo da pena abaixo do mnimo legal.

Atenuantes Concurso entre agravantes e atenuantes

Circunstncias Subjetivas: dados vinculados ao criminoso; Circunstncias Objetivas: informaes relacionadas ao fato criminoso. A questo da menoridade penal relativa (entre 18 e 21 anos) Ordem de Preponderncia:
1. 2. Entre as circunstncias subjetivas preponderam as seguintes: motivos, personalidade e reincidncia. Entre quaisquer outras circunstncias subjetivas e objetivas prevalecem as circunstncias subjetivas.

Legislao
Art. 66 - A pena poder ser ainda atenuada em razo de circunstncia relevante, anterior ou posterior ao crime, embora no prevista expressamente em lei. Concurso de circunstncias agravantes e atenuantes Art. 67 - No concurso de agravantes e atenuantes, a pena deve aproximar-se do limite indicado pelas circunstncias preponderantes, entendendo-se como tais as que resultam dos motivos determinantes do crime, da personalidade do agente e da reincidncia.

Atenuantes - Legislao
Circunstncias atenuantes Art. 65 - So circunstncias que sempre atenuam a pena: I - ser o agente menor de 21 (vinte e um), na data do fato, ou maior de 70 (setenta) anos, na data da sentena; II - o desconhecimento da lei; III - ter o agente: a) cometido o crime por motivo de relevante valor social ou moral; b) procurado, por sua espontnea vontade e com eficincia, logo aps o crime, evitar-lhe ou minorar-lhe as conseqncias, ou ter, antes do julgamento, reparado o dano; c) cometido o crime sob coao a que podia resistir, ou em cumprimento de ordem de autoridade superior, ou sob a influncia de violenta emoo, provocada por ato injusto da vtima; d) confessado espontaneamente, perante a autoridade, a autoria do crime; e) cometido o crime sob a influncia de multido em tumulto, se no o provocou.

Conflito entre agravantes e atenuantes


Reincidncia e Confisso Espontnea: Concurso A agravante da reincidncia prepondera sobre a atenuante da confisso espontnea, a teor do art. 67 do CP (No concurso de agravantes e atenuantes, a pena deve aproximar-se do limite indicado pelas circunstncias preponderantes, entendendo-se como tais as que resultam dos motivos determinantes do crime, da personalidade do agente e da reincidncia.). Com base nesse entendimento, a Turma indeferiu habeas corpus em que a Defensoria Pblica da Unio requeria a compensao da agravante da reincidncia com a atenuante da confisso espontnea, na 2 fase da imposio de pena ao ru. HC 102486/MS, rel. Min. Crmen Lcia, 6.4.2010. (HC102486)

MAJORANTES E MINORANTES

Causas modificativas da pena, que o Cdigo denomina causas de aumento e de diminuio, so fatores de aumento ou reduo da pena, estabelecidos em quantidades fixas (ex.: metade, dobro, triplo, um tero) ou variveis (ex.: de um a dois teros). Majorantes e minorantes genricas: previstas na parte geral; Majorantes e minorantes especficas: previstas na parte especial Diferenas entre qualificadoras e majorantes e minorantes: Qualificadoras tipos derivados com novos limites mnimo e mximo. Incidem em etapa anterior ao processo trifsico de clculo da pena privativa de liberdade. Majorantes e Minorantes simples causas modificadoras da pena, somente estabelecem a sua variao. Incidem na 3 etapa do sistema trifsico de clculo da pena privativa de liberdade.

Concurso entre majorantes e minorantes especficas (parte especial)


Art. 68... Pargrafo nico - No concurso de causas de aumento ou de diminuio previstas na parte especial, pode o juiz limitarse a um s aumento ou a uma s diminuio, prevalecendo, todavia, a causa que mais aumente ou diminua.

Exemplos
Art. 14 - Diz-se o crime: Pargrafo nico - Salvo disposio em contrrio, pune-se a tentativa com a pena correspondente ao crime consumado, diminuda de um a dois teros. Arrependimento posterior Art. 16 - Nos crimes cometidos sem violncia ou grave ameaa pessoa, reparado o dano ou restituda a coisa, at o recebimento da denncia ou da queixa, por ato voluntrio do agente, a pena ser reduzida de um a dois teros. Art. 26 Pargrafo nico - A pena pode ser reduzida de um a dois teros, se o agente, em virtude de perturbao de sade mental ou por desenvolvimento mental incompleto ou retardado no era inteiramente capaz de entender o carter ilcito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento.

Exemplos
Art. 70 - Quando o agente, mediante uma s ao ou omisso, pratica dois ou mais crimes, idnticos ou no, aplica-se-lhe a mais grave das penas cabveis ou, se iguais, somente uma delas, mas aumentada, em qualquer caso, de um sexto at metade. As penas aplicam-se, entretanto, cumulativamente, se a ao ou omisso dolosa e os crimes concorrentes resultam de desgnios autnomos, consoante o disposto no artigo anterior. Art. 71 - Quando o agente, mediante mais de uma ao ou omisso, pratica dois ou mais crimes da mesma espcie e, pelas condies de tempo, lugar, maneira de execuo e outras semelhantes, devem os subseqentes ser havidos como continuao do primeiro, aplica-se-lhe a pena de um s dos crimes, se idnticas, ou a mais grave, se diversas, aumentada, em qualquer caso, de um sexto a dois teros. Pargrafo nico - Nos crimes dolosos, contra vtimas diferentes, cometidos com violncia ou grave ameaa pessoa, poder o juiz, considerando a culpabilidade, os antecedentes, a conduta social e a personalidade do agente, bem como os motivos e as circunstncias, aumentar a pena de um s dos crimes, se idnticas, ou a mais grave, se diversas, at o triplo, observadas as regras do pargrafo nico do art. 70 e do art. 75 deste Cdigo.

Exemplos
4o No homicdio culposo, a pena aumentada de 1/3 (um tero), se o crime resulta de inobservncia de regra tcnica de profisso, arte ou ofcio, ou se o agente deixa de prestar imediato socorro vtima, no procura diminuir as conseqncias do seu ato, ou foge para evitar priso em flagrante. Sendo doloso o homicdio, a pena aumentada de 1/3 (um tero) se o crime praticado contra pessoa menor de 14 (quatorze) ou maior de 60 (sessenta) anos.

Exemplos
Aborto provocado por terceiro Art. 125 - Provocar aborto, sem o consentimento da gestante: Pena - recluso, de trs a dez anos. Art. 126 - Provocar aborto com o consentimento da gestante: Pena - recluso, de um a quatro anos. Pargrafo nico. Aplica-se a pena do artigo anterior, se a gestante no maior de quatorze anos, ou alienada ou debil mental, ou se o consentimento obtido mediante fraude, grave ameaa ou violncia Forma qualificada Art. 127 - As penas cominadas nos dois artigos anteriores so aumentadas de um tero, se, em conseqncia do aborto ou dos meios empregados para provoc-lo, a gestante sofre leso corporal de natureza grave; e so duplicadas, se, por qualquer dessas causas, lhe sobrevm a morte.

Exemplos
Art. 155 - Subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia mvel: Pena - recluso, de um a quatro anos, e multa. 1 - A pena aumenta-se de um tero, se o crime praticado durante o repouso noturno. 2 - Se o criminoso primrio, e de pequeno valor a coisa furtada, o juiz pode substituir a pena de recluso pela de deteno, diminu-la de um a dois teros, ou aplicar somente a pena de multa.

Extorso Art. 158 - Constranger algum, mediante violncia ou grave ameaa, e com o intuito de obter para si ou para outrem indevida vantagem econmica, a fazer, tolerar que se faa ou deixar fazer alguma coisa: Pena - recluso, de quatro a dez anos, e multa. 1 - Se o crime cometido por duas ou mais pessoas, ou com emprego de arma, aumenta-se a pena de um tero at metade.

Exemplos

Critrio Trifsico de Fixao da Pena


Art. 68 do Cdigo penal
primeira fase: anlise das circunstncias judiciais circunstncias constantes do art. 59 do CP. Ao final da primeira fase fixada a penabase. segunda fase: anlise das circunstncias legais circunstncias agravantes ou atenuantes previstas nos arts. 61 e segs. do CP ao final fixa-se a pena provisria terceira fase: anlise das causas de aumento ou diminuio de pena, encontradas na parte geral e parte especial So expressas por fraes (aumenta-se da metade, diminui-se de dois teros, etc) a pena resultante deste processo ser a pena final

1 2 3

Situaes possveis:
- Circunstncias judiciais todas favorveis ao agente, = pena-base no mnimo legal Circunstncia judicial valorada desfavoravelmente ao condenado Acrscimo de um quantum ao mnimo cominado no tipo penal, sem extrapolar, jamais, a pena mxima in abstrato no podem ser valorados negativamente quando integrar: definio tpica quando caracterizar circunstncia agravante causa especial de aumento de pena. Valor quntico para cada circunstncia: No h disposio legal Jurisprudncia 1/6 da pena mnima in abstrato Majora ou reduz, apenas, dentro dos limites legais

Substituio da pena
ltima etapa no processo de fixao da pena e dever observar o disposto no art. 44 do Cdigo Penal. Os requisitos para a substituio da pena so: 1) crime culposo ou crime doloso com pena inferior a 4 (quatro) anos; 2) o crime no ter sido praticado com violncia ou grave ameaa; 3) o ru no ser reincidente no mesmo crime (reincidncia especfica); 4) as circunstncias judiciais serem favorveis. Obviamente se o juiz considerou na primeira fase da fixao da pena as circunstncias judiciais favorveis ao ru para fixar a penabase, estas circunstncias tambm devem ser consideradas favorveis quando da anlise da substituio da pena. As penas iguais ou inferiores a 1(um) ano sero substitudas por uma prestao pecuniria ou uma restritiva de direitos. As penas superiores a 1(um) ano sero substitudas por uma prestao pecuniria e uma restritiva de direitos ou por duas restritivas de direitos.

Substituio da pena
A prestao pecuniria no fixada com base em dias-multa, devendo ser determinada entre 1 e 360 salrios mnimos Prestao pecuniria no igual a fixao de pagamento de cestas bsicas, uma vez que no so pecnia (dinheiro) e podem ter valor varivel. A prestao pecuniria deve ser paga preferencialmente a vtima, mas se por qualquer motivo esta no puder receber o pagamento (vtima de homicdio culposo, por exemplo), o pagamento ser feito a seus dependentes. No havendo vtima nem dependentes ou no caso de no haver uma vtima determinada (crimes contra a sade pblica, por exemplo) a prestao pecuniria ser paga a entidades assistenciais. A prestao de servios comunitrios s pode ser aplicada em penas superiores a 6 (seis) meses e ser cumprida razo de 1 (uma) hora de tarefa por dia de condenao, fixadas de modo a no prejudicar a jornada normal de trabalho, segundo art. 46 do CP.

CONCEITO E NATUREZA JURDICA


Suspenso da execuo da pena privativa de liberdade mediante condies a serem seguidas, determinada pelo juiz quando da prolao da sentena condenatria, mediante a verificao do preenchimento dos requisitos legais (CP, art. 77). Medida alternativa pena privativa de liberdade.

SISTEMAS
Anglo-americano, anglo-saxo ou probaion system suspende o andamento do processo e deixa de prolatar a sentena condenatria; se ao final, forem cumpridas as condies estipuladas, extingue-se o processo. Belgo-francs, fraco-belga ou europeu-continetal condena o ru, impondo-lhe pena privativa de liberdade, mas suspende sua execuo, desde que observadas determinadas condies, no curso de um prazo denominado perodo de prova. Ecltico ou alemo - h uma deciso, indicando a pena aplicada, mas, formalmente , no profere a condenao, suspendendo-a.

SUSPENSO CONDICIONAL DO PROCESSO (ART. 89, LEI 9.099/95)


Acordo processual travado entre o acusador e o autor do fato, no qual aquele abre mo de perseguir uma condenao criminal e este aceita submeter-se ao cumprimento de determinadas condies durante um prazo (perodo de prova) fixado pelo juiz, ao trmino do qual haver extino da punibilidade.

Requisitos Objetivos
Pena mnima cominada ao crime no superior a um ano Tendo sido o agente processado por vrias infraes, o patamar a ser considerado deve ser a pena total (Smulas 243 do STJ e 723 do STF). Se ao crime for cominada alternativamente pena de multa, caber a suspenso do processo independentemente da pena privativa de liberdade. No estar o agente sendo processado por outro crime (prevalece a constitucionalidade desta proibio segundo STF e STJ, por se tratar de opo legislativa fundada em questes de poltica criminal. No ter sido condenado em definitivo por outro crime O STF entende que se a pena foi cumprida ou extinta h mais de 5 anos, torna-se vivel a suspenso, por aplicao analgica dos arts. 63 e 64 do CP

Requisitos Subjetivos

Demonstrao de que a culpabilidade, a conduta social, a personalidade do agente, os antecedentes, as circunstncias e motivos do crime indiquem seja a medida adequada (art. 77, II, do CP c/c art. 89, caupt, da Lei 9.099/95).

SURSIS PROCESSUAL mbito de incidncia

SURSIS PENAL

Infraes cuja pena mnima Condenaes a penas iguais no exceda a um ano ou inferiores a dois anos (ou quatro excepcionalmente) Recebimento da inicial Condenao Suspenso do processo e da Suspenso da execuo da prescrio pena privativa de liberdade No gera reincidncia Gera reincidncia

Pressuposto Efeito Reincidncia

ESPCIES DE SURSIS
Sursis simples Sursis especial (que possui condies mais brandas) Sursis etrio (cabvel em funo da idade do sentenciado) Sursis humanitrio (aplicado por razes de sade)

Requisitos
Objetivos Prolao da sentena condenatria Imposio de pena privativa de liberdade igual ou inferior a dois anos O no cabimento da substituio de priso por penas alternativas, nos termos do art. 44 do CP Subjetivos No ser o agente reincidente em crime doloso (salvo se a primeira condenao for a pena de multa) Que a culpabilidade, antecedentes, conduta social, personalidade, motivos e circunstncias do crime indiquem ser o ru merecedor do benefcio.

Condies (CP, arts. 78 e 79)


Legais (compulsrias,

definidas no texto legal)

Diretas (obrigaes que devem ser cumpridas) Obrigao de prestar servios comunidade ou limitao de fim de semana no primeiro ano (art. 78, 1) Indiretas (causas de revogao) Art. 81, caput, e 1 Judiciais

Impostas pelo julgador, desde que adequadas ao caso concreto, situao pessoal do agente e que no violem direitos fundamentais do cidado.

Perodo de Prova
Prazo determinado para a observao do cumprimento das condies determinadas na sentena. Acompanhamento, orientao e instruo por servio social penitencirio, Patronato ou Conselho da Comunidade (art. 158 da LEP). Durao de 2 a 4 anos A jurisprudncia considera que o prazo deve ser estipulado, como regra, no piso, salvo se houver alguma circunstncia concreta que justifique maior rigor, fundamentando-se na sentena a escolha efetuada.

Requisitos
Todos os requisitos exigidos para o sursis simples; Reparao do dano, salvo impossibilidade de faz-lo; Circunstncias judiciais inteiramente favorveis.

Condies
Condies legais (Art. 78, 2) Proibio de frequentar determinados lugares Proibio de ausentar-se da comarca onde reside sem autorizao do juiz Comparecimento mensal e obrigatrio a juzo para informar e justificar suas atividades. Condies judiciais

Perodo de prova
Obedece aos mesmos critrios do sursis simples.

SURSIS ETRIO (ART. 77, 2, CP)


Sentenciado possuir mais de 70 anos na data da sentena e preencher os demais requisitos previstos no art. 77, CP; Incidncia pena privativa de liberdade no ultrapassar 4 anos; Perodo de prova 4 a 6 anos.

SURSIS HUMANITRIO (ART. 77, 2, CP)


Pena privativa de liberdade igual ou inferior a 4 anos; Razes de sade o justificarem.

CAUSAS DE REVOGAO
Obrigatrias (art. 81, caput) Supervenincia de sentena condenatria irrecorrvel por crime doloso; No reparao dos danos, salvo impossibilidade de faz-lo; Descumprimento da condio legal do sursis simples Facultativas (art. 81, 1) Descumprimento das demais condies; Supervenincia de sentena condenatria irrecorrvel, por crime culposo ou contraveno, a pena privativa de liberdade ou restritiva de direitos. OBS.: Se o juiz optar por manter a suspenso da pena, dever advertir o sentenciado, exacerbar as condies ou prorrogar o perodo de prova, salvo se j fixado no mximo (Art. 81, 3) Havendo revogao o condenado dever cumprir integralmente a pena privativa de liberdade que estava suspensa.

PRORROGAO DO SURSIS (AUTOMTICA)


Se o agente for processado por crime ou contraveno, o perodo de prova considera-se automaticamente prorrogado (art. 81, 2); Processo por contraveno penal punida exclusivamente com multa no gera a prorrogao do perodo de prova. Durante o perodo de prorrogao no vigoram as condies do sursis.

SURSIS NA LEP
ART. 157: determina a anlise compulsria e fundamentada do instituto na sentena ou no acrdo, quer seja para conced-lo ou para deneg-lo; Art. 158: Estipula a obrigatoriedade da fixao das condies durante a sentena, estabelecendo que estas somente correro da audincia admonitria; Art. 158, 2: dispe que o juiz poder, a qualquer tempo, de ofcio ou a requerimento modificar as condies e regras estabelecidas na sentena, ouvido o condenado; Art. 158, 3: refere-se fiscalizao do cumprimento das condies, a qual fica a cargo do servio social penitencirio, Patronato ou Conselho da Comunidade; Art. 159, 2: Autoriza o tribunal, quando conceder a suspenso condicional da pena em grau de recurso, a transferir ao Juzo da Execuo a incumbncia de estabelecer as condies; Art. 160: dispe acerca da audincia admonitria, qual o sentenciado dever comparecer pessoalmente, sob pena de, em no o fazendo, ser a suspenso declarada sem efeito, executando-se imediatamente a pena.

OBSERVAES FINAIS
Revogao sem oitiva do sentenciado Viola os princpios da ampla defesa e do contraditrio; Habeas Corpus J admitido pelo STF; Dupla concesso ao ru em processos distintos possvel, desde que, depois de aplicado o primeiro sursis, o segundo seja antes da realizao da audincia admonitria do primeiro. Concesso durante a execuo penal Divergncia doutrinria quanto possibilidade.

Conceito
Instituto de poltica criminal, destinado a permitir a reduo do tempo de priso com a concesso antecipada e provisria da liberdade do condenado, quando cumprida pena privativa de liberdade, mediante preenchimento de determinados requisitos e a aceitao de certas condies.

Natureza Jurdica
Direito Subjetivo do Condenado Etapa (ltima) do sistema progressivo de cumprimento da pena privativa de liberdade

Requisitos
Espcie de pena: privativa de liberdade (recluso ou deteno) Quantidade da pena aplicada igual ou superior 2 (dois) anos
Possibilidade da soma das penas para atingir o mnimo legal Detrao penal Pena remida STF Smula n 715 - 24/09/2003 - DJ de 9/10/2003, p. 6; DJ de 10/10/2003, p. 6; DJ de 13/10/2003, p. 6. Pena Unificada - Limite de Trinta anos de Cumprimento Considerao para a Concesso de Outros Benefcios A pena unificada para atender ao limite de trinta anos de cumprimento, determinado pelo art. 75 do Cdigo Penal, no considerada para a concesso de outros benefcios, como o livramento condicional ou regime mais favorvel de execuo.

Requisitos
Cumprimento parcial da pena:
Mais de 1/3 se o condenado no for reincidente em crime doloso e tiver bons antecedentes
Se no reincidente antecedentes? em crime doloso e tiver maus

Mais de se o condenado for reincidente em crime doloso Mais de 2/3 se o for condenado por crime hediondo e assemelhados Exemplo: X condenado a 150 anos de recluso em regime fechado por um crime comum. O agente reincidente em crime doloso. Qual o tempo necessrio para a antecipao da liberdade? Resposta. Dever cumprir mais de da pena, ou seja, mais de 75 anos, no entanto o limite de execuo da pena privativa de liberdade de 30 anos (art. 75 do CP).

Requisitos (cont.)
Bom comportamento carcerrio Bom desempenho no trabalho durante a execuo da pena Aptido para prover prpria subsistncia Reparao do dano, salvo efetiva impossibilidade Cessao de periculosidade nos casos de crimes cometidos com violncia ou grave ameaa pessoa
Percia mdica (proibio ou faculdade)

Legislao
Requisitos do livramento condicional Art. 83 - O juiz poder conceder livramento condicional ao condenado a pena privativa de liberdade igual ou superior a 2 (dois) anos, desde que: I - cumprida mais de um tero da pena se o condenado no for reincidente em crime doloso e tiver bons antecedentes; II - cumprida mais da metade se o condenado for reincidente em crime doloso; III - comprovado comportamento satisfatrio durante a execuo da pena, bom desempenho no trabalho que lhe foi atribudo e aptido para prover prpria subsistncia mediante trabalho honesto; IV - tenha reparado, salvo efetiva impossibilidade de faz-lo, o dano causado pela infrao; V - cumprido mais de dois teros da pena, nos casos de condenao por crime hediondo, prtica da tortura, trfico ilcito de entorpecentes e drogas afins, e terrorismo, se o apenado no for reincidente especfico em crimes dessa natureza. ( Pargrafo nico - Para o condenado por crime doloso, cometido com violncia ou grave ameaa pessoa, a concesso do livramento ficar tambm subordinada constatao de condies pessoais que faam presumir que o liberado no voltar a delinqir. Art. 84 - As penas que correspondem a infraes diversas devem somar-se para efeito do livramento.

Legislao
Art. 112. A pena privativa de liberdade ser executada em forma progressiva com a transferncia para regime menos rigoroso, a ser determinada pelo juiz, quando o preso tiver cumprido ao menos um sexto da pena no regime anterior e ostentar bom comportamento carcerrio, comprovado pelo diretor do estabelecimento, respeitadas as normas que vedam a progresso. (Redao dada pela Lei n 10.792, de 1.12.2003) 1o A deciso ser sempre motivada e precedida de manifestao do Ministrio Pblico e do defensor. (Redao dada pela Lei n 10.792, de 1.12.2003) 2o Idntico procedimento ser adotado na concesso de livramento condicional, indulto e comutao de penas, respeitados os prazos previstos nas normas vigentes. (Includo pela Lei n 10.792, de 1.12.2003)

Perodo de Prova
Tempo restante da pena privativa de liberdade aplicada

Condies
Condies judiciais (art.85 do CP) Condies legais Obrigatrias Obter ocupao lcita, dentro de prazo razovel se for apto para o trabalho Comunicar periodicamente ao juiz sua ocupao No mudar do territrio da comarca do Juzo da execuo, sem prvia autorizao deste) art. 132, 1 da LEP

Condies (cont.)
Condies legais Facultativas No mudar de residncia sem comunicao ao juiz e autoridade incumbida da observao cautelar e de proteo Recolher-se habitao em hora fixada; no freqentar determinados lugares) art. 132, 2 da LEP

Legislao - CP
Especificaes das condies Art. 85 - A sentena especificar as condies a que fica subordinado o livramento.

Legislao - LEP
Art. 132. Deferido o pedido, o Juiz especificar as condies a que fica subordinado o livramento. 1 Sero sempre impostas ao liberado condicional as obrigaes seguintes: a) obter ocupao lcita, dentro de prazo razovel se for apto para o trabalho; b) comunicar periodicamente ao Juiz sua ocupao; c) no mudar do territrio da comarca do Juzo da execuo, sem prvia autorizao deste. 2 Podero ainda ser impostas ao liberado condicional, entre outras obrigaes, as seguintes: a) no mudar de residncia sem comunicao ao Juiz e autoridade incumbida da observao cautelar e de proteo; b) recolher-se habitao em hora fixada; c) no freqentar determinados lugares.

Revogao
Conceito: perda do benefcio que acarreta o cumprimento do restante da pena Causas de Revogao Revogao Obrigatria (art. 86 do CP) Condenao definitiva a pena privativa de liberdade por crime cometido durante a vigncia do benefcio Condenao definitiva a pena privativa de liberdade por crime cometido antes da concesso do benefcio

Revogao(cont.)
Causas de Revogao Revogao Facultativa (art. 87 do CP) Deixar de cumprir condies impostas; Condenao definitiva por contraveno penal ou por crime a pena que no seja privativa de liberdade;

Legislao - CP
Revogao do livramento Art. 86 - Revoga-se o livramento, se o liberado vem a ser condenado a pena privativa de liberdade, em sentena irrecorrvel: I - por crime cometido durante a vigncia do benefcio; II - por crime anterior, observado o disposto no art. 84 deste Cdigo. Revogao facultativa Art. 87 - O juiz poder, tambm, revogar o livramento, se o liberado deixar de cumprir qualquer das obrigaes constantes da sentena, ou for irrecorrivelmente condenado, por crime ou contraveno, a pena que no seja privativa de liberdade.

Efeitos da Revogao
Se condenao definitiva a pena privativa de liberdade ocorre por crime cometido durante a vigncia do benefcio Se descumprimento das condies impostas Se condenao definitiva por contraveno penal ou por crime a pena que no seja privativa de liberdade cometido durante a vigncia do benefcio; No computar-se- como tempo de cumprimento da pena o perodo de prova e no ser permitida, em relao mesma pena, novo livramento (art.142 da LEP) Se condenao definitiva a pena privativa de liberdade ocorre por crime cometido antes da concesso do benefcio Se condenao definitiva por contraveno penal ou por crime a pena que no seja privativa de liberdade cometido antes da vigncia do benefcio; Computar-se- como tempo de cumprimento da pena o perodo de prova, sendo permitida nova concesso de livramento sobre a pena unificada; (art. 141 da LEP)

Efeitos da Revogao
Exemplo: X condenado a 9 anos de recluso em regime fechado por um crime comum. O agente no reincidente e tem bons antecedentes. a) Qual o tempo necessrio para a antecipao da liberdade? Resposta. Dever cumprir mais de 1/3 da pena, ou seja, mais de 3 anos. b) Qual o perodo de prova? Resposta. Restante da pena aproximadamente 6 anos. c) Nessas condies, quais as consequncias (efeitos) jurdicas se, concedido o livramento condicional, o agente novamente condenado (pena privativa de liberdade 6 anos) restando um ano para o trmino do perodo de prova? Resposta. Trata-se de causa de revogao obrigatria. Se a condenao resultante da prtica de crime durante o benefcio, o beneficiado perde o perodo de prova j cumprido e no poder requerer novo benefcio at o trmino da primeira condenao. Assim, dever cumprir 6 anos do delito anterior unificados com a pena do novo crime (6 anos). Total da nova pena unificada 12 anos. Nova anlise de livramento aps seis 6 anos. Se a condenao resultante da prtica de crime praticado antes do benefcio, o beneficiado aproveita o perodo de prova j cumprido e poder requerer novo benefcio com a pena unificada. Assim, dever cumprir 1 anodo delito anterior unificados com a pena do novo crime (6 anos). Total da nova pena unificada 7 anos. possvel nova anlise de livramento sobre a pena de 7 anos

Legislao - CP
Efeitos da revogao Art. 88 - Revogado o livramento, no poder ser novamente concedido, e, salvo quando a revogao resulta de condenao por outro crime anterior quele benefcio, no se desconta na pena o tempo em que esteve solto o condenado.

Legislao - LEP
Art. 140. A revogao do livramento condicional dar-se- nas hipteses previstas nos artigos 86 e 87 do Cdigo Penal. Pargrafo nico. Mantido o livramento condicional, na hiptese da revogao facultativa, o Juiz dever advertir o liberado ou agravar as condies. Art. 141. Se a revogao for motivada por infrao penal anterior vigncia do livramento, computar-se- como tempo de cumprimento da pena o perodo de prova, sendo permitida, para a concesso de novo livramento, a soma do tempo das 2 (duas) penas. Art. 142. No caso de revogao por outro motivo, no se computar na pena o tempo em que esteve solto o liberado, e tampouco se conceder, em relao mesma pena, novo livramento. Art. 143. A revogao ser decretada a requerimento do Ministrio Pblico, mediante representao do Conselho Penitencirio, ou, de ofcio, pelo Juiz, ouvido o liberado.

Legislao - LEP
Art. 144. O Juiz, de ofcio, a requerimento do Ministrio Pblico, ou mediante representao do Conselho Penitencirio, e ouvido o liberado, poder modificar as condies especificadas na sentena, devendo o respectivo ato decisrio ser lido ao liberado por uma das autoridades ou funcionrios indicados no inciso I, do artigo 137, desta Lei, observado o disposto nos incisos II e III e 1 e 2 do mesmo artigo. Art. 145. Praticada pelo liberado outra infrao penal, o Juiz poder ordenar a sua priso, ouvidos o Conselho Penitencirio e o Ministrio Pblico, suspendendo o curso do livramento condicional, cuja revogao, entretanto, ficar dependendo da deciso final. Art. 146. O Juiz, de ofcio, a requerimento do interessado, do Ministrio Pblico ou mediante representao do Conselho Penitencirio, julgar extinta a pena privativa de liberdade, se expirar o prazo do livramento sem revogao.

Prorrogao e Extino
Prorrogao do Perodo de Prova
Suspende-se o Livramento Condicional enquanto no h deciso final a ser proferida no processo que apura o novo delito. Prorrogado o perodo de prova no sero mantidas as condies impostas. Art. 89 - O juiz no poder declarar extinta a pena, enquanto no passar em julgado a sentena em processo a que responde o liberado, por crime cometido na vigncia do livramento.

Extino da Pena
Art. 90 - Se at o seu trmino o livramento no revogado, considera-se extinta a pena privativa de liberdade.

Ao Penal
CONCEITO - Direito constitucional e abstrato de invocar o Estado-juiz a aplicao da lei penal no caso concreto. FINALIDADE formar o devido processo legal, que meio indispensvel para sustentar a condenao criminal de algum, assegurados o contraditrio e a ampla defesa FUNDAMENTO a lei no excluir da apreciao do poder judicirio leso ou ameaa a direito. (CF/88 art. 5.o. XXXV)

ESPCIES
Ao penal pblica; Ao penal privada; Privada: exclusiva personalssima subsidiria da pblica Pblica: incondicionada condicionada: -representao -requisio

AO PRIVADA
Personalssima Somente poder ser proposta unicamente pelo ofendido, no permitindo que outras pessoas possam faz-lo em seu nome.
nico exemplo no Processo Penal Brasileiro o crime do art. 236 do CP. Em caso de morte do autor no curso da ao, extingue-se a punibilidade.

AO PENAL PRIVADA
Subsidiria da Pblica Quando o Ministrio Pblico no intentar com a ao penal pblica incondicionada no prazo legal ( 5 dias para ru preso e 15 dias para ru solto) o ofendido ou seus familiares podero dar incio a ao. (art. 5.o., LIX CF/88) O MP se mantm como titular da ao penal e poder retom-la a qualquer tempo se o queixoso quedar-se inerte. No poder ser intentada no caso de arquivamento da ao pedido pelo MP. Prazo Decadencial de 6 meses.

AO PENAL PBLICA
Ao Penal Pblica Incondicionada. Forma de ao que independe de iniciativa da vtima ou da famlia da vtima para iniciar; Iniciada de ofcio pelo Ministrio Pblico; No h prazo para a interposio

AO PENAL PUBLICA
Condicionada a Requisio do Ministro da Justia. Condicionada a representao do Ofendido. Ambas so consideradas como condio de proceder para o Ministrio Pblico. Prazo Decadencial de 6 meses a partir do conhecimento do fato e do autor. Retratao: Possvel em ambas. Prazo Retratao da retratao: Impossvel majoritrio na doutrina, pois serviria para vtima extorquir ou pressionar o autor do fato.

Causas extintivas de punibilidade, expressas no artigo 107 do CP, pela MORTE DO AGENTE, ANISTIA, GRAA OU INDULTO, RETROTIVIDADE, DECADNCIA ou PEREMPO, RENNCIA, entre outras.

MORTE
BENEFICIOS

PRESCRIO

Motivos que impedem a aplicao da Lei Penal, que levam a extino da punibilidade. (morte, anistia, graa e o
indulto)

A morte do agente (dissolve tudo). O Juiz ouvido o MP, declara extinta a punibilidade (art.62 CPP)

Anistia, exclui o crime, apagando a infrao penal. dada por Lei, alcanado fatos e no pessoas(art. 48,VIII,CF

O Indulto exclui apenas a punibilidade e no o crime (deciso com transito em julgado) art.84, XII da CF

Graa X Indulto
Graa, um Indulto individual Indulto abrange um grupo de sentenciados

A graa e o indulto podem ser dados em forma de comutao da pena. No cabe Graa ou Anistia em crimes do art. 5 XLIII CF. A CF no exclui a possibilidade de concesso de Indulto. Entretanto a Lei 8.072 de 25.07.90 no seu artigo 2 I, determinou aqueles delitos insuscetveis.

Extino da punibilidade:

Abilitio Criminis o crime excludo se a Lei posterior deixa de

considerar o fato como tal. retroativa a Lei que no considera o fato como criminoso(art.2 e 107 III CP)

Perdo Judicial, extingue a punibilidade

Ex.da possibilidade do perdo judicial a injria, quando o ofendido de modo reprovvel, a provocou diretamente(art.140, 1, I do CP O juiz deixa de proferir a condenao, perdoando o fato.

Perdo Judicial

Alguns autores entendiam que a sentena concessiva do perdo judicial, tinha a natureza condenatria, com o afastamento somente da pena (artigo 120 do CP).

Predomina o entendimento que a Sentena que concede o Perdo Judicial meramente declaratria no tendo a natureza condenatria to pouco absolutria, portanto de natureza secundria (Smula 18 STJ)

DECADENCIA:

A perda do Direito de Ao:


Ao Penal Privada ou de Representao Exerccio no prazo legal O prazo de decadncia de seis meses Contados do dia em que o ofendido ou seu representante legal Que veio saber quem o Autor do Crime No caso de Queixa subsidiria, no dia em que esgota o prazo para o oferecimento da Denuncia (artigo 46 CPP) Conta-se o dia do inicio do prazo (artigo 10 CP) O curso do prazo de decadncia no se interrompe

PEREMPO

MOTIVOS:

Perda do Direito Prosseguimento Prosseguimento da Ao Carter exclusivamente PRIVADO Fatos previsto na Lei Inrcia do Querelante Artigo 60 do CPP
Arrola vrios casos de perempo

Deixar de promover o andamento do processo durante 30 dias. Deixar de formular o pedido de Condenao nas alegaes finais.

RENNCIA DO DIREITO DE QUEIXA


Antes da proposta da Ao Penal A renncia pode ser expressa atravs de declarao assinada ou tcita pela prtica de ato incompatvel com a vontade de exercer o direito de queixa. Artigos: 104 do CP e 50 do CPP

Quais?

RENNCIA DO DIREITO DE QUEIXA


Renuncia tcita: ex.

D.Jesus

Acordo homologado quanto aos danos civis, acarreta tacitamente a renuncia ao direito de queixa ou representao. Lei 9.099/95 artigo 74, pargrafo nico.

A RENNCIA AO EXERCICIO DO DIREITO DE QUEIXA EM RELAO A UM DOS AUTORES DO CRIME A TODOS SE ESTENDER. (ARTIGO 49 do CPP)

PERDO DO QUERELANTE
Perdoar ao Querelado: (1) Desistncia da Ao Penal privada proposta, de
modo expresso ou tcito. Se forem dois ou mais querelados, o perdo concedido a um deles a todos se aproveita, em face do princpio da indivisibilidade da Ao Penal (artigo 51 do CPP

(2) um ato bilateral, o perdo da ao penal privada,


podendo ser recusado pele Querelado (artigo 106, III do CP.

PERDO DO QUERELANTE
OBSERVAES A aceitao do perdo pode ser expressa ou tcita. O SILNCIO IMPORTA EM ACEITAO (artigo 58 do CPP) O perdo pode ser dado at o transito em julgado da sentena condenatria (artigo 106 2 do CP)

Parte Especial

TEORIA GERAL DA PARTE ESPECIAL


Vimos durante dois perodos a Parte Geral do Cdigo Penal, que traa critrios gerais para a aplicao da lei penal. Veremos agora um resumo destes estudos, contendo as categorias e os institutos mais necessrios ao entendimento e aplicao da Parte Especial do Cdigo Penal.

1 Objetivo do Direito Penal


Proteger os bens considerados mais relevantes para a sociedade. Como estes bens so escolhidos e como as condutas que os ferem so tipificadas? - Atravs da observncia de princpios penais fundamentais, tais como: a) Interveno Mnima; b) ultima ratio; c) Adequao Social; d) Lesividade.

2 Como os Tipos so sistematizados?


Os tipos penais no podem ser analisados isoladamente. Se o tipo protege um bem jurdico, existem vrios tipos que podem estar tambm protegendo este bem, somente diferenciando as figuras tpicas atravs de determinados elementos. Assim, os tipos so agrupados por bem jurdico protegido. (ex. crimes contra a vida, crimes contra o patrimnio, etc.).

A principal sistematizao do tipo penal est no fato de que s a lei pode proibir condutas. (art. 5, XXXIX, da CF e art. 1 do CP). Esta lei deve ser prvia, escrita, estrita e certa.

3 O Tipo Penal
As normas penais podem ser incriminadoras, permissivas, explicativas e complementares. As normas incriminadoras so aquelas que tm por finalidade a narrao de um comportamento que se quer proibir e a sano penal a quem o pratica.

Assim, a norma penal incriminadora possui dois preceitos: a) O Primrio Que estabelece a conduta proibida; b) O Secundrio Que estabelece a sano pela prtica da conduta. neste preceito primrio que est o tipo penal, que o modelo de conduta que o Estado deseja proibir.

O tipo penal descreve e individualiza a conduta penalmente relevante. O tipo penal possui trs funes: a) Garantidora S punido quem comete a conduta prevista. b) Fundamentadora A punio s vlida de fundamentada no tipo. c) Selecionadora S as condutas selecionadas e tipificadas so punveis.

Classificao dos Tipos Penais


Tipos bsicos: modelo mais simples de conduta proibida. (ex. art. 121, caput, do CP). Tipos derivados modelo onde a conduta bsica acrescida de circunstncias. (ex. art. 121, 1 e 2 do CP). Tipos Fechados descrevem de forma clara e precisa a conduta proibida. Tipos abertos Necessitam de ser complementados por uma valorao judicial. (ex. Art. 121, 3, do CP).

Tipo simples descreve s a conduta. Tipo complexo descreve a conduta e exige um fim especial de agir (elemento subjetivo). Ex. art. 155 do CP (para si).

Elementos do Tipo Penal


O tipo possui elementares, que so dados indispensveis definio do tipo, sem os quais no ocorre aquele tipo; e circunstncias, que so dados que no interferem na definio do tipo, mas apenas na pena.

Os elementos do tipo podem ainda ser classificados como: 1) Objetivos descrevem a ao, o objeto da ao e, se houver, o resultado, alm das circunstncias externas do fato e da pessoa do autor ou da vtima. So elementos descritivos, pois descrevem a condutas e elementos normativos, que traduzem a necessidade de um juzo de valor. (ex. mulher honesta, dignidade e decoro (art. 140 do CP, sem justa causa (art. 153 do CP).

2) Subjetivos a vontade (dolo) ou a culpa. A vontade pode ser geral mas tambm pode traduzir um fim especial de agir.

Elementos Especficos do Tipo


a) b) c) d) e) f) Ncleo o verbo do tipo. Sujeito ativo quem pratica ou omite. Sujeito passivo pode ser formal (o Estado) ou material (o titular do bem jurdico. Motivos razo para o cometimento. Meios meio utilizado. Motivo como a execuo levada a efeito.

g) Fim especial de agir. h) Ocasio em que o delito ocorreu. i) Lugar ermo ou pblico. j) Objeto material pessoa ou coisa sobre a qual recaiu a conduta.

Normas Penais em Branco


Normas penais em branco so aquelas onde h uma necessidade de complementao para a sua aplicao. (ex. art. 33 da LTox). homognea (em sentido amplo) - quando o complemento provm da mesma fonte legislativa. (art. 237 do CP). heterognea (em sentido estrito) quando o complemento oriundo de fonte diversa art. 33 da LTox.

Conflito Aparente de Normas Penais


No incomum que, aparentemente, um fato possa se adequar a dois ou mais tipos. Quando isto ocorre estamos diante do conflito aparente de normas. aparente porque o conflito no existe, pois s uma norma aplicada ao caso. Para resolver qual norma, devemos analisar os seguintes princpios:

1) 2)

Princpio da Especialidade: A norma especial afasta a incidncia da norma geral. (ex. art. 121 e art. 123). Princpio da Subsidiariedade: A norma subsidiria s aplicada se a norma principal mais grave no for aplicada. (ex. Arts. 132, 238, 239, etc.). Pode ser expressa ou tcita (art. 311 do CTB).

3) Princpio da Consuno: Ocorre quando: a) um crime meio necessrio ou fase normal de outro crime (ex. leso corporal homicdio). b) nos casos de antefato ou ps-fato impunveis. Ocorre antefato quando a situao antecedente praticada pelo agente meio indispensvel para o cometimento do crime (ex. estelionato com cheque e a assinatura falsa no ttulo). O ps-fato o exaurimento do crime. (ex. venda da coisa furtada).

4) Princpio da Alternatividade: Nos crimes de ao mltipla ou contedo variado (aqueles que possuem mais de um ncleo ex. art. 12), se um agente pratica mais de um verbo, ele comete o crime apenas uma vez.

PRINCPIO DA INSIGNIFICNCIA
O Supremo Tribunal Federal (STF) estabeleceu alguns critrios para aplicao do princpio da insignificncia: mnima ofensividade da conduta do agente; nenhuma periculosidade social da ao; reduzidssimo grau de reprovabilidade do comportamento; e inexpressividade da leso jurdica provocada.
A insignificncia afasta a tipicidade material.

111

CONCEITO
o instituto jurdico mediante o qual o Estado, por no fazer valer o seu direito de punir em determinado tempo, perde o mesmo, ocasionando a extino da punibilidade. um instituto que visa a segurana jurdica e tem em mente a pacificao social, uma vez que, decorrido certo tempo, se a paz social retornou normalidade, no h que se falar em punio.
112

ESPCIES
Existem duas espcies de prescrio penal: 1) Prescrio da pretenso punitiva: Ocorre antes do trnsito em julgado da sentena. Nela o Estado perde o direito de processar e buscar a condenao do agente. Como consequncia, o agente continuar a gozar de primariedade e bons antecedentes, como se no tivesse praticado a infrao penal.
113

O prazo da prescrio da pretenso punitiva se inicia a partir do dia em que o crime se consumou (art. 111 do CP). Se s houve tentativa, se inicia da data em que cessou a atividade criminosa. Se o crime permanente, quando cessou a permanncia. Se foi crime de bigamia ou falsificao de registro civil, quando o fato se tornou conhecido.
114

2) Prescrio da Pretenso Executria: Ocorre aps o trnsito em julgado da sentena.Nela o Estado perde o direito de executar uma condenao j ocorrida. Como a condenao permanece, o acusado pode ser considerado como reincidente, ficando o registro para maus antecedentes.

115

116

O prazo para a prescrio executria se inicia a partir do trnsito em julgado da sentena para a acusao (art. 112 do CP). Tambm se inicia da data da revogao de suspenso condicional da pena ou livramento condicional. Igualmente se inicia da data da interrupo da execuo. Nos dois ltimos casos, a prescrio regulada pelo tempo que resta da pena (art. 113 do CP).

PRAZOS DE PRESCRIO
Os prazos gerais de prescrio, que valem tanto para a prescrio da pretenso punitiva como para a prescrio da pretenso executria, esto dispostos no art. 109 do CP.

117

Tabela de Prazos
Penas (em abstrato ou em concreto). Inferior a 1 ano. 1 a 2 anos. Mais de 2 anos at 4 anos. Mais de 4 anos at 8 anos. Mais de 8 anos at 12 anos. Mais de 12 anos. Prazo 3 anos 4 anos 8 anos 12 anos 16 anos 20 anos
118

PRESCRIO PENAL
A pena de multa prescreve em dois anos, se a nica cominada ou aplicada; ou no mesmo prazo da PPL, se cominada ou aplicada cumulativa ou alternativamente (art. 114 do CP). Os prazos so reduzidos pela metade se o agente era menor de 21 anos na data do crime ou maior de 70 da data da sentena (art.115 CP).

119

PRESCRIO PENAL
As penas mais leves prescrevem com as penas mais graves (ex. a PRD prescreve com a PPL). Em caso de concurso de crimes, a prescrio atinge cada crime, isoladamente.

120

Causas Impeditivas ou Suspensivas da Prescrio


Elas suspendem - congelam o prazo prescricional, que voltam a correr do ponto onde parou, to logo a causa que fundamentou a suspenso termine. So estas as causas (art. 116 do CP): a) Questo no resolvida em outro processo, da qual dependa o reconhecimento da existncia do crime; b) Agente cumprindo pena no estrangeiro.
121

CAUSAS SUSPENSIVAS DA PRESCRIO PENAL


Outras causas: a) Suspenso condicional do processo (art. 89, 6, da Lei n 9.099/95); b) Revelia do ru citado por edital (art. 366 do CP); c) Tempo para cumprimento de carta rogatria; d) Falta de autorizao para processo contra congressista (art. 53, 5, da CF/88).

122

Causas Interruptivas da Prescrio

a) b) c) d) e)
123

f)

So causas que interrompem o prazo prescricional, que volta a correr por inteiro. So estas as causas interruptivas (art.117 CP): Recebimento da denncia ou queixa; Pronncia; Deciso confirmatria da pronncia; Sentena condenatria recorrvel; Incio ou continuao do cumprimento de pena; Reincidncia.

Prescrio Retroativa
A prescrio retroativa ocorre quando, aps a aplicao de uma pena em concreto, em sentena condenatria com trnsito em julgado para a acusao (Ministrio Pblico ou Querelante), averigua-se que, em um momento anterior, o prazo prescricional da referida pena j havia ocorrido. retroativa porque sua anlise retroage no tempo. A prescrio retroativa tem como referencial o recebimento da denncia e a publicao da deciso condenatria (art.110,2, CP).
124

Prescrio Superveniente ou Intercorrente


A prescrio superveniente ou intercorrente ocorre quando, aps a aplicao de uma pena em concreto, em sentena condenatria com trnsito em julgado para a acusao (Ministrio Pblico ou Querelante), ainda se encontra pendente recurso da defesa, consumando-se a prescrio antes do julgamento deste. Tanto a retroativa quanto a superveniente so casos de prescrio da pretenso punitiva.
125

Prescrio pela Pena em Perspectiva


Tambm chamada de prescrio ideal, hipottica ou virtual. Ocorre quando, analisando-se as provas dos autos, conclui-se que, pela pena que dever ser aplicada (art.68 CP), no momento da sentena a prescrio j ter ocorrido. Nada mais do que o reconhecimento antecipado da prescrio retroativa em razo da pena em perspectiva. Essa espcie de prescrio construo jurisprudencial e no foi acolhida pelo STJ, que publicou a Smula 438: Inadmissvel a extino da punibilidade pela prescrio da pretenso punitiva com fundamento em pena hipottica, independentemente da existncia ou sorte do processo.
126

PRESCRIO VIRTUAL
Porm, a orientao do STJ no se alicera em smula vinculante, de forma que os Tribunais e Juzes inferiores podero admitir a prescrio virtual. A tese foi inclusive aceita no I Simpsio dos Procuradores e Promotores de Justia Criminal de Minas Gerais, mas como causa de rejeio da denncia ou queixa por falta de interesse de agir do Estado. Explicando, mesmo havendo futura condenao no ser possvel a execuo da sentena em razo da prescrio retroativa.
127

Responsabilidade Penal da Pessoa Jurdica


Art. 225, 3, CF/88 expressamente atribui responsabilidade penal iniciativa ousada. Se a prpria Constituio admite expressamente a sano penal pessoa jurdica, invivel interpretar a lei como institucional, porque ofenderia outra norma que no especfica sobre o assunto (Gilberto e Wladimir Passos de Freitas). A responsabilidade da pessoa jurdica no exclui a das pessoas fsicas (art. 3, par. nico) Pessoa jurdica de direito privado.
128

Responsabilidade Penal da Pessoa Jurdica


Pessoa Jurdica de Direito Pblico s podem perseguir fins de interesse pblico (Unio, Estados, Distrito Federal, Municpios, autarquias e fundaes pblicas. H divergncias. Condicionantes para a responsabilizao: que a infrao seja cometida por deciso do representante legal ou contratual, ou de seu rgo colegiado no benefcio ou interesse de sua entidade.
129

Desconsiderao da personalidade
Art. 4, da Lei 9.605/98. Poder ser desconsiderada a pessoa jurdica sempre que sua personalidade for obstculo ao ressarcimento de prejuzos causados qualidade do meio ambiente. A aplicao deste instituto permite a justia inibir a fraude de pessoas que utilizam as regras jurdicas da sociedade para fugir de suas responsabilidades ou mesmo agir fraudulamente.
130

Anda mungkin juga menyukai