Anda di halaman 1dari 20

Trabalho de Epistemologia / Turma de Psicologia 2011

Introduo
Fenomenologia Edimund Husserl - Fenomenologia Influenciadores A Fenomenologia e a Psicologia Psicologia enquanto Cincia O fazer psicolgico fundado num fazer fenomenolgico O processo psicoteraputico Gestalt na abordagem da Fenomenologia Percepo

Fenomenologia
Fenomenologia deriva das palavras gregas PHAINESTHAT que significa aquilo que se mostra, e LOGOS que significa estudo, sendo etimologicamente ento "o estudo do que se mostra". Portanto, podemos compreender Fenomenologia, como uma orientao epistemolgica, na qual a Geografia Humanista fundamenta-se. Afirma os fenmenos da conscincia os quais devem ser estudados em si mesmo. Iremos abordar a Fenomenologia dentro da Psicologia.

Edimund Husserl - Fenomenolgia


A FENOMENOLOGIA , EM SENTIDO LATO, UMA ESCOLA FILOSFICA FUNDADA POR EDMUND HUSSERL. NUM SENTIDO MAIS ESTRITO, UMA DISCIPLINA DA FILOSOFIA QUE ESTUDA OS OBJECTOS E AS ESTRUTURAS DA CONSCINCIA PURIFICADA OU TRANSCENDENTAL, DA CONSCINCIA COGNITIVA, E NO DA CONSCINCIA INDIVIDUAL OU EMPRICA, QUAL SE REPORTA A PSICOLOGIA. TODA CONSCINCIA CONSCINCIA DE ALGUMA COISA. ASSIM SENDO, A CONSCINCIA NO UMA SUBSTNCIA, MAS UMA ACTIVIDADE CONSTITUDA POR ATOS (PERCEPO, IMAGINAO, ESPECULAO, VOLIO, PAIXO, ETC), COM OS QUAIS VISA ALGO. NA PRTICA DA FENOMENOLOGIA EFECTUA-SE O PROCESSO DE REDUO FENOMENOLGICA O QUAL PERMITE ATINGIR A ESSNCIA DO FENMENO.

Influenciadores
Descartes: Descartes, no explorou os pressupostos transcendentes da experincia emprica, retornou muito rapidamente da duvida sistemtica, que o levou ao cognitivo, eu penso, ao mundo natural emprico. Immanuel Kant: Segundo a filosofia do conhecimento de Immanuel Kant , ns no podemos conhecer as coisas inteiramente, porque nem todos os sinais que recebemos das coisas so aceitos pela mente, e disto resulta que no podemos conhecer inteiramente o real. Conhecemos do real apenas aquilo que a mente pode assimilar, e que ele chamou fenmeno; ao que permanece incognoscvel para ns ele chamou o noumeno.

A Fenomenologia e a Psicologia
A Fenomenologia deu sua maior contribuio no campo da psiquiatria, no qual o alemo Karl Theodor Jaspers (1883-1969), um destacado existencialista contemporneo, ressaltou a importncia da investigao fenomenolgica da experincia subjetiva de um paciente.
Pra ele, o paciente psicolgico paciente em vista do objeto ideal que em sua mente corresponde realidade, no importa qual a situao externa, e porque essa construo ideal difere do padro comum dos objetos ideais na mente das demais pessoas com respeito aos mesmos estmulos dos sentidos. O psiclogo precisa encontrar o significado nos objetos do mundo ideal do seu paciente, a fim de poder lidar com sua situao psicolgica. A tarefa do psicoterapeuta analisar junto com o outro as diferentes formas de se dizer e de expressar, ajudando-o a montar o seu quebra-cabea que interliga a biografia existencial, e o modo como ele realiza suas escolhas no mundo, esta analise revela suas possibilidades e limites no seu modo de se relacionar no mundo com os outros.

"O mundo nem sempre o que se pensa, mas sim o que se vive e o que se percebe. s vezes nos tornamos refns dos outros, pois nos esquecemos de ouvir a voz do nosso corao."

Psicologia enquanto Cincia


O processo de tornar a Psicologia uma Cincia foi extremamente moroso. Teve incio a partir das idias de Descartes sobre investigao humana, nas quais considerava o comportamento sujeito a leis naturais e concretas e, assim, passvel de observao emprica. No entanto, foi apenas trs sculos depois que a Psicologia adquiriu status de Cincia a partir de Wundt. Em 1879, Wundt estabeleceu o primeiro laboratrio psicolgico do mundo, possibilitando o estudo direto dos fenmenos mentais. O movimento histrico se instaurou, apresentando inmeros exemplos e autores que despontaram como expoentes na produo em Psicologia. (Hbner DOliveira, 1984). Cabe aos psiclogos, pesquisadores, professores e alunos no permitir que esse movimento cesse e que a Psicologia, enquanto Cincia, sempre possa caminhar a passos constantes.

O fazer psicolgico fundado num fazer fenomenolgico


Tratado cientifica sobre a descrio a classificao dos fenmenos, que prope o ser uma cincia do subjetivo, dos fenmenos dos objetos como objetos. A fenomenologia tem como objetivo de estudo o prprio fenmeno. Husserl se prope a constituir uma cincia que seja o fundamento da filosofia. No que ele se oponha ao modelo moderno de cincia, mas por entender que este tinha se contaminado por um objetivismo extremado, a ponto de impossibilit-la de chegar ao fenmeno tal qual se apresenta, ao desconsiderar que a relao entre sujeito e objeto determinante na constituio do objeto cientfico. Indaga se a Psicologia (...) tambm no sofre uma crise em sua cientificidade. No sentido de funda-se cientificamente, a psicologia busca a compreenso dos fenmenos psicolgicos a partir dos pressupostos da cincia positiva. Fenomenologia bastante prxima. Nasce com o prprio Husserl, ao fazer a crtica positiva, vislumbrando uma psicologia fenomenolgica. Entende a necessidade da psicologia se voltar para a subjetividade comum objeto prprio dela, diferenciando-se da cincia clssica , que via na questo da subjetividade um empecilho para o conhecimento. Em Husserl a fenomenologia mais do que uma orientao metdica, vai se constituir num fundamento para a psicologia ao colocar a subjetividade no mago da prpria cincia.

O processo psicoteraputico
O processo psicoteraputico uma das formas desse dizer e expressar o que se est sentindo, pensando e se comunicando. A tarefa do psicoterapeuta analisar junto com o outro essas diferentes formas desse dizer, ajudando-o a montar o seu quebra-cabea que interliga a biografia existencial, e o modo como ele realiza suas escolhas no mundo, esta analise revela suas possibilidades e limites no seu modo de se relacionar no mundo com os outros. um processo de reaprender a ver a vida novamente, despindo-se do senso comum e resgatando o seu modo autentico de ser. Esta atitude de reaprender a ver o mundo, reflete a parceria entre o terapeuta e o paciente, a relao de reciprocidade que impele a troca, ao dilogo com pares idnticos do ponto de vista humano. Neste modo o "reaprender redimensiona algumas aes: a de humildade de limitao do prprio saber; atitude de perplexidade ante a possibilidade de desvendar novos saberes; atitude de desafio diante do novo; desafio de redimensionar o passado; atitude de envolvimento e comprometimento com o projeto que motivou a pessoa a fazer psicoterapia. O compromisso de ambos construir sempre da melhor forma o grande encontro consigo na relao com o seu vivido. Enfim, uma nova releitura da prpria vida, pois o mundo nem sempre o que se pensa, mas sim o que se vive e o que se percebe. s vezes nos tornamos refns dos outros, pois nos esquecemos de ouvir a voz do nosso corao.

GESTALT NA ABORDAGEM DA FENOMENOLOGIA HUMANISTA


O movimento gestltico surgiu no perodo compreendido entre 1930 e 1940 e teve como expoentes mximos: Max Wertheimer (1880-1943), Wolfgang Khler (1887-1967) e Kurt Koffka (1886-1941). Posteriormente Kurt Goldstein (18781965) dedicou-se ao estudo das manifestaes comportamentais com base nas noes da Psicologia da Gestalt, com Frederick Perls (1893-1970), criador da Gestalt-terapia. A Psicologia da Gestalt teve sua origem na Alemanha a psicologia da forma (gestalt) nasceu de uma rebelio contra a cincia estabelecida na poca. Por se oporem tradio acadmica da psicologia mais antiga (psicologia experimental), a gestalt era conhecida como uma psicologia de protesto.

Quase simultaneamente revoluo behaviorista, que juntava foras nos Estados Unidos, outra revoluo comeava a se manifestar na Alemanha, a revoluo da Gestalt. Esta revoluo ia, ainda, contra as idias de Wundt. Em 1912 a psicologia behaviorista comeava a causar grande impacto com suas pesquisas em animais. Ela tambm comeou a atacar Wundt e Titchener. Embora a psicologia da Gestalt e o behaviorismo terem idias contraria a Wundt, elas so dois movimentos completamente independentes. A psicologia da Gestalt no era contra as idias de Wundt apenas. Eles acreditavam no valor da conscincia humana, enquanto os psiclogos behavioristas descartavam a conscincia. Os psiclogos da Gestalt tambm no aceitavam a tentativa de reduzi-la a elementos ou tomos.

E de onde surgiram as idias contestadoras da Gestalt? Bem, existiram alguns autores que deram sua contribuio para a psicologia da Gestalt, assim como utilizaram idias de outro movimento filosfico que ocorreu tambm na psicologia da Alemanha, a fenomenologia. O enfoque na unidade da percepo encontra-se no trabalho do filsofo alemo Immanuel Kant. Ele alegava que, quando percebemos o que chamamos de objeto, encontramos os estados mentais que parecem compostos de partes e pedaos. Para Kant, esses elementos so organizados de forma que tenham algum sentido, e no por meio de processos de associao, como defendiam os empiristas e os associacionistas. Durante o processo de percepo, a mente forma ou cria uma experincia completa, ou seja, a percepo uma organizao ativa dos elementos, de modo que forme uma experincia coerente. Mas porque os psiclogos da Gestalt eram contra as idias de Wundt? Eles acusavam Wundt de afirmar que a percepo seria uma soma de vrios elementos e formaria uma espcie de pacote. Os psiclogos da Gestalt acreditavam que quando juntava-se os elementos ele formaria um novo padro que no existia antes da soma das partes, ou seja, o todo diferente da soma das partes.

FENOMENOLOGIA E GESTALT-TERAPIA
A percepo o ponto de partida e um dos temas centrais dessa teoria! Toda percepo uma Gestalt, Um todo que no pode ser compreendido pelas partes, o todo mais que soma das partes. Segundo pesquisas da Psicologia da Gestalt, na verdade percebemos a relao entre as partes que compem o todo . Ns percebemos configuraes, isto , conjuntos organizados em totalidade. A teoria da forma considera a percepo como um todo. Primeiro percebemos o todo, podendo acontecer a anlise dos elementos ou a essncia deste todo.

Percepo para Gestalt est para alm dos elementos captados pelos rgos sensoriais. (Ento podemos dizer que a individualidade, subjetividade compe o fechamento feito a partir destes elementos captados.)

Os fenmenos perceptivos que encontramos nas figuras a seguir so explicados pelos psiclogos da Gestalt como sendo regidos pela lei bsica da percepo visual:

Eu fao minhas coisas, voc faz as suas. No estou neste mundo para viver de acordo com suas expectativas. E voc no est neste mundo para viver de acordo com as minhas. Voc voc e eu sou eu e se, por acaso, nos encontrarmos, lindo Se no, nada h a fazer. (Orao da Gestalt, de Perls.)

CONCLUSO
Na prtica da fenomenologia efetuar o processo de reduo fenomenolgica o qual permite atingir a essncia do fenmeno. As coisas, segundo Husserl, caracterizam-se pelo seu inacabamento, pela possibilidade de sempre serem visadas por noesis novas que as enriquecem e as modificam. J Immanuel Kant diz que fenmeno que de fato fenmeno, deve possuir duas propriedades elementares: Caracterizar-se no tempo e no espao. No tempo, atravs da aplicao das categorias do entendimento a priori (uma deduo lgica da coisa) e em seguida a posteriori (o que pode ser identificado "positivamente" quanto a este objeto). Com a coisa inserida em um contexto temporal e espacial, est apta a receber todos os componentes da cincia afim de estud-la. E, para a aplicao dos diversos juzos da cincia (sinttico/a priori; analtico/a posteriori), deve existir o ser que transcenda a cincia, o objeto e a terra. Para a fenomenologia um objeto, uma sensao, uma recordao, enfim, tudo tem que ser estudado tal como para o espectador.

Referencias Bibliogrficas:
O que Fenomenologia, Andre Dartigues traduo de MARIA Jos J.G. de Almeida 3. Edio editora Moras INTRODUAO A HISTORIA DA PSICOLOGIA CONTEMPORANIA. Autor Antonio Gomes Pena editora zahar editores Femenologia e cincia Humanas, Creuza capealbo, editora Ambito cultural, 1997. - Fenomenologia. Filotemas, Site www.cobra.pages.nom.br, Internet, Braslia, 2001, rev. 2005. - Edmund Husserl. Filosofia Contempornea, Cobra Pages www.cobra.pages.nom.br, Internet, 2001.

("www.geocities.com/cobra_pages" "Mirror Site" de COBRA.PAGES)

Obrigado!!!

Anda mungkin juga menyukai